Powered By Blogger

quinta-feira, 3 de maio de 2012

PROGRAMA TARDE TOTAL: MOMENTO SAÚDE




ASMA

Dia primeiro de Maio é o dia mundial da ASMA. Mais de 200milhoes de pessoa no mundo sofrem de Asma. Sua causa é principalmente alérgica e hereditária. Pais que têm asma têm maior chance de ter filhos asmáticos.

A asma brônquica é uma doença pulmonar freqüente e que está aumentando em todo o mundo. Se caracteriza pela inflamação crônica das vias aéreas, o que determina o seu estreitamento, causando dificuldade respiratória.

Este estreitamento é reversível e pode ocorrer em decorrência da exposição a diferentes fatores desencadeantes. Esta obstrução à passagem de ar pode ser revertida espontaneamente ou com uso de medicações.

As vias aéreas são tubos que dão passagem ao ar. Elas iniciam no nariz, continuam como nasofaringe e laringe (cordas vocais) e, no pescoço, tornam-se um tubo largo e único chamado traquéia.

Já no tórax, a traquéia divide-se em dois tubos (brônquios), direito e esquerdo, levando o ar para os respectivos pulmões.

Dentro dos pulmões, os brônquios vão se ramificando e tornam-se cada vez menores, espalhando o ar.

As pessoas asmáticas reagem demais e facilmente ao contato com qualquer estímulo. Dentre estes, os mais comuns são:

· Alterações climáticas,principalmente frio úmido

· O contato com a poeira doméstica - ácaro

· Mofo, pólen, pelos de animais

· Cheiros fortes, fumaças

· Gripes ou resfriado

· Ingestão de alguns alimentos ou medicamentos.

A mucosa brônquica, que é o revestimento interno das vias aéreas, está constantemente inflamada por causa da hiper-reatividade brônquica (sensibilidade aumentada dos brônquios).

Nas crises de asma, esta hiper-reatividade brônquica aumenta ainda mais e determina o estreitamento das vias aéreas. Este fenômeno leva à tosse, chiado no peito e falta de ar.

Os mecanismos que causam a asma são complexos e variam entre a população. Nem toda a pessoa com alergia tem asma. Mas a maioria sim.

Cerca de um terço dos asmáticos temum familiar com asma ou outra doença alérgica.

Alguns asmáticos têm como estímulo o exercício. Ao se exercitarem, entra numa crise. Alguns vírus e bactérias causadoras de infecções respiratórias também podem estar implicados em alguns casos de asma que se iniciam na vida adulta. A asma brônquica pode iniciar em qualquer etapa da vida. Na maioria das vezes, inicia na infância e poderá ou não durar por toda a vida.

Nesta doença os sintomas aparecem de forma cíclica, com períodos de piora. Dentre os sinais e sintomas principais, estão:

· Tosse - que pode ou não estar acompanhada de alguma expectoração (catarro). Na maioria das vezes, não tem expectoração ou, se tem, é tipo "clara de ovo";

· Falta de ar

· Chiado no peito

· Dor ou "aperto" no peito

Os sintomas tendem a piorar pela manhã ou à noite.

A asma é a principal causa de tosse crônica em crianças e adultos.

Para se tratar, a pessoa deve ter certos cuidados com o ambiente, mantendo-o sempre limpo e arejado. Junto, deverá usar medicações e manter consultas médicas regulares. O SUS disponibiliza tratamento para Asma e os medicamentos podem ser adquiridos pela Farmácia Popular com desconto.

Duas classes de medicamentos têm sido utilizadas para tratar a asma:

Broncodilatadores e Antiinflamatórios

Tanto os broncodilatadores quanto os antiinflamatórios podem ser usados de várias formas:

· Por nebulização - bombinha

· Inaladores de pó seco

· Comprimidos e xaropes

Não há cura para Asma, tem como prevenir a crise, fazendo tratamento durante todo ano, não apenas nas crises, que pioram durante o frio.

O que é a asma?

Quais os sintomas?

O que causa

É hereditário?

As pessoas asmáticas precisam evitar certos tipos de ambientes?

Em que período as crises de asma acontecem?

Qual o tratamento?

Quais os agravantes?

Tem cura?

Como amenizar os sintomas?
 
Farmácia Ana Terra



Mineirão começa a ter cobertura montada



Os trabalhos de modernização do estádio da Pampulha avançam com a recente chegada da estrutura metálica da cobertura do novo Mineirão. As novas treliças tubulares de aço vão receber uma membrana translúcida e auto-limpante em sua parte superior. O material, feito de dióxido de titânio, permite melhor passagem de luz natural e oferece maior resistência contra intempéries, além de ser mais econômico. A cobertura está sendo instalada para proporcionar maior segurança e conforto a todos os visitantes da nova arena. A estrutura atual será expandida em 26 metros com a instalação das treliças para proteger os assentos mais próximos ao gramado. As cerca de 500 peças em fabricação vão totalizar aproximadamente mil toneladas. O trabalho será executado por cerca de 100 operários especializados, incluindo profissionais com formação em montanhismo. Tem previsão de término para novembro deste ano. 
 
Fonte: Agência Minas

Esporte paraisense tem desempenho satisfatório nos Jogos de Minas


Terminou nesta terça-feira, 01 de maio, a fase microregional dos Jogos de Minas (antigo JIMI), competição que reúne as melhores equipes de todo o Estado de Minas Gerais. As equipes de São Sebastião do Paraíso participaram da microregional sediada na cidade de Passos e fizeram uma boa campanha, ganhando medalhas em todas as categorias de que participou. A equipe do Paraíso Futsal, desfalcada de alguns jogadores terminou a competição de maneira invicta, ficando com a medalha de prata, após 3 vitórias e 2 empates. O resultado garantiu a vaga da equipe na fase estadual da competição a ser disputada no mês de novembro. Única equipe já classificada para a fase final, por ser o atual campeão da competição, o Paraíso Basquete enviou a Passos uma equipe composta por jogadores veteranos, como Sergio Reliquias, Juninho, Marcelo "Queijinho", Rogério e Renato Rossini e Jefferson e alguns jogadores do sub-17, já que a equipe principal está inscrita na Federação Paulista, disputando campeonato no estado de São Paulo. O handebol masculino paraisense teve também uma boa campanha, com jogos disputados contra equipes fortes da região e os meninos de Paraíso, muitos deles ainda nas categorias de base ficaram com a medalha de bronze, resultado considerado bom pela técnica Leni Soares. Mesmo com o resultado de 3ª colocada no quadro de medalhas, a equipe do futsal feminino não ficou satisfeita com o desempenho na competição e o time deve passar por uma reformulação, modificando a sequência de treinamentos, de olho nas próximas disputas da categoria.

Fonte: Correio dos Lagos

Passos vence a etapa microrregional dos jogos de Minas

A cidade de Passos classificou todas as equipes que participaram da fase microrregional, dos Jogos de Minas (antigo Jimi), para a etapa Estadual. As equipes de basquete masculino, futsal masculino e feminino e vôlei feminino foram campeãs em suas modalidades, nos jogos que aconteceram entre os dias 27 de abril e 1º de maio, nos ginásios “Elzo Calixto Mattar” e “Barú de Pádua”, em Passos. Também estão classificadas as equipes de basquete feminino e handebol feminino, pois não houve inscrições nessas modalidades de outras cidades. A Etapa Estadual acontecerá entre os dias 08 e 12 de novembro de 2012, em local ainda a ser definido pelos organizadores. Cerca de 300 atletas representaram as cidades de Passos, São Sebastião do Paraíso, São Tomaz de Aquino, Muzambinho, Poços de Caldas, Botelhos e Extrema. Esse evento é uma promoção da Secretaria Estadual de Esportes através do IBDEEC (Instituto Brasileiro para o Desenvolvimento do Esporte, Educação e Cultura).

 Fonte: Correio dos Lagos

Poupança terá mudança na remuneração




Para evitar a migração de investimentos em renda variável para a poupança, o que comprometeria a venda de títulos públicos do Brasil, e conseguir ter juros básico (Selic) no patamar dos praticados em países de primeiro mundo, o ministro da Fazenda Guida Mantega deve anunciar nesta quinta-feira (3) mudanças na remuneração da poupança. Medida que não será nada popular, porém é avaliada como necessária pelos especialistas. Nesta quarta-feira (2), o ministro esteve reunido por mais de cinco horas com a presidente Dilma Rousseff para apresentar o plano, que deve ser efetivado por meio de uma Medida Provisória, segundo informaram às agências de notícias fontes que estiveram na reunião. O economista e professor da Trevisan Escola de Negócios, Alcides Leite, ressalta que fazer qualquer mudança na poupança é uma tarefa complicada, já que envolve um investimento tradicional e popular no país. Ele explica que se a taxa básica de economia, a Selic, se aproximar da correção da poupança poderá ocorrer a troca de investimentos em renda variável, como títulos do governo, por poupança, que tem entre seus atrativos a isenção do Imposto de Renda. Dessa forma, mudando as regras de remuneração da poupança pode-se abrir espaço para o Banco Central cortar ainda mais a taxa Selic. Alcides Leite lembra que, hoje, os depósitos em caderneta de poupança são remunerados por uma taxa de juro prefixada de 0,5% ao mês, o que equivale a 6,17% ao ano, aplicada sobre os valores atualizados pela Taxa Referencial (TR). Em março, o saldo das cadernetas de poupança no país foi de R$ 429 bilhões, enquanto o estoque total de títulos federais somou R$ 1,84 trilhão.O governo deverá apresentar primeiro a proposta de mudança aos integrantes do conselho político do governo (formado por líderes e presidentes de partidos aliados), em reunião marcada para esta quinta-feira às 14h. A proposta deverá ser exposta também a sindicalistas e empresários a serem recebidos pela presidente ao longo do dia, disseram fontes do governo.

Fonte: O Tempo

Minas capacita gestores de bibliotecas públicas municipais

A Superintendência de Bibliotecas Públicas de Minas Gerais, por meio da Diretoria do Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas Municipais, realiza, de 22 a 24 de maio, o curso “Literatura: importância, mediação e suas formas de atuação dentro da biblioteca pública municipal”. A ação integra o programa “Construindo Uma Minas Leitora”, que além de implementar bibliotecas nos municípios do interior do Estado, moderniza seus acervos e capacita seus gestores. De 2005 a 2012, o programa beneficiou 199 municípios, com a criação de 146 bibliotecas e modernização de outras 53. No período de 2007 a 2011, foram realizados 27 cursos e capacitação de 948 gestores. A iniciativa é destinada a gestores e bibliotecários que atuam em bibliotecas públicas municipais, e tem como objetivo discutir e refletir a importância da literatura, visando à mediação da leitura literária, bem como o que vem a ser uma ação cultural dentro da biblioteca pública. O curso será realizado no teatro da Biblioteca Pública Estadual Luiz de Bessa, em Belo Horizonte. Mais informações e inscrições pelo telefone (31) 3269-1202 ou pelo e-mailsistema.sub@cultura.mg.gov.br.

Fonte: Agência Minas

Paraíso e Passos lideram ranking dos domicílios com internet


Vinte e sete por cento dos domicílios na região apresentam computador com acesso à internet. Itaú de Minas é a cidade com o maior número de casas conectadas à rede de computadores comparado ao total de residências fixas, ou seja, 35% das moradias estão interligadas à internet. O levantamento foi realizado pela Folha com base nos números do Censo de 2010, divulgados na última semana pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Foram selecionadas para a pesquisa regional 20 cidades do Sudoeste de Minas. Se por um lado Itaú é a que melhor trabalha a acessibilidade nesta área, Capetinga é o município com o percentual mais baixo de residências conectadas. Apenas 12% de um total de 2.249 residências fixas contam com computador com acesso à internet. Passos e São Sebastião do Paraíso, as duas maiores cidades da região, estão equilibradas neste assunto, respectivamente 31,72% e 31,90% dos domicílios têm esse tipo de serviço.


Fonte: ClicFolha/Valéria Faleiros

quarta-feira, 2 de maio de 2012

São Paulo espera reverter a liminar de Oscar na Justiça


Após um recesso do sistema judiciário, por causa do feriado do Dia do Trabalho, o São Paulo espera reverter a liminar de Oscar nesta quarta-feira. A diretoria do clube está confiante de que consiga manter o vínculo do jogador com o time do Morumbi. João Paulo de Jesus Lopes, vice-presidente de futebol, rebateu Giovanni Luigi, presidente do Internacional, que disse no início da semana que o meia disputará as finais do Campeonato Gaúcho contra o Caxias. O dirigente do São Paulo explica que não existe briga com o Inter, que é uma outra instituição, e que não é uma disputa no âmbito esportivo, é no trabalhista. O clube do Morumbi aguarda uma definição do caso e aproveita para lembrar que o jogador está fazendo falta para o time gaúcho. 
 
 
Fonte: Estadão Espn


Cruzeiro tenta se redimir em jogo contra o Atlético Paranaense


Eliminado do Campeonato Mineiro, o Cruzeiro foca todas as suas forças agora na Copa do Brasil. O primeiro passo para a redenção esperada pela torcida tem que ser dado nesta quarta-feira, contra o Atlético-PR, às 21h50, no Durival de Britto, em Curitiba. O clube celeste não contará com Montillo e Victorino, vetados pelo departamento médico. Em contrapartida, o zagueiro Alex Silva fará sua estreia com a camisa do Cruzeiro, 102 depois da sua última partida. O jogador, que chegou recentemente à Toca da Raposa, estava afastado no Flamengo desde janeiro. O meia Souza também pode fazer sua estreia. Ele foi relacionado e deve ficar no banco de reservas, pois ainda não participou de nenhum treino coletivo e não reúne condições físicas para atuar os 90 minutos. O técnico Vágner Mancini garante que não ficou abalado com a eliminação no Campeonato Mineiro e disse que cobrará mais dos atletas na Copa do Brasil. Diferentemente do Cruzeiro, o Atlético-PR vem de vitória por 4 a 0 no Estadual, sobre o Paranavaí, jogando com o time reserva. O técnico uruguaio Juan Carrasco tem algumas dúvidas para encarar o clube celeste. O atacante Bruno Mineiro pode ser escalado como titular. O zagueiro Renan Foguinho também pode ganhar chance.


Fonte: Superesportes

Paraíso joga nesta quinta na Arena em estreia pela Copa Alterosa


A equipe do Paraíso Futsal estreia na próxima quinta-feira, 03 de maio, na XVI Copa TV Alterosa, competição onde defende o título de campeã. O jogo de estreia será contra o Industrial F. C., da cidade de Itaú de Minas, forte e experiente equipe que vem se preparando com dedicação para a disputa do troféu da TV Alterosa. O esquadrão paraisense conquistou recentemente o torneio preparatório da Liga Riopardense e teve uma boa participação na etapa microregional dos Jogos de Minas e seus atletas estão bem preparados para o jogo inicial da TV Alterosa, como afirmou o técnico Elias Ronei Magalhães: " Nossos principais atletas estão com ritmo forte de jogo, participaram de duas competições importantes e disputadíssimas, alcançando bons resultados nas duas, o que nos deixa motivados para a estreia na Copa TV Alterosa. Como atuais campeões, temos consciência de sermos a equipe a ser batida e todos os nossos adversários se esforçarão um pouco mais diante de Paraíso, não teremos facilidades neste campeonato, mas isto não nos intimida, pelo contrário." O jogo do Paraíso Futsal está programado para ter início às 21h15. Antes deste jogo Passos e São Tomás de Aquino se enfrentam na preliminar da Arena Olímpica. 


Fonte: emersondaprefeitura.blogspot.com

 

Deficientes impossibilitados de dirigir terão isenção de ICMS



Pessoas com deficiência e que não podem dirigir terão isenção do ICMS na compra de veículos em 2013. A decisão é de convênio firmado pelo Confaz publicado no mês passado. Hoje, a isenção já é concedida a pessoas que, apesar de alguma deficiência, podem dirigir com adaptações no carro. A decisão inclui agora pessoas com deficiência intelectual, visual, física e autistas. O carro pode ser comprado pela própria pessoa ou por seu representante legal. Para dirigir, poderão ser indicados até três condutores autorizados, sendo possível a troca destes, desde que seja feito um pedido ao órgão competente. O valor do carro, somados os impostos, não pode superar R$ 70 mil. Se for revendido em até dois anos para alguém que não tem o direito ao benefício, os impostos deverão ser pagos.

Fonte: Folha.com


Balanço do feriado apresenta 22 mortes e 235 feridos

Vinte e três pessoas morreram durante o feriado do Dia do Trabalho em estradas federais que cortam Minas Gerais, segundo o balanço divulgado pela Polícia Rodoviária Federal (PRF) na manhã desta quarta-feira (2). A PRF informou que 393 acidentes aconteceram no estado e 235 pessoas ficaram feridas, durante o período compreendido entre sexta-feira (27) e esta terça-feira (1º). Segundo a polícia, entre sexta-feira (27) e sábado (28) o fluxo de veículos aumentou cerca de 20%, o que é considerado baixo em relação a outros feriados como o carnaval, quando o tráfego de carros dobra. Por causa do feriado, a fiscalização foi intensificada nas estradas e 8.863 veículos foram abordados, segundo o policiamento. A PRF realizou 1.752 testes do bafômetro, que levaram à prisão de 19 motoristas por consumo de álcool. Outros 53 foram autuados com base na lei seca.


Fonte: Eptv

Dois são presos por tráfico de drogas em Paraíso


A Polícia Militar de São Sebastião do Paraíso, prendeu nesta terça-feira, 1º, um jovem de 25 anos e um menor de 16, suspeitos de traficar drogas. A primeira ocorrência ocorreu nas primeiras horas do dia na Vila Muschioni. Durante um patrulhamento ostensivo, a PM flagrou um jovem de 25 anos tentando fugir ao avistar a viatura. A abordagem foi feita e com o rapaz foram encontradas 33 pedras de crack e R$12,10. O jovem já é conhecido nos meios policiais e cumpre pena em regime aberto por um crime praticado anteriormente. A segunda ocorrência aconteceu no bairro Mocoquinha. Os militares abordaram uma moto, por suspeitar do passageiro de 16 anos que já é conhecido por tráfico de drogas. Durante buscas, foi encontrado com o menor e em sua residência, 5 pedras de crack,15 gramas de maconha e R$ 56,00.

segunda-feira, 30 de abril de 2012

Guarani e Santos se enfrentam pela 1ª vez na final do Campeonato Paulista


Disputado desde 1902, o Campeonato Paulista vai ter uma decisão inédita. Santos e Guarani chegam à final em situações distintas. Tanto historicamente como no momento pelo que passam na atual edição. Ao completar 100 anos no último dia 14, o Santos fez questão de ressaltar sua galeria de títulos, onde não falta nenhuma taça. Com o Guarani, é diferente. Também centenária, a equipe de Campinas só tem um título importante: o Brasileiro de 1978. Na competição deste ano, o momento também é todo favorável ao time da Vila Belmiro, que entra como favorito a mais uma conquista. Terceiro colocado na fase de classificação - ficou atrás de Corinthians e São Paulo -, o Santos é o time do momento. Desde 2010 vem acumulando títulos, com destaque para a Taça Libertadores do ano passado. O Guarani terminou a fase de classificação na quarta posição, lugar que, em tese, deveria ter sido do Palmeiras. Com isso, foi enfrentar o time do Palestra Itália no Brinco de Ouro da Princesa, pelas quartas de final, e venceu por 3 a 2, com direito a gol olímpico de Fumagalli. Na semifinal, uma vitória histórica sobre a arquirrival Ponte Preta, por 3 a 1, de virada, vingando o revés de 1981, quando a equipe do Moisés Lucarelli venceu e foi fazer a final do Paulista contra o São Paulo. 

Fonte: Estadão

Campanha de vacinação contra a gripe começa esta semana em todo o país


Começa no próximo sábado (5) a Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe, que vai proteger também contra a influenza A (H1N1) – gripe suína. A meta é imunizar 24,1 milhões de pessoas até o dia 25 de maio. Devem procurar os postos de saúde idosos com mais de 60 anos, crianças de 6 meses a menores de 2 anos, grávidas em qualquer período da gestação, indígenas e profissionais de saúde. Crianças que serão vacinadas pela primeira vez deverão tomar duas doses, com intervalo de 30 dias. Aquelas que já receberam uma ou duas doses da vacina no ano passado deverão receber apenas uma este ano. Os demais grupos deverão tomar dose única. Ao todo, 65 mil postos e 240 mil profissionais de saúde em todo o país vão distribuir as doses. Serão usados 27 mil veículos terrestres, marítimos e fluviais. No sábado (5), os postos de saúde funcionarão das 8h às 17h. 

Fonte: Agência Brasil

Comerciante é preso por vender bebida alcoólica a menores


Um comerciante foi preso neste final de semana por vender bebida alcoólica a menores de 18 anos. Após receber uma denuncia de que menores estariam consumindo bebida alcoólica na Vila Dalva, militares observaram diversos jovens na Rua Tabajara Pedroso. Ao serem abordados, os menores, com idade entre 14 e 16 anos, foram pegos com diversas garrafas de bebidas destiladas. Os jovens confessaram que haviam comprado as garrafas em um comércio próximo. Após verificar com testemunhas de que o comerciante realmente havia vendido a bebida aos menores, os militares prenderam o proprietário da adega em flagrante.

Mancini assume responsabilidade por eliminação

A eliminação precoce do Cruzeiro no Campeonato Mineiro deixou parte da torcida descontente com o trabalho do técnico Vágner Mancini. Depois da derrota por 2 a 1 para o América, neste domingo, o treinador assumiu a responsabilidade pelo revés, mas não se sentiu pressionado pela situação adversa. O treinador disse que compreende a frustração dos torcedores e prometeu muito trabalho para corrigir os erros na Copa do Brasil. Mancini admite que as especulações a respeito de uma possível demissão podem aumentar, mesmo assim o comandante não vê seu cargo ameaçado.

Fonte: superesportes

Reunião formará Comitê de Gerenciamento de Resíduos Sólidos Urbanos


A Secretaria Municipal de Planejamento Urbano e Meio Ambiente da Prefeitura de São Sebastião do Paraíso realiza na próxima quinta-feira, 3 de maio, a partir das 9h, no Centro de Educação Profissional do Sudoeste Mineiro (Ceduc), reunião para formação do Comitê de Gerenciamento de Resíduos Sólidos e com data pré-agendada para a realização do 1º Fórum Municipal de Lixo e Cidadania no município. Esta é mais uma ação referente à correta destinação dos resíduos gerados a partir da coleta seletiva na cidade, uma iniciativa desenvolvida pela Prefeitura em parceria com a Associação dos Coletores de Material Reciclável de Paraíso (Acomarp), em cumprimento à Lei Federal n.° 12.305/2010, que trata da Politica Nacional de Resíduos Sólidos. O evento será coordenado pelo Instituto Nenuca de Desenvolvimento Sustentável (Insea). Representantes da Organização Não-Governamental estiveram em Paraíso e se reuniram com o secretário municipal de Planejamento Urbano, Cassius Malaguti, funcionários da Secretaria e da Associação de Coletadores de Material Reciclável (Acomarp), onde expuseram detalhes do trabalho desenvolvido pelo Insea. Um dos objetivos da parceria é implantar ou fortalecer a coleta seletiva nos municípios do Sul e Sudoeste de Minas Gerais, além de criar uma rede de articulação.

Seleção Sub-18 prepara-se para Copa América

Com uma lista de 26 jogadores, o técnico da Seleção Brasileira Sub-18 Masculina, Demétrius Conrado Ferraciu, divulgou neste sábado (28/04), o nome dos jogadores que farão parte da fase de treinamentos na cidade de São Sebastião do Paraíso, no Interior de Minas Gerais. Essa seleção irá se preparar para disputar a Copa América, de 16 a 20 de junho próximo, nesta cidade mineira. A competição dá quatro vagas para o Campeonato Mundial do ano que vem. O treinador, que já dirigiu o grupo no Sul-Americano, onde o Brasil foi campeão invicto - inclusive vencendo por duas vezes a Argentina - marcou para o próximo dia 6 de maio a apresentação na Arena Olímpica João Mambrini, em Paraíso. Com um grupo forte e alto, Demétrius Ferraciú, espera dar continuidade ao bom trabalho realizado no ano passado, quando essa geração esteve muito bem no Campeonato Sul-Americano, inclusive sendo campeão invicto e vencendo a Argentina por duas ocasiões.