Powered By Blogger

quinta-feira, 3 de maio de 2012

PROGRAMA TARDE TOTAL: MOMENTO SAÚDE




ASMA

Dia primeiro de Maio é o dia mundial da ASMA. Mais de 200milhoes de pessoa no mundo sofrem de Asma. Sua causa é principalmente alérgica e hereditária. Pais que têm asma têm maior chance de ter filhos asmáticos.

A asma brônquica é uma doença pulmonar freqüente e que está aumentando em todo o mundo. Se caracteriza pela inflamação crônica das vias aéreas, o que determina o seu estreitamento, causando dificuldade respiratória.

Este estreitamento é reversível e pode ocorrer em decorrência da exposição a diferentes fatores desencadeantes. Esta obstrução à passagem de ar pode ser revertida espontaneamente ou com uso de medicações.

As vias aéreas são tubos que dão passagem ao ar. Elas iniciam no nariz, continuam como nasofaringe e laringe (cordas vocais) e, no pescoço, tornam-se um tubo largo e único chamado traquéia.

Já no tórax, a traquéia divide-se em dois tubos (brônquios), direito e esquerdo, levando o ar para os respectivos pulmões.

Dentro dos pulmões, os brônquios vão se ramificando e tornam-se cada vez menores, espalhando o ar.

As pessoas asmáticas reagem demais e facilmente ao contato com qualquer estímulo. Dentre estes, os mais comuns são:

· Alterações climáticas,principalmente frio úmido

· O contato com a poeira doméstica - ácaro

· Mofo, pólen, pelos de animais

· Cheiros fortes, fumaças

· Gripes ou resfriado

· Ingestão de alguns alimentos ou medicamentos.

A mucosa brônquica, que é o revestimento interno das vias aéreas, está constantemente inflamada por causa da hiper-reatividade brônquica (sensibilidade aumentada dos brônquios).

Nas crises de asma, esta hiper-reatividade brônquica aumenta ainda mais e determina o estreitamento das vias aéreas. Este fenômeno leva à tosse, chiado no peito e falta de ar.

Os mecanismos que causam a asma são complexos e variam entre a população. Nem toda a pessoa com alergia tem asma. Mas a maioria sim.

Cerca de um terço dos asmáticos temum familiar com asma ou outra doença alérgica.

Alguns asmáticos têm como estímulo o exercício. Ao se exercitarem, entra numa crise. Alguns vírus e bactérias causadoras de infecções respiratórias também podem estar implicados em alguns casos de asma que se iniciam na vida adulta. A asma brônquica pode iniciar em qualquer etapa da vida. Na maioria das vezes, inicia na infância e poderá ou não durar por toda a vida.

Nesta doença os sintomas aparecem de forma cíclica, com períodos de piora. Dentre os sinais e sintomas principais, estão:

· Tosse - que pode ou não estar acompanhada de alguma expectoração (catarro). Na maioria das vezes, não tem expectoração ou, se tem, é tipo "clara de ovo";

· Falta de ar

· Chiado no peito

· Dor ou "aperto" no peito

Os sintomas tendem a piorar pela manhã ou à noite.

A asma é a principal causa de tosse crônica em crianças e adultos.

Para se tratar, a pessoa deve ter certos cuidados com o ambiente, mantendo-o sempre limpo e arejado. Junto, deverá usar medicações e manter consultas médicas regulares. O SUS disponibiliza tratamento para Asma e os medicamentos podem ser adquiridos pela Farmácia Popular com desconto.

Duas classes de medicamentos têm sido utilizadas para tratar a asma:

Broncodilatadores e Antiinflamatórios

Tanto os broncodilatadores quanto os antiinflamatórios podem ser usados de várias formas:

· Por nebulização - bombinha

· Inaladores de pó seco

· Comprimidos e xaropes

Não há cura para Asma, tem como prevenir a crise, fazendo tratamento durante todo ano, não apenas nas crises, que pioram durante o frio.

O que é a asma?

Quais os sintomas?

O que causa

É hereditário?

As pessoas asmáticas precisam evitar certos tipos de ambientes?

Em que período as crises de asma acontecem?

Qual o tratamento?

Quais os agravantes?

Tem cura?

Como amenizar os sintomas?
 
Farmácia Ana Terra



Nenhum comentário:

Postar um comentário