Powered By Blogger

sábado, 10 de julho de 2010

COPA 2010: Juiz da final do Mundial diz que vai punir jogo violento

Em entrevista publicada nesta sexta-feira pelo site francês France Football, o árbitro inglês Howard Webb, confirmado pela Fifa para apitar a partida final da Copa do Mundo da África do Sul, entre Holanda e Espanha, no próximo domingo, dia 11, em Johannesburgo, disse que quando erra fica "várias noites sem dormir".
"Espero que não haja controvérsias, pois quando me equivoco é horrível porque não durmo por várias noites", disse o juiz. "Mas, às vezes, é preciso tomar decisões importantes. E se não está preparado para fazer isso só para evitar polêmica, é porque não está fazendo bem o seu trabalho", disse o inglês.
Howard Webb tem 38 anos e apita no Campeonato Inglês desde 2003. Apitou, neste Mundial de 2010, a partida entre Espanha e Suíça, na qual os espanhóis perderam por 1 a 0. Sobre a final da Copa do Mundo, Webb disse que a Fifa não lhe alertou sobre nada em especial. Afirmou ainda que não vai permitir jogadas violentas.
"O mais importante é coibir as jogadas violentas. A Comissão Executiva (arbitragem Fifa) elogiou o cartão vermelho dado ao francês Ribéry por sua entrada sobre Lisandro López nas semifinais (entre Bayern de Munique e Lyon) da Liga do Campeões da Europa. Esse tipo de entrada queremos combater", afirmou.
O juiz inglês disse ainda que o os árbitros foram submetidos a uma prepara especial por conta da altitude. Ele admitiu também que houve problemas de comunicação nos estádios sul-africanos por conta do ruído produzido pelas vuvuzelas.
"O barulho é ensurdecedor. Quando fazíamos as nossas preparações antes das partidas, a Fifa colocava o som das vuvuzelas nos auto falantes para nos acostumarmos. E assim nos preparamos para esta Copa do Mundo", finalizou.
Fonte: Eldorado ESPN - AE
Foto: AP

COPA 2010: Villa diz que Espanha está focada no título do Mundial

O centroavante espanhol David Villa - que foi recém-contratado pelo Barcelona - afirmou nesta sexta-feira que a seleção nacional vai se doar ao máximo para ganhar o título da Copa do Mundo da África do Sul no próximo domingo, dia 11, diante da Holanda, em Johannesburgo.
"Daremos tudo de nós. Sabemos que o país já está comemorando, mas também estamos conscientes de que precisamos vencer e, para isso, podem estar certos de que não vai faltar sequer uma gota de suor para isso", disse Villa. "Faltando dois dias para a final, pensamos só em ganhar".
O atacante disse ainda que não estou nervoso para disputar a partida final do Mundial. "A verdade é que tenho essa incerteza para começar a jogar. Não é a mesma coisa estar no banco de reserva do que dentro do campo", disse o atacante.
"Toda a Espanha está acreditando na seleção. Estamos em um momento histórico para o futebol espanhol e queremos ganhar para festejar quando chegarmos ao nosso país", afirmou Villa.
Fonte: Eldorado ESPN - AE
Foto: Eduardo Nicolau/AE

SUS: Profissionais de Saúde que fazem especialização on-line tem novas ferramentas de ensino

CYNTHIA RIBEIRO: Os profissionais de saúde que fazem cursos de especialização à distância pela rede Universidade Aberta do SUS, agora, vão ter duas novas ferramentas virtuais para ajudá-los nessa capacitação. A UnA-SUS é uma rede formada por universidades públicas e serviços de saúde que oferece treinamentos e cursos para trabalhadores da área. Um dos projetos é a criação de um sistema nacional de informações, a Plataforma Arouca, uma espécie de cadastro on-line com todos os dados e cursos feitos pelos servidores. É o que explica o secretário de Gestão do Trabalho e Educação do Ministério da Saúde, Francisco Campos.
FRANCISCO CAMPOS: A Plataforma Arouca vai tentar registrar as experiências educacionais dos trabalhadores, então, ela terá os currículos e vai buscar e recuperar automaticamente todas as experiências. Então, por exemplo, na medida que um trabalhador se matricula em determinado curso e recebe um título de especialista ou de atualização, isso vem automaticamente para a Plataforma Arouca, o que faz com que esse indivíduo possa ter progressão funcional.
CYNTHIA RIBEIRO: Outra ferramenta criada para qualificar a educação à distância oferecida pela UnA-SUS é um acervo nacional on-line, que vai permitir troca de material didático e métodos de ensino entre alunos e professores de todo o País. Para a secretária-executiva do Ministério da Saúde, Márcia Bassit, procurar novas ferramentas para qualificar essa rede de ensino em saúde é fundamental para formar os melhores profissionais.
MÁRCIA BASSIT: O UnA-SUS tem uma importância extremamente relevante para o Sistema Único de Saúde, para os trabalhadores do SUS, pela forma como ele foi concebido, significa parceria, significa integração e com algo que o diferencia que é uma estruturação em forma de rede de conhecimento com uma convergência entre quem produz conhecimento e quem aplica conhecimento do ponto de vista prático.
CYNTHIA RIBEIRO: A UnA-SUS é uma de rede de ensino composta por onze universidades públicas, duas secretarias de saúde e núcleos do Telesaúde. A secretária-executiva do Ministério da Saúde lembra que os participantes não precisam se deslocar para fazer as capacitações, podendo acessar os dados pelo computador de casa.
Fonte: Agência RádioWeb - Reportagem, Cynthia Ribeiro

IR: Segundo lote do IR de 2010 é o segundo maior lote da história

Nesta última quinta-feira, dia 08, a Receita Federal liberou as consultas do segundo lote de restituições do Imposto de Renda Pessoa Física 2010. O contribuinte com o CPF em mãos poderá acessar a página da Receita na internet ou ligar para 146 para saber se terá restituição. Recursos serão sacados a partir de 15 de julho. Segundo a Receita, aproximadamente dois milhões de contribuintes, terão suas restituições creditadas, totalizando em R$ 2,09 bilhões. Com esse resultado, trata-se do segundo maior lote de restituições da história, sendo superado apenas pelo liberado em dezembro do ano passado que atingiu o valor de R$ 2,4 bilhões.

QUALIDADE: Regras da ABNT podem garantir melhor qualidade para produtos brasileiros

MARESSA OMENA: Quando o assunto é ABNT muitas pessoas logo associam a entidade às regras de adequação para trabalhos acadêmicos em universidades e escolas. No entanto, a Associação Brasileira de Normas Técnicas é responsável por garantir a qualidade de diversos produtos por meio de normatizações técnicas. No total, são mais de dez mil regras estabelecidas pela associação. As regras da ABNT são usadas desde a fabricação de produtos até a construção de edifícios. Além de garantir a qualidade, as normas buscam eliminar barreiras técnicas e comerciais, reduzir custos e facilitar treinamento de mão-de-obra. Segundo o diretor adjunto de Negócios da ABNT, Odilão Baptista, as especificações não são obrigatórias na elaboração de projetos ou fabricação de produtos, mas quando adotadas garantem a qualidade do trabalho. Para ele, as regras da ABNT deveriam servir de padrão de exigência para o consumidor.
ODILÃO BAPTISTA: "O ideal seria que nós, como consumidores, na hora que a gente fosse à um supermercado ou à uma loja para comprar um produto, a gente tivesse a preocupação que a gente tem hoje com a data da validade. A gente olhasse: ' Olha, esse gravador foi feito de acordo com as normas que tem para gravador?´. Então isso seria o ideal."
MARESSA OMENA: Segundo Odilão Baptista, as normas da ABNT são bastante usadas por engenheiros, arquitetos, agrônomos e demais profissionais do Sistema Confea/Crea. Um convênio entre a ABNT e o conselho de profissionais facilita o acesso às normas. Além disso, envolve os profissionais na elaboração das especificações, como explica o diretor de Negócios da ABNT, Odilão Baptista.
ODILÃO BAPTISTA TEIXEIRA: "As normas são produzidas não pela ABNT. Elas são feitas pela sociedade. São representantes de consumidores, produtores e da parte neutra que são governos e universidades. Essas pessoas são os melhores especialistas da área que fazem a norma."
MARESSA OMENA: O diretor adjunto de Negócios da ABNT acrescenta que o convênio também beneficia pequenas e médias empresas, que muitas vezes tem dificuldade em acessar as normas da ABNT.
Fonte: Agência RádioWeb - Reportagem, Maressa Omena

LOCAL: Semana de Prevenção contra Incêndio encerrou nesta sexta-feira

O Décimo Batalhão de Bombeiros Militares de São Sebastião do Paraíso encerrou nesta sexta-feira, dia 09, a semana de Prevenção Contra Incêndio e as comemorações ao Dia Nacional do Bombeiro. Dentro as atividades, os bombeiros que se destacaram durante o ano de 2009 e alguns colaboradores foram homenageados. O evento visa através da interação, sensibilizar a comunidade quanto à importância da prevenção e riscos de envolvimento em incêndios e acidentes formando uma consciência quanto a essas questões e uma conscientização de caráter preventivo.

sexta-feira, 9 de julho de 2010

COPA 2010: Ferido, Dunga defende decisões e quer descanso

Dunga se fechou em sua casa, em Porto Alegre, desde a chegada ao Brasil, no domingo, depois da decepção na África do Sul, que, segundo, ele, já virou uma "ferida". Ele passou a semana ao lado da família e não assistiu aos jogos das semifinais da Copa - nem pretende ver a decisão entre Holanda e Espanha. "Depois que voltei, não vi nenhum jogo até agora. Tenho dedicado todo o meu tempo livre à família. Só fiquei sabendo dos resultados e mais nada", afirmou. Ele garante não estar arrependido por ter deixado Neymar, Paulo Henrique Ganso e Ronaldinho Gaúcho fora do Mundial. "Foi feito tudo o que tinha de ser feito"
O treinador afirmou que a "ferida" da derrota para a Holanda já está feita em seu corpo e não sairá tão cedo. "Vai ficar uma ferida. Esse jogo não vai sair da cabeça tão cedo. Futebol é minha vida. Ninguém está preparado para perder. Foi uma fatalidade. Os holandeses tiveram duas chances e fizeram dois gols. Jogamos um grande primeiro tempo, poderíamos ter matado o jogo. Fazer o quê? Um dia alguém vai analisar toda a história e avaliar o que aconteceu".
Ele também revelou tristeza por não ter conquistado o hexacampeonato mundial. "Os jogadores foram leais em todos esses dias, foram incríveis. Eles se entregaram, não tenho um A para falar deles. Como as coisas estavam andando, era para termos chegado até a final. Essa é a maior tristeza. Tudo o que disse que faria antes da Copa foi feito. Não mudei nada. Fizemos o que tínhamos de fazer".
O técnico declarou que Felipe Melo "pagou a conta", mas o isentou de culpa pela eliminação. "Em 1990, foi comigo". "Não adianta massacrar o cara". Dunga também elogiou a disposição mostrada por Kaká durante a Copa do Mundo e a preparação para o torneio. "Fazia cinco meses que o Kaká não jogava. A tendência era de que crescesse durante a competição, e ele vinha crescendo. Não tenho nada para falar do Kaká. Ele treinava pela manhã, à tarde, à noite... Às vezes, eu até precisava freá-lo".
Dunga afirmou não ter mágoa de Ricardo Teixeira que anunciou sua demissão pelo site da CBF, depois de avisá-lo por telefone. "Não posso exigir que ele aja como eu agiria. Não tenho do que me queixar. Ele (Teixeira) me deu a chance de dirigir a seleção brasileira, de fazer quatro anos de trabalho. Vou reclamar do quê? Me pagou até avião privado para que eu fosse de São Paulo até Porto Alegre (na chegada da delegação ao Brasil)".
O treinador garantiu que ainda não pensa em voltar a trabalhar, apesar de ter recebido várias propostas."Tenho propostas desde antes da Copa, mas agora só quero ficar com minha família e tirar férias".
Dunga disse ter o apoio do torcedor brasileiro, mesmo com a eliminação nas quartas de final da Copa do Mundo. "O torcedor viu o que queria ver: uma seleção empenhada, disciplinada, que respeitou a camisa. É claro que o torcedor está chateado, queria que a seleção ganhasse. Eles cobram o time deles, não o treinador da seleção"
Além disso, voltou a reclamar do tratamento da imprensa, embora diga não guardar mágoas, e voltou a atacá-la. "A crítica ao trabalho é uma coisa, mas a crítica ao ser humano é outra. A imprensa que tanto lutou pela democracia é cruel. É o que falei, certa vez, para um figurão da imprensa"
Fonte: Eldorado ESPN - Eduardo Maluf
Foto: Roberto Candia/AP

JOJU 2010: Programação da final do Joju foi divulgada pela Assesmig

Associação Esportiva dos Municípios do Sudoeste de Minas Gerais divulgou a programação da fase final do JOJU 2010. Vários atletas com até 17 anos, representantes de 20 cidades, estarão em São Sebastião do Paraíso no período de 13 a 17 de julho, para decidir os campeões das modalidades de basquete, futsal, handebol e vôlei. Uma parceria entre a ASSESMIG e a Prefeitura paraisense, os jogos acontecerão na Arena Olímpica João Mambrini, Praça de Esportes Castelo Branco, Centro Social Urbano II, Escola Estadual Paraisense e Ginásio Vereador Saturnino Rocha. A abertura oficial dos jogos será no dia 13, às 20h, na Arena Olímpica. Já os jogos terão início na manhã do dia 14, às 8h30, em todos os locais de competição.

CONSUMIDOR: Anvisa orienta sobre riscos da pirataria de medicamentos

JULIANA COSTA: A Agência Nacional de Vigilância Sanitária, Anvisa, apreendeu entre janeiro e julho deste ano, em todo o país, 63 mil comprimidos de remédios falsificados e 86 toneladas de medicamentos contrabandeados e vencidos. Preocupada com os riscos à saúde do consumidor, a Anvisa decidiu lançar uma campanha publicitária para orientar o cidadão a procurar apenas drogarias com farmacêutico responsável e a comprar remédios lacrados e no prazo de validade. O chefe do Serviço de Inteligência da Assessoria de Segurança Institucional da Anvisa, Adilson Batista Bezerra, faz um alerta para que os consumidores comprem apenas remédios em farmácias regularizadas.
ADILSON BATISTA BEZERRA: As dicas simples da Anvisa para o cidadão buscar sempre comprar o remédio verdadeiro, a primeira é: comprar seu medicamento em drogarias e farmácias regularizadas pelos órgãos de vigilância sanitária. Isso é bem simples de verificar, é só entrar na farmácia, o alvará deve estar exposto nas paredes da farmácia para que o público tenha acesso. A segunda medida simples é, entrou na farmácia perguntar se o farmacêutico encontra-se na farmácia. Por lei, o farmacêutico deve estar sempre dentro da farmácia em todo seu período de funcionamento.
JULIANA COSTA: O chefe do Serviço de Inteligência da Assessoria de Segurança Institucional da Anvisa, Adilson Batista Bezerra, ainda faz um alerta: farmácias que funcionam exclusivamente pela internet são ilegais. Segundo o presidente do Instituto Brasileiro de Estudo e Defesa das Relações de Consumo, IBEDEC, Geraldo Tardin, fabricar, transportar e vender medicamento falsificado é crime.
GERALDO TARDIN: Todas essas pessoas que estão envolvidas nessa cadeia são responsáveis solidários. Eles respondem criminalmente e civilmente na cadeia de indenização. A parte criminal seria prisão, cassação do CPJ da empresa, até uma indenização por danos morais que aí vai ver de acordo com a gravidade do uso desse medicamento qual o prejuízo que ele pode ter causado ao consumidor.
JULIANA COSTA: O presidente do Instituto Brasileiro de Estudo e Defesa das Relações de Consumo, IBEDEC, Geraldo Tardin, acrescenta que o consumidor que se sentir prejudicado deve procurar a polícia e registrar boletim de ocorrência, além de recorrer e aos meios legais de reparação de danos.
Fonte: Agência RádioWeb - Reportagem, Juliana Costa

LOCAL: Ministério do Trabalho processa usina de álcool

Com aproximadamente 800 cortadores de cana durante o período de safra, a Central Energética Paraíso, teve durante dez dias, fiscais do Ministério Público do Trabalho e da Polícia Federal percorrendo os alojamentos e as lavouras. Na operação, a usina foi processada. Os representantes que pertencem ao grupo Infinity assinaram três Termos de Ajustamento de Conduta. Caso não cumpra o acordo, a empresa poderá ser multada em até R$ 10 mil por item descumprido e R$ 2 mil por trabalhador encontrado em situação irregular. O sindicato dos trabalhadores rurais foi avisado da assinatura dos termos, mas não informado das investigações que, até a data do acordo, eram sigilosas. Segundo o advogado da entidade, Roni Amaral Galvão, o sindicato irá fiscalizar o cumprimento dos termos, para o bem do trabalhador.

PREVENÇÃO: Ônibus brasileiro faz campanha de prevenção da AIDS na África do Sul

DANIEL ZUKKO: Com a Copa do Mundo, a África do Sul recebeu investimentos incalculáveis que vão além de estádios e centros de treinamento. A embaixada do Brasil em Johanesburgo, em parceria com os ministérios da Saúde brasileiro e sul-africano, promove campanha de conscientização sobre AIDS na periferia da capital mundial do futebol. O assistente técnico do departamento de DST/AIDS e Hepatites virais, do Ministério da Saúde brasileiro, Mauro Cerqueira, que esteve na África do Sul, explica que um ônibus circula pelos bairros mais pobres de Johanesburgo e distribui preservativos e promove ações educativas para os jovens.
MAURO CERQUEIRA: Pela manhã o ônibus faz workshops e pela tarde é a distribuição de preservativos. Deve fazer workshops com cerca de 150 jovens por dia, vai atingir 1.500 pessoas por dia. Ao final a gente deve ter 40 mil pessoas impactadas.
DANIEL ZUKKO: Para o técnico do Ministério da Saúde, o que mais preocupa é a quantidade de pessoas infectadas pelo vírus HIV. Quase 25% dos sul-africanos são soropositivos.
MAURO CERQUEIRA: É uma situação extremamente preocupante. O Brasil que tem uma resposta considerada exemplo pelas Nações Unidas tem a responsabilidade de passar um pouco do seu conhecimento, do seu aprendizado no enfrentamento da epidemia para esse país.
DANIEL ZUKKO: O técnico do Ministério da Saúde, Mauro Cerqueira, informa que as comunidades visitadas são pobres e carentes de informação. Segundo ele, a campanha brasileira é sempre recebida com alegria. O ônibus que distribui preservativos e faz campanhas de educação deve circular pela periferia de Johanesburgo, até dia 18 de julho.
Fonte: Agência RádioWeb - Reportagem, Daniel Zukko

COPA 2010: Mão de Suárez pode mudar regras, diz Blatter

A Fifa buscará mudar as regras do futebol depois que o atacante uruguaio Luis Suárez deteve com a mão um chute na linha do gol, com o qual evitou a classificação de Gana às semifinais da Copa do Mundo da África do Sul. Joseph Blatter, presidente da Fifa, disse que a possibilidade de mudanças deverão ser analisadas durante a reunião da International Board - responsável pelas regras do futebol -, prevista para outubro.
"Podemos responder a estas situações que temos testemunhado durante esta competição, especificamente a questão da jogada de Suárez na linha do gol aos 122 minutos da partida entre Uruguai e Gana".
Suárez recebeu o cartão vermelho, e o árbitro marcou pênalti. Porém, a jogada provocou a condenação de alguns, que a consideraram um recurso injusto para salvar a sua equipe. A suspensão de uma partida imposta depois pela Fifa ao atacante foi considerada inadequada, porque Suárez poderia jogar a final, disseram os críticos. Nas semifinais, o Uruguai perdeu para a Holanda.
Porém, Blatter descartou a possível criação de uma regra que conceda o gol quando este é evitado claramente por uma mão. Isto limita as possibilidades do painel para analisar apenas medidas disciplinares. "Temos visto nesta competição e em outras que é muito difícil saber se uma bola entrou ou não", disse. "Mas quando a bola não entra, definitivamente nenhum árbitro pode declarar que há um gol".
Fonte e foto: Eldorado ESPN - AE / AP

quinta-feira, 8 de julho de 2010

COPA 2010: Felipe Melo e outros vilões do Brasil em Copas do Mundo

Desde que o Brasil se tornou uma grande potência do futebol, entre os anos 50 e 70 do século passado, quando ganhou três Copas do Mundo em um período de 12 anos (1958, 1962 e 1970), faturar a principal competição futebolística do planeta virou uma obrigação. A derrota é algo fora de cogitação e, quando ela acontece, sempre é preciso encontrar um grande vilão para colocar toda a culpa.
O volante Felipe Melo está sentindo isso na pele. Fez gol contra e foi expulso de forma infantil na derrota brasileira por 2 a 1 para a Holanda, que tirou a seleção da Copa do Mundo da África do Sul nas quartas de final do torneio. Alguns boleiros chegaram até a dar um conselho inusitado: que ele fique longe do Brasil nos próximos meses.

O que Felipe Melo poderia fazer neste momento é se aconselhar com outros que já passaram pela mesma situação em outros carnavais. Confira quem foram os vilões do Brasil nas Copas do Mundo perdidas desde 1974.
Copa de 1974 (Alemanha)
Vilão: Técnico Zagallo - Por ter conquistado a Copa de 1970 (México) no comando da seleção brasileira, Zagallo foi premiado e ficou no cargo até o Mundial seguinte. Mas se deu mal, afinal o Brasil caiu na semifinal diante da Holanda (levou 2 a 0 da 'laranja mecânica') e ele virou vilão. Na época, muitos disseram que o treinador só havia levantado o caneco quatro anos antes porque tinha nas mãos um time espetacular e, quando foi preciso mostrar trabalho, vacilou.
Copa de 1978 (Argentina)
Vilão: Seleção peruana
- Foi a única Copa em que a seleção brasileira teve um álibi para se livrar da crítica da opinião pública. A seleção peruana foi acusada de entregar o jogo para a Argentina e levar de propósito uma goleada por 6 a 0. Dessa maneira, os argentinos se classificaram para a final e foram campeões diante da Holanda, e o Brasil ainda conquistou o terceiro lugar contra a Itália. A equipe brasileira voltou para o País sendo chamada pelo povo de 'campeã moral'.
Copa de 1982 (Espanha)
Vilão: Toninho Cerezo - A seleção brasileira encantava o mundo na Copa de 1982, mas caiu nas quartas de final diante da Itália e frustrou o País. Na derrota por 3 a 2, o nome do jogo foi o italiano Paolo Rossi, que balançou as redes três vezes, mas Toninho Cerezo acabou massacrado pela imprensa por ter dado um passe errado na defesa no lance que originou o segundo gol adversário.
Copa de 1986 (México)
Vilão: Zico - Maior ídolo da história do Flamengo, Zico não teve o mesmo sucesso na seleção brasileira. Era um dos principais craques da equipe na Copa de 1986, mas cometeu um erro fatal nas quartas de final contra a França. O jogo estava empatado por 1 a 1 e ele perdeu o pênalti que daria a classificação ao Brasil durante o tempo regulamentar. Depois, na disputa de penalidades máximas, os franceses eliminaram os brasileiros.
Copa de 1990 (Itália)
Vilão: Dunga - A seleção brasileira comandada por Sebastião Lazaroni não encantou ninguém no Mundial e ainda foi eliminada nas oitavas de final ao perder por 1 a 0 para a eterna rival Argentina. O Brasil completava 20 anos sem ganhar uma Copa e a imprensa batizou o time derrotado de 'era Dunga'. Na época, o volante ficou conhecido por ser o ícone de uma geração que tinha como principal característica a falta de talento. Quatro anos mais tarde, se recuperou e foi um dos destaques da campanha do tetra nos EUA.
Copa de 1998 (França)
Vilão: Ronaldo - A seleção brasileira fez boa campanha na Copa de 1998, mas levou 3 a 0 da França na decisão e acabou sendo vice-campeã. A derrota na final, com um time apático em campo, levantou muitas suspeitas, e dias depois foi revelado que Ronaldo Fenômeno, craque da equipe, havia sofrido uma convulsão momentos antes do jogo. E o atacante ficou marcado como vilão, mas, assim como Dunga, se recuperou quatro anos depois, ao ser artilheiro da campanha do penta na Coreia do Sul e Japão.
Copa de 2006 (Alemanha)
Vilão: Roberto Carlos
- O Brasil chegou ao Mundial da Alemanha com extremo favoritismo, mas caiu diante da França nas quartas de final ao ser superado por 1 a 0. A equipe mostrou pouco aguerrimento em campo e todos os jogadores ficaram em baixa, em especial o lateral-esquerdo Roberto Carlos, que estava ajeitando a meia no momento do gol francês anotado por Thierry Henry.
Fonte: Eldorado ESPN - Rafael Vergueiro
Foto: Fabio Motta/AE

LOCAL: Copinha sub-17 de futebol define semifinalistas

Aconteceu neste último domingo, dia 04, a rodada final da fase classificatória da Copinha Paraíso 2010. Equipes paraisenses do sub-17 se reuniram para decidir quais serão os semifinalistas de futebol de campo. Muitos gols foram marcados. O time da Praça de Esportes garantiu sua vaga vencendo o Ouro Verde Tênis Clube, no Estádio Étore Cantieri. Já outra vaga ficou com o Mocoquinha, que derrotou o Itamaraty. O time do América foi o único invicto na competição, em seu último jogo aplicou a vantagem com a goleada contra o Operário. E a equipe do Tubarão que também fez uma partida de goleada, garantiu a sua vaga vencendo o Paraíso dos Tratores.

CRACK: Tratamento de usuários de crack é uma das metas das ações de combate às drogas no País

CYNTHIA RIBEIRO: O governo brasileiro está intensificando o combate ao crack, investindo em tratamento para usuários e familiares. O assunto foi tema de um debate proposto pela Comissão de Seguridade Social e Família da Câmara dos Deputados, que cobrou um posicionamento das autoridades da área de saúde em relação ao problema. Segundo o coordenador de Saúde Mental do Ministério da Saúde, Pedro Gabriel Delgado, que participou do encontro, nesta terça-feira, as ações do Plano Nacional de Enfrentamento ao Crack, feito de forma integrada entre os ministérios, vêm trazendo resultados positivos.
PEDRO GABRIEL DELGADO: O debate circulou muito em torno dessa questão do que o governo vem fazendo. O presidente da República lançou um plano, agora, em maio, também, para a questão do crack. E os resultados até esse momento são resultados que nos permitem enxergar que vai se estabilizar esse quadro do consumo excessivo do crack e que nós vamos assegurar progressivamente o acesso das pessoas ao tratamento.
CYNTHIA RIBEIRO: O coordenador de Saúde Mental explica que o Ministério da Saúde está ampliando o tratamento dos usuários de drogas.
PEDRO GABRIEL DELGADO: O Ministério da Saúde está fazendo consultórios de rua, está fazendo casas de acolhimento transitório, está fazendo pontos de acolhimento, está fazendo leitos em hospital geral, está fazendo os centros de atenção psicossocial, agora, passando a ser vinte e quatro horas para poder atender todos os dias da semana e também à noite, com internações curtas, se for necessário. Então, nós vamos ampliando essa oferta de atendimento."
CYNTHIA RIBEIRO: Os parlamentares convidaram especialistas internacionais e representantes de diversas áreas do governo federal para debater experiências colhidas em outros países para combater o uso de drogas. Pedro Gabriel Delgado explica que, no caso do crack, o tratamento é especialmente complexo e precisa envolver os familiares.
PEDRO GABRIEL DELGADO: O problema para a Europa é a heroína, que é uma situação grave, porém a heroína tem um tratamento substitutivo, o crack, todos os especialistas que vieram aqui disseram: não tem um tratamento farmacológico. Você não tem medicamento para o crack, portanto, crack inclui várias formas de abordagem. Principalmente, é preciso apoiar socialmente as pessoas e as famílias das pessoas que consomem o crack porque são pessoas em situação vulnerável.
CYNTHIA RIBEIRO: O coordenador de Saúde Mental do Ministério da Saúde lembra que o problema das drogas precisa ser combatido em várias frentes, já que não é somente uma questão de saúde ou de segurança pública, envolve, também, as condições sociais de vida da população mais vulnerável.
Fonte: Agência RádioWeb - Reportagem, Cynthia Ribeiro

COPA 2010: Espanha bate Alemanha e enfrenta Holanda na decisão

A Espanha superou a tricampeã Alemanha nesta quarta-feira e conquistou a aguardada vaga para disputar a decisão da Copa do Mundo da África do Sul. O zagueiro Puyol marcou o gol da vitória na semifinal disputada no Estádio Moises Mabhida, em Durban. Agora os espanhóis terão pela frente a Holanda em uma inédita final de Mundial.

O confronto de domingo, às 15h30, no Estádio Soccer City, em Johannesburgo, vai revelar o nono campeão mundial da história das Copas, já que as duas equipes nunca levantaram a taça. A Holanda acumula dois vice-campeonatos, enquanto a Espanha chegou a sua primeira final.
A semifinal desta quarta foi marcada pelo amplo domínio espanhol desde o início. Mesmo embalados pelas goleadas sobre Inglaterra e Argentina, os alemães não conseguiram se impor na partida e decepcionaram sua torcida. Schweinsteiger e Özil pouco participaram do jogo e não comandaram os tricampeões mundiais.
Com a derrota, a Alemanha disputará com o Uruguai o terceiro lugar da Copa, no sábado, às 15h30, no Estádio Nelson Mandela Bay, em Port Elizabeth.

O JOGO
O aguardado confronto entre Espanha e Alemanha, as equipes com o melhor futebol desta Copa, começou de forma lenta nesta quarta-feira. Como aconteceu em seus últimos jogos, os espanhóis buscaram o controle da bola e fecharam os espaços do rival. Mas demoraram para se arriscar no ataque.
O marasmo do início só foi interrompido quando um torcedor, carregando uma vuvuzela, invadiu o gramado, ao lado do gol de Neuer, e quase chegou ao meio-campo, aos 3 minutos. Os seguranças interceptaram o homem, que não conseguiu alcançar os jogadores.
Com a bola rolando novamente, David Villa tomou a iniciativa no ataque e gerou o primeiro lance de perigo da partida. Aos 5, o artilheiro espanhol recebeu bola enfiada rasteira pela esquerda, mas foi barrado pelo goleiro alemão, que fez uma saída precisa do gol.
Recuada, a Alemanha tinha dificuldade para superar a marcação adiantada e aceitou o domínio do adversário. A Espanha, porém, não soube aproveitar a maior posse de bola, de até 64%. Na melhor jogada do primeiro tempo, Iniesta cruzou forte da direita e Puyol, na área, cabeceou por cima do gol. A bola passou rente ao travessão, aos 13 minutos. No final, Pedro arriscou de longe, mas Neuer defendeu com tranquilidade.
Após tentar levar perigo em bolas levantadas na área, os alemães só "entraram" no jogo aos 30 minutos. O primeiro chute a gol só saiu aos 31, com Trochowski, em arremate rasteiro, de fora da área. Casillas precisou se esticar para evitar o gol. No entanto, o meio-campo alemão continuou tendo problemas para criar lances de maior perigo à defesa rival.

Sem poder contar com o jovem Thomaz Müller, um dos artilheiros do time, com quatro gols, o meio alemão dependia da criatividade de Özil, que pouco participou da partida no primeiro tempo. Como resultado, a partida ficou truncada no meio, sem os grandes lances que se esperava do confronto entre as duas equipes.
A história pouco mudou no segundo tempo. A Alemanha se manteve na defesa, enquanto o adversário dominava o meio-campo. Os espanhóis, porém, melhoraram no ataque e passaram a levar mais perigo ao gol de Neuer. Xabi Alonso arriscou de longe duas vezes. Na segunda, aos 4, mandou rente à trave esquerda do goleiro alemão.
Cinco minutos depois, Villa bateu rasteiro da entrada da área e também mandou para fora. A melhor oportunidade da partida surgiu dos pés de Iniesta, aos 12. Após bate-rebate na saída da Alemanha, o meia invadiu a área pela esquerda e cruzou. A bola atravessou a pequena área e Villa não conseguiu completar para o gol.
Enquanto a Espanha cercava a área, os alemães adotavam uma postura cada vez mais defensiva, sem conseguir passar do meio-campo. O time de Joachim Löw só esboçou uma reação a partir da metade do segundo tempo. Na melhor chance da Alemanha, Podolski cruzou da esquerda e Kroos completou de primeira no gol. Casillas fez grande defesa.
Mas os espanhóis seguraram o ímpeto alemão ao abrir o placar cinco minutos depois. Após cobrança de escanteio, Puyol surgiu no meio da defesa e deu bela cabeçada para o fundo das redes.
Daí em diante, a Espanha recuou para esperar as investidas alemães, com ataque cada vez mais desorganizado. Os tricampeões continuaram apostando em bolas aéreas, sem sucesso. Os espanhóis ainda tiveram chances de ampliar o placar, mas o jovem Pedro desperdiçou uma grande oportunidade nos minutos finais da partida.
Diante de uma Alemanha pouca ofensiva, a Espanha não teve problemas para garantir a vitória, apesar das investidas do rival nos instantes finais. O resultado acabou repetindo a final da Eurocopa de 2008, quando os espanhóis venceram também por 1 a 0 e ficaram com o título.


Fonte: Eldorado ESPN - Felipe Mendes
Fotos: Martin Meissner/AP - Themba Hadebe/AP - Luca Bruno/AP - Arturo Rodriguez/AP

TECNOLOGIA: Profissionais da área tecnológica vão entregar propostas aos candidatos à presidência

PRISCILA LEITE: Foi dada a largada para a corrida presidencial. Na segunda-feira, o Tribunal Superior Eleitoral recebeu nove pedidos de registro de candidaturas à Presidência da República. O momento é de ir às ruas, para o corpo-a-corpo, segundo os próprios candidatos. E para ajudar no debate presidencial sobre as prioridades que o Brasil tem pela frente, o Conselho Federal de Engenharia, Arquitetura e Agronomia vai preparar, no próximo dia dezenove, um documento com propostas para o desenvolvimento do País. Cerca de cem lideranças, representando quase um milhão de profissionais, entre engenheiros, agrônomos, arquitetos, geólogos, meteorologistas e geógrafos devem se reunir em Brasília para debater o documento. Em seguida, ele vai ser entregue aos presidenciáveis. O coordenador do Projeto Pensar o Brasil, do Sistema Confea/Crea, o engenheiro civil José Carlos Xavier, adianta alguma das propostas que devem ser apresentadas.
JOSÉ CARLOS XAVIER: Nós ainda crescemos e estamos nos desenvolvendo com uma larga depredação de recursos naturais, com desmatamento e sem controle. Esse é um dos aspectos, um outro aspecto, apresentado como um problema a ser superado, é o problema da mobilidade urbana das cidades. A construção de redes de transporte coletivo é ciente, é prioritário, e vai ser apresentada no documento desta forma, ou seja, como a única forma, a única maneira de se atingir a mobilidade sustentável nas cidades brasileiras.
PRISCILA LEITE: O coordenador do Projeto Pensar o Brasil, José Carlos Xavier, acrescenta que o documento deve ser entregue aos candidatos à Presidência da República em agosto, na 67ª Semana Oficial de Engenharia, Arquitetura e Agronomia, quando os profissionais do Sistema Confea/Crea irão receber os presidenciáveis para debater propostas de campanha. A SO-Ê-AA deste ano será em Cuiabá, no Mato Grosso, entre os dias vinte dois a vinte e cinco de agosto.
Fonte: Agência RádioWeb - Reportagem, Priscila Leite

LOCAL: Salas de integração sensorial e Centro Odontológico foram inauguradas na APAE em Paraíso

Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de São Sebastião do Paraíso recebeu um novo centro odontológico e sala de integração sensorial. O equipamento foi doado pela Eletrobrás, e a complementação foi custeada pela APAE com recursos conseguidos através de suas campanhas, como “Alô Doação”, e sua tradicional feijoada. Segundo a cirurgiã dentista Cristina Colombaroli, a APAE recebeu um consultório odontológico de última geração, em amplas e modernas instalações, representando um avanço significativo no atendimento aos portadores de necessidades especiais. Já a fisioterapeuta Carla Tonin Vidigal destacou que esta sala é pioneira em todo interior mineiro, o que irá possibilitar o atendimento de um público maior, inclusive pacientes de outras instituições sociais da cidade.

quarta-feira, 7 de julho de 2010

COPA 2010: Principais estrelas do futebol não brilharam na Copa

Com a eliminação de Argentina e Brasil nas quartas de final, as principais estrelas do futebol estão fora da Copa do Mundo da África do Sul. Ganhadores dos prêmios de melhor jogador do mundo da Fifa nos últimos anos, Kaká, Cristiano Ronaldo e Messi tiveram uma atuação abaixo do esperado e pouco produziram para suas seleções.
Melhor do mundo de 2007, Kaká chegou como o grande nome do Brasil e com a missão de comandar a equipe dentro de campo. Mas uma lesão fez com que ele não estivesse com 100% de suas forças. Ainda sofreu com o destempero emocional. Foi expulso contra a Costa do Marfim por revidar uma agressão e discutiu com um jornalista durante uma coletiva de imprensa.
Cristiano Ronaldo teve um desempenho pior. Apesar de ter marcado um gol contra a Coreia do Norte na goleada por 7 a 0, o português, eleito o melhor do mundo em 2008, foi pouco produtiva na derrota para a Espanha por 1 a 0 pelas oitavas de final. Ainda acabou criticado pela postura após a eliminação.
Messi, melhor do mundo em 2009, seguiu Kaká e não marcou nenhum gol no Mundial. O argentino ganhou todo o apoio de Maradona, mas novamente não teve competência para repetir na seleção o mesmo futebol que apresenta no Barcelona. Sem seu brilhantismo, os argentinos foram goleado por 4 a 0 pela Alemanha nas quartas de final.
Em 2006, o zagueiro italiano Fabio Cannavaro foi eleito o melhor do mundo pela Fifa, depois de brilhar na Copa da Alemanha. Contudo, neste Mundial o jogador sequer conseguiu ajudar a Itália a passar da primeira fase. Não marcou nenhum gol, e ainda viu a seleção italiana ter as redes balançadas por cinco vezes em três partidas.
Com as estrelas apagadas, outros jogadores brilharam no Mundial da África do Sul. Pelo lado holandês, Robben e Sneijder se destacaram até o momento, em uma campanha com 100% de aproveitamento na Copa. O jovem Özil mostrou personalidade e assumiu a condição de titular na Alemanha e já é apontado como a grande revelação da Copa. Forlan, no Uruguai, e David Villa, na Espanha, são outros destaques da competição que ainda lutam pelo título mundial.
Fonte: Eldorado ESPN - André Rigue
Foto: AP

COPA 2010: Copa vai superar público de 3 milhões nesta quarta

O público presente aos estádios nas partidas da Copa do Mundo da África do Sul vai superar os 3 milhões na partida pelas semifinais que as seleções da Alemanha e da Espanha vão disputar nesta quarta-feira na cidade de Durban, no Moses Mabhida.
A Fifa informou nesta quarta-feira que, depois das primeiras 61 partidas, o público total alcançou os 2,997 milhões de espectadores. A média de público é de 49.134 torcedores restando três partidas para o encerramento da Copa do Mundo da África do Sul.
Esses número deixaram a primeira Copa no continente africano em terceiro lugar em ambas categorias, atrás dos Mundiais dos Estados Unidos, em 1994, e da Alemanha, em 2006, após o torneio ter se ampliado para um mínimo de 24 equipes e 52 partidas em 1982.
A Copa do Mundo de 1994 bateu recordes, com um público total de 3,59 milhões e uma média de 68.991 para 51 partidas com estádios lotados. Na Alemanha, o público foi 3,36 milhões de pessoas em 64 partidas, com uma média 52.491. A África do Sul poderia ter recebido um público total de 3,42 milhões, mas os estádios não lotaram em todas partidas.
Fonte: Eldorado ESPN - AE/AP
Foto: Schalk van Zuydam/AP

COPA 2010: Futebol pragmático da Holanda supera raça uruguaia

Em jogo equilibrado, a Holanda contou mais uma vez com seu futebol pragmático e a eficiência do seu ataque para superar a raça dos uruguaios nesta terça-feira, por 3 a 2, na primeira semifinal da Copa do Mundo. O time sul-americano, que sofreu com desfalques importantes, teve bons momentos na partida, mas foi pouco criativo no meio de campo e não soube aproveitar suas chances de gol.
O primeiro tempo do jogo foi morno graças às marcações adiantadas de ambas as equipes. O Uruguai mostrou maior dificuldade pois não podia contar com o atacante Suárez, um dos destaques deste Mundial. Forlán, que atuou como armador nas últimas partidas, jogou como atacante e abriu espaço no meio de campo.
Como os dois times não conseguiam se aproximar da área, a bola só balançou as redes em chutes de longa distância. Van Bronckhorst e Forlán marcaram belos gols antes do intervalo. No segundo, o holandês Stekelenburg, até então um dos melhores goleiros desta Copa, falhou feio e permitiu o empate do adversário.
A situação mudou no segundo tempo, principalmente por causa da postura mais ofensiva do Uruguai. O jogo ficou mais franco e os gols saíram com mais facilidade. Com um ataque superior, a Holanda se sobressaiu ao aproveitar as suas oportunidades. Sneijder e Robben garantiram a vitória com dois gols em sequência mesmo quando os uruguaios dominavam as ações. O zagueiro e capitão Lugano e o lateral Fucile fizeram falta na defesa.
Até o segundo gol, a equipe sul-americana controlava o meio de campo, mas não tinha criatividade para levar perigo ao gol de Stekelenburg. As investidas se resumiam a lampejos de Forlán e ao oportunismo de Cavani.
Os números do jogo mostram que o Uruguai chegou a criar mais chances, apesar do equilíbrio da partida. Foram 12 finalizações, com seis delas no gol holandês. O time europeu fez 11 arremates, sendo que sete deles foram na meta de Muslera.
A igualdade do time pode ser conferida nos demais fundamentos, com leve vantagem para a Holanda. O time dominou a posse de bola (53%), os escanteios (5 a 4) e até as faltas (16 a 15) e os impedimentos (5 a 4).
Fonte: Eldorado ESPN - Felipe Mendes
Fotos: Roberto Candia/AP

LOCAL: Fiscais de urbanismo em Paraíso terão desempenho avaliado e gratificação por produção

Uma lei de autoria do prefeito Mauro Zanin irá gratificar por produção os fiscais de urbanismo, da Vigilância Sanitária e do Meio Ambiente em Paraíso. A gratificação de produtividade fiscal, de acordo com a Lei, será somente para os titulares dos cargos que estiverem no exercício da função, seguindo critérios do regulamento, além de sua atuação pessoal. Com objetivo de acompanhar os fiscais com maior atuação no cumprimento da lei, o sistema irá beneficiar em relação à avaliação do desempenho, funcional ou promoções de cargos. Não receberá a produtividade o servidor que estiver à disposição de outros órgãos.

ALIMENTOS: Propagandas terão que fazer alerta sobre possíveis danos à saúde

JULIANA COSTA: A Agência Nacional de Vigilância Sanitária, Anvisa, decidiu estabelecer novas regras para as propagandas de bebidas com baixo teor nutricional e de alimentos com altas quantidades de açúcar, gordura trans e de sódio. Os fabricantes vão ter que estampar no rótulo as informações sobre o produto e vão ter 180 dias para se adequar às novas regras. A gerente de monitoramento e fiscalização de propaganda da Anvisa, Maria José Delgado, explica que os alimentos selecionados podem trazer danos à saúde.
MARIA JOSÉ DELGADO: Foi um processo primeiro por seleção de grupo de nutrientes de alimentos considerando os fatores epidemiológicos pelo próprio Ministério da Saúde. Nós temos um indicador altíssimo de doenças crônicas e não transmissíveis, das quais as doenças podem ser oriundas de obesidade e o grupo de nutrientes que a gente fez o corte pra trabalhar com alimentos foi açúcar, sal, gordura trans e gordura saturada. Alimentos e nutrientes que quando consumidos em excesso podem trazer danos à população.
JULIANA COSTA: Maria José Delgado ressalta que as mudanças têm como objetivo proteger a saúde da população.
MARIA JOSÉ DELGADO: É ampliar a proteção da saúde. Se a gente considerar que a propaganda é uma técnica da comunicação pra vender produtos, é preciso que pra esses alimentos, nesse caso, que podem trazer prejuízos quando consumidos em excesso tenha também frases de alerta, que são frases que vão equilibrar esta força da publicidade entre adquirir, consumir um produto, mas tendo a informação que ele pode introduzir algum dano se consumido em excesso.
JULIANA COSTA: A gerente de monitoramento e fiscalização de propaganda da Anvisa, Maria José Delgado, lembra também que uma das principais preocupações da resolução da Anvisa é o público infantil. De acordo com ela, as crianças são vulneráveis e ainda não têm capacidade para entender os danos que alguns alimentos podem trazer para saúde.
Fonte: Agencia RádioWeb - Reportagem, Juliana Costa

COOPARAÍSO: Ganha destaque como uma das mais importantes no setor cafeeiro

O sistema de Organização das Cooperativas do Estado de Minas Gerais homenageou a COOPARAISO por seu cinquentenário, em uma cerimônia na capital mineira, nesta última quinta-feira. Neste ano, o 88º Dia Internacional do Cooperativismo teve como tema “A Mulher e os Desafios para o Fortalecimento do Universo Feminino no Cooperativismo”. Vários representantes da COOPARAÍSO e autoridades participaram do evento em que a cooperativa foi reconhecida pelos presentes como uma das mais importantes do setor cafeeiro. Já o diretor-presidente da Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB), Márcio Lopes de Freitas falou da importância da cooperativa mineira, inclusive em sua história pessoal como cafeicultor. Cooperativas do Vale do Sapucaí e Paraopeba também foram homenageadas.

INCLUSÃO: Vale abre 160 vagas para o programa de Inclusão de pessoas com deficiência

PRISCILA LEITE: Estão abertas as inscrições para o Programa de Inclusão de Pessoas com Deficiência da Vale. São cento e sessenta vagas para vários níveis de escolaridade: ensino médio completo, formação técnica e curso superior completo. Dessas, cinquenta vagas são para Minas Gerais, trinta e cinco para o Rio de Janeiro, trinta e cinco para o Espírito Santo e quarenta para o Pará e Maranhão. Para o nível técnico vão ser oferecidas vagas para técnicos em administração, elétrica, contabilidade, edificações, eletrônica, mecânica, enfermagem, informática, meio ambiente, produção, segurança do trabalho, entre outros. Para cursos superiores estão abertas oportunidades para formados em Administração, Ciência da Computação, Economia, Comércio Exterior, Comunicação, Engenharia, Geografia, Logística, Gestão Empresarial, Geologia, Informática, Secretariado Executivo, Serviço Social, Direito, entre outros. A seleção dos candidatos vai ser feita por análise curricular, teste de conhecimento, dinâmica de grupo e entrevista pessoal, podendo variar conforme a especificidade da vaga. Os selecionados serão contratados pela empresa e vão receber, além do salário, benefícios como plano de saúde, vale alimentação, vale refeição ou refeitório no local de trabalho, vale transporte ou ônibus da empresa e participação nos resultados. Para mais informações acesse: www.vale.com/oportunidades.
Fonte: Agencia RádioWeb - Reportagem, Priscila Leite

COPA 2010: Político argentino propõe monumento a Maradona


Um integrante da Câmara de Deputados da Argentina propôs nesta terça-feira a construção de um monumento para homenagear o treinador da seleção nacional, Maradona, que ainda não definiu se continuará no cargo para a disputa da próxima Copa América. A competição será realizada em 2011, na Argentina.
"Ele é um ícone da cultura popular do país", argumentou Juan Cabandie, ao falar da sua proposta na casa legislativa.
Os políticos argentinos também defendem a permanência do campeão mundial de 1986 como treinador. A presidente Cristina Kirchner já disse publicamente que não quer mudanças na comissão técnica. Após a acachapante derrota para a Alemanha por 4 a 0, Maradona disse que iria conversar com a sua família e com o grupo que comandou na Copa do Mundo da África do Sul para resolver a respeito de seu futuro.
Fonte: Eldorado ESPN - AE/AP
Foto: AP

terça-feira, 6 de julho de 2010

COPA 2010: Teixeira exige que novo técnico faça trabalho de renovação

O novo treinador da seleção brasileira precisará obrigatoriamente fazer um trabalho de renovação e ser exclusivo da CBF, não podendo conciliar cargos. Esses requisitos foram revelados pelo presidente da entidade, Ricardo Teixeira, em entrevista ao programa Bem Amigos, do SporTV, nesta segunda-feira, um dia depois da demissão de toda a comissão técnica que disputou a Copa do Mundo da África do Sul.
Teixeira deixou claro que o novo projeto da CBF será de cinco anos, citando todas as competições que a seleção disputará até o fim de seu mandato, em abril de 2015. Em 2011, o Brasil terá pela frente o Campeonato Sul-Americano Sub-20, qualificatório para a próxima Olimpíada; em 2012, a Olimpíada de Londres; em 2013, a Copa das Confederações; em 2014, a Copa do Mundo; e em 2015, a Copa América. Estes três últimos torneios serão realizados no Brasil.
O dirigente disse que a seleção brasileira tomará como exemplo a juventude de seleções rivais no Mundial da África do Sul, em que Dunga convocou uma equipe com média de idade de 29,3 anos, uma das mais altas dentre todas. "O time da Alemanha tem nove jogadores abaixo de 23, nós temos um (o volante Ramires). Gana tem 11 jogadores abaixo dessa idade, e a Espanha tem seis. Para nós formarmos essa seleção, necessariamente teremos que fazer esse trabalho. É um projeto de no mínimo cinco anos", explicou.
Teixeira disse que ainda não manteve contato com nenhum treinador, mas que ele será definido até o final deste mês, já que no dia 10 de agosto o Brasil disputará o seu primeiro amistoso depois da Copa, em Nova York, contra os Estados Unidos. E terá que se enquadrar nesse projeto de rejuvenescimento. "O importante é desta vez ter uma conversa efetiva e combinar o processo que vai ser feito. Não adianta convocarmos um técnico preocupado em ganhar o jogo nos Estados Unidos. O projeto é formar uma seleção nova. Qualquer outra coisa que a gente pensar está fora de bom senso. Temos que formar uma seleção para jogar em 2014, e hoje esses jogadores têm 18, 19, 20 anos", analisou.
Segundo o presidente da CBF, o treinador estará "blindado" mesmo que esse trabalho de rejuvenescimento não traga bons resultados a curto prazo. "É importante que o torcedor e a imprensa tenham noção disso: precisaremos fazer um grande sacrifício de renovação de time, que vai gerar inevitavelmente que nós não tenhamos vitórias", afirmou, qualificando como "erro" o que ele mesmo fez com Paulo Roberto Falcão após a Copa do Mundo da Itália. "Logo depois de 1990 eu trouxe o Falcão como técnico e ele foi sacrificado. Criou vários jogadores de futuro, mas não teve resultado. No nosso projeto de trabalho daqui para frente nós teremos paciência".
Falcão substituiu Sebastião Lazaroni após a eliminação nas oitavas de final da Copa e ficou no cargo até julho de 1991, depois de terminar em segundo lugar a Copa América, disputada na Argentina. Foi responsável pela primeira convocação de vários jogadores que seriam campeões com Carlos Alberto Parreira no Mundial seguinte, em 1994, nos Estados Unidos, como Cafu, Márcio Santos e Mauro Silva.
Apesar de Teixeira não ter comentado sobre nomes, os mais cotados a assumir a seleção brasileira são Luiz Felipe Scolari, Mano Menezes, Vanderlei Luxemburgo, Muricy Ramalho e Leonardo.
Fonte e foto: Eldorado ESPN - AE

COPA 2010: Robinho defende Dunga, e nega desequilíbrio emocional

O atacante Robinho saiu em defesa de Dunga, ex-técnico da seleção brasileira, e dos seus companheiros na África do Sul nesta segunda-feira, três dias depois da eliminação da Copa do Mundo. O jogador evitou apontar culpados pela queda nas quartas de final e negou que o time tenha mostrado falta de equilíbrio emocional em campo.
"Infelizmente ficamos de fora. Não era isso que a gente queria, o Brasil entra sempre para ser campeão. Por duas bobeiras nossas, acabamos saindo. Ficamos tristes e frustrados", lamentou Robinho, sem indicar "vilões". "Futebol é um jogo de conjunto, quando ganha, ganham todos, quando perde também", disse o autor de dois gols nesta Copa.
O atleta isentou também Dunga e demonstrou surpresa com a demissão do treinador, anunciada no domingo. "Ele é uma excelente pessoa, tivemos um ótimo relacionamento e espero que ele possa ter sucesso no clube para o qual ele for", elogiou Robinho.
Questionado sobre a atuação do Brasil na partida contra a Holanda, Robinho explicou que a classificação foi decidida nos detalhes. "O primeiro tempo foi excelente, mas, no segundo, entramos desligados. Infelizmente deixamos a desejar. Perdemos porque tomamos dois gols que não costumamos tomar".
O atacante negou que o time brasileiro tenha demonstrado descontrole dentro de campo depois que os holandeses viraram o placar. "Não faltou equilíbrio emocional. Eu só estava nervoso porque o Robben estava se jogando no chão toda hora", justificou.
Sobre o futuro da seleção, Robinho evitou comentar o possível substituto de Dunga. Luiz Felipe Scolari e Mano Menezes estão entre os mais cotados. "São grandes treinadores e vencedores, mas o perfil do técnico só Ricardo Teixeira [presidente da CBF] pode dizer".
Ele ainda previu que Neymar e Paulo Henrique Ganso, seus companheiros de equipe no Santos, deverão ganhar uma chance na seleção brasileira no futuro. "Eles são excelentes jogadores, que vão ter tempo ainda para jogar na seleção".
Fonte: Eldorado ESPN - JOSÉ ORENSTEIN
Foto: JF Diorio/AE

ESPORTE: Paraíso Basquete será a única equipe mineira a disputar a Copa Regional EPTV

Foi confirmada a participação do Paraíso Basquete na 10ª Copa EPTV de Basquete. A competição será entre os dias 25 a 30 de agosto e será como fase preparatória do Campeonato Paulista da Série A-1 e para o NBB. A equipe mineira faz parte do grupo A com sede em São Carlos e conta com as equipes do Bauru, Lupo/Araraquara e um time universitário dos EUA. Já o grupo B, com sede em Pirassununga, estão as equipes de Assis, São José, XV de Piracicaba e Paulistano. Os confrontos e as datas dos jogos ainda estão sendo definidos pela organização. Segundo o técnico Jefferson, o calendário do segundo semestre serão várias competições como a Copa EPTV, Jogos Abertos, o Campeonato Mineiro e a Copa do Brasil.

SAÚDE: Grupos de ajuda mútua de pacientes com problemas mentais pode ajudar na reabilitação

CYNTHIA RIBEIRO: Criar grupos de ajuda mútua entre pacientes com problemas mentais pode contribuir na reabilitação dessas pessoas na sociedade. A proposta foi um dos destaques da quarta Conferência Nacional de Saúde Mental, que ocorreu recentemente em Brasília. A ideia do projeto é fazer encontros de até vinte usuários de saúde mental e promover a socialização entre eles, de forma que eles se tornem colegas e sirvam de apoio um para outro na hora de enfrentar os problemas do dia a dia. O pesquisador da Universidade Federal do Rio de Janeiro, Eduardo Vasconcelos, autor do projeto, explica como esses grupos podem ajudar as pessoas com problemas mentais.
EDUARDO VASCONCELOS: O grupo funciona como uma forma de recriar laços de sociabilidade, recriar amigos muito pessoais em que você pode dividir as responsabilidades. Essas pessoas efetivamente têm isolamento e aquele que efetivamente estão inseridos em grupos de ajuda mútua, por exemplo, nos Estados Unidos nós temos pesquisa sobre isso eles têm uma reabilitação muito mais avançada.
CYNTHIA RIBEIRO: Um projeto-piloto já foi desenvolvido pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, com o apoio do Ministério da Saúde. Segundo Eduardo Vasconcelos, além dos usuários, os grupos de ajuda mútua também dão suporte às famílias dos pacientes dos serviços de saúde mental.
EDUARDO VASCONCELOS: Isso é feito com o usuário e feito também em grupos separados com familiares, então, familiares que já viveram os primeiros momentos e depois já acomodaram o processo na família também vão acumulando experiências e esses familiares mais experientes seriam então facilitadores dos grupos para poder trocar essa experiência. Tem questões que o familiar tem dificuldade de falar, inclusive, na presença dos próprios usuários.
CYNTHIA RIBEIRO: De acordo com o pesquisador, neste primeiro momento, a ideia é ampliar o projeto para outros municípios do estado do Rio do Janeiro. O Ministério da Saúde vai estender os grupos de ajuda mútua para todo o País.
FONTE: Agencia RádioWeb - Reportagem, Cynthia Ribeiro

EDUCAÇÃO: 45 Alunos em Paraíso formaram no Projeto "Pode Crê!"

O projeto “Pode Crê!” é uma parceria entre o governo municipal e a secretaria de Estado de Esporte e Juventude no município. 45 jovens entre 15 e 24 anos, de Paraíso e do distrito de Guardinha, participaram da capacitação que ocorreu dos dias 28 a 30 de junho. O projeto trabalhou com 11 temáticas, através de oficinas, nos quais foram abordados diversos temas. Todas as aulas foram ministradas no CAIC. Já a cerimônia de entrega dos certificados realizou-se no Sesi/Acissp e o prefeito Mauro Zanin esteve presente e assumiu um compromisso juntamente com o vereador Walker Américo de constituir o Conselho da Juventude, ressaltando que mudanças de comportamento aliadas às ações do governo devem trazer um futuro melhor para nossa população.

segunda-feira, 5 de julho de 2010

ESPORTE: Camping do Baú 2010

COPA 2010: Villa diz que é decisivo para seleção espanhola

Depois de ficar fora da final da Eurocopa, vencida pela Espanha, há dois anos, David Villa terá a chance de enfrentar a Alemanha na Copa do Mundo. O atacante é o artilheiro do Mundial da África com cinco gols e agora terá a oportunidade de compensar a sua ausência na vitória por 1 a 0 em Viena com uma semifinal de Copa, no Estádio Moses Mabhida, em Durban, na quarta-feira, sendo mais uma vez decisivo para sua equipe.
Enquanto a nova geração de jogadores da Alemanha eliminou adversários poderosos como Inglaterra e Argentina para chegar à semifinal, a Espanha avançou com vitórias apertadas sobre Portugal e Paraguai, com Villa marcando todos os gols. "Estou feliz com meus cinco gols, porque eles foram decisivos", disse Villa, maior artilheiro da Espanha na história da Copa dos Mundo, com oito gols. "É diferente também porque, quando você faz um monte de gols, eles não causam o mesmo sentimento que ganhar desta maneira".
O atacante de 28 anos está um gol atrás dos 44 de Raul Gonzalez, que é o maior artilheiro da história da seleção espanhola. "Nós vencemos a Alemanha dois anos atrás e eu não acho que eles estão felizes nos encontrar novamente", disse Villa. "Mas temos que esquecer aquele jogo. Sem uma [vitória na] Copa do Mundo, o que conseguimos será nada".
Villa tem sido o principal artilheiro da Espanha desde a sua estreia em 2005, com 43 gols em 63 partidas. Ele marcou quatro gols na Eurocopa de 2008, sofreu uma lesão durante a semifinal contra a Rússia e perdeu a decisão, quando Fernando Torres marcou o gol mais importante do futebol espanhol nos últimos anos. Ele foi contratado recentemente pelo Barcelona, que pagou 40 milhões de euros ao Valencia. Nas últimas cinco temporadas pelo seu ex-clube foram 160 gols em 258 jogos.
Fonte: Eldorado ESPN - AE/AP
Foto: Agência AFP

COPA 2010: Técnico tenta conter euforia holandesa para semifinal

O treinador Bert Van Marwijk alertou neste domingo que a vitória por 2 a 1 sobre a seleção brasileira nas quartas de final da Copa do Mundo da África do Sul não dá nenhuma indicação de que a Holanda poderá ser, pela primeira vez na história, campeã do Mundial.
"Nós já vimos isto antes no passado. Um exemplo é o que aconteceu há dois anos na Áustria e Suíça. Nós vencemos da Itália e da França e todo mundo pensava que conquistaríamos o campeonato europeu", disse o comandante holandês.
Contra o Uruguai, na semifinal da competição, que será realizada na próxima terça-feira, na Cidade do Cab, a Holanda defenderá a invencibilidade de 24 jogos. A última derrota ocorreu em setembro de 2008, quando foi superada pela Austrália por 2 a 1. Naquele jogo, a equipe europeia atuou todo o segundo tempo com apenas dez jogadores, pois o goleiro Maarten Stekelenburg havia sido expulso.
Neste domingo, o técnico teve o retorno do atacante Robin van Persie ao treinamentos. O jogador teve uma contusão no cotovelo esquerdo no jogo contra o Brasil, mas já foi liberado pelo departamento médico para atuar na próxima partida.
O zagueiro Mathijsen, que não participou do último compromisso da Holanda por causa de uma lesão no joelho, também está apto para enfrentar a seleção uruguaia. Os únicos desfalques na semifinal serão o defensor Gregory van der Wiel e o volante Nigel de Jong, suspensos por terem recebido dois cartões amarelos no torneio.
Fonte: Eldorado ESPN - AE/AP
Foto: Alerie Kuypers/EFE

POLÍTICA: Via Twitter, Carlos Melles diz que tentará reeleição

O deputado federal Carlos Melles abriu mão de candidatar-se a suplente do candidato ao senado, o exgovernador Aécio Neves. Através de uma mensagem postada no seu twitter, o deputado confirmou que irá se candidatar à reeleição para deputado federal e informou que indicou a Aécio Neves o deputado estadual Elmiro Nascimento. A vaga na primeira suplência de Aécio Neves estava reservada aos democratas, que por seu turno, deram a Melles a prerrogativa da indicação. O deputado paraisense agradeceu a oportunidade e deixou claro que está a público que o Democratas não abre mão de sua candidatura à reeleição. Sua decisão veio através dos compromissos que tem com prefeitos, vereadores e dirigentes de segmentos que expôs razões que fundamentam sua presença como deputado federal.

SAÚDE: Ministério diz que cuidar das Mães é investimento

DANIEL ZUKKO: Cuidar da gestante como forma de prevenir doenças no futuro cidadão. Esse é o conceito aplicado pelo Ministério da Saúde, que, em ação inovadora, mistura princípios da psicanálise com saúde pública, quando dedica às mães os primeiros cuidados voltados ao novo indivíduo. O Ministro da Saúde, José Gomes Temporão, lembrou do tema durante a IV Conferencia Nacional de Saúde Mental, em Brasília. Ele explica porque o governo procura investir na atenção ao parto e aos cuidados ao bebê, até os cinco anos de idade.
JOSÉ GOMES TEMPORÃO: Porque é exatamente nesse período, nos primeiros anos, que se estrutura do ponto de vista biológico e psíquico o que vai ser esse futuro cidadão. É um período muito importante, dado o potencial do bebe de se desenvolver com plenitude e isso tem muito a ver em evitar doença mental, transtorno mental, drogadição, quando esse bebe for um jovem ou adulto.
DANIEL ZUKKO: Para José Gomes Temporão, as ações de atendimento às gestantes tratam com prioridade mães em situação de vulnerabilidade social, econômica, mulheres que sofrem maus tratos e vítimas de violência.
Fonte: Agência RádioWeb - Reportagem, Daniel Zukko

PROCESSO SELETIVO: Inscrições encerram nesta segunda, em Paraíso

A Secretaria de Saúde e Ação Social de Paraíso encerra as inscrições do processo seletivo para estagiários nesta segunda-feira, dia 05. Estão disponibilizadas 21 vagas entre os cursos de enfermagem, farmácia, administração, informática, biomedicina, contabilidade, educação física e fisioterapia. Os interessados que ainda não fizeram sua inscrição, compareça na Gerência Municipal de Saúde, na Rua Stella, nº 289, Vila Santa Maria, munidos de documentos pessoais (originais e Xerox) e preencher uma ficha que será fornecida no local juntamente com um envelope. O edital completo e a relação de documentos você poderá obter pelo site www.ssparaiso.mg.gov.br (em downloads) e para maiores informações no telefone 3539-1087.

COPA 2010: Após derrota, argentinos pedem pela saída de Maradona

A derrota da seleção argentina perante a Alemanha gerou uma retomada dos protestos dos torcedores do país contra a presença de Diego Armando Maradona no posto de técnico. Segundo uma pesquisa divulgada neste domingo pelo jornal "La Nación", 71% dos entrevistados querem que Maradona abandone o cargo, enquanto somente 29% consideram que ele deveria permanecer na função.
Mas, o presidente da Associação de Futebol da Argentina (AFA), Julio Grondona, pediu a Maradona que permaneça um pouco mais de tempo no posto. "Não chora tanto, que no dia 11 de agosto você precisa dirigir um amistoso em Dublin (capital da Irlanda)", disse o dirigente ao treinador.
Informações extraoficiais indicam que Grondona quer que Maradona também comande a seleção da Argentina na próxima Copa América, que em 2011 será disputada no país.
Outra pesquisa do "La Nación" sustenta que 67% dos torcedores consideram que a culpa da retirada da seleção da Copa da África do Sul deve ser atribuída às "colocações táticas" de Maradona. Somente 24% deles acreditam que a derrota poderia ser culpa da existência de um "rival superior". Outros 5% indicam genericamente que as falhas possuem "outras origens", enquanto 4% sustentam que a culpa é dos atacantes.
Já uma pesquisa realizada pelo site do jornal "Infobae" indicou neste domingo que 63,5% dos argentinos, após a eliminação de sua seleção, destinarão seu entusiasmo de torcedores para o Uruguai. Outros 16,3% optam por torcer pela Holanda. A Alemanha será o alvo da torcida de 10,6%. Já a Espanha só conseguirá a torcida de 9,43% dos argentinos.
TODOS VESTIDOS: A desclassificação da seleção argentina colocou fim à promessa de Maradona de correr ao redor do Obelisco - monumento-símbolo de Buenos Aires - totalmente despido em caso de conquista do troféu de campeão mundial.
Com a derrota, também vão por água abaixo os "planos" de 2.400 pessoas que haviam declarado sua adesão à ideia nudista de Maradona na comunidade da rede social Facebook, na qual disseram: "Si Argentina sale campeón, nos vamos todos en bolas al Obelisco" (Se a Argentina for campeã, vamos todos nus ao Obelisco).
Fonte: Eldorado ESPN - Ariel Palacios
Foto: Andy Dunn