Powered By Blogger

segunda-feira, 5 de julho de 2010

SAÚDE: Ministério diz que cuidar das Mães é investimento

DANIEL ZUKKO: Cuidar da gestante como forma de prevenir doenças no futuro cidadão. Esse é o conceito aplicado pelo Ministério da Saúde, que, em ação inovadora, mistura princípios da psicanálise com saúde pública, quando dedica às mães os primeiros cuidados voltados ao novo indivíduo. O Ministro da Saúde, José Gomes Temporão, lembrou do tema durante a IV Conferencia Nacional de Saúde Mental, em Brasília. Ele explica porque o governo procura investir na atenção ao parto e aos cuidados ao bebê, até os cinco anos de idade.
JOSÉ GOMES TEMPORÃO: Porque é exatamente nesse período, nos primeiros anos, que se estrutura do ponto de vista biológico e psíquico o que vai ser esse futuro cidadão. É um período muito importante, dado o potencial do bebe de se desenvolver com plenitude e isso tem muito a ver em evitar doença mental, transtorno mental, drogadição, quando esse bebe for um jovem ou adulto.
DANIEL ZUKKO: Para José Gomes Temporão, as ações de atendimento às gestantes tratam com prioridade mães em situação de vulnerabilidade social, econômica, mulheres que sofrem maus tratos e vítimas de violência.
Fonte: Agência RádioWeb - Reportagem, Daniel Zukko

Nenhum comentário:

Postar um comentário