Powered By Blogger

sábado, 10 de julho de 2010

SUS: Profissionais de Saúde que fazem especialização on-line tem novas ferramentas de ensino

CYNTHIA RIBEIRO: Os profissionais de saúde que fazem cursos de especialização à distância pela rede Universidade Aberta do SUS, agora, vão ter duas novas ferramentas virtuais para ajudá-los nessa capacitação. A UnA-SUS é uma rede formada por universidades públicas e serviços de saúde que oferece treinamentos e cursos para trabalhadores da área. Um dos projetos é a criação de um sistema nacional de informações, a Plataforma Arouca, uma espécie de cadastro on-line com todos os dados e cursos feitos pelos servidores. É o que explica o secretário de Gestão do Trabalho e Educação do Ministério da Saúde, Francisco Campos.
FRANCISCO CAMPOS: A Plataforma Arouca vai tentar registrar as experiências educacionais dos trabalhadores, então, ela terá os currículos e vai buscar e recuperar automaticamente todas as experiências. Então, por exemplo, na medida que um trabalhador se matricula em determinado curso e recebe um título de especialista ou de atualização, isso vem automaticamente para a Plataforma Arouca, o que faz com que esse indivíduo possa ter progressão funcional.
CYNTHIA RIBEIRO: Outra ferramenta criada para qualificar a educação à distância oferecida pela UnA-SUS é um acervo nacional on-line, que vai permitir troca de material didático e métodos de ensino entre alunos e professores de todo o País. Para a secretária-executiva do Ministério da Saúde, Márcia Bassit, procurar novas ferramentas para qualificar essa rede de ensino em saúde é fundamental para formar os melhores profissionais.
MÁRCIA BASSIT: O UnA-SUS tem uma importância extremamente relevante para o Sistema Único de Saúde, para os trabalhadores do SUS, pela forma como ele foi concebido, significa parceria, significa integração e com algo que o diferencia que é uma estruturação em forma de rede de conhecimento com uma convergência entre quem produz conhecimento e quem aplica conhecimento do ponto de vista prático.
CYNTHIA RIBEIRO: A UnA-SUS é uma de rede de ensino composta por onze universidades públicas, duas secretarias de saúde e núcleos do Telesaúde. A secretária-executiva do Ministério da Saúde lembra que os participantes não precisam se deslocar para fazer as capacitações, podendo acessar os dados pelo computador de casa.
Fonte: Agência RádioWeb - Reportagem, Cynthia Ribeiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário