Powered By Blogger

sexta-feira, 9 de julho de 2010

PREVENÇÃO: Ônibus brasileiro faz campanha de prevenção da AIDS na África do Sul

DANIEL ZUKKO: Com a Copa do Mundo, a África do Sul recebeu investimentos incalculáveis que vão além de estádios e centros de treinamento. A embaixada do Brasil em Johanesburgo, em parceria com os ministérios da Saúde brasileiro e sul-africano, promove campanha de conscientização sobre AIDS na periferia da capital mundial do futebol. O assistente técnico do departamento de DST/AIDS e Hepatites virais, do Ministério da Saúde brasileiro, Mauro Cerqueira, que esteve na África do Sul, explica que um ônibus circula pelos bairros mais pobres de Johanesburgo e distribui preservativos e promove ações educativas para os jovens.
MAURO CERQUEIRA: Pela manhã o ônibus faz workshops e pela tarde é a distribuição de preservativos. Deve fazer workshops com cerca de 150 jovens por dia, vai atingir 1.500 pessoas por dia. Ao final a gente deve ter 40 mil pessoas impactadas.
DANIEL ZUKKO: Para o técnico do Ministério da Saúde, o que mais preocupa é a quantidade de pessoas infectadas pelo vírus HIV. Quase 25% dos sul-africanos são soropositivos.
MAURO CERQUEIRA: É uma situação extremamente preocupante. O Brasil que tem uma resposta considerada exemplo pelas Nações Unidas tem a responsabilidade de passar um pouco do seu conhecimento, do seu aprendizado no enfrentamento da epidemia para esse país.
DANIEL ZUKKO: O técnico do Ministério da Saúde, Mauro Cerqueira, informa que as comunidades visitadas são pobres e carentes de informação. Segundo ele, a campanha brasileira é sempre recebida com alegria. O ônibus que distribui preservativos e faz campanhas de educação deve circular pela periferia de Johanesburgo, até dia 18 de julho.
Fonte: Agência RádioWeb - Reportagem, Daniel Zukko

Nenhum comentário:

Postar um comentário