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quarta-feira, 7 de julho de 2010

ALIMENTOS: Propagandas terão que fazer alerta sobre possíveis danos à saúde

JULIANA COSTA: A Agência Nacional de Vigilância Sanitária, Anvisa, decidiu estabelecer novas regras para as propagandas de bebidas com baixo teor nutricional e de alimentos com altas quantidades de açúcar, gordura trans e de sódio. Os fabricantes vão ter que estampar no rótulo as informações sobre o produto e vão ter 180 dias para se adequar às novas regras. A gerente de monitoramento e fiscalização de propaganda da Anvisa, Maria José Delgado, explica que os alimentos selecionados podem trazer danos à saúde.
MARIA JOSÉ DELGADO: Foi um processo primeiro por seleção de grupo de nutrientes de alimentos considerando os fatores epidemiológicos pelo próprio Ministério da Saúde. Nós temos um indicador altíssimo de doenças crônicas e não transmissíveis, das quais as doenças podem ser oriundas de obesidade e o grupo de nutrientes que a gente fez o corte pra trabalhar com alimentos foi açúcar, sal, gordura trans e gordura saturada. Alimentos e nutrientes que quando consumidos em excesso podem trazer danos à população.
JULIANA COSTA: Maria José Delgado ressalta que as mudanças têm como objetivo proteger a saúde da população.
MARIA JOSÉ DELGADO: É ampliar a proteção da saúde. Se a gente considerar que a propaganda é uma técnica da comunicação pra vender produtos, é preciso que pra esses alimentos, nesse caso, que podem trazer prejuízos quando consumidos em excesso tenha também frases de alerta, que são frases que vão equilibrar esta força da publicidade entre adquirir, consumir um produto, mas tendo a informação que ele pode introduzir algum dano se consumido em excesso.
JULIANA COSTA: A gerente de monitoramento e fiscalização de propaganda da Anvisa, Maria José Delgado, lembra também que uma das principais preocupações da resolução da Anvisa é o público infantil. De acordo com ela, as crianças são vulneráveis e ainda não têm capacidade para entender os danos que alguns alimentos podem trazer para saúde.
Fonte: Agencia RádioWeb - Reportagem, Juliana Costa

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