Powered By Blogger

sábado, 11 de setembro de 2010

BRASIL: 76° colocado em ranking que avalia generosidade da população

Em um ranking internacional de generosidade que avaliou o grau de envolvimento da população em ações de caridade, os brasileiros ocupam o 76º lugar. Na América Latina, o Brasil aparece atrás de 15 países, empatado com a Argentina e a Nicarágua. A liderança ficou com a Austrália e Nova Zelândia. Em segundo lugar, aparecem empatados o Canadá e a Irlanda, e em terceiro, a Suíça e os Estados Unidos. Foram analisados 153 países. Os entrevistados responderam a perguntas sobre doações para entidades beneficentes, tempo gasto em trabalho voluntário e ajuda a estranhos. No Brasil, quase metade dos entrevistados (49%) disse ter ajudado pessoas que não conheciam no último mês. As ações caridosas variam muito entre os países devido a diferenças culturais. Cada nação tem conceitos diferentes sobre o que é ser generoso.

LOCAL: Paraíso obtém bom resultado no IDEB

O Ministério da Educação e o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) divulgaram o resultado nacional do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica – IDEB 2009. Na rede municipal de São Sebastião do Paraíso, comparando-se os resultados de 2005 a 2009 houve um crescimento significativo. Segundo a secretária municipal de Educação, Maria Luíza Coelho de Pádua, que os estudantes da rede municipal vêm obtendo resultados cada vez melhores na Prova Brasil, em Língua Portuguesa e Matemática e nos anos iniciais do ensino fundamental, a meta atingida de 5,9 corresponde à meta projetada pelo MEC para 2013. Ela ressaltou aqui que, toda esta análise direciona os educadores e responsáveis para a necessidade de crescer com mais em qualidade, na aprendizagem dos alunos da educação municipal.

LOCAL: Secretaria de Educação de Paraíso promove a 6ª Edição do Prêmio Professor Aprendiz

Criado em 2005 e institucionalizado em 2006, a Secretaria de Educação de São Sebastião do Paraíso já iniciou os preparativos para a realização da 6ª edição do “Prêmio Professor Aprendiz – Melhores Experiências Pedagógicas”. O evento tem como objetivo em valorizar o trabalho de profissionais que estão desenvolvendo experiências pedagógicas de qualidade e que dê resultados positivos a respeito da aprendizagem dos alunos. Este ano, o evento está programado para o dia 8 de outubro. A premiação para o professor que desenvolver o melhor trabalho, em cada nível de ensino, será de um cheque no valor de R$ 2 mil. A cerimônia de premiação acontecerá no Teatro Municipal Sebastião Furlan. Um grupo de avaliadores formado por pessoas ligadas à área de Educação de Paraíso estão visitando as escolas para verificar “in loco” o andamento e o desenrolar dos trabalhos na prática, bem como a participação efetiva dos alunos envolvidos. Já no mês de setembro acontecerá a próxima etapa do julgamento. Nesta edição, já contam com 42 inscrições, sendo 12 na educação infantil e 30 no ensino fundamental.

IBGE: Número de internautas aumentou quase 28%, afirma ministro do Planejamento

SILAINE BOHRY: O número de usuários da internet aumentou doze milhões quando comprado aos anos de dois mil nove com dois mil e oito. Com base em dados divulgados pelo o IBGE sobre a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios, PNAD, no ano passado, mais de setenta e sete milhões de pessoas com idade superior a dez anos declararam ter usado a internet e em dois mil e oito, quase cinquenta e seis milhões. Para o ministro do Planejamento, Paulo Bernardo, o dado revela a universalização do serviço.
PAULO BERNARDO: "Veja que de 2004 a 2009, aumentou de 12% para 27 quase 28% o número de domicílios com internet. Isso é muito significativo. Primeiro eram os mais jovens que estavam tendo um grande acesso a internet. Agora, mesmo as pessoas com mais idade, acima dos 50 anos, já descobriram que o computador pode ser uma ferramenta extremamente importante."
SILAINE BOHRY: O ministro do Planejamento, Paulo Bernardo, acrescenta ainda, que em 2009 os computadores pessoais estavam presentes em 35% dos domicílios, o que equivale a 20 milhões e trezentos mil lares - aumento de quatro pontos percentuais em relação a 2008. As mulheres são as que mais acessam a internet atualmente, o índice é de 34 milhões e seiscentas mil usuárias no Brasil, contra 33 milhões e trezentos mil homens. A faixa etária que mais acessa o ciberespaço é de 30 a 39 anos.
FONTE: Agência RádioWeb - Reportagem, Silaine Bohry

sexta-feira, 10 de setembro de 2010

ESPORTE: Após vitória, Muricy cobra casa cheia contra corintianos

"Pedimos um voto de confiança para a torcida. Estamos no primeiro lugar, brigando pelo título e temos que apoiar os jogadores", destacou o treinador

O técnico Muricy Ramalho não escondeu o descontentamento com o fato de que apenas 4.632 torcedores pagaram ingresso para ver o Fluminense vencer o Ceará por 3 a 1, na última quarta-feira à noite, no Engenhão, e assegurar a liderança isolada do Campeonato Brasileiro. E o treinador já aproveitou para cobrar uma presença em massa da torcida na partida da próxima quarta-feira, contra o Corinthians, que também será disputado no estádio carioca.
O fato de o Maracanã ter sido fechado para a realização de obras que visam a Copa do Mundo de 2014 acabou colaborando para a presença pequena de torcedores do Fluminense, pouco habituados a assistir jogos no Engenhão, cuja localização de difícil acesso também é outro fator que motiva a torcida a deixar de comparecer ao estádio.
Muricy, porém, clamou: "Pedimos um voto de confiança para a torcida. Estamos no primeiro lugar, brigando pelo título e temos que apoiar os jogadores. Esses caras têm muita força de vontade e mostram sempre profissionalismo. Para sermos campeões temos que ter a torcida ao nosso lado. Contra o Corinthians tem que tomar conta do estádio. Aqui é Rio de Janeiro, não importa que é o Engenhão. Os tricolores têm que comprar todos os ingressos, assim como eles fizeram contra a gente no Pacaembu. Pedimos ao torcedor a presença porque é um jogo importantíssimo na luta pelo título. Não temos que ter medo de sermos felizes, estamos no primeiro lugar".

O comandante, porém, não deixou de reclamar do fato de não poder mais usar o Maracanã neste ano e ainda defendeu a utilização do estádio ainda neste Campeonato Brasileiro. "Nossa casa realmente é o Maracanã. Não gosto de reclamar, mas realmente fomos muito prejudicados. Acho que a Federação Carioca de Futebol tem que defender, assim como o governador (a volta do Maracanã). Têm outros estádios que vão ser reformados e estão abertos. A regra deveria ser para todos", reforçou.
O treinador ainda foi além ao dizer que o Engenhão não é um estádio que teve boa aceitação do torcedor, até por causa de sua localização. "Se a nossa temporada no Engenhão for sempre assim está bom porque o resultado desta quarta foi ótimo. Mas percebemos que os jogos aqui para a torcida não são bons. Com relação às instalações, não podemos reclamar, são ótimas. O gramado melhorou muito comparado ao último jogo que fizemos contra o Botafogo".
Além de cobrar uma presença maior da torcida do Fluminense e falar especificamente sobre as condições do Engenhão, Muricy elogiou a atuação dos seus jogadores diante do Ceará, lembrando que o time melhorou muito em relação ao jogo do último domingo, em Campinas, onde acabou derrotado por 2 a 1 pelo Guarani, de virada.
"O time criou muitas oportunidades, diferente de domingo que só demos um chute ao gol do adversário. Hoje (quarta-feira), mesmo no segundo tempo, tivemos muito mais chances de fazer quatro ou cinco do que o Ceará de fazer o primeiro. O time se portou muito bem, está de parabéns. Não é fácil, temos que passar essa fase. Está difícil armar o time, perdemos muita gente ao mesmo tempo, temos muitos jogadores importantes no departamento médico", ressaltou.
Fonte: Eldorado ESPN - AE
Foto: Marcos de Paula/AE

PNAD: Trabalho infantil cai 20% nos últimos cinco anos

SILAINE BOHRY: O trabalho infantil está em declínio no Brasil. Nos últimos cinco anos, o número de crianças e adolescentes entre cinco e dezessete anos trabalhando caiu 20,7%, segundo Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios, Pnad 2009, feita pelo IBGE. Em 2004, cerca de cinco milhões e trezentas mil crianças trabalhavam no Brasil. Em 2009, esse número caiu para quatro milhões e duzentas mil. O ministro do Planejamento, Paulo Bernardo, considera o resultado satisfatório, mas afirma que a meta do governo é erradicar o trabalho infantil nos próximos anos.
PAULO BERNARDO: "Houve uma redução expressiva no trabalho infantil, mas por outro lado exige atenção porque nós queremos, na verdade, erradicar o trabalho infantil. Ele continua existindo especialmente na faixa de treze anos, quatorze anos, onde hoje você não tem previsão legal de trabalho, mas ainda é muita criança que ao invés de estar na escola está no trabalho. Acho que isso é uma coisa que está melhorando, mas nós queremos fazer um esforço para melhorar rapidamente."
SILAINE BOHRY: O ministro Paulo Bernardo enfatiza ainda outros pontos da pesquisa. O estudo revela que os homens são os mais explorados principalmente na faixa etária de cinco a dezessete anos de idade. Os trabalhos mais realizados por crianças e adolescentes se concentram em pequenos empreendimentos familiares agrícolas. E os menores passam em média 26 horas semanais no serviço. A maior parte deles, 70,8%, não recebe nenhuma remuneração.
Fonte: Agência RádioWeb - Reportagem, Silaine Bohry

ESPORTE: Berlusconi diz que Milan será protagonista na Europa

O ataque do da equipe italiana pode contar com Robinho, Ibrahimovic, Alexandre Pato e Ronaldinho Gaúcho


Silvio Berlusconi revelou ter grandes ambições no Milan nesta temporada, após a equipe se reforçar com Robinho e Ibrahimovic e contratar um novo treinador. "Queremos ser protagonistas na Itália e na Europa", disse o presidente do Milan e primeiro-ministro italiano ao jornal Gazzetta dello Sport em uma entrevista publicada nesta sexta-feira. "Exceto por alguma contusão, nosso elenco é de nível elevado".
Robinho e Ibrahimovic se juntam a um setor ofensivo que já contava com os brasileiros Alexandre Pato e Ronaldinho Gaúcho. Berlusconi disse que ele procurou, com as contratações, "formar um Milan espetacular, que pode entreter, onde todos os melhores jogadores podem jogar juntos".
O técnico Massimiliano Allegri substituiu o brasileiro Leonardo no comando da equipe, que terminou o último Campeonato Italiano em terceiro lugar. O desempenho garantiu a classificação do Milan para a fase de grupos da Liga dos Campeões da Europa, mas foi criticado, já que o time terminou 12 pontos atrás da campeã e rival Inter de Milão.
Leonardo teve uma série de desentendimentos com Silvio Berlusconi, que é conhecido por ter opiniões fortes e pela sua influência na estratégia e escalação do Milan. "Eu não sou um novato no futebol e eu acho que posso ter uma palavra a dizer", disse. "Conversei com Allegri, disse-lhe o que penso", acrescentou. "Mas a última palavra, como sempre, é dele".
Fonte: Eldorado ESPN - AE
Foto: AP

ACIDENTES OCULARES: Ações simples de proteção podem evitar danos graves e permanentes

JULIANA COSTA: No dia a dia, nos deparamos com situações simples que podem causar acidentes graves. Colocar um simples prego na parede, por exemplo, pode levar a pessoa a sofrer uma lesão ocular e até mesmo ficar cega. É isso mesmo. Não são só as doenças que causam cegueira. Acidentes domésticos e em ambientes de trabalho também. O uso de produtos químicos ou ferramentas, sem a devida proteção, pode ferir os olhos e prejudicar a visão permanentemente. O médico especialista em cirurgias de Catarata, Jonathan Lake, explica os tipos de acidentes mais comuns que podem causar danos graves à visão.
JONATHAN LAKE: "A gente pode dividir isso em algumas categorias. São acidentes causados por queimaduras: essas queimaduras podem ser térmicas, podem ser por radiação, sendo que a radiação principal, mais comum é a ultravioleta, e as queimaduras químicas que vem de produtos químicos que podemos ter no ambiente de trabalho ou principalmente em casa na área de limpeza e na cozinha. Agora fora as queimaduras temos os traumatismos, que podem ser contusos, ou seja, traumatismo por impacto,ou então perfurantes."
JULIANA COSTA: De acordo com o médico Jonathan Lake, o uso de óculos de proteção é uma medida simples mas que ajuda muito a evitar que um acidente doméstico deixe seqüelas severas na pessoa.
JONATHAN LAKE: "É fundamental pra qualquer tipo de obra em casa, se for fazer uma poda, se for mexer no jardim, se for mexer com produtos químicos, qualquer coisa, usar um óculos de proteção. Isso vai prevenir uma série de coisas que são tão complicadas pro indivíduo que realmente o custo acaba sendo praticamente irrisório. Vários desastres, vários problemas permanentes de visão poderiam ter sido evitados com uma simples medida de prevenção. Então, aqui fica o apelo pra população: sempre se cuidar, assim como lembramos de outras partes do corpo, pensar nos olhos ao fazer uma atividade em casa, tanto de lazer quanto de trabalho."
JULIANA COSTA: O médico especialista em cirurgias de Catarata, Jonathan Lake, ressalta ainda que noventa e oito por cento dos acidentes oculares que acontecem diariamente podem ser evitados se forem tomados os devidos cuidados.
Fonte: Agência RádioWeb - Reportagem, Juliana Costa

quinta-feira, 9 de setembro de 2010

IBGE: Taxa de fecundidade tem primeira alta da década no Brasil

Nesta última quarta-feira, dia 08, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE informou que a população brasileira cresceu 1%, totalizando em 191,8 milhões de pessoas em 2009. O levantamento mostra que, pela primeira vez na atual série histórica, iniciada em 2001, a taxa de fecundidade no país aumentou. A população idosa continua a crescer no país. De acordo com a pesquisa, o número de brasileiros com faixa etária acima de 60 anos aumentou em 697 mil pessoas de 2008 para 2009. Em contrapartida, houve redução na população jovem, de 0 a 24 anos, que está em 79,8 milhões de pessoas. Já na divisão por sexo, há 51,3% de mulheres para 48,7% de homens. Outro dado importante foi em relação a cor da população brasileira: 48,2% se declarou branca, 44,2% afirmaram ser pardas, e 6,9% disseram ter cor preta. Os amarelos ou indígenas ocupam 0,7%. Todo o material divulgado também está incluído na Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios.

LOCAL: Creche Vinício Scarano recebe brinquedos do Projovem

Durante todo o mês de agosto, os alunos do programa ProJovem Adolescente trabalharam com o tema “Juventude, Direitos Humanos e Socioassistenciais”. Tendo como objetivo em expandir seus olhares e chamá-los a participar da construção de uma sociedade melhor, no último dia do mês de agosto, os 50 jovens visitaram o Centro Municipal de Educação Infantil Vinício Scarano. Os jovens foram recebidos pela coordenadora Marinilda Silva e pela turma de 5 anos que receberam brinquedos que foram confeccionados pelos jovens em uma oficina de artes que acontece no projeto que conta com várias atividades socioeducativas. Após a entrega, o ProJovem conheceu as instalações da creche, os profissionais e como funciona o Centro de Educação Infantil.

EDITAL: Educação Básica

A direção da E.E. São João da Escócia comunica aos interessados que haverá reunião nesta sexta-feira, dia 10, às 08h00, na própria escola, para designação de um professor de Educação Básica, para o Projeto Aluno de Tempo Integral para o turno matutino, em substituição ao diretor (10 de Setembro à 31 de Dezembro). O professor iniciará as atividades logo após da reunião.

ESPORTE: Suspensão e lesões preocupam Cruzeiro no returno


Pouco antes de a bola rolar na partida contra o Internacional, na última quarta-feira à noite, em Uberlândia, o Cruzeiro lamentou problemas que poderão dificultar a sua vida nas próximas rodadas do Campeonato Brasileiro. Lesões e suspensões irão desfalcar o time comandado por Cuca.
Entre os lesionados que ficarão fora pelo menos das duas próximas rodadas estão o meia Montillo e o atacante Wellington Paulista. O médico do Cruzeiro, Sérgio Freire, confirmou pouco antes do confronto de quarta que os dois atletas estão com estiramento de grau 1 (em escala que vai até 3) e precisarão de sete a dez dias de tratamento. Com isso, eles não enfrentarão o Avaí, no próximo domingo, em Florianópolis, e o Guarani, na quarta-feira, em Sete Lagoas (MG).
Para completar, o atacante Thiago Ribeiro foi punido nesta quarta-feira com quatro jogos de suspensão em julgamento no Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD). Ele foi penalizado por causa do cartão vermelho que recebeu no duelo contra o Vitória, no último dia 22 de agosto. Ele acabou sendo julgado após o árbitro Francisco Carlos Nascimento denunciá-lo no artigo 243-F do Código Brasileiro de Justiça Desportiva (CBJD), que fala sobre ofender alguém em sua honra e prevê pena mínima de quatro partidas. Além da punição, os auditores do tribunal fixaram multa de R$ 5 mil ao jogador.
Thiago Ribeiro já cumpriu um dos jogos de suspensão, mas a princípio ficará fora dos próximos duelos contra Avaí, Guarani e Botafogo. O Cruzeiro já informou que entrará com pedido de efeito suspensivo junto ao STJD para poder contar com o jogador.
Curiosamente, o atacante foi punido no mesmo dia em que recebeu uma placa do Cruzeiro, antes do jogo em Uberlândia, por causa das 100 partidas que completou com a camisa do time. "É uma marca importante, 100 jogos. Espero continuar dando sequência no meu trabalho e continuar ajudando o Cruzeiro", enfatizou.
Para completar os problemas que Cuca terá para escalar o time, o volante Fabrício, o zagueiro Cláudio Caçapa e o atacante Robert também se recuperam de lesões. O defensor Edcarlos, que cumpriu suspensão contra o Inter, já tem volta confirmada ao time diante do Avaí. Já o experiente meia Gilberto, que se recupera de uma tendinite no tendão de Aquiles e não joga desde 22 de julho, também será outro desfalque.
FOnte: Eldorado ESPN - AE
Foto: Divulgação

OLHO SECO: Saiba como aliviar o ressecamento causado pela mudança climática

CYNTHIA RIBEIRO: Além da pele ressecada, é comum os olhos também sofrerem nesta época de seca e muito calor. Com as mudanças no clima, muitas pessoas ficam com aquela sensação chata de areia nos olhos, secura, vermelhidão e irritação constante. Para amenizar os incômodos do chamado "olho seco", é preciso tomar certos cuidados. O uso do computador e ambientes com ar-condicionado, por exemplo, ajudam a ressecar os olhos, como ensina o oftalmologista Celso Boianovsky.
CELSO BOIANOVSKY: "Medidas de lubrificação do meio ambiente como o vaporizador também ajudam um pouquinho; evitar dirigir com o vidro aberto evitando com que o vento venha em direção ao olho; fazer algumas pausas em trabalhos muito prolongados no computador; pedir para que seja feita a inspeção periódica nos aparelhos de ar-condicionado, porque aumenta as chances de contaminação do ar e de ar seco; o uso de colírios lubrificantes; óculos de boa qualidade ajudam, evitam vento e sol diretamente no olho."
CYNTHIA RIBEIRO: Segundo o oftalmologista, o principal problema dessa secura nos olhos é que a falta de lubrificação facilita o surgimento de infecções, como a conjuntivite, que é muito comum nesta época do ano.
CELSO BOIANOVSKY: "Os olhos perdem o seu principal mecanismo de proteção. Uma das coisas que mais preservam o epitélio, e nutrem o epitélio é o filme lacrimal, então, a pessoa começa a ter o olho irritado, começam a mexer no olho com as próprias mãos - as mãos que são os grandes agentes contaminadores, você pega em vários lugares – e aí o olho já está propenso, uma coisa puxa a outra e acaba que, sim, é muito mais fácil de contrair uma conjuntivite."
CYNTHIA RIBEIRO: O uso de colírios são uma boa pedida para quem quer proteger os olhos e acabar com os incômodos da secura. Mas o médico Celso Boianovsky alerta: existe um medicamento adequado para cada situação, por isso, é fundamental nunca usar nenhum tipo de colírio antes de procurar um oftalmologista.
CELSO BOIANOVSKY: "É importante. O médico vai recomendar qual o melhor colírio, tem colírios de densidades diferentes, tem colírios que são mais específicos para olho seco mais grave, tem colírios que não são muito bons para se usar com lente de contato, outros são melhores para se usar com lente de contato."
CYNTHIA RIBEIRO: O oftalmologista Celso Boianovsky acrescenta que o hábito de usar soro fisiológico para lubrificar os olhos, além de não ser adequado, pode piorar ainda mais o ressecamento.
Fonte: Agência RádioWeb - Reportagem, Cynthia Ribeiro

ESPORTE: Flamengo terá desfalques em 'decisão' com o Vitória

O técnico Silas encara a partida contra o Vitória, sábado, em Volta Redonda, como uma decisão, já que o adversário também luta contra o rebaixamento no Campeonato Brasileiro, mas terá problemas para escalar o Flamengo. Na derrota por 2 a 0 para o São Paulo, o treinador perdeu dois titulares.
O atacante Diogo foi expulso no primeiro tempo da partida de quarta-feira, enquanto o lateral-direito e capitão Léo Moura recebeu o terceiro cartão amarelo. Assim, ambos terão que cumprir suspensão automática. "É muito ruim ficar de fora em momento como esse. Quero sempre ajudar a minha equipe e infelizmente vou cumprir suspensão contra o Vitória, mas contra o Prudente estou de volta", afirmou o defensor.
Na defesa, Silas deve optar entre Galhardo e Everton Silva para a vaga de Léo Moura. Já Diogo deve ser substituído por Leandro Amaral, Diego Maurício ou Val Baiano. Outra opção de Silas é escalar uma equipe cautelosa, com três zagueiros. "Vai ser uma decisão e vindo a primeira vitória, virão as outras", disse o treinador.

MÁQUINA DE CAMISINHAS: Novidade busca diminuir barreiras entre o jovem e uso do preservativo

JULIANA COSTA: Pesquisa feita pelo Ministério da Saúde em parceria com a Unicef revelou que jovens entre treze e dezenove anos têm vida sexual ativa. O estudo apontou ainda que os adolescentes têm dificuldade de acesso ao preservativo. De olho nessa questão, o Programa Nacional de DST e Aids vêm desenvolvendo uma série de ações em conjunto com escolas da rede pública de todo o País. Uma delas é a instalação de máquinas de camisinhas nas escolas. Nessas máquinas os adolescentes vão poder digitar uma senha e retirar o seu preservativo. Cada escola vai decidir onde vai instalar a sua máquina, mas a idéia é que elas fiquem em locais onde os estudantes possam retirar sua camisinha com discrição, como os banheiros. A assessora técnica do Departamento de DST/AIDS e Hepatites Virais, Ellen Zita, explica que muitas escolas já distribuem camisinhas a seus alunos, mas a máquina é mais uma forma de aproximar o jovem do preservativo.
ELLEN ZITA: "Desse elemento inovador está sendo mobilizado de alguma forma com a proposta do dispensador de preservativo, ou seja, a máquina da camisinha. Na verdade, é ampliar o acesso ao preservativo no ambiente escolar. Essa é a questão que a gente já sabe que foi ressaltada no centro escolar, que já existe a disponibilização de preservativos nas escolas. Nós não estamos fazendo aleatoriamente, apenas estamos propondo uma forma de harmonizar a disponibilização da camisinha na escola."
JULIANA COSTA: A assessora técnica do Departamento de DST/AIDS e Hepatites Virais explica que até o fim de 2010 pelo menos 40 escolas já devem estar com suas máquinas de camisinhas instaladas. Apesar de a proposta ter sido alvo de críticas de alguns setores da sociedade, Ellen Zita esclarece que o objetivo do governo é que todo adolescente possa ter acesso à camisinha e que a timidez não o impeça de se proteger.
ELLEN ZITA: "O Ministério da Saúde e o da Educação eles entendem que o preservativo também deve estar na escola, aonde o aluno pode pegar. Não distanciando a aproximação do aluno das unidades de saúde. Nós estamos apenas ampliando a possibilidade do aluno ter acesso; é isso. O preservativo ele tem que estar em todo e qualquer lugar, não só na saúde, ele tem que estar ao alcance, ao acesso daquele que precisa desse insumo. Então, o que a gente quer é que esteja, sim, nas escolas e esteja, sim, nas unidades básicas de saúde."
JUULIANA COSTA: De acordo com a assessora técnica do Departamento de DST/Aids e Hepatites Virais do Ministério da Saúde, Ellen Zita, a previsão é que a partir de 2011 o projeto seja ampliado e as máquinas de camisinhas sejam instaladas em todas as escolas que tiverem interesse.
Fonte: Agência RádioWeb - Reportagem, Juliana Costa

ESPORTE: Renato exalta reação do Grêmio no Brasileirão

A vitória sobre o Atlético Goianiense por 2 a 0 deixou o Grêmio um pouco mais longe da zona de rebaixamento no Campeonato Brasileiro e confirmou uma reação da equipe no torneio. Com o triunfo de quarta-feira, o time gaúcho completou a quarta partida sem derrotas, o que foi exaltado pelo técnico Renato Gaúcho.
"O Grêmio esteve bem, principalmente no primeiro tempo. Eu sabia que o Renê colocaria a equipe mais para cima no segundo tempo e a pressão era normal. O mais importante é o resultado e saber que o Grêmio está subindo de produção a cada rodada", afirmou, satisfeito com o triunfo de quarta-feira.
Renato ressaltou que o Atlético-GO era um adversário na luta contra o rebaixamento para a Série B e, por isso, o triunfo foi ainda mais importante para o Grêmio. "Essa vitória foi contra um adversário direto. A cada rodada estamos nos afastando da zona perigosa", comentou.
O treinador apostou em um duelo complicado para o Grêmio contra o Corinthians, sábado, no Pacaembu, mas prometeu luta para conseguir um bom resultado fora de casa. "Não tem jogo fácil. Vamos encarar o vice-líder do Campeonato Brasileiro, mas o Corinthians também respeita o Grêmio. O Corinthians está jogando tranquilo porque está na parte de cima da tabela, mas vamos brigar para buscar um bom resultado lá", disse.
Fonte: Eldorado ESPN - AE
Foto: Divulgação

quarta-feira, 8 de setembro de 2010

TABAGISMO: Pesquisa revela que gastos com cigarro comprometem o orçamento doméstico

JULIANA COSTA: Dados da Pesquisa Especial de Tabagismo, feita pelo Instituto Nacional do Câncer, Inca, revelam que além do cigarro fazer mal a saúde, também compromete o orçamento doméstico. Segundo a pesquisa, uma família composta por um casal de fumantes, com idade entre 45 e 64 anos, moradores de uma cidade da região Sudeste do País, gasta, por mês, somente com cigarros, cento e vinte e oito reais e sessenta centavos. Por ano, a despesa chega a mil quinhentos e quarenta e três reais e vinte centavos, valor que seria possível comprar uma geladeira, uma TV de LCD e até mesmo um computador. O professor de Economia da Universidade de Brasília, Roberto Piscitelli explica que o cigarro é um bem de consumo imediato.
ROBERTO PISCITELLI: "As pessoas estariam abrindo mão, por exemplo, de bens de consumo durável, coisas que lhe trariam conforto e, sobretudo, coisas que lhes possibilitaria uma melhoria permanente de qualidade de vida. Porque o cigarro pode ser considerado um bem de consumo imediato, como alimento. Quer dizer, se abre mão desse grau de conforto, dessa melhoria da qualidade de vida por um prazer efêmero, fulgaz, enfim".
JULIANA COSTA: O economista acrescenta que, segundo a pesquisa, um fumante de baixa renda, recebendo um salário mínimo, gasta em média cinqüenta e cinco reais em cigarro, ou seja, compra até cento e cinquenta maços por mês. Roberto Piscitelli afirma esse dinheiro poderia ser usado até mesmo no financiamento de uma casa própria.
ROBERTO PISCITELLI: "Se for família de baixa renda, dependendo dos programas habitacionais hoje disponíveis, o crédito mais fácil e do próprio prazo do qual a pessoa esteja disposta a pagar a prestação de uma casa, quer dizer, se esse valor não der pra pagar a totalidade da prestação, pelo menos ajuda no pagamento da prestação. Isso é muito relevante para as família de baixa renda."
JULIANA COSTA: O economista Roberto Piscitelli lembra que os valores da pesquisa foram calculados com base em 2008, quando o salário mínimo era de quatrocentos e quinze reais.
Fonte: Agência RádioWeb - Reportagem, Juliana Costa

ESPORTE: São Paulo joga em casa e já sonha com Libertadores

A equipe Eldorado Espn transmite o clássico brasileiro a partir das 20h

Após as duas primeiras vitórias do São Paulo sob o comando do interino Sérgio Baresi, já é possível sonhar de forma mais concreta com a Copa Libertadores do próximo ano. A seis pontos da zona de classificação para a competição continental, esse volta a ser o principal objetivo da equipe. E uma sequência de bons resultados é a primeira condição para o time chegar mais perto dos líderes do Campeonato Brasileiro.
O confronto contra o Flamengo, nesta quarta-feira, às 22 horas, no Morumbi, é importante para avivar ainda mais o resultado com o qual os são-paulinos já começam a sonhar na temporada e, também, exorcizar de vez qualquer ameaça de rebaixamento, que ainda permeia o sono tricolor. O time carioca, com três pontos a menos, é adversário direto na briga por posições na tabela. Vencê-lo é deixá-lo ainda mais para trás.
A vaga na Libertadores é mesmo tudo com que o São Paulo pode sonhar no momento. Título, só em caso de uma recuperação fantástica como a de 2008, em que acabou o primeiro turno em condição um pouco superior à deste ano - agora está a 13 pontos do líder Fluminense. "Fica muito difícil acreditar em título. Não temos a estabilidade de 2008, quando o Muricy (Ramalho) permaneceu como treinador", explicou o volante Richarlyson.
O técnico não poderá contar com o volante Casemiro e o atacante Dagoberto, suspensos, além de Alex Silva e Ricardo Oliveira, ambos lesionados e já ausências rotineiras nas últimas partidas. Richarlyson deve ser escalado no meio, enquanto que Marlos vai para o ataque. Na defesa, Xandão volta depois de cumprir suspensão diante do Atlético Mineiro.

ILSINHO
Se dependesse só da vontade de Ilsinho, o lateral-direito seria titular contra o Flamengo. Afinal de contas, já treina com o grupo desde junho e gostaria de aproveitar a oportunidade da partida ser no Morumbi para fazer sua reestreia diante da torcida tricolor. Mas Sérgio Baresi tratou de jogar um balde de água fria nas esperanças do jogador.
O treinador avisou que Ilsinho deve começar o jogo no banco de reservas, mas que isso não significa que o lateral entrará durante a partida. "Ele não está nas melhores das condições físicas. Dependendo de como estiver o jogo, talvez eu ponha para atuar alguns minutos".
Fonte: Eldorado ESPN - AE
Foto: Sérgio Neves/AE

ESPORTE: Argentina goleia campeã mundial Espanha em amistoso

O futebol que a Argentina não mostrou em sua eliminação da Copa da África do Sul, quando foi goleada pela Alemanha, apareceu nesta terça-feira, no amistoso contra a campeã mundial Espanha. Ainda sob o comando do técnico interino Sergio Batista, a seleção argentina recebeu o time espanhol no Monumental de Núñez, em Buenos Aires, e goleou por 4 a 1, com direito a grande atuação de Messi.
Enquanto a equipe argentina foi basicamente a que vinha sendo convocada pelo ex-técnico Diego Maradona, a Espanha manteve jogadores importantes no banco. Além do goleiro Casillas, o comandante Vicente del Bosque preferiu começar o jogo com Xavi, Capdevilla e Sergio Ramos na reserva. Desfalcada, a seleção espanhola pagou o preço pelo início ruim.
Inspirado, Messi tabelou com Tevez e abriu o placar. Logo aos dez minutos, ele saiu na cara de Reina e encobriu o goleiro com um belo toque. O gol interrompeu um longo jejum do jogador do Barcelona pela seleção, após ele passar em branco na Copa. Para a sorte dos torcedores presentes ao Monumental, Messi não foi o único a se destacar.
Três minutos depois do primeiro gol, Tevez atacou novamente de garçom, desta vez servindo Higuaín. O atacante driblou Reina e aumentou a vantagem. Enquanto a Espanha parecia atônita, a Argentina aproveitou para fazer o terceiro em uma falha do goleiro espanhol. Aos 34, a bola foi recuada para Reina, que escorregou ao tentar o chute e viu Tevez dar um carrinho para também marcar o seu.
A reação da Espanha veio no segundo tempo. A etapa complementar teve o domínio dos campeões mundiais, que já haviam colocado duas bolas na trave antes do intervalo. Apesar dos 3 a 0, os espanhóis jogavam bem e até mereciam melhor sorte no jogo. O único gol da equipe veio aos 39, quando Llorente recebeu na área e girou batendo no canto.
Nos acréscimos, a Argentina ainda encontrou tempo para transformar a vitória em goleada. Neste momento, o meia D''Alessandro já estava em campo - o jogador do Internacional ganhou nova chance na seleção após anos afastado. Em cruzamento da esquerda, Agüero apareceu livre na área para testar firme e dar números finais ao amistoso.
VITÓRIA E DERROTA - Também nesta terça, as seleções dos países sede da Eurocopa de 2012 disputaram amistosos, e tiveram resultados distintos. A Ucrânia recebeu o Chile, em Kiev, e venceu por 2 a 1. Em Cracóvia, a Polônia desperdiçou um pênalti e a chance do empate, perdendo por 2 a 1 para a Austrália.
Fonte: Eldorado ESPN - AE
Foto: AP

PIB: Com a maior alta em 15 anos e é motivo de comemoração entre os empresários

O PIB - produto interno bruto e consumo de aço são os dois fatores que estão contribuindo para o desenvolvimento econômico brasileiro. Segundo o Instituto Brasileiro do Aço, o consumo de produtos siderúrgicos deverá atingir um recorde de 25 milhões de toneladas em 2010, resultando em um aumento de 34,5% em relação a 2009. O setor automotivo, construção civil e a indústria de equipamentos, são os setores responsáveis por 80% do consumo de aço no Brasil. Resultado considerado positivo, pois existe uma estimativa de que, ao longo do ano, atinja um recorde histórico. Com o crescimento em todos esses setores é sinal de aquecimento na produção industrial do país.

LOCAL: Secretaria de Planejamento Urbano de Paraíso inicia atividades no depósito de entulhos

Visando a limpeza nos terrenos públicos e particulares, a Secretaria de Planejamento Urbano de Paraíso iniciará a partir do dia 13, segunda-feira, as atividades para a destinação dos resíduos de construção civil produzidos no município. Todo material irregular que não são recolhidos pela coleta de lixo será encaminhados para o Depósito de Resíduos Sólidos da Construção Civil conhecido também como o Bota Fora, localizado na Rua José Honório dos Santos, 165 – Bairro Alto Bela Vista. Segundo a secretaria, todos os transportadores de entulho, pessoa física ou jurídica, serão informados sobre a nova legislação. Outra medida que entrará em vigor no dia 08, será o cadastramento dos profissionais que transportam esse tipo de material. Para obter maiores informações e até mesmo realizar o cadastramento será na Secretaria de Planejamento Urbano das 08h às 11h e das 13h às 17h de segunda a sexta-feira.

ESPORTE: Paraíso Basquete estreia no Campeonato Mineiro

Paraíso Basquete, fará participação no Campeonato Mineiro de 2010, conforme a divulgação da tabela pela Federação Mineira de Basketball. A equipe paraisense defende o título de vice-campeão estadual. Neste campeonato de 2010 terá mais jogos e mais equipes. Com uma equipe bastante renovada em relação ao time da última campanha, que disputou o Torneio Novo Milênio, o Paraíso Basquete está animado. Segundo o técnico Jefferson, que também atuará como jogador no certame, fala que o motivo de tanta animação foi o bom desempenho na Copa EPTV. Confira os jogos do Paraíso Basquete nesta primeira fase:

Dia 16 de setembro – Arena Olímpica – São Sebastião do Paraíso
Paraíso Basquete x PBF/Sport Juiz de Fora
Dia 18 de setembro - UTC – Uberlândia
UNITRI/Universo x Paraíso Basquete
Dia 19 de setembro – SESI – Uberlândia
SESI Esportes Uberlândia x Paraíso Basquete
Dia 28 de setembro – Arena Olímpica – São Sebastião do Paraíso
Paraíso Basquete x Minas Tênis Clube
Dia 29 de setembro – Arena Olímpica – São Sebastião do Paraíso
Paraíso Basquete x Catalão/Olympico Club
Dia 19 de outubro – Arena Olímpica – São Sebastião do Paraíso
Paraíso Basquete x SESI Esportes Uberlândia
Dia 20 de outubro – Arena Olímpica – São Sebastião do Paraíso
Paraíso Basquete x UNITRI/Universo
Dia 22 de outubro – Sport Club – Juiz de Fora
PBF/Sport Club Juiz de Fora x Paraíso Basquete
Dia 23 de outubro – BHZ Basketball AVB – Belo Horizonte
Catalão Olympico Club x Paraíso Basquete
Dia 24 de outubro – Arena VIVO – Belo Horizonte
Minas Tênis Clube x Paraíso Basquete

ÁLCOOL: Problemas de memória e de aprendizagem são causados pelo excesso de bebidas alcóolicas

JULIANA COSTA: Que o álcool em excesso faz mal à saúde, todo mundo já sabe. O problema maior está no fato do dependente do álcool não se dar conta do que a bebida pode fazer com os neurônios. Quem bebe em excesso, tem a memória diretamente afetada e a capacidade para aprender e memorizar novos conteúdos também. O psiquiatra Arthur Guerra, explica que os dependentes do álcool apresentam déficits de memória.
ARTHUR GUERRA: "Se a pessoa estiver em abstinência, parou de beber há seis meses, há uma ano, dois anos, há três anos, essa abstinência favorece essa pessoa a retomar a sua capacidade de memória, mas se estiver bebendo, por exemplo, diariamente o risco de ter alterações acaba sendo muito maior pela lesão que o álcool agride diretamente o cérebro. Então essa limitação acaba sendo também importante porque acaba tendo um pior rendimento intelectual e profissional."
JULIANA COSTA: Segundo Arthur Guerra, dependentes em álcool sofrem alterações psicológicas importantes, daí surge a negação do problema e a tendência de acreditar que podem largar o vício quando bem entenderem.
ARTHUR GUERRA: "A negação faz parte do quadro clínico, a negação de muitos dependentes de álcool e vício, a pessoa não admite que tem um problema. Está com tremor, está com dependência, mas ela não admite que tem e fala que o problema ta ligado com a outra pessoa, às vezes ao parceiro, parceira, ao governador do estado, ao presidente da República. Mas o problema está com ela mesmo, essa pessoa que está usando o álcool de maneira inapropriada."
JULIANA COSTA: O psiquiatra, Arthur Guerra, qualquer pessoa pode se livrar do vício do álcool. Em primeiro lugar, é preciso querer parar e depois procurar um especialista.
Fonte: Agência RádioWeb - Reportagem, Juliana Costa

terça-feira, 7 de setembro de 2010

ESPORTE: Ronaldo treina e deve retornar; Iarley admite ser opção

'Pra mim é uma satisfação estar sendo lembrado e comparado ali onde o Ronaldo com certeza é o titular', disse Iarley

Depois de ficar fora da partida contra o Goiás, no último sábado, o atacante Ronaldo treinou normalmente na manhã desta segunda-feira, no Parque São Jorge, e deverá ficar à disposição do técnico Adilson Batista para o jogo desta quarta, contra o Atlético-PR, na Arena da Baixada, pela 20.ª rodada do Campeonato Brasileiro.
Ao comentar a provável volta de Ronaldo, o atacante Iarley admitiu que o companheiro de equipe merece a condição de titular absoluto. E o jogador mostrou que não ficará chateado se sair da equipe para a entrada do Fenômeno, mesmo depois de ter marcado dois gols na goleada de 5 a 1 sobre o Goiás, no Pacaembu.
"Pra mim é uma satisfação estar sendo lembrado e comparado ali onde o Ronaldo com certeza é o titular. É importante ser lembrado e estar à disposição sempre quando precisar", ressaltou Iarley, em entrevista para a TV Bandeirantes nesta segunda-feira.
Em seguida, o jogador destacou que precisa estar sempre no melhor da sua forma para ter chances de fazer uma boa sequência de jogos na equipe titular. "O jogador que veste essa camisa tem que estar em um nível muito alto para estar disputando posição com um jogador desse porte (no caso, Ronaldo). Com esse elenco, com essa qualidade que tem, o Corinthians sempre vai manter a média de boas atuações", reforçou.
Iarley ainda comentou o fato de estar prestes a encarar o Atlético-PR na Arena da Baixada, onde ele espera grandes dificuldades para o Corinthians. "Vai ser difícil, a gente sabe o quanto é difícil jogar na Arena. E, pelo momento que está o Atlético, a gente sabe o tanto que será difícil".
Além de Ronaldo, Dentinho, Thiago Heleno e William, que se recuperam de lesões, treinaram com bola nesta manhã de segunda-feira no Parque São Jorge e também poderão ficar à disposição de Adilson Batista. Já o volante Elias, que cumpriu suspensão pelo terceiro cartão amarelo na rodada passada, tem retorno garantido ao time titular diante do Atlético-PR.
Com isso, os únicos desfalques confirmados do Corinthians para quarta-feira são os zagueiros Chicão, que segue em processo de recuperação de uma lesão no joelho direito, e Paulo André, que recebeu o terceiro cartão amarelo contra o Goiás. Sendo assim, William deverá formar a dupla de zaga corintiana com Leandro Castán.
Fonte / Foto: Eldorado ESPN - AE

SECA: Quem vai assistir às festas cívicas e curtir atividades ao ar livre deve redobrar cuidados

CYNTHIA RIBEIRO: Para comemorar o feriado que marca a independência do Brasil, neste sete de setembro, muitas cidades prepararam comemorações especiais, com desfiles, atividades de lazer, celebrações cívicas e passeios ao ar livre. O problema é que a seca, este ano, está mais intensa, o calor está forte e, em muitos estados, a umidade relativa do ar está bem abaixo do normal. Muitas pessoas passam mal nesse período, e a exposição ao sol no horário mais crítico, de dez da manhã às quatro da tarde, pode piorar ainda mais essa situação. Por isso, quem vai curtir as festividades ao ar livre deve redobrar os cuidados com a saúde, como destaca o clínico-geral e pneumologista Roberto Valente.
ROBERTO VALENTE: "Eu tenho que tentar ingerir bastante líquido e me manter muito bem hidratado. Um outro ponto importante é com relação a radiação solar, eu tenho que usar protetor solar durante todo esse período, devo usar roupas que na atraiam o calor que não aumentam a radiação, então, usar mais branco. Em termos de líquido, eu devo tomar muita água de côco, por exemplo, é uma das coisas boas tem componentes de hidratação muito bons. Evite, por exemplo, comer uma feijoada. Devo comer mais frutas e bastante líquido."
CYNTHIA RIBEIRO: O médico Roberto Valente lembra que as crianças e os idosos podem sofrer mais com a seca e o calor intenso. Mas, segundo o clínico-geral, todas as pessoas que vão se expor ao sol, nesta terça-feira, se não se cuidarem, podem ter os seguintes sintomas:
ROBERTO VALENTE: "A sensação vai ser dor de cabeça, moleza, um mal-estar geral e uma sensação de sede conjunta a esses sinais."
CYNTHIA RIBEIRO: O clínico-geral e pneumologista Roberto Valente ressalta que quem já estiver se sentindo mal, como diarréia, por exemplo, deve evitar sair no período mais crítico do sol. Para quem acha que o tempo pode mudar, um alerta: a previsão confirma que o dia vai ser mesmo de muito calor e baixa umidade relativa do ar, principalmente, nas regiões atingidas pela seca. É o que informa a meteorologista do Instituto Nacional de Meteorologia, Maria das Dores de Azevedo.
MARIA DAS DORES DE AZEVEDO: "Mato Grosso, norte do Mato Grosso do Sul, Goiás, Oeste de São Paulo, oeste de Minas, Tocantins e Rondônia, também tem o interior do Nordeste, tudo com muito sol, calor e pouca umidade."
CYNTHIA RIBEIRO: A meteorologista acrescenta que quem mora no Distrito Federal também vai sentir muito calor nesta terça-feira. De acordo com Maria das Dores de Azevedo, previsão de chuva nessas regiões mais secas só na segunda quinzena de setembro.
Fonte: Agência RádioWeb - Reportagem, Cynthia Ribeiro

ESPORTE: Marcos Assunção diz que Palmeiras não 'jogará a toalha'

Para volante, equipe tem de mostrar reação já na partida contra o Vitória, nesta quarta

A derrota de virada para o Cruzeiro por 3 a 2, em pleno Pacaembu, abalou os ânimos dos jogadores do Palmeiras. Mas, apesar da frustração, o volante Marcos Assunção garantiu que a equipe não desistirá e seguirá lutando até o fim do Campeonato Brasileiro.
"Nós somos os únicos que não podemos jogar a toalha. E não vamos fazer isso. De repente, conseguimos uma sequência de vitórias e voltamos novamente à briga", prometeu o volante, exigindo atitude do elenco. "Só não podemos ficar falando, precisamos fazer isso na prática. Pelo o que já demonstramos em várias partidas, temos potencial para isso."
A reação do Palmeiras, na opinião de Assunção, deve começar já na quarta-feira, com o Vitória, fora de casa. "Vamos continuar mantendo nossa conduta nos treinamentos e olhar positivamente para o futuro. Temos um jogo fora de casa contra o Vitória, mas já conhecemos esse adversário e o objetivo é voltar de lá com pontos na bagagem", projetou.
O volante ainda elogiou o torcedor palmeirense. "Nossa torcida está de parabéns, pois lotou o estádio, fez uma festa bonita e apoiou do começo ao fim. Infelizmente, não fizemos a nossa parte. Eles mereciam muito mais", finalizou.
Fonte: Eldorado ESPN - AE
Foto: Sergio Neves/AE

segunda-feira, 6 de setembro de 2010

EDITAL: AUXILIAR TÉCNICO DA EDUCAÇÃO BÁSICA

A DIREÇÃO DA E. E. CLÓVIS SALGADO COMUNICA QUE REALIZARÁ NESTA QUARTA-FEIRA DIA 08 ÁS 07H00 UMA REUNIÃO PARA DESIGNAÇÃO DE 1 AUXILIAR TÉCNICO DA EDUCAÇÃO BÁSICA EM CARGO VAGO PARA O TURNO MATUTINO.
OS INTERESSADOS DEVERÃO COMPARECER A E.E. CLÓVIS SALGADO MUNIDOS DE DOCUMENTOS PESSOAIS.

SUS: Peça teatral educativa mostra como funciona a rede e quais são os direitos dos usuários

CYNTHIA RIBEIRO: Informar melhor as pessoas sobre o que é o Sistema Único de Saúde e os direitos e deveres de cada cidadão. Quem assistir a peça de teatro "Abre Alas para a Saúde" vai aprender um pouco mais sobre como funciona a rede, a função dos postos de saúde, quais os direitos dos usuários, a importância de seguir as orientações do médico e de usar preservativo. O espetáculo, produzido por grupo teatral do Distrito Federal, é patrocinado pelo Ministério da Saúde. A peça foi filmada recentemente para ser distribuída às secretarias de saúde estaduais e municipais de todo o Brasil em formato de vídeo educativo. O diretor Humberto Pedrancini destaca que a ideia é levar informação de qualidade de forma leve e divertida.
HUMBERTO PEDRANCINI: "Ela aborda de uma forma divertida, alegre, musical as questões do Sistema Único de Saúde. Ela começa mostrando para as pessoas o que é o SUS, quais os direitos que o usuário tem, e depois ela mostra situações em que os direitos das pessoas são utilizados. A gente aborda questões como tratamento de saúde interrompido, doenças sexualmente transmissíveis, respeito às culturas, a adversidade cultural."
CYNTHIA RIBEIRO: De acordo com o diretor teatral Humberto Pedrancini, a peça foi feita em uma linguagem jovem. A diretora do Departamento de Apoio a Gestão Participativa do Ministério da Saúde, Ana Costa, explica porque é importante sensibilizá-los.
ANA COSTA: "Nós estamos focando o jovem porque é onde se forma a consciência de futuro também, que tem alta propagação de direitos porque o jovem leva isso para dentro da família, para dentro do seu núcleo familiar. As apresentações presenciais têm sido feitas com jovens de escolas públicas aqui de Brasília, mas o material quando filmado vai poder ser utilizado por qualquer faixa etária, porque ele também traz apelos para todas as faixas etárias."
CYNTHIA RIBEIRO: Ana Costa explica que é dever do Ministério da Saúde buscar formas de conscientizar a população sobre o direito à saúde e divulgar informações corretas sobre o SUS. Por isso, a ideia do teatro educativo. Além das secretarias de saúde, segundo ela, ONGs parceiras do ministérios e bibliotecas públicas do País devem receber o vídeo da peça. O espetáculo é fruto de uma parceria entre a Secretaria de Gestão Estratégica e Participativa do Ministério da Saúde e o Instituto Terceiro Setor
Fonte: Agência RádioWeb - Reportagem, Cynthia Ribeiro