Powered By Blogger

quinta-feira, 9 de setembro de 2010

OLHO SECO: Saiba como aliviar o ressecamento causado pela mudança climática

CYNTHIA RIBEIRO: Além da pele ressecada, é comum os olhos também sofrerem nesta época de seca e muito calor. Com as mudanças no clima, muitas pessoas ficam com aquela sensação chata de areia nos olhos, secura, vermelhidão e irritação constante. Para amenizar os incômodos do chamado "olho seco", é preciso tomar certos cuidados. O uso do computador e ambientes com ar-condicionado, por exemplo, ajudam a ressecar os olhos, como ensina o oftalmologista Celso Boianovsky.
CELSO BOIANOVSKY: "Medidas de lubrificação do meio ambiente como o vaporizador também ajudam um pouquinho; evitar dirigir com o vidro aberto evitando com que o vento venha em direção ao olho; fazer algumas pausas em trabalhos muito prolongados no computador; pedir para que seja feita a inspeção periódica nos aparelhos de ar-condicionado, porque aumenta as chances de contaminação do ar e de ar seco; o uso de colírios lubrificantes; óculos de boa qualidade ajudam, evitam vento e sol diretamente no olho."
CYNTHIA RIBEIRO: Segundo o oftalmologista, o principal problema dessa secura nos olhos é que a falta de lubrificação facilita o surgimento de infecções, como a conjuntivite, que é muito comum nesta época do ano.
CELSO BOIANOVSKY: "Os olhos perdem o seu principal mecanismo de proteção. Uma das coisas que mais preservam o epitélio, e nutrem o epitélio é o filme lacrimal, então, a pessoa começa a ter o olho irritado, começam a mexer no olho com as próprias mãos - as mãos que são os grandes agentes contaminadores, você pega em vários lugares – e aí o olho já está propenso, uma coisa puxa a outra e acaba que, sim, é muito mais fácil de contrair uma conjuntivite."
CYNTHIA RIBEIRO: O uso de colírios são uma boa pedida para quem quer proteger os olhos e acabar com os incômodos da secura. Mas o médico Celso Boianovsky alerta: existe um medicamento adequado para cada situação, por isso, é fundamental nunca usar nenhum tipo de colírio antes de procurar um oftalmologista.
CELSO BOIANOVSKY: "É importante. O médico vai recomendar qual o melhor colírio, tem colírios de densidades diferentes, tem colírios que são mais específicos para olho seco mais grave, tem colírios que não são muito bons para se usar com lente de contato, outros são melhores para se usar com lente de contato."
CYNTHIA RIBEIRO: O oftalmologista Celso Boianovsky acrescenta que o hábito de usar soro fisiológico para lubrificar os olhos, além de não ser adequado, pode piorar ainda mais o ressecamento.
Fonte: Agência RádioWeb - Reportagem, Cynthia Ribeiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário