Powered By Blogger

sexta-feira, 10 de setembro de 2010

ACIDENTES OCULARES: Ações simples de proteção podem evitar danos graves e permanentes

JULIANA COSTA: No dia a dia, nos deparamos com situações simples que podem causar acidentes graves. Colocar um simples prego na parede, por exemplo, pode levar a pessoa a sofrer uma lesão ocular e até mesmo ficar cega. É isso mesmo. Não são só as doenças que causam cegueira. Acidentes domésticos e em ambientes de trabalho também. O uso de produtos químicos ou ferramentas, sem a devida proteção, pode ferir os olhos e prejudicar a visão permanentemente. O médico especialista em cirurgias de Catarata, Jonathan Lake, explica os tipos de acidentes mais comuns que podem causar danos graves à visão.
JONATHAN LAKE: "A gente pode dividir isso em algumas categorias. São acidentes causados por queimaduras: essas queimaduras podem ser térmicas, podem ser por radiação, sendo que a radiação principal, mais comum é a ultravioleta, e as queimaduras químicas que vem de produtos químicos que podemos ter no ambiente de trabalho ou principalmente em casa na área de limpeza e na cozinha. Agora fora as queimaduras temos os traumatismos, que podem ser contusos, ou seja, traumatismo por impacto,ou então perfurantes."
JULIANA COSTA: De acordo com o médico Jonathan Lake, o uso de óculos de proteção é uma medida simples mas que ajuda muito a evitar que um acidente doméstico deixe seqüelas severas na pessoa.
JONATHAN LAKE: "É fundamental pra qualquer tipo de obra em casa, se for fazer uma poda, se for mexer no jardim, se for mexer com produtos químicos, qualquer coisa, usar um óculos de proteção. Isso vai prevenir uma série de coisas que são tão complicadas pro indivíduo que realmente o custo acaba sendo praticamente irrisório. Vários desastres, vários problemas permanentes de visão poderiam ter sido evitados com uma simples medida de prevenção. Então, aqui fica o apelo pra população: sempre se cuidar, assim como lembramos de outras partes do corpo, pensar nos olhos ao fazer uma atividade em casa, tanto de lazer quanto de trabalho."
JULIANA COSTA: O médico especialista em cirurgias de Catarata, Jonathan Lake, ressalta ainda que noventa e oito por cento dos acidentes oculares que acontecem diariamente podem ser evitados se forem tomados os devidos cuidados.
Fonte: Agência RádioWeb - Reportagem, Juliana Costa

Nenhum comentário:

Postar um comentário