Powered By Blogger

terça-feira, 7 de setembro de 2010

SECA: Quem vai assistir às festas cívicas e curtir atividades ao ar livre deve redobrar cuidados

CYNTHIA RIBEIRO: Para comemorar o feriado que marca a independência do Brasil, neste sete de setembro, muitas cidades prepararam comemorações especiais, com desfiles, atividades de lazer, celebrações cívicas e passeios ao ar livre. O problema é que a seca, este ano, está mais intensa, o calor está forte e, em muitos estados, a umidade relativa do ar está bem abaixo do normal. Muitas pessoas passam mal nesse período, e a exposição ao sol no horário mais crítico, de dez da manhã às quatro da tarde, pode piorar ainda mais essa situação. Por isso, quem vai curtir as festividades ao ar livre deve redobrar os cuidados com a saúde, como destaca o clínico-geral e pneumologista Roberto Valente.
ROBERTO VALENTE: "Eu tenho que tentar ingerir bastante líquido e me manter muito bem hidratado. Um outro ponto importante é com relação a radiação solar, eu tenho que usar protetor solar durante todo esse período, devo usar roupas que na atraiam o calor que não aumentam a radiação, então, usar mais branco. Em termos de líquido, eu devo tomar muita água de côco, por exemplo, é uma das coisas boas tem componentes de hidratação muito bons. Evite, por exemplo, comer uma feijoada. Devo comer mais frutas e bastante líquido."
CYNTHIA RIBEIRO: O médico Roberto Valente lembra que as crianças e os idosos podem sofrer mais com a seca e o calor intenso. Mas, segundo o clínico-geral, todas as pessoas que vão se expor ao sol, nesta terça-feira, se não se cuidarem, podem ter os seguintes sintomas:
ROBERTO VALENTE: "A sensação vai ser dor de cabeça, moleza, um mal-estar geral e uma sensação de sede conjunta a esses sinais."
CYNTHIA RIBEIRO: O clínico-geral e pneumologista Roberto Valente ressalta que quem já estiver se sentindo mal, como diarréia, por exemplo, deve evitar sair no período mais crítico do sol. Para quem acha que o tempo pode mudar, um alerta: a previsão confirma que o dia vai ser mesmo de muito calor e baixa umidade relativa do ar, principalmente, nas regiões atingidas pela seca. É o que informa a meteorologista do Instituto Nacional de Meteorologia, Maria das Dores de Azevedo.
MARIA DAS DORES DE AZEVEDO: "Mato Grosso, norte do Mato Grosso do Sul, Goiás, Oeste de São Paulo, oeste de Minas, Tocantins e Rondônia, também tem o interior do Nordeste, tudo com muito sol, calor e pouca umidade."
CYNTHIA RIBEIRO: A meteorologista acrescenta que quem mora no Distrito Federal também vai sentir muito calor nesta terça-feira. De acordo com Maria das Dores de Azevedo, previsão de chuva nessas regiões mais secas só na segunda quinzena de setembro.
Fonte: Agência RádioWeb - Reportagem, Cynthia Ribeiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário