Powered By Blogger

segunda-feira, 6 de setembro de 2010

SUS: Peça teatral educativa mostra como funciona a rede e quais são os direitos dos usuários

CYNTHIA RIBEIRO: Informar melhor as pessoas sobre o que é o Sistema Único de Saúde e os direitos e deveres de cada cidadão. Quem assistir a peça de teatro "Abre Alas para a Saúde" vai aprender um pouco mais sobre como funciona a rede, a função dos postos de saúde, quais os direitos dos usuários, a importância de seguir as orientações do médico e de usar preservativo. O espetáculo, produzido por grupo teatral do Distrito Federal, é patrocinado pelo Ministério da Saúde. A peça foi filmada recentemente para ser distribuída às secretarias de saúde estaduais e municipais de todo o Brasil em formato de vídeo educativo. O diretor Humberto Pedrancini destaca que a ideia é levar informação de qualidade de forma leve e divertida.
HUMBERTO PEDRANCINI: "Ela aborda de uma forma divertida, alegre, musical as questões do Sistema Único de Saúde. Ela começa mostrando para as pessoas o que é o SUS, quais os direitos que o usuário tem, e depois ela mostra situações em que os direitos das pessoas são utilizados. A gente aborda questões como tratamento de saúde interrompido, doenças sexualmente transmissíveis, respeito às culturas, a adversidade cultural."
CYNTHIA RIBEIRO: De acordo com o diretor teatral Humberto Pedrancini, a peça foi feita em uma linguagem jovem. A diretora do Departamento de Apoio a Gestão Participativa do Ministério da Saúde, Ana Costa, explica porque é importante sensibilizá-los.
ANA COSTA: "Nós estamos focando o jovem porque é onde se forma a consciência de futuro também, que tem alta propagação de direitos porque o jovem leva isso para dentro da família, para dentro do seu núcleo familiar. As apresentações presenciais têm sido feitas com jovens de escolas públicas aqui de Brasília, mas o material quando filmado vai poder ser utilizado por qualquer faixa etária, porque ele também traz apelos para todas as faixas etárias."
CYNTHIA RIBEIRO: Ana Costa explica que é dever do Ministério da Saúde buscar formas de conscientizar a população sobre o direito à saúde e divulgar informações corretas sobre o SUS. Por isso, a ideia do teatro educativo. Além das secretarias de saúde, segundo ela, ONGs parceiras do ministérios e bibliotecas públicas do País devem receber o vídeo da peça. O espetáculo é fruto de uma parceria entre a Secretaria de Gestão Estratégica e Participativa do Ministério da Saúde e o Instituto Terceiro Setor
Fonte: Agência RádioWeb - Reportagem, Cynthia Ribeiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário