Powered By Blogger

sábado, 18 de setembro de 2010

ESPORTE: Paraíso Basquete tem bom desempenhos em jogos classificatórios

Em amistoso preparatório realizado na Arena Olímpica na noite de quarta-feira, enfrentando a Seleção Brasileira categoria sub-15, o Paraíso Basquete sub-17 venceu a disputa com jogadas puramente de superação física. Mas, pelo Campeonato mineiro diante o Sport/ Juiz de Fora, os paraisenses começaram também com o pé direito vencendo 84x60. Amanhã enfrentará em Uberlândia às 20h00 o time da casa e no domingo o Unitrí. Ambos pelo Campeonato Mineiro. Já no amistoso contra a Seleção as equipes irão se enfrentar novamente na quarta-feira, dia 22. Com todas essas competições fica notável que a modalidade está crescendo em nosso município.

GERAL: 80% das crianças estão fora da creche no Brasil

Um levantamento realizado pela Fundação Abrinq baseado em dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios de 2009 mostra que 80% das crianças brasileiras de 0 a 3 anos estão fora das creches. No Brasil foi registrado um total 13,6 milhões de crianças de 0 a 4 anos, número que passa longe da meta prevista pelo atual Plano Nacional de Educação, era ter, até 2011, 50% das crianças nesta faixa etária matriculadas em creches. A discussão do ensino infantil no País ganhou maior projeção no fim de 2009, quando o Senado aprovou a Proposta de Emenda à Constituição que torna obrigatório o ensino para crianças e jovens de 4 a 17 anos. Antes, a obrigatoriedade abrangia a faixa etária de 6 a 14 anos. Apesar das mudanças, a creche ficou de fora da exigência da lei.

GERAL: Cai número de crianças que morrem com menos de 5 anos

Segundo a divulgação pela Agência Brasil, caiu o número de crianças que morrem no mundo com menos de 5 anos, dados obtidos através do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef). O estudo foi divulgado nesta sexta-feira, dia 17. Nele, mostra também que há uma tendência de redução nos casos de mortes infantis até essa idade. As informações estão em um relatório de Níveis e Tendências da Mortalidade Infantil, elaborado pelo Fundo e a Agência das Nações Unidas Inter-Grupo de Estimativa de Mortalidade Infantil. O maior número de casos de mortes de crianças com menos de 5 anos é registrado em cinco países - na Índia, Nigéria, República Democrática do Congo, no Paquistão e na China. Só na África morre uma em cada oito crianças nascidas vivas. A taxa entre os países ricos é de uma morte em cada 167 nascimentos. O Unicef alertou que apesar do registro de declínio no número de mortes infantis, o ritmo não é suficiente para atingir as metas do milênio.

VODCA NOS OLHOS: Nova moda entre adolescentes pode levar à cegueira, alertam especialistas

CYNTHIA RIBEIRO: A brincadeira de pingar vodca no olho virou moda entre meninos e meninas nas baladas e preocupa especialistas na área da saúde. Com a falsa idéia de que a bebida nos olhos supostamente vai acelerar a embriaguez, esses jovens arriscam a própria saúde e podem até mesmo ficar cegos. A oftalmologista Roberli Bicharra, diretora-geral do Hospital Federal da Lagoa, no Rio de Janeiro, detalha quais os riscos dessa nova prática.
ROBERLI BICHARRA: "Eles estão correndo o perigo de lesão ocular grave, porque a vodca tem uma porcentagem muito grande álcool e o álcool é tóxico para a membrana da superfície ocular. Então, o álcool vai é tóxico para a membrana, para a superfície ocular. O álcool vai ocasionar então uma deteorização, uma descamação da córnea, facilitando infecções. Com a cicatrização, na formação de uma membrana branca que vai impedir que a visão ocorra, então, pode acarretar perda parcial ou total da visão."
CYNTHIA RIBEIRO: Já existem relatos de pessoas no Brasil que tiveram sérios danos na visão por pingar vodca nos olhos. A oftalmologista Roberli Bicharra explica o que a pessoa deve fazer em caso de intoxicação.
ROBERLI BICHARRA: "Imediatamente, ela tem que lavar bem o olho com água filtrada, diluir bastante isso para evitar a toxidez ou pelo menos diminuir. Ela não deve esfregar o olho porque com isso ela pode acarretar o aumento dessa descamação e deve procurar imediatamente um oftalmologista para que ele possa minimizar o efeito disso."
CYNTHIA RIBEIRO: A médica Roberli Bicharra ressalta que os olhos são muito sensíveis e qualquer substância, tóxica ou não, pode causar lesões. Comportamentos de risco como esse, de pingar vodca no olho, são relativamente comuns na adolescência. A psicóloga Suely Guimarães destaca que os pais, hoje, devem ficar em alerta para orientar corretamente os filhos.
SUELY GUIMARÃES: "É muito importante que os pais estejam atentos e que tenham condições de oferecer suporte, orientação para ajudar esse jovem a atravessar esse momento. E se sentirem dificuldade, que procurem ajuda, pelo menos, para saber como orientar os filhos."
CYNTHIA RIBEIRO: A psicóloga Suely Guimarães lembra que os adolescentes passam por muitas mudanças físicas e emocionais. Por isso, o apoio familiar e a compreensão dos pais são fundamentais neste momento.
Fonte: Agência RádioWeb - Reportagem, Cynthia Ribeiro

sexta-feira, 17 de setembro de 2010

ENXAQUECA: Estudos mostram que 11% das crianças entre sete e 15 anos no Brasil sofrem com a doença

CYNTHIA RIBEIRO: Você sabia que crianças também podem ter enxaqueca, assim como os adultos? Segundo especialistas, no Brasil, onze por cento das crianças e adolescentes entre sete e quinze anos sofrem com o problema. A neurologista Célia Roesler, da Academia Brasileira de Neurologia, explica que, quando ocorre uma situação como essa, muitos pais ignoram e acham que pode ser uma desculpa dos filhos para deixar de cumprir obrigações. Mas, é preciso ficar atento aos sintomas.
CÉLIA ROESLER: "Muitas vezes, eles pensam que não está dor, que está inventando desculpas para faltar na escola. Quando que a gente sabe que a criança está tendo uma enxaqueca mesmo? Na hora da dor, involuntariamente, ela desliga a televisão, ela procura um cantinho, com pouca luz, porque a gente sabe que a claridade, o barulho, o movimento, tudo isso piora a dor de cabeça. Então, a criança se afasta e procura um cantinho e fica lá quietinha."
CYNTHIA RIBEIRO: A enxaqueca pode atingir a criança por toda a infância, desde bem pequena. Depois da puberdade, a queixa é mais comum entre as meninas. De acordo com Célia Roesler, fatores externos, como má alimentação e excesso de tempo na TV ou computador, são os principais desencadeadores do problema.
CÉLIA ROESLER: "Os fatores desencadeantes das crises são praticamente os mesmos dos adultos, porque eles estão sobrecarregados, além de estudar, tem que fazer inglês, tem atividades física; eles estão sempre no computador. Essa sobrecarga cerebral, essa sobrecarga de informações já é um desencadeante bem importante, dormir muito ou dormir pouco ambos podem desencadear dores de cabeça; ficar muitas horas sem se alimentar."
CYNTHIA RIBEIRO: A neurologista lembra que a enxaqueca prejudica muito o dia a dia da criança, que não consegue estudar, brincar ou ir para a aula por causa das dores. Ela alerta que os pais sempre devem investigar a origem da dor, que também pode ser sintoma de outras doenças.
CÉLIA ROESLER: "Quando uma criança tem dor de cabeça, se ela nunca teve e se queixa de repente, sempre tem investigar, porque de repente não é uma enxaqueca. Tem que afastar as dores de cabeça secundárias. Dores de cabeça são aquelas que ocorrem por causa de uma sinusite, uma disfunção visual, até um tumor cerebral pode dar uma dor de cabeça."
CYNTHIA RIBEIRO: Célia Rousler acrescenta que, por isso, é tão importante que os pais levarem logo a criança ou o adolescente ao médico para fazer o tratamento adequado. Além disso, segundo ela, é fundamental controlar os hábitos dos pequenos.
Fonte: Agência RádioWeb - Reportagem, Cynthia Ribeiro

ESPORTE: Neymar admite que errou e pede desculpas no Santos

Neymar pediu desculpas nesta quinta-feira. Multado por xingar o técnico Dorival Júnior após ser impedido de bater um pênalti na vitória sobre o Atlético Goianiense, o atacante de 18 anos admitiu que agiu de maneira equivocada. Em pronunciamento de pouco mais de dois minutos, ele prometeu ainda melhorar o comportamento.
"Que me perdoem pelo que eu fiz. O Neymar de ontem (quarta-feira) estava errado", garantiu o atacante, criticado inclusive pelos próprios companheiros. Além de ofender Dorival, Neymar xingou o capitão da equipe, Edu Dracena, ao ser recriminado por fazer "firulas". "Peço desculpas aos meus companheiros, ao Dorival e todos os torcedores".
Demonstrando inclusive estar envergonhado com o seu comportamento, Neymar garantiu que não repetirá os atos de indisciplina. Prometeu ainda que o seu lado mais festejado voltará a campo nas próximas partidas. "O Neymar verdadeiro é o da alegria, jogando um futebol com sorriso no rosto".
Esta é a segunda polêmica que o jovem atacante se envolve na mesma semana. Após a derrota para o Ceará, no domingo, ele tentou tirar satisfação com um adversário e acabou desencadeando uma confusão generalizada no gramado.
Embora tenha sido multado, Neymar não foi oficialmente afastado e deve ser relacionado para enfrentar o Guarani, domingo, pelo Campeonato Brasileiro.
Fonte: Eldorado ESPN - AE
Foto: Robsdon Fernandes/AE

VAIDADE: Colírio para glaucoma não pode ser usado para alongar os cílios

JULIANA COSTA: Toda mulher vaidosa adora ficar com os cílios mais alongados, encurvados e escuros, como se estivesse sempre maquiada. Mas em busca dos cílios perfeitos, algumas mulheres têm exagerado e usado técnicas perigosas à saúde dos olhos. A mais comum agora é usar colírio para glaucoma nos olhos com o objetivo de ficar com os cílios longos e bonitos. No entanto, o oftalmologista Jonathan Lake explica que o uso errado do colírio pode provocar sérios problemas à visão.
JONATHAN LAKE: "O que pode acontecer é levar alteração de coloração na íris, ou seja, a íris mudar de cor e alguns segmentos. Mas não é mudar assim, mudar de marrom para azul. É ficar bicolor, por exemplo. Pode deixar o olho bem irritado e, além disso, pode mascarar outros sintomas, até porque o glaucoma é uma doença totalmente silenciosa. Então ele pode estar evitando a detecção no momento adequado."
JULIANA COSTA: O oftalmologista explica que o colírio para glaucoma tem sim substâncias que alongam os cílios. No entanto, ele alerta que esse alongamento é justamente um efeito colateral do remédio.
JONATHAN LAKE: "Ele altera o metabolismo ocular, então utilizar ele sem necessidade é totalmente contra-indicado. Na verdade, isso de aumentar os cílios é um dos efeitos-colaterais. Mas além de aumentar os cílios, em algumas pessoas ele altera a coloração dos cílios, podem deixar um segmento dos cílios totalmente brancos, então esse não é o efeito desejado."
JULIANA COSTA: Jonathan Lake ressalta que ninguém deve usar remédios sem orientação médica, principalmente colírios. A esteticista Denisia Souza, dá algumas dicas para as mulheres ficarem com os cílios bonitos e sem prejudicarem a visão.
DENISIA SOUZA: "O mais simples que nós temos é o curvex, pra dar o efeito curvadinho, e em seguida aplicar o rímel. O rímel da sua preferência, hoje em dia tem muita variedade. Temos também o permanente de cílios. Tem os produtos específicos, usa-se um bobs próprio e aí dá um efeito mais curvo nos cílios e depois, mais uma vez, você aplica o rímel de sua preferência."
JULIANA COSTA: Denisia Souza lembra que os procedimentos estéticos devem ser feitos apenas com um profissional e em locais autorizados pela Vigilância Sanitária.
Fonte: Agência RádioWeb - Reportagem, Juliana Costa

ESPORTE: Inter confirma fama de carrasco e bate o São Paulo

O Internacional continua sendo um espinho na garganta do São Paulo. Quarenta e dois dias depois de eliminar a equipe paulista nas semifinais da Copa Libertadores da América, os gaúchos voltaram ao Morumbi e venceram o rival por 3 a 1, em jogo válido pela 22ª rodada do Campeonato Brasileiro.
Com o resultado, o Inter subiu para o quinto lugar na tabela, com 35 pontos, dois atrás do Botafogo, mas com um jogo a menos que os cariocas. O São Paulo, vaiado por sua torcida, caiu três posições: agora é o 12º colocado, com 28 pontos.
Os dois times voltaram a fazer um confronto eletrizante, como foram os da Libertadores. O primeiro tempo foi lá e cá: quando uma equipe chegava com perigo, a outra dava a resposta imediatamente. O São Paulo criou a primeira chance com o garoto Lucas, ex-Marcelinho, logo aos 2 minutos. Ele roubou a bola de Wilson Mathias na intermediária e, da entrada da área, bateu por cima do gol. Mas Wilson Mathias se redimiu com estilo logo depois. Aos 9, D''Alessandro levantou na segunda trave, Índio ajeitou para o meio da área e o volante colorado ficou com a sobra para chutar firme e abrir o placar.O São Paulo quase deu o troco no minuto seguinte. Dagoberto tentou passar pela marcação aos trancos e barrancos e a bola ficou com Fernandão, que, desajeitado, bateu para fora. Mas o empate não demorou muito mais. Aos 19, Jean cruzou, a defesa do Inter fez linha de impedimento e Cléber Santana, livre mas em condição legal, testou no canto direito. A virada quase veio em outra jogada pelo alto, mas Fernandão errou sua cabeçada por centímetros.
O problema é o São Paulo foi a campo só com Rodrigo Souto como volante de ofício, e os meias do Inter tinham liberdade para chegar. Após uma simples cobrança de lateral, Giuliano, solto à frente da área, só rolou para Leandro Damião encobrir Rogério Ceni com um toque de categoria para recolocar os visitantes em vantagem. E Renan evitou que Fernandão decretasse outro empate ao defender mais uma cabeçada do atacante são-paulino.No intervalo, Sérgio Baresi trocou Dagoberto por Marlos, que aos 2 minutos arrancou pela esquerda, cortou a zaga e bateu de direita, para fora. Era um sinal de que o São Paulo partiria com tudo para cima. Mas de nada vale pressionar sem corrigir os erros de marcação. Aos 16, Tinga recebeu sozinho na área e cruzou para D''Alessandro, que se enrolou todo. A bola sobrou para Giuliano bater no contrapé de Rogério Ceni e matar o jogo.
Para piorar a noite tricolor, o árbitro carioca Felipe Gomes da Silva ignorou reclamação de pênalti após carrinho de Bolívar em Lucas na área. Baresi trocou Jean por Ilsinho, e a substituição foi vaiada pelas arquibancadas, assim como a de Jorge Wagner por Carlinhos Paraíba. Claramente abalado, o São Paulo esteve mais próximo de sofrer o quarto gol do que descontar. E teve mesmo de engolir sua oitava derrota no Nacional.
Fonte: Eldorado ESPN - Bruno Chazan
Foto: Paulo Pinto/AE

quinta-feira, 16 de setembro de 2010

ESPORTE: Equipes paraisenses já tem as chaves definidas para o Jimi

Nesta última sexta-feira, houve uma reunião na cidade de Montes Claros para definir as chaves das equipes de Paraíso que foram classificadas para as finais estaduais dos Jogos Abertos do Interior de Minas (Jimi). As disputas serão entre os dias 8 a 17 de outubro. O município tem o basquete masculino que busca o bicampeonato na Série A1 e o futsal masculino que participará na Série A2. Classificam-se para as semifinais os primeiros colocados de cada chave e o segundo melhor colocado no geral.

ESPORTE: Paraíso Basquete estreia no campeonato mineiro nesta quinta

A Arena Olímpica será palco de mais um jogo do Paraíso Basquete que estreia hoje, às 20h no Campeonato Mineiro recebendo o Sport Juiz de Fora. Depois da disputa no Torneio Novo Milênio, o time paraisense está bem diferente. Entre os novos jogadores estão o armador Felipe, os alas Éverton, Júnior e Léo, além do pivô Maurílio. O técnico Jefferson, que também atuará como jogador no torneio se mostrou animado para a disputa do Estadual, principalmente após o bom desempenho na Copa Regional de Ribeirão Preto. O ingresso será no valor de R$3,00. A próxima disputa do Paraíso Basquete será no sábado, dia 18, às 20h00, contra o Uberlândia.

MG 050: Serão antecipadas algumas obras da rodovia

Nesta quarta-feira, dia 15, a Secretaria de Estado de Transportes e Obras Públicas anunciou que em Divinópolis, localizado região Centro-Oeste do estado, haverá a antecipação de obras na MG 050 que estavam previstas no calendário para o período 2012 / 2013. Todas as intervenções prevêem a adequação do traçado da rodovia para a construção de uma parte duplicada com 2,05 quilômetros, entre outras obras. A Concessionária Nascentes das Gerais, responsável pela gestão da MG 050, receberá a autorização do secretário de Estado de Transportes e Obras Públicas, João Fleury, para adotar as providências necessárias ao início das obras que já se encontra em andamento no projeto de engenharia, além dos procedimentos necessários ao licenciamento ambiental e aos levantamentos para as desapropriações. Durante o tempo de execução da obra, o trecho antigo da MG 050 receberá uma sinalização reforçada de maneira ostensiva, com o objetivo de dar segurança aos moradores da região.

LOCAL: Cursos obrigatórios para motoristas são oferecidos pela ACISSP

Devido à medida estabelecida pelo Conselho Nacional de Trânsito que determina um curso obrigatório para motoristas conforme previsto nas resoluções 168 e 285 do DETRAN - MG, a Associação Comercial e Industrial de São Sebastião do Paraíso em parceria com o Serviço Social do Transporte/ Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte realizará cursos de capacitação e atualização para motoristas de Coletivo de Passageiros, Escolar, Emergência e Movimentação de Produtos Perigosos. Os motoristas maiores de 21 anos que não tenham cometido faltas graves ou gravíssimas que estão interessados poderão fazer suas inscrições na ACISSP localizada Rua Oliveira Rezende, 1350 – Bairro Braz, munidos de cópias e originais dos documentos pessoais, comprovante de residência, foto 3X4 e Carteira Nacional de Habilitação, ou maiores informações no telefone (35) 3539 – 4400.

ESPORTE: Santos vira sobre o Atlético-GO em casa e volta a vencer

Vindo de duas derrotas seguidas e um empate, o Santos se recuperou em grande estilo na noite desta quarta-feira. Mesmo desfalcado e não tendo uma grande atuação, o time fez um bom segundo tempo para buscar a virada sobre o Atlético-GO e vencer por 4 a 2 na Vila Belmiro. Neymar foi o destaque, mas três jogadores do banco de reservas marcaram os últimos gols da vitória - Madson, Alan Patrick e Marcel.
O triunfo em casa deixa o Santos novamente perto do G-4 do Campeonato Brasileiro. Abrindo a 22.ª rodada e ainda com um jogo a menos, o time do técnico Dorival Júnior soma 34 pontos, provisoriamente em quinto. O Atlético, por sua vez, voltou a ser derrotado após vencer o líder Fluminense e segue na zona de rebaixamento, com 20 pontos.
Pela próxima rodada, o Santos poderá contar novamente com Durval e Arouca, que não atuaram na Vila por suspensão. O lesionado Zezinho também tem chances de voltar. O time joga no domingo, contra o Guarani, em Campinas, no Brinco de Ouro. Já o Atlético-GO, ainda brigando para deixar as últimas colocações, recebe o Atlético-PR no Serra Dourada.
O JOGO - Nos primeiros instantes da partida, o Atlético-GO não se importou por atuar na Vila Belmiro e saiu para o jogo, buscando a vitória fora de casa. Mas logo a equipe goiana assumiu o seu papel de time visitante e viu o Santos crescer, ficando mais com a posse de bola.
O domínio do Santos, porém, era apenas territorial, e a equipe tocava a bola sem grande objetividade. Com isso, o Atlético aproveitou para também agredir o adversário quando ia à frente. Foi assim aos 13 minutos, quando o time goiano surpreendentemente abriu o placar na Vila. Robston passou pela marcação, invadiu a área e chutou na trave. No rebote, Josiel não desperdiçou.
Após o gol, o Santos não teve a reação que era esperada. O time seguiu sem brilho, apenas tocando a bola. Neymar, mesmo apagado, ainda era o que mais tentava criar jogadas no ataque santista. Marquinhos e Keirrison porém, não apareciam para o jogo. A única chance de gol veio aos 37 minutos, quando Alex Sandro chutou de longe e Márcio defendeu.
Ainda no primeiro tempo, o Atlético fez duas alterações. Lesionado, Josiel saiu para a entrada de Diogo Galvão. Logo depois, René Simões impressionou ao colocar o atacante William no lugar de Pituca, que já tinha recebido um cartão amarelo. O volante saiu visivelmente inconformado de campo.
Para o segundo tempo, o Santos também voltou modificado. Dorival foi ousado e substituiu Pará pelo meia Alan Patrick. Assim, Danilo foi deslocado para a lateral direita. Ainda antes dos 15 minutos, o técnico santista também tirou Keirrison, que saiu sentindo dores na coxa, e colocou Marcel. No Atlético, René trocou Diguinho por Juninho.
A etapa complementar foi bem mais movimentada que a primeira. Logo aos cinco minutos, o Atlético ampliou a vantagem. Após cobrança de escanteio, a bola chegou até William, na entrada da área, e ele mandou no canto de Rafael. O troco do Santos veio na sequência. Neymar cobrou falta e alçou a bola na área, onde Edu Dracena estava para cabecear e diminuir o prejuízo santista.
Daí pra frente, o jogo ficou todo para o Santos, com o Atlético apenas tentando os contra-ataques. No último lance de Keirrison, ele fez belo passe de calcanhar e deixou Neymar na cara do gol, mas Márcio fechou o ângulo e impediu o gol. O goleiro voltou a se destacar em mais três lances, em chutes de Roberto Brum e Neymar e numa falta cobrada por Marcel.
Mas o goleiro do time goiano não conseguiu impedir a virada fulminante do Santos, logo após o árbitro não marcar um pênalti para o Atlético. Madson, que tinha entrado no lugar do apagado Marquinhos, fintou a marcação de bateu colocado da entrada da área, fazendo 2 a 2 aos 30. Quatro minutos depois, o mesmo Madson aproveitou a falha da zaga e fez o passe para Alan Patrick, que bateu com frieza, no canto.
Decretada a virada, o Santos ainda teve calma para seguir buscando mais gols, enquanto o Atlético seguia atordoado por ver a vitória fora de casa escapar. Destaque do jogo, Neymar tentou jogada individual e foi derrubado na área por Daniel Marques. Desta vez o pênalti foi marcado e Marcel não desperdiçou, batendo no ângulo, já aos 38 minutos.
Fonte: Eldorado ESPN -Rafael Bragança
Foto: Robson Fernandes / AE

MAU HÁLITO: Cuidados simples podem evitar o problema

JULIANA COSTA: Mesmo sendo um problema simples de tratar, muita gente ainda sofre com a halitose, o famoso mau hálito. A halitose pode alterar a vida social, familiar e até mesmo de trabalho de uma pessoa. O cirurgião- dentista Sílvio Brandão explica que para iniciar o tratamento contra o mau hálito é preciso descobrir primeiro a causa do problema.
SÍLVIO BRANDÃO: "Quando é local, você pode ter de origem bucal, então você tem que ir ao dentista para identificar cárie, doença periodontal, alguma lesão na boca, uma higiene oral deficiente, até casos de neoplasia e algum tipo de câncer pode provocar halitose. Mas também pode não ser bucal, pode ser, por exemplo, uma sinusite, uma amigdalite, uma faringite, uma rinite e o dentista vai ver que não é de origem bucal e vai te orientar, te encaminhar para o profissional competente."
JULIANA COSTA: Sílvio Brandão acrescenta que para evitar a halitose é importante também fazer a higienização correta da boca, principalmente da língua.
SÍLVIO BRANDÃO: "Você deve, assim que você se alimenta, você não pode deixar passar mais de vinte minutos, você tem que fazer a sua escovação, usar fio-dental e não esquecer a língua. A língua tem uma papilas e ali é depositado não só alimento, como células que descamam na nossa boca, normalmante. E ali ficam depositados alimentos em decomposição e que vão provocar esse mau hálito.
JULIANA COSTA: De acordo com o cirurgião dentista Sílvio Brandão, ficar muito tempo sem se alimentar também pode provocar mau hálito. Ele lembra que é preciso ir ao dentista pelo menos duas vezes ao ano para evitar doenças.
Fonte: Agência RádioWeb - Reportagem, Juliana Costa

ESPORTE: Corinthians vence no Rio e alcança o líder Fluminense

O Corinthians demorou quatro meses para voltar a vencer fora de casa no Campeonato Brasileiro - amargou uma sequência de cinco empates e três derrotas. Mas a quebra do jejum veio no jogo mais importante até agora: o confronto direto com o Fluminense pela liderança. O time paulista derrotou o carioca por 2 a 1 na noite desta quarta-feira, no Engenhão, no Rio de Janeiro.
O resultado não foi suficiente para mudar o líder do campeonato: os dois times somam 41 pontos, mas o Fluminense tem um gol a mais de saldo (16 a 15). Só que o Corinthians disputou um jogo a menos e, por isso, é o primeiro colocado pelo aproveitamento.
Como já virou costume no campeonato, o Fluminense começou agressivo, tentando abrir vantagem logo de cara. E teve a grande chance para isso no pé direito de Deco, aos 8 minutos. O meia revelado no Parque São Jorge arrancou pelo meio, invadiu a área e na saída de Júlio César bateu por cima do gol.
Com seis homens no meio-de-campo, o time carioca dificultava a saída de bola do Corinthians, que demorou cerca de 20 minutos para se achar. Com experiência de seus jogadores, o time de Adílson Batista se agrupou e passou a jogar com toques curtos e movimentação. Aos 25, o volante Paulinho, escalado no lugar do contundido Ralf, se infiltrou pela direita, recebeu de Jorge Henrique na área e bateu com perigo, para fora.
O Corinthians dominou o restante da primeira etapa e aproveitou a primeira falha do sistema defensivo do Fluminense. Ao invés de levantar a bola na área em cobrança de falta, Bruno César tocou no meio para Elias, que viu a zaga rival saindo. O camisa 7 levantou para Jucilei, em condição legal, matar no peito e bater de primeira no canto direito de Fernando Henrique: 1 a 0.
No intervalo, Muricy Ramalho abdicou do esquema com três zagueiros e trocou André Luís pelo atacante Rodriguinho, que teve a chance de ouro de empatar aos 5 minutos da etapa final. Ele recebeu belo passe de Deco e, cara a cara com Júlio César, bateu em cima do goleiro corintiano.
Aos 10 minutos, o único erro de Carlos Eugênio Simon no jogo. Jucilei roubou a bola de Leandro Euzébio na entrada da área do Fluminense e partia em direção ao gol quando foi derrubado pelo zagueiro. O árbitro interpretou a queda como simulação e não apitou a falta.
O vacilo da arbitragem acabou não fazendo falta. Porque a defesa do Fluminense só assistiu à tabela de Alessandro com Elias aos 20 minutos. O lateral-direito invadiu a área e só rolou para Iarley, apagado até então, empurrar para o gol, de carrinho, dividindo com Gum.
O Fluminense não teve outra alternativa a não ser partir para o ataque. E conseguiu diminuir o prejuízo rapidamente, cinco minutos depois do segundo gol corintiano. Rodriguinho recebeu na área e cruzou para Washington marcar seu décimo gol no Brasileiro e assumir a artilharia isolada.
Rodriguinho, que mudou a cara do ataque tricolor, quase empatou o jogo com um chute de fora da área defendido com muito esforço por Júlio César. Adílson Batista recuou todo o Corinthians, trocando Iarley por Danilo e Bruno César por Boquita. O Fluminense tentou o segundo gol com bolas levantadas na área, mas o time paulista se segurou bem e garantiu o triunfo.
Fonte: Eldorado ESPN - Bruno Chazan
Foto: Marcos de Paula/AE

EDITAL: Ciências e Biologia

A E. E. Clóvis Salgado comunica que no dia 17 de setembro, haverá reunião às 8h da manhã na própria escola, para designação de um professor de Ciências para 18 aulas para os turnos Matutino/Vespertino e um professor para Biologia no turno noturno. Ambos em substituição de Licença de Saúde.

AGROTÓXICOS: Anvisa aperta o cerco na fiscalização das propagandas de defensivos agrícolas

GISELE DAEMON: A Agência Nacional de Vigilância Sanitária, Anvisa, vai aumentar a fiscalização da publicidade de produtos agrotóxicos e defensivos agrícolas. O alvo dessa ação é a promoção ilegal de marcas de defensivos feita por empresas do setor por meio de brindes, como camisetas, bonés e jogos de baralho, contrariando a lei de mil novecentos e noventa e seis, que regulamenta a atividade. A gerente geral de Monitoramento e Fiscalização de Propaganda de Produtos da Vigilância Sanitária, Maria José Fagundes, aponta os riscos que esses itens, aparentemente inofensivos, apresentam.
MARIA JOSÉ FAGUNDES: "Nesse produto, ele omite explicações sobre o cuidado com o uso do produto, ele banaliza o uso do produto, só preocupado com o registro da marca. Ele também, essas peças têm informado que o produto tem segurança, mas quando você vai observar a questão da segurança, nós estamos falando não da segurança pra quem está manipulando, mas a segurança do plantio. E a mensagem, ela é dúbia. Então, isso também não pode ocorrer, porque as informações tem que ser claras, precisas em relação ao que ta se afirmando na peça publicitária."
GISELE DAEMON: Segundo a gerente da Anvisa, Maria José Fagundes, as penalidades para as empresas que descumprem a lei vão desde advertências e multas de valores variáveis até a suspensão da venda do produto. E ela dá dicas aos produtores rurais para a hora de escolher qual produto comprar.
MARIA JOSÉ FAGUNDES: "Ficar atento que as campanhas publicitárias podem realmente alterar o hábito pra aquisição de um produto em relação a outro e verificar qual é o mais viável com redução de risco de toxidade pra aquele que manipula, e que atenda também à necessidade da lavoura. Então, é importante ficar atento a isso pra fazer uma opção de aquisição de produtos que possam não só beneficiar à lavoura, mas, em especial, aqueles que estão ali trabalhando todo dia no campo."
GISELE DAEMON: A gerente geral de Monitoramento e Fiscalização de Propaganda de Produtos da Vigilância Sanitária, Maria José Fagundes, ressalta, ainda, que a preocupação, tanto do legislador, quanto da Anvisa, é que as propagandas possam levar informações que equilibrem as questões comerciais que estão por trás da publicidade, levando em consideração não somente os benefícios, mas, também, os riscos que os produtos podem causar à saúde da população.
Fonte: Agência RádioWeb - Reportagem, Gisele Daemon

quarta-feira, 15 de setembro de 2010

ESPORTE: Seleção brasileira sub-15 enfrenta o Paraíso Basquete nesta quarta

A Seleção Brasileira sub-15 de basquete masculino iniciou seus treinamentos em São Sebastião do Paraíso, MG, no último sábado, dia 11. Vivendo a quarta e última fase de preparação rumo ao 23º Campeonato Sul-Americano, que será realizado de 2 a 9 de outubro, na Colômbia, os treinos serão até o dia 26, na Arena Olímpica. Como parte do treinamento da Seleção sub-15, haverá dois jogos contra o Paraíso Basquete. O primeiro será hoje, quarta-feira, contra a equipe sub-17, que atualmente disputa a Copa Estadual, promovida pela Federação Mineira. O jogo será às 20h na Arena Olímpica e a entrada será 1 kg de alimento não perecível. A preparação da seleção em Paraíso faz parte do convênio firmado entre o município que está transformando a Arena Olímpica em centro permanente de treinamento e o desenvolvimento da Confederação Brasileira de Basquete.

CLIENTE: O Código de Defesa do Consumidor comemorou 20 anos

Hoje, dia 15, é o dia do cliente. É válido lembrar que neste último sábado, dia 11, foi aniversário de 20 anos de criação do Código de Defesa do Consumidor. A data passou quase despercebida, sem muito espaço na imprensa, mas a verdade é que temos muito o que comemorar, sobretudo pelo que o código representa hoje, uma forma de verdadeiro exercício da cidadania. Houve vários avanços nas relações econômicas induzidos pelo Código, tanto de consumidores como de produtores e comerciantes. Hoje cada brasileiro conhece e luta por seus direitos de consumidor. O CDC se tornou a consciência e a verdadeira cartilha política do trabalhador, uma forma de exercício da cidadania diante da pobreza de políticos e da falta de novas ideias.

PESQUISA: Datafolha inédita revela que um a cada dez adultos desconhece o câncer de pulmão no Brasil

Segundo estudo Saúde Respiratória e do Pulmão, 47% dos brasileiros com mais de 16 anos não sabem citar um só sintoma de câncer. Entre os diversos dados que demonstram a falta de informação da população acerca das doenças que atingem pulmões e demais órgãos do sistema respiratório, 90% dos entrevistados não lembraram espontaneamente do câncer do pulmão quando indagados sobre as doenças respiratórias que conheciam. Mesmo depois de revelada a lista com os principais males que atingem a saúde respiratória, entre eles o câncer de pulmão, 10% reafirmaram desconhecer o mal. Espontaneamente, as doenças mais citadas foram asma (44%) e bronquite (40%), seguidas de pneumonia (24%), gripe/resfriado/H1N1/gripe suína (19%) e tuberculose (17%). Mesmo com a lista em mãos, 15% dos entrevistados responderam desconhecer qualquer tipo de doença. Lembrando que o câncer de pulmão tem como a fumaça do cigarro o principal fator que causa ou agrava a doença.

LOCAL: Bairros de Paraíso irão receber melhorias

A Secretaria Municipal de Obras juntamente com a Prefeitura de São Sebastião do Paraíso, buscam a melhoria de bairros que ainda não possuem o pavimento asfáltico em suas ruas. As ações como patrolamento e cascalhamento já têm acontecido com frequência. Através dos dados da Secretaria, todo o patrolamento semanal que já foram aplicados está cerca de 230 m³ de brita graduada. Para o secretário de Obras, José Antonio Cintra, a cidade teve um crescimento desordenado no passado, onde diversos loteamentos surgiram sem nenhum tipo de infra-estrutura e, o meio mais rápido do morador receber o pavimento em sua rua é através Plano Comunitário de Melhoramentos. A prefeitura entra com os trabalhos de base e confecção de guias e o munícipio negocia o asfalto com a empresa, reduzindo os custos finais. Os interessados devem procurar a Secretaria de Obras, na rua José Osias de Sillos, 889, Jardim Morada do Sol.

LOCAL: Escola de samba e blocos tem prazo para apresentar os pré-requisitos para o carnaval 2011

Visando o crescimento do desfile do carnaval paraisense as escolas de samba e blocos carnavalescos que participarão do carnaval 2011, deverão apresentar os pré-requisitos para a organização que passa por uma série de itens que podem incrementar o carnaval local. O decreto foi criado pela Prefeitura de São Sebastião do Paraíso e o prazo de entrega é até o final deste mês de setembro. Entre os vários itens as escolas e os blocos deverão apresentar o histórico do tema a ser trabalhado, a música e a letra do samba-enredo, número de alas e tema de cada ala, croquis das fantasias e alegorias, indicação de uma candidata a rainha do carnaval e o plano de trabalho até o desfile. Em contrapartida a Prefeitura antecipará o repasse para as escolas iniciarem a confecção do que for apresentado. Todas as entidades foram comunicadas e receberam uma cópia do decreto e aquelas que não apresentarem os pré-requisitos em tempo hábil, não estarão aptas a receberem os recursos a elas destinados.

terça-feira, 14 de setembro de 2010

ESPORTE: 'Estou cansado de tudo', diz Neymar após confusão


O Santos perdeu por 2 a 1 para o Ceará, neste domingo, no Castelão, em Fortaleza, pelo Brasileiro. Mas a história do jogo não terminou nos 90 minutos de bola rolando. Uma confusão, que teve o atacante Neymar como protagonista, tomou conta do gramado assim que o árbitro Héber Roberto Lopes apitou o fim da partida. Depois de muito bate-boca, empurra-empurra e da reclamação do meia Marquinhos, que disse ter sido agredido nas costas por um policial, Neymar postou em seu Twitter uma frase que demonstra seu descontentamento: "Chateado, estou cansado de tudo".
O desentendimento entre a estrela santista com os adversários pôde ser notado durante todo o jogo. Enquanto o atacante reclamava constantemente da violência e das seguidas faltas que recebia da marcação cearense, os jogadores adversários rebatiam ao acusar Neymar de ser cai-cai. No final do confronto deste domingo, em vez de se dirigir ao vestiário do Castelão, Neymar começou a discutir com o volante João Marcos. "Não pode encostar nele, estou só marcando", dizia o atleta do Ceará.
Diante do bate-boca, outros jogadores se aproximaram, o que aumentou a confusão. Policiais militares, muito deles armados, entraram no gramado. Foi nesse momento que Marquinhos disse ter sido agredido. "O comandante viu que fui agredido e fez assim para segurar o seu comandando. Um rapaz da imprensa também viu. O povo não merece um policial tão desqualificado como esse", esbravejou Marquinhos.
Jogadores santistas correram em direção ao policial acusado. Com o dedo em riste, o atacante Marcel apontava para ele. Pressionado, o PM correu para o vestiário. Responsável pelo policiamento, o capitão Andrade disse que não viu a agressão. "Não vi nada. Quero saber o que houve, vou esperar apaziguar e tomar providências", afirmou.
Mesmo depois de tomar banho nos vestiários, Neymar se mostrava irritado. Ao ler mensagem no Twitter de um ex-assessor seu, o qual dizia que o atacante ainda precisava aprender muitas coisas, o jogador rebateu. "Tem que aprender o que?? Tu que tem que aprender rapa! (sic)", escreveu. E finalizou o desabafo com outra postagem: "E outra eu aprendo todo dia!".
Fonte: Eldorado ESPN - AE
Foto: Daniel Teixeira/AE

AIDS: Ministério da Saúde lança manual para ajudar profissionais que cuidam de pessoas com a doença

JULIANA COSTA: A qualidade de vida das pessoas com o vírus HIV melhorou nos últimos anos, mas alguns pacientes ainda precisam de cuidados diários e contam com a ajuda de algum familiar, amigo ou profissional contratado especialmente para isso. Para facilitar o trabalho dessas pessoas, o Ministério da Saúde vai lançar o manual do cuidador, que vai trazer informações sobre medicamentos, direitos trabalhistas e formas de lidar com o sentimento de pessoas que convivem com uma doença incurável. A consultora técnica da Unidade de Assistência e Tratamento do Departamento de DST/Aids e Hepatites Virais, Josiane Oliveira, explica que o manual vai abordar os temas de forma simples.
JOSIANE OLIVEIRA: "Ele tem esse objetivo de ser bastante simples, objetivo e ilustrativo, trazendo as situações mais comuns do dia-a-dia desses cuidadores atentando tanto para o aspecto físico dos cuidados, como por exemplo: higiene corporal, cuidados básicos, questão com a adequação da postura, nutrição. Mas também aspectos psicossociais como sexualidade, emoções, perdas, cuidados com antiretrovirais e até mesmo informações da própria doença e de como lidar com essa doença."
JULIANA COSTA: De acordo com Josiane Oliveira, o manual do cuidador levou quatro anos para ficar pronto e teve a colaboração de pacientes, cuidadores e profissionais da área de saúde. Ela acrescenta que o manual vai trazer também dicas de saúde para o cuidador.
JOSIANE OLIVEIRA: "Dando ênfase também aos cuidados direcionados ao cuidador. Esse cuidador que lida diariamente com essas pessoas e muitas vezes estão isolados ou estão com uma sobrecarga muito grande de trabalho. Então a gente visou está trazendo algumas dicas para essas pessoas para lidar melhor tanto com a sua saúde, para preservar sua saúde a sua qualidade de vida, como também trabalhando as suas emoções, dando dicas para ampliar sua rede de apoio, a não se sentir isolado nesse processo."
JULIANA COSTA: A consultora técnica da Unidade de Assistência e Tratamento do Departamento de DST/Aids e Hepatites Virais, Josiane Oliveira, adiantou que o lançamento do manual do cuidador será no dia quatro de outubro, mas já é possível baixar o documento no site do Ministério da Saúde.
Fonte: Agência RádioWeb - Reportagem, Juliana Costa

ESPORTE: Adriano reforça a Roma na Liga dos Campeões


Doni, Julio Sergio, Juan, Cicinho, Fábio Simplício e Julio Baptista também foram relacionados para o jogo com o Bayern de Munique

O atacante Adriano se recuperou antes do esperado de uma lesão muscular na perna direita e vai reforçar a Roma em sua estreia na fase de grupos da Liga dos Campeões da Europa. O jogador foi relacionado pelo técnico Claudio Ranieri para o confronto com o Bayern de Munique, quarta-feira, fora de casa, pela primeira rodada do Grupo E.Existe a possibilidade de Adriano ser titular, já que o atacante Mirko Vucinic está contundido e não foi relacionado para o confronto com os atuais vice-campeões da principal competição europeia. Além dele, a Roma não poderá contar com o zagueiro Philippe Mexes, o volante brasileiro Rodrigo Taddei e o lateral-esquerdo John Arne Riise.
Além de Adriano, Doni, Julio Sergio, Juan, Cicinho, Fábio Simplício e Julio Baptista foram os brasileiros relacionados para o jogo com o Bayern de Munique. Além de estrear na fase de grupos da Liga dos Campeões com uma bom resultado, a Roma tentará se recuperar da derrota por 5 a 1 para o Cagliari, sábado, pela segunda rodada do Campeonato Italiano.
Fonte: Eldorado ESPN - AE
Foto: Alberto Pellaschiar/AE

SAÚDE DO HOMEM: Pré-natal masculino vai incentivar futuros pais a fazerem check-up preventivo

CYNTHIA RIBEIRO: Estimular os homens a fazer uma espécie de pré-natal junto com a esposa que vai ganhar neném. Essa é a nova proposta do Ministério da Saúde para conscientizar a população masculina a se cuidar mais e fazer os exames de prevenção. A ideia é orientar os profissionais de saúde das unidades básicas a convencer os maridos que acompanham as gestantes no pré-natal a fazerem também um check-up. O diretor do Departamento de Ações Programáticas e Estratégicas do ministério, José Luiz Telles, explica o objetivo é aproveitar esse momento em que o homem está mais sensível para mostrar a necessidade de ele também preservar mais a própria saúde.
JOSÉ LUIZ TELLES: "Nós temos aí uma preocupação de aproveitar esse momento da gestante e trazer o companheiro para ele também seja participante no processo de exames, no cuidado à saúde, trazendo a importância dele nesse processo."
CYNTHIA RIBEIRO: O pré-natal masculino, como é chamado o projeto, também vai incentivar os maridos a acompanharem mais de perto o pré-natal da esposa, participando junto com elas das consultas e dos exames. Segundo José Luiz Telles, é comprovado que o homem comprometido com o bem-estar da família se expõe menos à situações de risco, uma das principais causas de mortes entre eles.
JOSÉ LUIZ TELLES: "No acompanhamento das consultas isso cria um vínculo afetivo maior entre o casal e entre o casal e o filho que vai nascer. Nós não temos dúvida que esse tipo de estratégia reduz substancialmente situações de violência que poderão ocorrer no futuro, faz com que o casal tenha maior capacidade de lidar com os desafios de um novo ser."
CYNTHIA RIBEIRO: O diretor do Departamento de Ações Programáticas e Estratégicas do Ministério da Saúde lembra que essa é mais uma das ações que integram a Política Nacional de Saúde do Homem. A estratégia de saúde voltada para a população masculina no Brasil é um dos temas de discussão do primeiro Seminário Internacional de Saúde do Homem das Américas, que vai até esta terça-feira, em Brasília.
Fonte: Agência RádioWeb - Reportagem, Cynthia Ribeiro

ESPORTE: Futebol do Marques busca novas equipes para competir

Segundo Raicos, organizador de competições do time de futebol da Comunidade dos Marques, se alguma equipe tiver interessada em marcar alguns jogos contra a comunidade, aos domingos à tarde, é só entrar em contato pelo telefone 9995-0077.

segunda-feira, 13 de setembro de 2010

CONTRAN: Autoescolas que não tiverem aprovação mínima de 60% serão descredenciadas

Todas as autoescolas do país deverão ter no mínimo 60% de seus alunos nos exames práticos e teóricos durante o processo para tirar a carteira nacional de habilitação (CNH), conforme as exigências do Conselho Nacional de Trânsito (CONTRAN). A medida também visa que as autoescolas passem a ser mais criteriosas em relação à exigência do cumprimento da jornada mínima de 45 aulas teóricas e 20 práticas. O índice de aprovação será uma das condições para que os estabelecimentos tenham o seu credenciamento anual renovado. O CONTRAN espera que a medida aumente a qualidade no processo de formação de condutores. Já surgiram várias críticas na decisão deste modelo. A principal delas é a implantação de alguns esquemas fraudulentos com examinadores que aprovem de forma automática os condutores, mesmo que esses não estejam preparados, só para que as escolas continuem funcionando.

LOCAL: Loteamentos em Paraíso devem ter 100% infraestrutura

Através das novas regras para aprovação de loteamentos, a Prefeitura de São Sebastião do Paraíso, estará seguindo a norma de que o município deve promover o adequado ordenamento territorial, mediante planejamento e controle do uso, do parcelamento e da ocupação do solo urbano, conforme os termos do artigo 30 da Constituição Federal. O exemplo mais recente desta postura adotada poderá ser visto no Residencial Portal dos Ipês, localizado na Avenida José Osias de Sillos, às margens da rodovia BR 265 (saída para Ribeirão Preto). Com seu pedido aprovado pela Prefeitura o novo loteamento possui uma área loteada por 240 lotes em 14 quadras, alimentadas por ruas de acesso. Para a liberação do empreendimento, a loteadora fica obrigada a executar todas as obras de infraestrutura e serviços constantes dos projetos aprovados. O prazo máximo para o início das obras de arruamento e loteamento do novo bairro será de seis meses.

VITAMINA D: Nutriente é essencial para fortalecer a saúde dos ossos e prevenir osteoporose

CYNTHIA RIBEIRO: Especialistas defendem um aumento no consumo de vitamina D para prevenir doenças importantes, como o raquitismo e a osteoporose. Esse nutriente atua principalmente na absorção do cálcio pelo organismo, atividade importante para fortalecer os ossos e permitir um crescimento saudável. Além disso, segundo o chefe do Setor de Endocrinologia, do Serviço de Clínica Médica, do Hospital Federal do Servidor do Estado, no Rio de Janeiro, Sérgio Blumenberg, estudos comprovam que a falta de vitamina D também pode ser a porta de entrada para várias outras doenças:
SÉRGIO BLUMENBERG: "Existe algumas evidências mais recentemente que a deficiência da vitamina D leva ao aparecimento de algumas doenças. Ele pode levar a uma prevalência maior de alguns cânceres, por exemplo, de mama, de cólon, de próstata, assim como o aparecimento de diabetes nas pessoas também; de que a deficiência de vitamina D está associada a doenças cardiovasculares como a hipertensão arterial, e também algumas evidências que as pessoas ficam mais propensas a infecções."
CYNTHIA RIBEIRO: O endocrinologista Sérgio Blumenberg acrescenta que, por causa dessa influência direta no fortalecimento dos ossos, crianças e idosos, não podem abrir mão da vitamina D na dieta. O médico explica quais as principais fontes desse nutriente.
SÉRGIO BLUMENBERG: "A vitamina D é importante no manejo do cálcio no organismo. Como ela aparece? Ou ela se transforma pela luz do sol, ou ela é absorvida por via oral. O sol, na verdade, é uma das principais fontes de conversão na forma ativa da vitamina D, junto com a absorção do cálcio, que vão garantir a saúde do osso. Quais são as fontes principais de vitamina D? São os peixes, principalmente, os peixes mais gordurosos, de águas profundas; derivados de leite e de soja."
CYNTHIA RIBEIRO: O médico Sérgio Blumenberg lembra que a carência de vitamina D é mais prevalente nos países do Hemisfério Norte. O hábito de idosos morarem em asilos, por exemplo, uma menor oferta de luz solar, e invernos mais rigorosos nessa região podem ser fatores que colaboram nessa estatística.
Fonte: Agência RádioWeb - Reportagem, Cynthia Ribeiro

ESPORTE: Reis dos empates, Palmeiras e Vasco ficam no empate de 0 a 0

Muita luta, pouca criatividade e nenhum gol. Palmeiras e Vasco não saíram de um fraco 0 a 0 neste domingo e deixaram sob vaias o gramado do Pacaembu. O resultado do jogo, válido pela 21.ª rodada do Brasileirão, não foi bom para nenhum dos dois times.
Com o empate, o 11.º da equipe no campeonato, o Palmeiras chegou a 26 pontos, mas segue no meio da tabela, cinco pontos à frente do Atlético-MG, o melhor da zona do rebaixamento. Já o Vasco, que continua invicto após a Copa do Mundo, obteve sua décima igualdade e foi aos 28 pontos. Perdeu, no entanto, a chance de encostar no G-4.

A forte marcação e o estilo de jogo cauteloso das duas equipes deixou a partida ruim no primeiro tempo. Raras foram as sequências de passes certos e a chances de algum jogador ficar com a bola nos pés para armar algum bom lance.
Abdicando da estratégia de jogar no contra-ataque, o Vasco foi quem mais tomou a iniciativa de atacar, conseguindo, inclusive, levar perigo ao gol de Deola num chute de longe de Nunes e num cruzamento de Fágner que o mesmo Nunes não conseguiu desviar para as redes.Com três atacantes, o Palmeiras sentiu falta de um meia de armação - Valdivia começou no banco de reservas. Segundo Luiz Felipe Scolari, o chileno ainda precisa aprimorar a forma física e não tem condições de atuar por 90 minutos.
No segundo tempo, a entrada do chileno, que completou sua centésima partida pelo Palmeiras, em nada melhorou a dinâmica do time da casa. O único lance criativo aconteceu aos 8 minutos, quando Ewerthon tabelou com Valdivia e bateu próximo ao gol. O Vasco, por sua vez, passou a jogar nos contra-ataques, mas sem eficiência. Na próxima rodada, o Palmeiras encara o Grêmio, na quarta-feira, às 19h30, no Estádio Olímpico, em Porto Alegre. No dia seguinte, às 21h, o Vasco recebe o Avaí, em São Januário.
Fonte: Eldorado ESPN - Tércio David
Foto: AE

POSTURA CERTA: Cuidados simples para sentar ou deitar ajudam a prevenir dores e doenças na coluna

GISELE DAEMON: Pesquisa recente do Ministério da Saúde, em parceria com a Universidade de São Paulo, USP, mostrou que cerca de oitenta por cento das pessoas, hoje em dia, passam muito tempo em frente ao computador e à televisão. Esse comportamento sedentário causa vários problemas de saúde, como as doenças de coluna. O chefe do centro de trauma Rack-Medular do Instituto de Traumatologia e Ortopedia, Luís Eduardo Carelli, aponta os principais erros de postura cometidos no dia a dia e o que esses vícios podem causar à saúde da coluna.
LUÍS EDUARDO CARELLI: "O ideal seria que a altura da cadeira pudesse ser regulada ou que o monitor do computador ou da televisão fique próximo da altura dos olhos. Com isso nós não vamos estar inclinando a cabeça pra baixo, que seria a flexão da coluna cervical, nem olhando com a cabeça pra cima, pra ajustar ao monitor, que estaríamos realizando a extensão forçada da coluna. Esses movimentos, por longos períodos, causariam contraturas, dores musculares ao nível de coluna cervical e cervico-dorsal; e nós evitamos dessa forma, tentando nivelar a altura das cadeiras com a altura dos monitores."
GISELE DAEMON: De acordo com o médico Luís Eduardo Carelli, pessoas que passam muitas horas do dia na mesma posição ou tarefa também devem tomar o cuidado de fazer pausas para alongar e melhorar a circulação do sangue.
LUÍS EDUARDO CARELLI: "O ideal é a cada hora, ou a cada duas horas no máximo, a pessoa levantar, realizar algum alongamento de braços, de pernas, fazer uma caminhada suave ali pela sala ou pelo quarto pra ativar a circulação também dos membros inferiores, principalmente pessoas com mais idade; são dicas que a gente fornece aos nossos pacientes."
GISELE DAEMON: O médico do INTO, Luís Eduardo Carelli indica ainda, de forma resumida, os principais cuidados que todos devem tomar para evitar problemas de saúde por postura inadequada.
LUÍS EDUARDO CARELLI: "Sempre estar com as costas, tanto a coluna lombar, coluna dorsal, bem apoiadas; sempre manter os monitores e a televisão ao alcance dos olhos, ao nível horizontal; evitar a posição das televisões fixadas na parede, numa distancia muito alta, para que nós não façamos a extensão demasiada da região cervical, sempre guardando o cuidado com a nossa postura para evitarmos problemas na nossa saúde da coluna."
GISELE DAEMON: O chefe do centro de trauma Rack-Medular do Instituto de Traumatologia e Ortopedia, Luís Eduardo Carelli, orienta que, ao primeiro sintoma de algum problema na coluna, a pessoa procure um médico ortopedista, mesmo que não seja especializado em coluna vertebral. O ortopedista vai orientar, prescrever analgésicos e anti-inflamatórios e recomendar o tratamento mais adequado para cada caso.
Fonte: Agência RádioWeb - Reportagem, Gisele Daemon

ESPORTE: Ceará derrota Santos no Castelão e sobe no Brasileiro

Soberano em seu estádio, o Ceará derrotou o Santos por 2 a 1, neste domingo, no Castelão, em Fortaleza, e reagiu na tabela do Campeonato Brasileiro. O time da casa subiu para a décima colocação, com 28 pontos, e atrapalhou a trajetória crescente do Santos, que ainda sonha com o título.
O Santos, que contou com o primeiro gol de Keirrison, estacionou nos 31 pontos, e caiu para o sexto lugar, mais distante dos líderes do campeonato. O Fluminense lidera com 41, seguido do Corinthians, com 38.
A partida deste domingo foi marcada por uma confusão após o apito final. Neymar se desentendeu com João Marcos, do Ceará. O tumulto cresceu quando Marquinhos acusou um dos policiais de agressão e mostrou uma marca nas costas. Ele teria sido acertado pelo cacetete de um dos membros da Polícia que deixou o local rapidamente no meio da confusão.
O JOGO - Embora bastante veloz, a partida contou com poucos lances incisivos nos primeiros minutos. Nenhuma das equipes conseguiu se impor, ou ao menos ameaçar seriamente o gol do adversário, apesar da movimentação.Com o passar do tempo, os times começaram a acertar mais as jogadas e os gols foram consequência. Aos 29, Kempes aproveitou rebote da defesa santista e descolou bom cruzamento da direita para Magno Alves, que, livre na área, completou para as redes. Mas não deu nem tempo para comemorar. Dois minutos depois, Neymar fez bela enfiada para Keirrison, que invadiu a área e tocou na saída do goleiro Michel Alves: 1 a 1. Foi o primeiro gol do atacante em seis jogos pelo Santos.
No segundo tempo, o jogo continuou bastante movimentado e equilibrado, com as duas equipes apostando na velocidade dos seus jogadores. Atuando bem, principalmente por que alargava o jogo para as laterais, o Ceará conseguiu chegar ao segundo gol graças a uma boa jogada do veterano Magno Alves, que ganhou o lance pela esquerda e cruzou na medida para Geraldo cabecear firme, livre na área, aos 24.
O gol serviu para dar tranquilidade ao Ceará, que finalmente conseguiu se impor, até deixando espaço para os contra-ataques do Santos. Mas os visitantes tinham pouca criatividade no meio-campo e não conseguiram ameaçar o adversário quando tinham a posse da bola. Na próxima rodada, o Santos receberá o Atlético-GO, na Vila Belmiro, na quarta-feira, às 19h30. Pouco depois, às 22 horas, o Ceará vai visitar o Vitória, no Barradão, em Salvador.
Fonte: Eldorado ESPN - Felipe Rosa de Farias Mendes
Foto: AE