Powered By Blogger

terça-feira, 14 de setembro de 2010

SAÚDE DO HOMEM: Pré-natal masculino vai incentivar futuros pais a fazerem check-up preventivo

CYNTHIA RIBEIRO: Estimular os homens a fazer uma espécie de pré-natal junto com a esposa que vai ganhar neném. Essa é a nova proposta do Ministério da Saúde para conscientizar a população masculina a se cuidar mais e fazer os exames de prevenção. A ideia é orientar os profissionais de saúde das unidades básicas a convencer os maridos que acompanham as gestantes no pré-natal a fazerem também um check-up. O diretor do Departamento de Ações Programáticas e Estratégicas do ministério, José Luiz Telles, explica o objetivo é aproveitar esse momento em que o homem está mais sensível para mostrar a necessidade de ele também preservar mais a própria saúde.
JOSÉ LUIZ TELLES: "Nós temos aí uma preocupação de aproveitar esse momento da gestante e trazer o companheiro para ele também seja participante no processo de exames, no cuidado à saúde, trazendo a importância dele nesse processo."
CYNTHIA RIBEIRO: O pré-natal masculino, como é chamado o projeto, também vai incentivar os maridos a acompanharem mais de perto o pré-natal da esposa, participando junto com elas das consultas e dos exames. Segundo José Luiz Telles, é comprovado que o homem comprometido com o bem-estar da família se expõe menos à situações de risco, uma das principais causas de mortes entre eles.
JOSÉ LUIZ TELLES: "No acompanhamento das consultas isso cria um vínculo afetivo maior entre o casal e entre o casal e o filho que vai nascer. Nós não temos dúvida que esse tipo de estratégia reduz substancialmente situações de violência que poderão ocorrer no futuro, faz com que o casal tenha maior capacidade de lidar com os desafios de um novo ser."
CYNTHIA RIBEIRO: O diretor do Departamento de Ações Programáticas e Estratégicas do Ministério da Saúde lembra que essa é mais uma das ações que integram a Política Nacional de Saúde do Homem. A estratégia de saúde voltada para a população masculina no Brasil é um dos temas de discussão do primeiro Seminário Internacional de Saúde do Homem das Américas, que vai até esta terça-feira, em Brasília.
Fonte: Agência RádioWeb - Reportagem, Cynthia Ribeiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário