Powered By Blogger

terça-feira, 14 de setembro de 2010

AIDS: Ministério da Saúde lança manual para ajudar profissionais que cuidam de pessoas com a doença

JULIANA COSTA: A qualidade de vida das pessoas com o vírus HIV melhorou nos últimos anos, mas alguns pacientes ainda precisam de cuidados diários e contam com a ajuda de algum familiar, amigo ou profissional contratado especialmente para isso. Para facilitar o trabalho dessas pessoas, o Ministério da Saúde vai lançar o manual do cuidador, que vai trazer informações sobre medicamentos, direitos trabalhistas e formas de lidar com o sentimento de pessoas que convivem com uma doença incurável. A consultora técnica da Unidade de Assistência e Tratamento do Departamento de DST/Aids e Hepatites Virais, Josiane Oliveira, explica que o manual vai abordar os temas de forma simples.
JOSIANE OLIVEIRA: "Ele tem esse objetivo de ser bastante simples, objetivo e ilustrativo, trazendo as situações mais comuns do dia-a-dia desses cuidadores atentando tanto para o aspecto físico dos cuidados, como por exemplo: higiene corporal, cuidados básicos, questão com a adequação da postura, nutrição. Mas também aspectos psicossociais como sexualidade, emoções, perdas, cuidados com antiretrovirais e até mesmo informações da própria doença e de como lidar com essa doença."
JULIANA COSTA: De acordo com Josiane Oliveira, o manual do cuidador levou quatro anos para ficar pronto e teve a colaboração de pacientes, cuidadores e profissionais da área de saúde. Ela acrescenta que o manual vai trazer também dicas de saúde para o cuidador.
JOSIANE OLIVEIRA: "Dando ênfase também aos cuidados direcionados ao cuidador. Esse cuidador que lida diariamente com essas pessoas e muitas vezes estão isolados ou estão com uma sobrecarga muito grande de trabalho. Então a gente visou está trazendo algumas dicas para essas pessoas para lidar melhor tanto com a sua saúde, para preservar sua saúde a sua qualidade de vida, como também trabalhando as suas emoções, dando dicas para ampliar sua rede de apoio, a não se sentir isolado nesse processo."
JULIANA COSTA: A consultora técnica da Unidade de Assistência e Tratamento do Departamento de DST/Aids e Hepatites Virais, Josiane Oliveira, adiantou que o lançamento do manual do cuidador será no dia quatro de outubro, mas já é possível baixar o documento no site do Ministério da Saúde.
Fonte: Agência RádioWeb - Reportagem, Juliana Costa

Nenhum comentário:

Postar um comentário