Powered By Blogger

sexta-feira, 17 de setembro de 2010

ENXAQUECA: Estudos mostram que 11% das crianças entre sete e 15 anos no Brasil sofrem com a doença

CYNTHIA RIBEIRO: Você sabia que crianças também podem ter enxaqueca, assim como os adultos? Segundo especialistas, no Brasil, onze por cento das crianças e adolescentes entre sete e quinze anos sofrem com o problema. A neurologista Célia Roesler, da Academia Brasileira de Neurologia, explica que, quando ocorre uma situação como essa, muitos pais ignoram e acham que pode ser uma desculpa dos filhos para deixar de cumprir obrigações. Mas, é preciso ficar atento aos sintomas.
CÉLIA ROESLER: "Muitas vezes, eles pensam que não está dor, que está inventando desculpas para faltar na escola. Quando que a gente sabe que a criança está tendo uma enxaqueca mesmo? Na hora da dor, involuntariamente, ela desliga a televisão, ela procura um cantinho, com pouca luz, porque a gente sabe que a claridade, o barulho, o movimento, tudo isso piora a dor de cabeça. Então, a criança se afasta e procura um cantinho e fica lá quietinha."
CYNTHIA RIBEIRO: A enxaqueca pode atingir a criança por toda a infância, desde bem pequena. Depois da puberdade, a queixa é mais comum entre as meninas. De acordo com Célia Roesler, fatores externos, como má alimentação e excesso de tempo na TV ou computador, são os principais desencadeadores do problema.
CÉLIA ROESLER: "Os fatores desencadeantes das crises são praticamente os mesmos dos adultos, porque eles estão sobrecarregados, além de estudar, tem que fazer inglês, tem atividades física; eles estão sempre no computador. Essa sobrecarga cerebral, essa sobrecarga de informações já é um desencadeante bem importante, dormir muito ou dormir pouco ambos podem desencadear dores de cabeça; ficar muitas horas sem se alimentar."
CYNTHIA RIBEIRO: A neurologista lembra que a enxaqueca prejudica muito o dia a dia da criança, que não consegue estudar, brincar ou ir para a aula por causa das dores. Ela alerta que os pais sempre devem investigar a origem da dor, que também pode ser sintoma de outras doenças.
CÉLIA ROESLER: "Quando uma criança tem dor de cabeça, se ela nunca teve e se queixa de repente, sempre tem investigar, porque de repente não é uma enxaqueca. Tem que afastar as dores de cabeça secundárias. Dores de cabeça são aquelas que ocorrem por causa de uma sinusite, uma disfunção visual, até um tumor cerebral pode dar uma dor de cabeça."
CYNTHIA RIBEIRO: Célia Rousler acrescenta que, por isso, é tão importante que os pais levarem logo a criança ou o adolescente ao médico para fazer o tratamento adequado. Além disso, segundo ela, é fundamental controlar os hábitos dos pequenos.
Fonte: Agência RádioWeb - Reportagem, Cynthia Ribeiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário