Powered By Blogger

quinta-feira, 16 de setembro de 2010

MAU HÁLITO: Cuidados simples podem evitar o problema

JULIANA COSTA: Mesmo sendo um problema simples de tratar, muita gente ainda sofre com a halitose, o famoso mau hálito. A halitose pode alterar a vida social, familiar e até mesmo de trabalho de uma pessoa. O cirurgião- dentista Sílvio Brandão explica que para iniciar o tratamento contra o mau hálito é preciso descobrir primeiro a causa do problema.
SÍLVIO BRANDÃO: "Quando é local, você pode ter de origem bucal, então você tem que ir ao dentista para identificar cárie, doença periodontal, alguma lesão na boca, uma higiene oral deficiente, até casos de neoplasia e algum tipo de câncer pode provocar halitose. Mas também pode não ser bucal, pode ser, por exemplo, uma sinusite, uma amigdalite, uma faringite, uma rinite e o dentista vai ver que não é de origem bucal e vai te orientar, te encaminhar para o profissional competente."
JULIANA COSTA: Sílvio Brandão acrescenta que para evitar a halitose é importante também fazer a higienização correta da boca, principalmente da língua.
SÍLVIO BRANDÃO: "Você deve, assim que você se alimenta, você não pode deixar passar mais de vinte minutos, você tem que fazer a sua escovação, usar fio-dental e não esquecer a língua. A língua tem uma papilas e ali é depositado não só alimento, como células que descamam na nossa boca, normalmante. E ali ficam depositados alimentos em decomposição e que vão provocar esse mau hálito.
JULIANA COSTA: De acordo com o cirurgião dentista Sílvio Brandão, ficar muito tempo sem se alimentar também pode provocar mau hálito. Ele lembra que é preciso ir ao dentista pelo menos duas vezes ao ano para evitar doenças.
Fonte: Agência RádioWeb - Reportagem, Juliana Costa

Nenhum comentário:

Postar um comentário