Powered By Blogger

segunda-feira, 13 de setembro de 2010

VITAMINA D: Nutriente é essencial para fortalecer a saúde dos ossos e prevenir osteoporose

CYNTHIA RIBEIRO: Especialistas defendem um aumento no consumo de vitamina D para prevenir doenças importantes, como o raquitismo e a osteoporose. Esse nutriente atua principalmente na absorção do cálcio pelo organismo, atividade importante para fortalecer os ossos e permitir um crescimento saudável. Além disso, segundo o chefe do Setor de Endocrinologia, do Serviço de Clínica Médica, do Hospital Federal do Servidor do Estado, no Rio de Janeiro, Sérgio Blumenberg, estudos comprovam que a falta de vitamina D também pode ser a porta de entrada para várias outras doenças:
SÉRGIO BLUMENBERG: "Existe algumas evidências mais recentemente que a deficiência da vitamina D leva ao aparecimento de algumas doenças. Ele pode levar a uma prevalência maior de alguns cânceres, por exemplo, de mama, de cólon, de próstata, assim como o aparecimento de diabetes nas pessoas também; de que a deficiência de vitamina D está associada a doenças cardiovasculares como a hipertensão arterial, e também algumas evidências que as pessoas ficam mais propensas a infecções."
CYNTHIA RIBEIRO: O endocrinologista Sérgio Blumenberg acrescenta que, por causa dessa influência direta no fortalecimento dos ossos, crianças e idosos, não podem abrir mão da vitamina D na dieta. O médico explica quais as principais fontes desse nutriente.
SÉRGIO BLUMENBERG: "A vitamina D é importante no manejo do cálcio no organismo. Como ela aparece? Ou ela se transforma pela luz do sol, ou ela é absorvida por via oral. O sol, na verdade, é uma das principais fontes de conversão na forma ativa da vitamina D, junto com a absorção do cálcio, que vão garantir a saúde do osso. Quais são as fontes principais de vitamina D? São os peixes, principalmente, os peixes mais gordurosos, de águas profundas; derivados de leite e de soja."
CYNTHIA RIBEIRO: O médico Sérgio Blumenberg lembra que a carência de vitamina D é mais prevalente nos países do Hemisfério Norte. O hábito de idosos morarem em asilos, por exemplo, uma menor oferta de luz solar, e invernos mais rigorosos nessa região podem ser fatores que colaboram nessa estatística.
Fonte: Agência RádioWeb - Reportagem, Cynthia Ribeiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário