Powered By Blogger

segunda-feira, 13 de setembro de 2010

POSTURA CERTA: Cuidados simples para sentar ou deitar ajudam a prevenir dores e doenças na coluna

GISELE DAEMON: Pesquisa recente do Ministério da Saúde, em parceria com a Universidade de São Paulo, USP, mostrou que cerca de oitenta por cento das pessoas, hoje em dia, passam muito tempo em frente ao computador e à televisão. Esse comportamento sedentário causa vários problemas de saúde, como as doenças de coluna. O chefe do centro de trauma Rack-Medular do Instituto de Traumatologia e Ortopedia, Luís Eduardo Carelli, aponta os principais erros de postura cometidos no dia a dia e o que esses vícios podem causar à saúde da coluna.
LUÍS EDUARDO CARELLI: "O ideal seria que a altura da cadeira pudesse ser regulada ou que o monitor do computador ou da televisão fique próximo da altura dos olhos. Com isso nós não vamos estar inclinando a cabeça pra baixo, que seria a flexão da coluna cervical, nem olhando com a cabeça pra cima, pra ajustar ao monitor, que estaríamos realizando a extensão forçada da coluna. Esses movimentos, por longos períodos, causariam contraturas, dores musculares ao nível de coluna cervical e cervico-dorsal; e nós evitamos dessa forma, tentando nivelar a altura das cadeiras com a altura dos monitores."
GISELE DAEMON: De acordo com o médico Luís Eduardo Carelli, pessoas que passam muitas horas do dia na mesma posição ou tarefa também devem tomar o cuidado de fazer pausas para alongar e melhorar a circulação do sangue.
LUÍS EDUARDO CARELLI: "O ideal é a cada hora, ou a cada duas horas no máximo, a pessoa levantar, realizar algum alongamento de braços, de pernas, fazer uma caminhada suave ali pela sala ou pelo quarto pra ativar a circulação também dos membros inferiores, principalmente pessoas com mais idade; são dicas que a gente fornece aos nossos pacientes."
GISELE DAEMON: O médico do INTO, Luís Eduardo Carelli indica ainda, de forma resumida, os principais cuidados que todos devem tomar para evitar problemas de saúde por postura inadequada.
LUÍS EDUARDO CARELLI: "Sempre estar com as costas, tanto a coluna lombar, coluna dorsal, bem apoiadas; sempre manter os monitores e a televisão ao alcance dos olhos, ao nível horizontal; evitar a posição das televisões fixadas na parede, numa distancia muito alta, para que nós não façamos a extensão demasiada da região cervical, sempre guardando o cuidado com a nossa postura para evitarmos problemas na nossa saúde da coluna."
GISELE DAEMON: O chefe do centro de trauma Rack-Medular do Instituto de Traumatologia e Ortopedia, Luís Eduardo Carelli, orienta que, ao primeiro sintoma de algum problema na coluna, a pessoa procure um médico ortopedista, mesmo que não seja especializado em coluna vertebral. O ortopedista vai orientar, prescrever analgésicos e anti-inflamatórios e recomendar o tratamento mais adequado para cada caso.
Fonte: Agência RádioWeb - Reportagem, Gisele Daemon

Nenhum comentário:

Postar um comentário