Powered By Blogger

sábado, 27 de novembro de 2010

MERCADO DE TRABALHO: Economia aquecida e falta de profissionais qualificados dificultam contratação

LORENA ROCHA: Sobram vagas no mercado de trabalho, mas faltam profissionais qualificados. Uma pesquisa revela que as áreas mais carentes de profissionais são: engenharia, petróleo e gás, recursos humanos, secretariado e tecnologia da informação. Fora essas, existem várias áreas da medicina que também precisam de profissionais especializados. Segundo o professor do Departamento de Economia da Universidade de Brasília, Carlos Alberto Ramos, o aquecimento do mercado também agrava o problema, que precisará de tempo para ser contornado.
CARLOS ALBERTO RAMOS: "O Brasil está crescendo muito e logicamente com isso você vai ter um problema de oferta de trabalho com uma determinada qualificação. Mas, ao longo prazo, realmente, o Brasil está formando mão de obra, no sentido de que a educação está de alguma forma progredindo, a força de trabalho está cada vez mais educada em termos de anos de estudo. E realmente são processos históricos onde no longo prazo, de alguma forma você vai contornar essa requisição."
LORENA ROCHA: De acordo com o professor da UNB, se, de um lado, o aquecimento do mercado pode trazer à tona a falta de profissionais, ao mesmo tempo, por outro, gera aspectos positivos como o aumento de salários, a queda nos níveis de pobreza e diminuição da concentração de renda. Para a consultora sênior do Grupo Foco de RH, Silvia Gerson, o candidato a um emprego ou mesmo quem já tem um, deve sempre se informar sobre as necessidades do mercado.
SILVIA GERSON: "A qualificação ainda é o mais importante, só que o pessoal faz curso, e depois não pratica. Eu acho sempre muito importante, antes de você escolher uma profissão, falar com pessoas que atuam no mercado, fazendo isso, pra ver se na prática é a mesma coisa do que na teoria."
LORENA ROCHA: Silvia Gerson acrescenta outro ponto: conhecer outros idiomas, como o inglês e o espanhol, principalmente. Ela ressalta que não há exigência que seja impossível de se suprir. O que é necessário é uma flexibilidade entre o candidato e a empresa que está contratando.
Fonte: Agência do Rádio - Reportagem, Lorena Rocha

ESPORTE: Belluzzo reassume Palmeiras e já planeja 2011


De volta à presidência do Palmeiras, Luiz Gonzaga Belluzzo já começou a pensar na próxima temporada. O dirigente reassumiu o cargo nesta sexta-feira, dois dias após a frustrante eliminação na Copa Sul-Americana, e deu início ao planejamento para 2011 em conversa com o técnico Luiz Felipe Scolari.
"Conversei com o Felipão sobre 2011 e também falei com os atletas. Falei da minha decepção e fui muito claro que não podia de jeito nenhum ter deixado o Goiás virar aquela partida", comentou o presidente, lamentando a derrota para o time goiano, na semifinal da competição internacional.
"Já tínhamos o episódio do ano passado [Brasileiro de 2009] e fiquei muito chateado com o que aconteceu. Conversei com boa educação com os jogadores, mas também com a dureza que a ocasião permitia. Não dá para admitir ser eliminado naquelas circunstâncias", afirmou.
Da conversa com Felipão, Belluzzo destacou o comprometimento do técnico para remontar o time em 2011. "Senti do Felipão que ninguém vai esmorecer. Estamos todos comprometidos e eu também, até terminar o meu mandato. Vamos trabalhar muito para remontar o time, sem fazer coisas irracionais. O Felipão é muito claro e quer o comprometimento de todos", aprovou.
Belluzzo voltou à presidência do Palmeiras nesta sexta depois de ficar dois meses afastado por conta de uma cirurgia no coração. Ele se licenciou do clube no dia 28 de setembro e passou cerca de 45 dias internado no Hospital Sírio Libanês, de onde recebeu alta há 15 dias.
Fonte: Eldorado ESPN - AE
Foto: Sérgio Castro/AE

sexta-feira, 26 de novembro de 2010

VACINA: Campanha de Vacinação contra a Febre Aftosa 2010 termina no dia 30

A segunda etapa da Campanha de Vacinação contra a Febre Aftosa 2010 termina nesta terça-feira, dia 30. O Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA) alerta os produtores rurais para que tenha em dia o calendário de vacina para proteger seus animais dessa doença. Durante o ano, a vacina deve ser aplicada duas vezes, no mês de maio e de novembro. A fiscalização da vacinação é de competência do IMA, órgão responsável pela defesa sanitária animal e vegetal no estado. Todos os produtores devem obter a declaração em que comprova a imunização em mãos, após o término da segunda etapa da vacinação, no escritório do IMA mais próximo de sua propriedade até o dia 10 de dezembro. Para isso é necessário que o produtor apresente a nota fiscal de compra da vacina e a Carta Aviso - preenchida com o número de bovinos e bubalinos existentes em sua propriedade e os animais imunizados por idade e sexo.

LOCAL: Paraíso abre processo seletivo para Médico Veterinário e Educador Social

As inscrições para o novo processo seletivo em Paraíso já estão abertas. A Secretaria de Saúde e Ação Social disponibiliza vagas para os cargos de Médico Veterinário e Educador Social para atuar no Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas). O candidato poderá se inscrever até o dia 3 de dezembro de 2010 das 8h às 11h e das 13h às 15h30. Para o cargo de veterinário, será na sede da Vigilância em Saúde localizada à Rua Geraldo Marcolini, 1236 - Centro. Já para o cargo de Educador, as inscrições serão feitas na Gerência de Ação Social, localizada à Rua Pimenta de Pádua, 1958 - Centro. As relações de documentos estão disponíveis no site da prefeitura www.paraiso.mg.gov.br/ em DOWNLOADS. Maiores informações através dos telefones 3539-5206 e 3539-1040. Lembrando que, as inscrições são gratuitas.

EDITAL: Educação Básica

A direção da E.E. São João da Escócia comunica que haverá uma reunião dia 29, segunda-feira, às 8h30, para designação de um professor de Educação Básica, para o 4º ano do turno vespertino, no período de 29 de novembro à 03 de Dezembro de 2010. Interessados comparecer a escola munidos de documentos pessoais.

CIGARRO: Empresas se preocupam cada vez mais com o controle do tabagismo

SUELY FROTA: Dados da Organização Internacional do Trabalho, OIT, revelam que pelo menos duzentos mil trabalhadores morrem por ano devido à alta exposição ao cigarro. O dado inclui as pessoas que não fumam, mas que respiram a fumaça emitida pelos fumantes. A fumaça do fumante passivo é cerca de quatro vezes mais tóxica que a fumaça aspirada pelo fumante. No Brasil, leis proíbem o fumo no local de trabalho. As empresas têm se preocupado em promover ambiente seguro e saudável aos funcionários e clientes. Segundo Adriana Carvalho, advogada da Aliança de Controle do Tabagismo, as empresas podem adotar ambientes livres do fumo e ressalta:
ADRIANA CARVALHO: "A idéia é produzir essa nova medida na empresa sem que traga conflitos entre fumantes e não fumantes. A idéia é trazer a conscientização, informar e divulgar que quando se fuma em lugares fechados prejudica a saúde de todo mundo. Até dos próprios fumantes, por que ele é fumante passivo da própria fumaça e da fumaça de outros fumantes. Então a idéia é proteção de todos e não só dos não fumantes. Ela pode divulgar informações sobre os riscos e o malefícios do tabagismo, oferecer palestras. Uma questão é mais da empresa mesmo usar o bom senso e o empregado também usar o bom senso."
SUELY FROTA: Ainda de acordo com Adriana Carvalho, com essas medidas as empresas ajudam no controle do fumo, não só no trabalho como também nas residências.
ADRIANA CARVALHO: "A gente sabe que quando não se permite o fumo em lugares fechados públicos, como ambientes e trabalho, bares e restaurantes os fumantes tendem a formar a adquirir uma consciência de não fumar nos lugares fechados na própria residência. Então, traz um beneficio para a própria família do trabalhador. Então, sem dúvida as empresas podem ser sim agentes de promoção do controle do tabagismo."
SUELY FROTA: Andriana Carvalho ressalta que é obrigação das empresas oferecer condições saudáveis de trabalho. No Brasil, a lei número nove mil e duzentos e noventa e quatro, de mil novecentos e noventa e seis, prevê a preservação do ar em ambientes fechados além da proteção aos não fumantes.
Fonte: Agência do Rádio - Reportagem, Suely Frota

ESPORTE: Lucas aguarda ansioso convocação para seleção sub-20

A indicação do técnico Ney Franco de que o meia-atacante Lucas será convocado para defender a seleção brasileira no Campeonato Sul-Americano Sub-20 empolgou o jogador do São Paulo. Ele garantiu que está pronto para ajudar a equipe a garantir presença na próxima Olimpíada, mas ressaltou que aguarda a convocação oficial.
"Estou esperando sair a lista oficial. Mas estou preparado e bastante concentrado para fazer o meu melhor lá. O pensamento é se apresentar na Seleção e ajudar o Brasil a ser campeão e conquistar esta vaga para as Olimpíadas. Vou correr atrás disso para começar o ano com o pé direito", afirmou, ao site oficial do São Paulo.
Lucas evitou lamentar por não ter sido indicado ao prêmio de revelação do Campeonato Brasileiro. Bruno César (Corinthians), Dedé (Vasco) e Neto (Atlético Paranaense) são os concorrentes. "Meu pensamento sempre é positivo, buscando o melhor. Se eu não conseguir ser a revelação agora, ainda tem muitos prêmios que poderão acontecer daqui pra frente", disse.
Fonte: Eldorado ESPN - AE
Foto: Divulgação

ALIMENTAÇÃO: Acordo entre governo e indústrias reduz consumo de gordura trans

CYNTHIA RIBEIRO: Graças a uma parceria entre o Ministério da Saúde e as indústrias produtoras de alimento, o brasileiro deixou de consumir em 2009 mais de duzentas mil toneladas de gordura trans. Um levantamento mostrou que a meta de redução dessa gordura vegetal foi alcançada por cerca de 94% das empresas da alimentação. O acordo previa a produção de alimentos com no máximo 5% de gordura trans e, no caso de óleos e margarinas, apenas 2%. A meta foi estabelecida, em 2007, pelo Fórum da Alimentação Saudável e o Ministério da Saúde. Para continuar obtendo bons resultados e incentivar a produção de alimentos adequados à saúde, o ministro José Gomes Temporão assinou, nesta quinta-feira, a prorrogação desse compromisso por mais três anos e a inclusão de novos objetivos.
JOSÉ GOMES TEMPORÃO: "Isso demonstra o acerto da estratégia do governo e da indústria, onde a questão da saúde pública foi colocada na mesa e os resultados estão aí. Temos ainda dois problemas a avançar: primeiro, a área de margarina, foi a área que avançou menos e, de outro, lado o resto do mercado de produtores, ou seja, os pequenos produtores e os médios produtores, nós vamos ter que fazer um grande esforço agora para que a oferta de matéria prima para esse pequeno produtor já venha em condições adequadas, e também levar informação, orientação técnica."
CYNTHIA RIBEIRO: As metas de redução da gordura trans foram definidas a partir de recomendações da Organização Panamericana de Saúde. A substância aumenta os níveis de colesterol ruim no sangue e prejudica o coração. Nesse levantamento feito pela Associação Brasileira das Indústrias da Alimentação, foram avaliadas, ao todo, doze categorias de alimentos, incluindo massas instantâneas, sorvetes, óleos, além de margarinas e cremes vegetais. Segundo o ministro da Saúde, o próximo desafio é reduzir o uso de sal nos produtos alimentícios.
JOSÉ GOMES TEMPORÃO: "De outro lado estamos colocando na mesa um outro desafio, sal. Vocês sabem que o consumo de sal pode causar a longo prazo danos à saúde pública, hipertensão arterial e uma série de problemas de saúde. Nós já entregamos à ABIA um documento técnico com algumas metas de redução de 15% a 50% do teor do sal nos alimentos e vai haver a partir de agora então todo o desenvolvimento de um trabalho técnico, que é um estabelecimento de metas para que esse trabalho continue avançando."
CYNTHIA RIBEIRO: O ministro Temporão acrescenta que a expectativa é de que, até 2020, o consumo de sal pela população brasileira seja reduzido em 50%.
Fonte: Agência do Rádio - Reportagem, Cynthia Ribeiro

quinta-feira, 25 de novembro de 2010

ESPORTE: Presidente do Santos comemora sorteio da Libertadores

O presidente do Santos, Luís Alvaro de Oliveira Ribeiro, saiu nesta quinta-feira da sede da Conmebol, em Assunção, no Paraguai, satisfeito com o sorteio dos grupos da próxima edição da Libertadores. Segundo ele, a chave santista é relativamente fácil: jogará contra Deportivo Táchira (Venezuela), um representante do Chile ainda indefinido e o vencedor do confronto entre Deportivo Petare (Venezuela) e um time paraguaio.
"Não faremos jogos na altitude e nem em países distantes. Táchira é próximo, perto de Caracas, e no Chile cansamos de ganhar", afirmou Luís Alvaro, lembrando do vitorioso passado santista na Libertadores, na época em que ainda tinha Pelé. "O Santos teve sorte", completou o dirigente, que foi ao Paraguai para acompanhar o sorteio dos grupos.
Luís Alvaro, no entanto, reconheceu que nem todos os representantes do Brasil tiveram a mesma sorte na definição dos grupos. "O campeão e o vice brasileiros vão ter uma parada indigesta", afirmou o presidente do Santos, lembrando que eles farão parte das duas chaves consideradas mais difíceis na próxima edição da Libertadores.
Em seu grupo, o campeão brasileiro enfrentará o Argentino Juniors (Argentina), o Nacional (Uruguai) e o América (México). Enquanto isso, o vice-campeão brasileiro jogará na sua chave contra um representante da Argentina, um do Paraguai e o vencedor do confronto entre o terceiro colocado do Brasileirão e uma equipe colombiana.
Fonte: Eldorado ESPN - Amanda Romanelli
Foto: Divulgação

LOCAL: Dois bairros de Paraíso realizam a coleta seletiva

Os bairros Jardim Coolapa e Jardim Europa de São Sebastião do Paraíso estão realizando a coleta seletiva de material reciclável. Através dos estudantes do Ceduc que fazem estágio no departamento de Meio Ambiente, estão visitando algumas residências com objetivo de informar e orientar os moradores sobre e como separar o lixo. Durante a visitação, logo no primeiro dia, foram coletados mais de 400 kg de material. Os agentes de saúde que atuam nesses bairros também estão realizando a orientação. A coleta é realizada semanalmente pela Associação de Coletores de Materiais Recicláveis de Paraíso (Acomarp) e todo o material recolhido é vendido a empresas de reciclagem. Já a renda é dividida entre os membros da Associação. Os coletadores poderão ser acionados pelo telefone 3558-8025. Diminuindo o volume de lixo nas ruas e terrenos baldios, além de contribuir com o meio ambiente e com a saúde pública, você evita a proliferação de roedores transmissores de doenças, principalmente o mosquito da Dengue.

LOCAL: Estudante paraisense está na etapa final da Olimpíada de Língua Portuguesa

Nesta próxima segunda-feira, dia 29, em Brasília, acontecerá a etapa final da Olimpíada de Língua Portuguesa - Escrevendo o Futuro. O estado de Minas conta com representantes de oito escolas da rede estadual dos municípios de Coronel Xavier Chaves, Espera Feliz, Itacarambi, Alfenas, Alpinópolis, Itatiaiuçu, São Sebastião do Paraíso e Alvorada de Minas. Ao todo, nove alunos mineiros disputam o título nacional nas categorias Poema, Crônica, Memórias e Artigo de Opinião. Aqui no município, a aluna Francielli Rosa Dias da E. E. Comendadora Ana Cândida de Figueiredo concorre com seu Artigo de opinião acompanhada da Professora Eneida Maria de Pádua. Segundo Soraya de Siqueira, diretora de Temáticas Especiais da Secretaria de Estado de Educação, ressalta a importância que a olimpíada possibilita ao aluno através das trocas de experiências, além de permitir ao professor da disciplina que se capacite em uma nova metodologia.

ANISTIADOS: Comissão de anistia dos demitidos no governo Collor fará balanço

SILAINE BORY: O governo vai apresentar um levantamento das análises dos servidores anistiados no dia oito de dezembro. Existe uma Comissão Especial Interministerial, conhecida pela sigla CEI, que avalia individualmente os processos de servidores demitidos durante o governo Collor e que pediram a volta ao serviço público. Antes de readmitir um funcionário, no entanto, a comissão leva em conta critérios como a capacidade orçamentária e a definição do local em que o servidor pode ser encaixado. A reunião vai ser comandada pela nova presidente da Cei, Maria Gabriela El Bayeh.
MARIA GABRIELA EL BAYEH: "O objetivo da prestação de contas é tornar transparente todo o trabalho da Cei. É pra gente colocar tudo o que a gente fez até hoje, quais as dificuldades que nós estamos enfrentado. Enfim, fazer um debate com a coletividade, que não são só os anistiados, os parlamentares, os nossos parceiros das atividades de recursos humanos, pra gente conseguir enfrentar todas as questões que a anistia precisa concluir."
SILAINE BORY: Segundo Maria Gabriela, novecentos e vinte processos de anistia ainda aguardam análise. Ela destaca os principais obstáculos na avaliação de cada caso.
MARIA GABRIELA EL BAYEH: "Uma das maiores dificuldades que a gente tem é exatamente documentar todo esse fato histórico. A outra, por exemplo, é fazer prova sobre como foram às demissões naquele período. Tudo isso a ente conversa bastante com os anistiados e com as representações porque é importante a colaboração de todos."
SILAINE BORY: Os interessados em participar da prestação de contas devem preencher uma ficha de inscrição, disponível no site do Ministério do Planejamento, e encaminhá-la até o dia três de dezembro ao endereço eletrônico cei@planejamento.gov.br. Quem preferir pode entregar o documento pessoalmente, na sede da Comissão, que fica na Esplanada dos Ministérios, Bloco C, sobreloja.
Fonte: Agência do Rádio - Reportagem, Silaine Bohry

ESPORTE: Joel escala Caio e Loco Abreu no ataque do Botafogo


Joel Santana testou uma formação mais ofensiva no Botafogo, em preparação para o jogo contra o Prudente, domingo, no Engenhão. Nesta quinta-feira, o treinador escalou Caio ao lado de Loco Abreu no ataque e Edno no meio-campo, no lugar do volante Túlio Souza.
O técnico não pôde contar com Leandro Guerreiro, com dores no calcanhar, Somália e Jobson, que se recupera de um corte no pé. O atacante Herrera participou do coletivo, mas na equipe reserva.
A novidade do treino foi o volante Lucas Zen, de 19 anos, que vem treinando com os profissionais há apenas dois meses. O jogador, que também atua na zaga, comemorou a chance. "Jogo nas duas posições, então hoje o Joel precisou no meio e pude colaborar. Os jogadores me orientaram e me senti bem. O time foi bastante receptivo", afirmou.
Os titulares treinaram com Jefferson; Fahel, Antônio Carlos e Márcio Rosário; Alessandro, Lucas Zen, Lúcio Flávio, Edno e Marcelo Cordeiro; Caio e Loco Abreu.
Fonte / Foto: Eldorado ESPN - AE
Fonte: Divulgação

ANVISA: Hotsite divulga experiências bem sucedidas de vigilância sanitária e promoção a saúde

SUELY FROTA: Já está disponível no site da Agência Nacional de Vigilância Sanitária uma página eletrônica que reúne ações bem sucedidas de promoção da saúde e de combate ao risco sanitário. As experiências criadas por profissionais de vigilâncias sanitárias de todo o País foram apresentadas durante o Fórum Regional de Vigilância Sanitária. Nessa página eletrônica, chamada de 'hotsite', estudantes e profissionais de saúde podem pesquisar e conhecer idéias inovadoras como: avaliação de riscos sanitários em banco de leite humano, proteção à saúde de trabalhadores no mercado informal e prevenção de hepatites virais nas unidades básicas de saúde. Para Oswaldo Miguel Junior, chefe do Núcleo de Assessoramento das Ações de Descentralização em Vigilância Sanitária da Anvisa, o hotsite é uma ótima fonte de pesquisa, já que foram selecionados os melhores trabalhos.
OSWALDO MIGUEL JUNIOR: "Esse hotsite, é muito importante frisar, que foram a seleção de todos os trabalhos de experiências exitosas no país inteiro, que a gente colocou no hotsite para que pessoas da sociedade pudessem ver essas experiências e até mesmo comparar e compartilhar essas experiências e usá-las na sua área, na sua cidade, e até mesmo no seu estado. São ações do dia a dia dos profissionais de vigilância sanitária e uma maneira de eles estarem expressando, dando vistas ao seu trabalho rotineiro do dia a dia, que são trabalhos extremamente importantes e uma ação bem efetiva de vigilância sanitária."
SUELY FROTA: Ainda de acordo com o chefe do Núcleo de Assessoramento das Ações de Descentralização em Vigilância Sanitária da Anvisa, o fórum é uma parceria entre a Anvisa e as vigilâncias sanitárias estaduais e municipais. O projeto conta ainda com o apoio do Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde e do Conselho Nacional de Secretários de Saúde. Para conhecer as experiências selecionadas basta acessar o endereço: www.anvisa.gov.br.
Fonte: Agência do Rádio - Reportagem, Suely Frota

quarta-feira, 24 de novembro de 2010

LOCAL: Casal Beleza Negra 2010 em Paraíso são primos

Durante os dias 13 e 21 de Novembro, em São Sebastião do Paraíso foi realizado vários eventos sobre a consciência negra. Na noite do domingo, dia 14, foi realizado a 3ª edição do concurso “Beleza Negra” paraisense no Teatro Municipal Sebastião Furlan. Este ano, 20 moças e 9 rapazes na categoria adulto foram avaliados por sete jurados nos quesitos: beleza, simpatia, conhecimento da história e cultura afro, além de traje e cabelo afro. Marçal Henrique Fidelis e Tuany Carolina Fidelis são primos e agora também é o casal vencedor do concurso, ambos receberam a faixa através da campeã do concurso em 2009, Lidiane Cristina Teodoro. No concurso, foram arrecadados mais de 200 quilos de alimentos não perecíveis como ingresso, que serão doados a 30 famílias carentes do município, incluindo o distrito de Guardinha. As informações para a distribuição foram passadas pela Gerência de Ação Social da Prefeitura.

ESTADO: Minas Gerais bate recordes com exportação no agronegócio

Conforme dados divulgados pelo Ministério de Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, 2010 será um ano lembrado por recordes nas exportações do agronegócio em Minas. O estado atingiu de janeiro a outubro, o valor de US$ 6,1 bilhões em vendas para o mercado internacional, valor que já é superior às exportações do agronegócio mineiro dos 12 meses do ano de 2008 e de 2009. Outro número histórico registrado neste ano foi às vendas externas do mês de outubro com o maior faturamento mensal de US$ 808 milhões. O café é o maior responsável pelo faturamento, mas, a exportação do açúcar também se destacou tendo um crescimento de 100,1% e com esse valor, passou a ser segundo produto na pauta de exportações. O grupo das carnes (bovina, suína e aves) apresentou um faturamento de 16,2%. Já as vendas de madeiras e derivados também tiveram bom desempenho neste ano. De janeiro a outubro elas movimentaram US$ 600,2 milhões com um crescimento de 79,2% na comparação com o ano de 2009.

ESPORTE: Rubinho vê Williams com carro 'agressivo' para 2011


De contrato renovado, o piloto brasileiro Rubens Barrichello mostrou otimismo com o carro da Williams para a próxima temporada da Fórmula 1. Ele disse que o projeto da equipe é "agressivo", o que pode representar uma grande evolução depois do campeonato deste ano, quando ficou no bloco intermediário e não pôde brigar por vitórias.
"Sinto que a equipe está fazendo um bom trabalho para o ano que vem. A abordagem para o carro é agressiva, o que é bom", contou Rubinho, em entrevista à revista inglesa Autosport.
Apesar do otimismo, Rubinho diz que ainda é preciso muito trabalho no desenvolvimento do carro. "Precisamos manter nossos pés no chão e trabalhar bastante", lembrou o experiente piloto, que vai disputar a sua 19ª temporada na Fórmula 1, sendo a segunda pela Williams.
Em sua primeira temporada na Williams, Rubinho somou 47 pontos e terminou o campeonato em 10º lugar. "Mesmo num ano ruim de resultados, a equipe conquistou bastante e progrediu", lembrou o brasileiro. Agora, ele acredita que pode melhorar ainda mais em 2011.
Fonte / Foto: Eldorado ESPN - AE

HOMOSSEXUALIDADE: Câmara dos Deputados debate homofobia nas escolas

JULIANA COSTA: A Câmara dos Deputados reuniu na última terça-feira militantes do movimento pelos direitos dos homossexuais, autoridades e parlamentares para debater o preconceito e a discriminação enfrentados por lésbicas, gays, bissexuais, travestis e transexuais na escola. Também foi apresentada uma pesquisa qualitativa sobre a homofobia no meio escolar, feita em onze capitais do País. O levantamento revelou que a questão não está sendo abordada de forma correta nos estabelecimentos de ensino. Para ajudar nesse trabalho, foi lançado um material didático, com vídeos e guias específicos para os educadores. O presidente da Associação Brasileira de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais, Toni Reis, destaca que o Ministério da Saúde já vem desenvolvendo várias ações de combate ao preconceito.
TONI REIS: "O Ministério da Saúde como um todo tem sido um grande parceiro no combate à homofobia. Até por essa questão da saúde mental, da questão do HIV/Aids, que a gente conseguiu transformar isso. A gente conseguiu na comunidade enfrentar essa doença terrível, mas a gente percebeu que a Aids não é tão grande problema como é o preconceito e a discriminação. Uma pessoa que sofre preconceito e discriminação, ela tem mais dificuldades de fazer prevenção de qualquer doença. Então é importante esse apoio do Ministério da Saúde para diminuir a vulnerabilidade das pessoas."
JULIANA COSTA: Já odiretor do Departamento de DST/Aids e Hepatites Virais do Ministério da Saúde, Dirceu Greco, explica que o Ministério da Saúde intensificou a prevenção nas escolas e destaca que também é importante discutir a diversidade sexual no meio escolar.
DR. DIRCEU GRECO: "Atualmente, o Ministério da Saúde junto com o Ministério da Educação tem um programa que chama Saúde e Prevenção nas Escolas, que está em 56 mil escolas atualmente, com uma discussão grande sobre sexualidade, sobre direito e com distribuição de preservativos. Acho que é o momento ótimo de entrar com esse outro ponto da sexualidade que é a diversidade sexual."
JULIANA COSTA: Luma Andrade, a primeira travesti doutoranda do Brasil, afirma que sofreu muito preconceito na escola e descobriu que a única forma de superar o problema era sendo uma das alunas destaque da classe.
LUMA ANDRADE: "Diversas manobras que eu tive que fazer para poder permanecer na escola, dentre essas, ser a melhor aluna da turma, para poder ensinar aos meus colegas que tinham dificuldade. Então foi dessa forma que eu consegui o afeto e o respeito dos meus colegas e na escola como um todo."
JULIANA COSTA: O Seminário Escola Sem Homofobia foi realizado nesta terça-feira em conjunto com a Comissão de Direitos Humanos e Minorias e a Comissão de Educação e Cultura
Fonte: Agência do Rádio - Reportagem, Juliana Costa

ESPORTE: Palmeiras joga por 1.ª final internacional após 10 anos


Não é exagero falar que o torcedor palmeirense chegou a perder a fé no time nos últimos anos. Também não é exagero dizer que Luiz Felipe Scolari foi um dos principais responsáveis por fazer a torcida voltar a ter confiança na equipe. A união e o apoio apareceram principalmente na Copa Sul-Americana e nesta quarta-feira, a partir das 21h50, Felipão espera um Pacaembu vibrante na decisiva partida da competição continental contra o Goiás.
Vale vaga na final. Após vencer por 1 a 0 em Goiânia, na semana passada, o Palmeiras só precisa de um empate para enfrentar o ganhador de Independiente e LDU, que jogam nesta quinta na Argentina - no jogo de ida, os equatorianos fizeram 3 a 2 em casa.
Faz 10 anos que o Palmeiras não chega a uma final de torneio internacional. Em 2000, perdeu para o Vasco a final da Mercosul. Felipão havia acabado de deixar o clube, no qual havia levado a Copa Libertadores de 1999. Uma década depois de sua saída, ele voltou. E nunca antes a torcida esteve tão confiante em um título.
O Palmeiras não poupou dinheiro nas últimas temporadas. Contratou os técnicos mais caros, mas só conquistou o Estadual de 2008, com Vanderlei Luxemburgo. Com Muricy Ramalho, o time nunca esteve tão próximo de levar o Campeonato Brasileiro, no ano passado, mas de repente a crise chegou. Mesma crise que continuou com a chegada de Felipão, durante a Copa do Mundo.
Os resultados demoraram a surgir e a equipe patinou no Nacional. Felipão nunca negou que os atletas não eram os ideais e que a Sul-Americana seria a competição a ser levada mais a sério no semestre. Deu certo. E o torcedor abraçou o time. Os 35 mil ingressos para o jogo foram vendidos antecipadamente. Contra o Atlético Mineiro, nas quartas de final, o clube já havia atingido seu recorde de público no ano: 35.054 pagantes. Número alcançado novamente.
O treinador tem usado os fatores extra-campo para motivar o grupo. "Mostramos aos jogadores o quanto o torcedor está esperando", contou. "Para minha carreira é ótimo (passar pelo Goiás). É mais uma decisão. Foi importante ter antecipado a minha volta em seis meses".
Fonte: Eldorado ESPN - AE
Foto: Ernesto Rodrigues/AE

HAITI: Brasil e Cuba organizam criação de Centro de Tratamento de Cólera

CYNTHIA RIBEIRO: Brasil e Cuba negociam acordo para a criação de um Centro de Tratamento de Cólera na cidade de Carrefour, no Haiti. Depois do forte terremoto que destruiu o país caribenho, agora, a população local sofre com uma epidemia da doença que já matou milhares de haitianos. O projeto conta com a participação das representações da Organização Panamericana de Saúde no Brasil e no Haiti. O coordenador do comitê gestor em saúde Brasil-Cuba- Haiti, Carlos Felipe D'Oliveira, explica que o Centro será importante para amenizar os casos mais complicados de cólera no Haiti.
CARLOS FELIPE D'OLIVEIRA: "É um centro de assistência, é um centro para internar os pacientes nos casos moderados e graves que necessitem de uma hidratação venosa e antibiótico, e orientar os pacientes que tenha quadros mais leves e que possam estar se tratando a domicílio, mas aí tendo a disponibilidade dos soros reidratantes para que essa pessoas possam preparar seus soros."
CYNTHIA RIBEIRO: Além disso, Carlos Felipe D'Oliveira, ressalta que o Ministério da Saúde firmou convênio com a Universidade Federal do Rio Grande do Sul para organização da rede de serviços e fortalecimento dos territórios sanitários do Haiti, nos moldes do Sistema Único de Saúde. Serão feitos, entre outras ações, pelo menos quatro seminários sobre como melhorar gestão na área da saúde, como explica o coordenador do comitê gestor em saúde Brasil-Cuba- Haiti, Carlos Felipe D'Oliveira.
CARLOS FELIPE D'OLIVEIRA: "A universidade, através das suas estruturas, apóia a organização desse projeto, tem várias atividades, visitas técnicas, seminários conjuntos, apoio na elaboração de protocolos e sistematização de serviços e normas técnicas em função da necessidade. Nós apoiamos a organização do sistema de saúde dentro de territórios sanitários."
CYNTHIA RIBEIRO: O coordenador do comitê gestor em saúde Brasil-Cuba-Haiti ressalta que o Ministério da Saúde brasileiro também tem uma parceria com a Universidade Federal de Santa Catarina para a formação, em dois anos, de agentes comunitários, técnicos de enfermagem e oficiais sanitários no país caribenho. Serão formados mais de mil agentes comunitários, 600 técnicos de enfermagem e 240 oficiais sanitários. A ideia é que esses profissionais trabalhem no atendimento básico a população, assim como é feito no Brasil. A primeira turma, com 60 agentes comunitários, será capacitada até fevereiro.
Fonte: Agência do Rádio - Reportagem, Cynthia Ribeiro

terça-feira, 23 de novembro de 2010

TRANSIÇÃO: Dilma terá início de mandato melhor que o de Lula, afirma Paulo Bernardo

PRISCILA LEITE: O ministro do Planejamento, Paulo Bernardo, considera que a presidente eleita Dilma Rousseff tem condições de ter um início de mandato mais tranquilo que o do presidente Lula. Durante entrevista ao Programa Bom Dia Ministro, da Empresa Brasil de Comunicação, Paulo Bernardo ressaltou que Dilma vai assumir com o PAC organizado e um cenário econômico melhor que o de 2003, quando Lula tomou posse. O ministro lembrou que no primeiro ano do governo Lula, a inflação era superior a 12% e o juro estava em 25% ao ano.
PAULO BERNARDO: "No comecinho do governo Lula nós tivemos que fazer um arrocho enorme no orçamento. Nós não tínhamos dinheiro para fazer investimentos. O Brasil crescia com taxa baixa. A média de crescimento era na faixa de 2,2% 2,3% ao ano."
PRISCILA LEITE: Segundo o ministro Paulo Bernardo, o governo Lula trouxe avanços significativos ao país.
PAULO BERNARDO: "Durante o governo Lula, o Brasil cresceu um pouco acima de 4% ao ano e para o governo Lula nós estamos prevendo um crescimento médio de 5% ao ano. Quer dizer, vai ser completamente diferente."
PRISCILA LEITE: O ministro destacou ainda que o governo Lula reestruturou a carreira dos servidores públicos federais com aumento de salário, um problema a menos a ser resolvido pela presidente eleita Dilma Rousseff. Segundo Paulo Bernardo, Dilma poderá ser cobrada apenas no sentido de manter o poder aquisitivo ganho pelos servidores.
Fonte: Agência do Rádio - Reportagem, Priscila Leite

ESPORTE: Flamengo crê em classificação para Sul-Americana


A vitória sobre o Guarani por 2 a 1 trouxe de volta ao Flamengo o otimismo e metas mais ambiciosas do que apenas evitar o rebaixamento para a Série B no Campeonato Brasileiro. De acordo com o atacante Diego Maurício, o objetivo segue sendo a classificação para a próxima Copa Sul-Americana.
O Flamengo está em 13º lugar no Brasileirão, o que garantiria sua presença na competição continental em 2011. "Nosso objetivo é assegurar uma vaga na Sul-Americana. Ficamos tristes porque, com o elenco que temos, não poderíamos estar nesta situação. Mas isto é do futebol, acontece mesmo. Temos mais dois jogos e esperamos fazer o melhor possível", disse Diego Maurício.
O atacante também afirmou que a torcida do Flamengo é outro fator de motivação para os últimos dois jogos no Brasileirão. "A gente se fechou para fazer o melhor para essa torcida maravilhosa. Não é para qualquer time botar quase 40 mil no Engenhão. O jogo contra o Guarani era de vida ou morte para a gente. Nosso time teve muito companheirismo porque tinha de ter um algo a mais de cada um para vencer a partida. Me encantou muito a torcida do Flamengo", comentou.
Fonte: Eldorado ESPN - AE
Foto: Vipcomm

TECNOLOGIA: Ministério do Planejamento debate modelo de governo eletrônico nas políticas públicas

PRISCILA LEITE: Técnicos da Secretaria de Logística e Tecnologia da Informação do Ministério do Planejamento e pesquisadores da área de TI debateram nessa segunda-feira, o Governo Eletrônico. Durante a conferência W3C e-Gov, em Brasília, os especialistas avaliaram os novos usos e as oportunidades da internet para melhorar o acesso aos serviços digitais do setor público. O Ministério do Planejamento apresentou um protótipo para disponibilizar dados sobre as aquisições governamentais por meio do portal exclusivo de compras do Executivo Federal, o ComprasNet, como explica o diretor do Departamento de Governo Eletrônico da SLTI, João Batista Ferri.
JOÃO BATISTA FERRI: "Nós estamos com um protótipo, em termos de compras governamentais para disponibilizar uma base de dados brutos, que são os dados abertos para universidades, entidades e quem quiser trabalhar esses dados de forma diferente e usar alguns mecanismos de tratamento, correlações."
PRISCILA LEITE: Segundo o diretor do Departamento de Governo Eletrônico da SLTI, João Batista Ferri, durante a Conferência W3C foram apresentados os resultados de pesquisa do censo da internet.
Fonte: Agência do Rádio - Reportagem, Priscila Leite

ESPORTE: Eleita a melhor de torneio, Marta mira título olímpico

Eleita quatro vezes a melhor jogadora do mundo pela Fifa, Marta recebeu novas honrarias no último domingo em mais um capítulo da sua vitoriosa carreira no futebol feminino. Depois de marcar dois gols na vitória por 3 a 1 sobre o Chile, em Quito, no Equador, ela ajudou o Brasil a fechar o Campeonato Sul-Americano de forma invicta e acabou sendo eleita a melhor jogadora da competição que assegurou ao País uma vaga nos Jogos Olímpicos de Londres, em 2012. Além de ser eleita a melhor jogadora do torneio, Marta ainda terminou o Sul-Americano como artilheira, com nove gols marcados. O fato deixou a atleta otimista na conquista da inédita medalha de ouro olímpica e do Campeonato Mundial, outra competição que o Brasil ainda não ganhou. A seleção brasileira já havia assegurado o título sul-americano na última sexta-feira, quando bateu a Colômbia, vice-campeã do torneio realizado em Quito.
Fonte / Foto: Eldorado ESPN - AE

segunda-feira, 22 de novembro de 2010

ESPORTE: Rodada deste final de semana da Taça Paraíso foi marcada por vários gols

A disputa pela taça Paraíso continua cada vez mais acirrada. Este final de semana foi marcado por vários gols. Confira o placar: Mambrini 2 x 3 União; Verona 5 x 2 Ipiranga; Paraíso dos tratores 0 x 3 Ouro Verde Tênis Clube; Santa Cruz 4 x 3 Juventude Aquinense; Queimada Velha 0 x 5 Operário; Nacional 1 x 1 Senior; Novo Horizonte 1 x 1 Unidos do Alto; Marques 1 x 1 Mocoquinha.

LOCAL: Feriado do dia 8 de Dezembro será ponto Facultativo no município

O feriado de oito de dezembro foi assunto em muitas reuniões com comerciários e congadeiros. Ailton Sillos, presidente da Câmara Municipal e da Associação Comercial, tentou um acordo junto aos congadeiros para a transferência da data do levantamento das bandeiras para o fim de semana mais próximo, mas não foi possível a mudança. Com o feriado mantido, Sillos foi ao sindicato dos comerciários e expôs a situação. Diante da situação, ficou acordado que o município decretará ponto facultativo para que o comércio possa aproveitar o período que lhe dá mais retorno financeiro, abrir ou fechar as portas. Com isso ficará a critério do comerciante se funcionará ou não. Lembrando que, para funcionar o comércio deverá respeitar o direito dos trabalhadores em relação ao pagamento do dia trabalhado.

LOCAL: Praça Comendador José Honório terá iluminação especial para este Natal

Como a maioria das cidades brasileiras que já se preparam para o Natal com os enfeites, São Sebastião do Paraíso, através da Prefeitura iniciou os preparativos para a montagem dos enfeites natalinos nas principais praças públicas da cidade. No Paço Municipal, localizado na Praça dos Imigrantes, uma grade árvore já está sendo montada com altura de 20 metros e aproximadamente 70 mil mini lâmpadas. Alguns enfeites já estão sendo montados para ser colocados na Praça da Fonte, e com a iluminação prevista é de 60 mil mini lâmpadas. Já a Praça Comendador José Honório (Matriz) o cartão postal da cidade, terá uma iluminação especial. que será inaugurada em 1º de dezembro.

OBESIDADE: Into discute hábitos alimentares de crianças e adolescentes

JULIANA COSTA: De acordo com dados do IBGE e do Ministério da Saúde, o número de crianças e adolescentes obesos tem crescido a cada dia. Levantamentos mostram que uma em cada quatro crianças menor de seis anos já apresenta excesso de peso e quase onze por cento apresentam obesidade. Para discutir o assunto, o Into, Instituto Nacional de Ortopedia e Traumatologia realiza nesta quarta-feira a décima jornada de nutrição. A nutricionista do Into, Alessandra Pereira, destaca que a mudança no estilo de vidas das pessoas é uma das principais causa da obesidade.
ALESSANDRA PEREIRA: "Pequenos hábitos antigos como brincar, pular corda, andar de bicicleta, andar de skate, foram perdendo espaço para computadores, videogames, televisão. Além disso, houve uma mudança muito grande no padrão do comportamento alimentar da população brasileira. Então a gente vê crianças com um alto consumo de refrigerantes, de doces, de biscoitos, de alimentos pré-processados e de fast-food em geral, além de biscoitos em pacote, enfim, as chamadas guloseimas."
JULIANA COSTA: A nutricionista explica que o sobrepeso pode provocar sérias conseqüências à saúde das crianças, até mesmo doenças típicas de adultos, como a osteoporose.
ALESSANDRA PEREIRA: "A gente tem desde o desenvolvimento dessas doenças crônicas não transmissíveis: o diabetes, a hipercolesterolemia, hipertensão, doenças coronarianas. Como também vem sendo discutidas problemas como osteoporose, que até pouco tempo atrás, era doença típica de adulto, mais prevalente em mulheres, mas hoje em dia vem sendo observada até mesmo em criança e adolescentes."
JULIANA COSTA: Alessandra Pereira, nutricionista do Into, destaca que é importante que as crianças e adolescentes tenham uma dieta saudável e balanceada. Ela lembra praticar exercícios físicos regularmente também é fundamental para evitar a obesidade.
Fonte: Agência do Rádio - Reportagem, Juliana Costa

ESPORTE: Corinthians empata com Vitória e perde liderança


O Corinthians desperdiçou neste domingo a chance de se manter na liderança do Campeonato Brasileiro ao empatar por 1 a 1 com o Vitória, no Estádio do Barradão, em Salvador, e ver o Fluminense derrotar o São Paulo por 4 a 1. Assim, caiu para o segundo lugar, com 64 pontos, um atrás do time carioca, e passa a depender de um tropeço do time adversário, além de ter de ganhar seus dois próximos jogos. E há mais um problema: Ronaldo saiu machucado de campo.
A contusão do atacante, na coxa direita, aconteceu aos 29 minutos do primeiro tempo. Ele, que disputava a sua sétima partida consecutiva e está invicto no Brasileirão, sentiu dores e caiu em campo. Foi a partir daí que o drama corintiano começou. Até então, estava vencendo - com participação do Fenômeno no gol - e o Fluminense apenas empatava.
Os corintianos abriram o placar aos 21 minutos do primeiro tempo, quando Ronaldo lançou Danilo. O meio-campista invadiu a área em velocidade e chutou na saída do goleiro Viáfara para fazer 1 a 0. O empate do Vitória saiu ainda no primeiro tempo. Aos 41 minutos, Ralf desviou a bola na área com a mão e o árbitro marcou pênalti. Viáfara bateu forte e fez o gol, dois minutos depois.
No segundo tempo, com Iarley no ataque, o Corinthians não conseguiu chegar com objetividade. E viu Júlio César fazer grande defesa quando Junior chegou sozinho, de frente para gol. Aos 20 minutos, quando Júnior foi lançado sozinho, driblou o goleiro corintiano e fez o gol, o auxiliar marcou impedimento.
A melhor chance do time paulista foi aos 36 minutos, quando Danilo pegou a bola na área, sozinho após disputa, e chutou alto, para fora, desperdiçando a chance de dar a vitória ao Corinthians e mantê-lo na liderança do Brasileirão. O consolo para os corintianos é a equipe garantiu classificação para a próxima edição da Libertadores com o empate em Salvador.
Os dois jogos que restam ao Corinthians são contra Vasco (em casa) e Goiás (fora de casa), nos próximos dois domingos (28 de novembro e 5 de dezembro). O Vitória chegou aos 40 pontos e segue na luta para não ser rebaixado. O desafio de escapar da zona de descenso será contra o Internacional (fora) e o Atlético Goianiense (casa).
Fonte/Foto: Eldorado ESPN - AE

ESPORTE: MERCOSUL: Cinco países firmam estratégias comuns a serem adotadas na área da saúde

CYNTHIA RIBEIRO: Incentivar o uso racional de medicamentos e promover ações que estimulem a doação e o transplante de órgãos nos países que integram o Mercosul. Essas são algumas das estratégias previstas nos cinco acordos de cooperação, assinados, na última sexta-feira, entre representantes dos cinco países da América do Sul que formam o grupo: Brasil, Argentina, Uruguai, Paraguai e Chile. O encontro ocorreu durante a 29° Reunião de Ministros da Saúde do Mercosul, em Brasília. De acordo com Carlos Felipe D'Oliveira, coordenador Nacional de Saúde no Mercosul, a ideia é que esses cinco países criem instrumentos comuns para resolver questões importantes relacionadas à saúde pública.
CARLOS FELIPE D'OLIVEIRA: "Esse e outros acordos, na realidade, mostram cada vez mais a capacidade do Mercosul de se articular regionalmente. Os acordos têm impactos internamente e na região, como o apoio ao Congresso Internacional de Doação e Transplante, que vai ocorrer, em Buenos Aires, e o de uso racional de medicamentos, no sentido de orientar o cidadão."
CYNTHIA RIBEIRO: Entre as medidas, está a elaboração do Registro Mercosul para mapeamento das doações de órgãos, e o incentivo a capacitação de profissionais e campanhas conscientização sobre o uso adequado dos medicamentos. Carlos Felipe D'Oliveira explica que os acordos também reafirmaram o compromisso comum, entre os cinco países do Mercosul, de apoio à implementação do Regulamento Sanitário Internacional, e de controle do tabagismo.
CARLOS FELIPE D'OLIVEIRA: "Permite que, em bloco, nós apresentemos posições conjuntas. E isso fortalece sempre as posições, porque é diferente o Brasil apresentar isoladamente do que quando o Brasil apresenta nesse caso com Argentina, Uruguai, Paraguai, e Chile. Isso fortalece e muito toda e qualquer posição. Por isso, que dos cinco acordos assinados, dois estão diretamente relacionados a apresentação de posições conjuntas junto aos organismos multilaterais."
CYNTHIA RIBEIRO: O coordenador Nacional de Saúde no Mercosul lembra que, com relação ao tabagismo, a maioria dos países da região já aprovou leis que proíbem o fumo em locais coletivos fechados e estabelecem advertências nos maços de cigarros.
Fonte: Agência do Rádio - Reportagem, Cynthia Ribeiro

ESPORTE: Neymar faz três gols, Santos goleia e rebaixa o Goiás

O Santos derrotou o Goiás por 4 a 1 neste domingo graças a três gols marcados pelo atacante Neymar no final da partida, definida de forma empolgante. O resultado foi decepcionante para os torcedores da equipe goiana, pois com este resultado o time foi rebaixado para a Série B do Campeonato Brasileiro.
Com 32 pontos e estacionado na 19ª e penúltima posição, o Goiás não consegue mais passar o Avaí, agora o 16.º colocado, que tem 40 pontos, pois apenas seis estão em disputa - faltam duas rodadas para o encerramento da competição. Assim, só resta aos goianos cumprirem tabela contra Atlético-MG e Corinthians, nos próximos dois domingos.
O jogo só começou depois de 37 minutos de atraso, devido a uma forte chuva e à queda de energia elétrica no Estádio Serra Dourada. Impulsionados pelo desespero - só a vitória manteria o time sonhando em permanecer na elite do futebol brasileiro -, o Goiás partiu com tudo para o ataque, mais na base da correria. O time criou boas chances antes de abrir a contagem, com o zagueiro Ernando, de cabeça, aos 11 minutos.
O Santos reagiu, e Danilo, em jogada individual, empatou aos 19 minutos com um chute cruzado no canto direito. Com isso, o Santos partiu para cima do adversário, tirando proveito do nervosismo do Goiás. Zé Eduardo e Neymar perderam duas chances para virar o jogo no primeiro tempo.
Na segunda etapa, só deu Santos. Depois de acertar uma bola na trave, Neymar, que voltou a todo vapor ao time, cobrou pênalti e virou o jogo aos 30 minutos. O Goiás ficou totalmente desequilibrado e o Santos aproveitou para ampliar e definir o placar, com mais dois gols de Neymar, aos 34 e aos 37 minutos.
Com esta vitória, os santistas, já sem pretensões na Série A, chegaram a 55 pontos, na sétima posição. O próximo jogo é também no domingo, contra o Avaí, novamente fora de casa.
Fonte / Foto: Eldorado ESPN - AE