Powered By Blogger

segunda-feira, 22 de novembro de 2010

ESPORTE: MERCOSUL: Cinco países firmam estratégias comuns a serem adotadas na área da saúde

CYNTHIA RIBEIRO: Incentivar o uso racional de medicamentos e promover ações que estimulem a doação e o transplante de órgãos nos países que integram o Mercosul. Essas são algumas das estratégias previstas nos cinco acordos de cooperação, assinados, na última sexta-feira, entre representantes dos cinco países da América do Sul que formam o grupo: Brasil, Argentina, Uruguai, Paraguai e Chile. O encontro ocorreu durante a 29° Reunião de Ministros da Saúde do Mercosul, em Brasília. De acordo com Carlos Felipe D'Oliveira, coordenador Nacional de Saúde no Mercosul, a ideia é que esses cinco países criem instrumentos comuns para resolver questões importantes relacionadas à saúde pública.
CARLOS FELIPE D'OLIVEIRA: "Esse e outros acordos, na realidade, mostram cada vez mais a capacidade do Mercosul de se articular regionalmente. Os acordos têm impactos internamente e na região, como o apoio ao Congresso Internacional de Doação e Transplante, que vai ocorrer, em Buenos Aires, e o de uso racional de medicamentos, no sentido de orientar o cidadão."
CYNTHIA RIBEIRO: Entre as medidas, está a elaboração do Registro Mercosul para mapeamento das doações de órgãos, e o incentivo a capacitação de profissionais e campanhas conscientização sobre o uso adequado dos medicamentos. Carlos Felipe D'Oliveira explica que os acordos também reafirmaram o compromisso comum, entre os cinco países do Mercosul, de apoio à implementação do Regulamento Sanitário Internacional, e de controle do tabagismo.
CARLOS FELIPE D'OLIVEIRA: "Permite que, em bloco, nós apresentemos posições conjuntas. E isso fortalece sempre as posições, porque é diferente o Brasil apresentar isoladamente do que quando o Brasil apresenta nesse caso com Argentina, Uruguai, Paraguai, e Chile. Isso fortalece e muito toda e qualquer posição. Por isso, que dos cinco acordos assinados, dois estão diretamente relacionados a apresentação de posições conjuntas junto aos organismos multilaterais."
CYNTHIA RIBEIRO: O coordenador Nacional de Saúde no Mercosul lembra que, com relação ao tabagismo, a maioria dos países da região já aprovou leis que proíbem o fumo em locais coletivos fechados e estabelecem advertências nos maços de cigarros.
Fonte: Agência do Rádio - Reportagem, Cynthia Ribeiro

Um comentário:

  1. Olá, blogueiro (a),
    Salvar vidas por meio da palavra. Isso é possível.
    Participe da Campanha Nacional de Doação de Órgãos. Divulgue a importância do ato de doar. Para ser doador de órgãos, basta conversar com sua família e deixar clara a sua vontade. Não é preciso deixar nada por escrito, em nenhum documento.
    Acesse www.doevida.com.br e saiba mais.
    Para obter material de divulgação, entre em contato com comunicacao@saude.gov.br
    Atenciosamente,
    Ministério da Saúde
    Siga-nos no Twitter: www.twitter.com/minsaude

    ResponderExcluir