quinta-feira, 5 de janeiro de 2012

PROGRAM TARDE TOTAL: MOMENTO DA MELHOR IDADE

O que é a terceira idade?

A terceira idade, uma das mais importantes etapas de nossa vida, chega meio sem a gente sentir. De repente "estamos" velhos.... ou somos considerados pelas outras pessoas como velhos e não conseguimos identificar bem este momento.

Para cada um de nós o sentimento de envelhecimento é muito diferente.

Há pessoas com mais de oitenta anos que pensam e agem como jovens e pessoas
jovens que são verdadeiros velhos....

O que é ser velho é uma questão sem dúvida complexa que pretendo ajudar a responder ao longo deste livro procurando sempre identificar os seus aspectos mais característicos.

A palavra velho deve ser evitada... É sem dúvida um termo "corrompido" pelo uso e portanto mal interpretado, carregando alta dose de aspectos negativos. O termo Terceira Idade é melhor pois é mais suave, dá idéia de coisa natural que se segue à Segunda Idade....

Qual a importância de nosso organismo sobre a 3ª Idade?

O envelhecimento de nosso organismo basicamente está relacionado às alterações que ocorrem na estrutura de nossas proteínas. Este tema está na edição que fala sobre "O Processo Biológico do Envelhecimento".

Basicamente todos estes fatores somados compõem o estado de 3ª Idade, podendo levar um homem de 50 anos a sentir-se com 80 anos, ou um de 80 anos sentir-se com disposição de jovem.

Como podemos ver na base da 3ª Idade estão fatores psicológicos, sociais, ambientais, e orgânicos.

Ao avaliarmos a 3ª Idade tanto do ponto de vista puramente orgânico, como do ponto de vista psico-socio-econômico sentimos a importância de se tentar desenvolver um trabalho no sentido de diminuir a gravidade dos problemas. As soluções estão dentro da sociedade e vão deste a compreensão objetiva dos problemas até o esforço para a obtenção dos recursos financeiros a serem utilizados.


Fonte:www.vivatranquilo.com.br

Cruzeiro diz não por venda de Montillo ao Corinthians

O diretor adjunto de futebol do Corinthians, Duílio Monteiro Alves, foi a Belo Horizonte nesta quarta-feira no intuito de convencer o Cruzeiro a liberar o craque argentino Montillo, mas, nesse primeiro encontro, não teve êxito. O presidente cruzeirense Gilvan de Pinho Tavares manteve a posição de segurar o ‘camisa 10’ na Toca da Raposa II e já nem fala mais em valor mínimo para negociá-lo. Antes, a pedida era de 15 milhões de euros (cerca de R$ 36 milhões). Na reunião realizada entre 19h e 20h, o dirigente corintiano chegou a tentar iniciar a negociação com uma oferta de 8 milhões de euros e, imediatamente, teria sido ‘brecado’ por Gilvan.


Fonte: Superesportes

Paraisenses começam 2012 com muita atividade fisica

Depois de um final de ano com chuva e festa, o ano de 2012 começou com a população de São Sebastião do Paraíso disposta a ter um ano de saúde e para isso muitas pessoas buscaram os espaços públicos para a prática esportiva, especialmente a caminhada, a corrida e os exercícios ao ar livre. Os espaços mais utilizados pelos paraisenses são a Lagoinha, o Complexo de Lazer do San Genaro e a Praça de Esportes Monsenhor Mancini, onde existem pistas para caminhada e corrida e academias ao ar livre, instaladas e mantidas pela Prefeitura Municipal. Nestes locais o movimento, desde o dia 2 de janeiro de 2012, tem começado cedo, se estendendo até as 22 horas e o número de praticantes aumenta a cada dia. As pistas para caminhada e corrida ficam abertas o dia todo e o acesso é gratuito, bem como a utilização das academias ao ar livre, apropriadas para pessoas acima dos 16 anos de idade.



Fonte: emersondaprefeitura.blogspot.com

Clube de Passos prepara torneio interno de Futsal

A diretoria de esportes do Clube Passense de Natação já começa a se movimentar para o Torneio Interno de futsal para os associados. As inscrições começam a partir do dia 15 de janeiro, e as faixas etárias ainda estão sendo estudadas pelos organizadores. A previsão inicial para o começo do campeonato será no mês de fevereiro. O lube também promoverá o Desafio de Peteca, competição que atrai petequeiros campeões brasileiros e mineiros. A data ainda não foi definida pela direção de esportes do clube, porém o torneio já está no calendário de eventos para 2.012.

Fonte: Correio dos Lagos

Anvisa orienta panificadoras a produzir pão menos salgado

Com o objetivo de reduzir o consumo de sal no país, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) lançou um guia com orientações para as padarias e outras empresas de alimentação fabricarem o tradicional pãozinho com menor teor de sal. Dados da Pesquisa de Orçamento Familiar do IBGE, de 2009, mostram que o brasileiro consome pelo menos um pão francês por dia, principalmente no café da manhã ou no lanche da tarde. Uma unidade do pãozinho, tamanho habitual de 50 gramas, tem cerca de 320 miligramas (mg) de sódio (correspondente a 40% da composição do sal). A Organização Mundial da Saúde recomenda consumo diário de 2 mil mg, equivalente a uma colher de chá de sal. Em dezembro passado, o Ministério da Saúde e as indústrias de massa, trigo e panificação firmaram acordo que prevê a diminuição dos atuais 2% de sal no pão francês para 1,8% até 2014. Batatas fritas, bolos prontos, salgadinhos de milho e biscoitos recheados também estão na lista do acordo.



Fonte: Agência Brasil

Epamig recomenda novas cultivares de arroz e feijão para Minas Gerais

O estado de Minas Gerais é um dos principais produtores do Brasil de arroz e feijão, dois componentes essenciais na mesa do brasileiro. Desde a década de 70, a Epamig desenvolve pesquisas de avaliação e seleção de cultivares dos produtos, além do programa de melhoramento realizado em parceria com Embrapa e diversas outras instituições de pesquisa. O programa de melhoramento busca cultivares mais produtivas e com melhor aceitação no mercado. Em 2012, será priorizada junto aos produtores mineiros a divulgação de oito novas cultivares de feijão melhoradas e recomendadas para plantio em Minas Gerais, mas ainda pouco conhecidas no Estado. As cultivares melhoradas geralmente têm potencial de rendimento maior do que as mais antigas, especialmente por apresentarem maior resistência às principais doenças da cultura. Além desses fatores, o trabalho de melhoramento considera aspectos relacionados à qualidade dos grãos, como cor, tempo de cocção e qualidade do produto cozido, e ainda ao porte das plantas, resistência à seca e precocidade.



Fonte: Agência Minas

Ação da Polícia Militar e Civil prende 3 por assalto a mercado

Na ultima quarta feira a Polícia Militar juntamente com Policiais Civis, prenderam 03 suspeitos de terem praticado um assalto a um mercado. Por volta das 16:00 horas a PM foi acionada em um mercado localizado na Rua Portugal, no bairro Jardim Europa onde 03 indivíduos anunciaram o assalto. Durante a fuga, os assaltantes foram acompanhados pelo cabo Dary dos Santos que estava de férias. O militar conseguiu recuperar parte do dinheiro e estava prestes a capturar um dos indivíduos. Um cerco foi montado e as viaturas da Polícia Militar, interceptaram um dos participantes do assaltado. DA de 22 anos, informou aos militares o paradeiro dos outros dois comparsas, que estavam escondidos em uma residência próximo ao local do roubo. Na operação, foram presos MMM, de 23 anos e EMC, de 18 anos. Com a prisão destes indivíduos foi esclarecido outro assalto ocorrido no dia 31/12/2011 em outro mercado localizado também no Jardim Europa.


Fonte: da redação com informações da PM

quarta-feira, 4 de janeiro de 2012

PROGRAMA TARDE TOTAL: DICAS DE BELEZA

5 alimentos para uma pele radiante

Ter uma pele bonita requer muitos cuidados, mas não adianta só lavar, hidratar com cremes especiais, proteger com filtro soltar e fazer esfoliações. O que você coloca no prato contribui e muito para ter uma pele radiante. Por isso, é importante alisar a rotina de tratamento da pele e comer os alimentos certos para sentir os resultados. Confira agora as propriedades de cinco
alimentos que quando incluídos na dieta, deixam a pele com um brilho natural.

1 – Iogurte

O iogurte é uma boa fonte de proteínas e contém vitamina A, que ajuda a manter a beleza da pele em dia. Além disso, estimula o metabolismo e ainda oferece a vantagem adicional de fortalecer as unhas. Opte sempre pelos desnatados e dietéticos.

2 – Batata-doce

Inclua a batata-doce no seu cardápio se quiser ter uma pele suave e sedosa. Ela é rica em betacaroteno, um pigmento que se transforma em vitamina A depois de passar por reações químicas no organismo e é essencial para deixar a pele macia. Se não gostar de batata-doce, substitua por cenoura, o efeito é o mesmo.

3 – Chocolate escuro

Incluir o chocolate na lista de alimentos que fazem bem para a pele parece bom demais para ser verdade. Um pequeno pedaço de chocolate escuro por dia é o suficiente para fornecer uma grande quantidade de flavonóides do cacau, que servem para deixar a pele mais macia e hidratada.

Mesmo com efeitos benéficos para a pele comprovados, nada de exagerar no doce. Comer uma

barra de chocolate inteira provavelmente não vai ter bons resultados na balança.

4 – Kiwi


Qualquer alimento rico em vitamina C é considerado um protetor da pele. Isso porque esse tipo de vitamina exerce uma ação antioxidante sobre a pele, protegendo-a do envelhecimento acelerado, favorece o clareamento de manchas e estimula a formação de colágeno, que protege contra as rugas. A vitamina C está disponível em frutas cítricas como no kiwi, laranja, limão, também no tomate, verduras frescas e cruas.

5 – Nozes e sementes

Quando bater aquela fome entre as refeições petisque algumas nozes, amêndoas ou sementes de girassol. Elas contêm nutrientes com ação anti-inflamatória e que reforçam a imunidade do organismo. Também são ricas em vitamina E, que reduzem a flacidez da pele.


Fonte: www.dicasdemulher.com.br

Quatro ciclistas brasileiros são suspensos por doping

A União Ciclística Internacional (UCI) suspendeu provisoriamente nesta terça-feira quatro ciclistas brasileiros que testaram positivo em exames antidoping realizados em julho e em outubro do ano passado. Estão afastados Tiago Damasceno, Flávio Reblin, Wagner Alves e Elton Silva, assim como o chileno Manuel Villalobos. Os exames a que Damasceno e de Reblin foram submetidos durante o Tour do Rio, em julho, assim como os de Wagner Alves e do chileno Villalobos, na Volta Ciclística de São Paulo, em outubro, apontaram a presença do esteroide estanozolol. Já Elton Silva foi flagrado na prova paulista pelo uso dos estimulantes fentermina e mefentermina. Além deles, outros dois sul-americanos punidos pela UCI nesta terça-feira foram o peruano Ronald Luz e o boliviano Fernando Espíndola, que testaram positivo, respectivamente, para cocaína e norandrosterona, na Volta da Bolívia, em novembro. Os ciclistas serão julgados por suas confederações nacionais e ficarão suspensos até o encerramento do processo que corre contra eles. Todos têm o direito de pedir a análise da contraprova.



Fonte: Estadão/Espn

Com 32 jogadores, América começa preparação para o ano do centenário

O grupo do América voltará aos trabalhos nesta quarta-feira, às 16h, no CT Lanna Drumond. Ao todo, 32 atletas se apresentarão para o técnico Givanildo Oliveira. Eles farão os exames laboratoriais e físicos durante a primeira semana e, no dia 11 deste mês, seguirão para Uberlândia, onde realizarão a pré-temporada. Na cidade do Triângulo Mineiro, o Coelho fará duas partidas amistosas, no Estádio Parque do Sabiá. Do time que disputou a divisão de elite no ano passado, 19 jogadores continuam no Coelho.


Fonte: Superesportes

Walter é o oitavo reforço do Cruzeiro para a temporada 2012

O atacante Walter é o oitavo reforço do Cruzeiro para a temporada 2012. O acerto foi divulgado na tarde desta terça-feira pelo empresário do jogador, Teodoro Fonseca, que reafirmou que o atleta ficará na Toca da Raposa até o fim de 2012, por empréstimo. Apesar de, oficialmente, o Cruzeiro não confirmar o negócio, Fonseca garante que o jogador desembarca em Belo Horizonte na manhã desta quarta-feira. Apesar das garantias dadas pelo agente de Walter, o Cruzeiro prefere ser mais comedido em relação ao fechamento do negócio. Walter deixa Porto Alegre no início desta quarta e chega na capital Mineira ainda pela manhã do dia 4 de janeiro, a tempo de participar da reapresentação do grupo cinco estrelas, às 16h, na Toca II.



Fonte: O Tempo

Produtores mineiros se adequam às novas regras da produção de leite

Produtores do Sul de Minas já estão se adequando às novas regras para a produção de leite no Brasil, que entraram em vigor em 1º de janeiro. A instrução normativa 62 estabelece normas de higiene para a melhoria da qualidade do leite e o controle sanitário do rebanho. A nova regra substitui a instrução normativa 51, criada em 2002. Uma das mudanças estabelece o fim da classificação dos leites tipos B e C. Ela também traz normas específicas para a produção do leite tipo A, que continuará com essa classificação. A principal regra que vai atingir diretamente os pecuaristas é a redução do limite de contagem de bactérias no produto e também das celulas somáticas, os chamados CBT e CCS. A redução vai exigir dos pecuaristas uma higiene ainda maior na produção de leite e também no cuidado da saúde do rebanho. Em algumas cooperativas da região, os produtores que cumprem as normas recebem cerca de R$ 0,06 centavos por litro a mais pela qualidade do leite.


Fonte: Eptv

Notificações dos casos de dengue cai 77% em 2011

Minas Gerais registrou redução de 77% no número de casos notificados de dengue em 2011 em comparação com 2010. Porém, as fortes chuvas que caem em todo o Estado exigem que a luta contra a dengue continue. Isto porque a água empossada forma um ambiente propício para a proliferação do mosquito transmissor da doença, o Aedes Aegypti. Para evitar que a dengue avançasse em Minas em 2011, a Secretaria de Saúde criou, no final de 2010, o Programa Estadual de Controle da Dengue, que teve como uma de suas principais ferramentas a Força Tarefa - Todos contra a dengue. Por meio da Força Tarefa, formada por quase 400 pessoas, sendo 200 soldados do Exército, 40 da Aeronáutica e 120 agentes de saúde, a estratégia busca eliminar os possíveis focos do mosquito. Somente no ano passado, foram recolhidos mais de 2 milhões de possíveis criadouros do mosquito, e a Força Tarefa visitou 41 municípios. Neste ano, a tecnologia também está sendo usada como arma do Governo de Minas na guerra contra os focos do mosquito. Conteúdos para internet, smartphones e tablets prometem estimular e mobilizar ainda mais a população para continuar a luta contra a doença.



Fonte: Agência Minas

Polícia Militar captura assaltantes de depósito de alimentos

A Policia Militar de São Sebastião do Paraíso, prendeu na tarde desta terça-feira, 2 suspeitos de participarem de um assalto em um depósito de alimentos. O estabelecimento localizado na Av. Oliveira Rezende, teria sido assaltado por volta das 10 horas da manhã por 2 indivíduos portando arma de fogo. Do local foi subtraída uma quantia de R4 9.800,00 em notas e moedas. Depois do roubo, os bandidos fugiram em uma camioneta sentido Vila Lobato. De posse das informações, os militares deslocaram-se até o bairro e chegou à casa dos 2 suspeitos, encontrando estacionado, o veículo utilizado na fuga. Ao perceber a presença da polícia, os rapazes pularam o muro e fugiram por uma moto. No local um terceiro individuo tentava dificultar a ação da PM prestando informações desencontradas, FM, de 19 anos foi preso. Na residência foram arrecadados 02 capacetes, 02 toucas ninjas, R$608,00 em moedas e 04 aparelhos celulares. Reconhecidos pelas vitimas, os autores foram conduzidos a Delegacia de Polícia Civil, juntamente com FM, onde permanecem a disposição da justiça.



Fonte: da redação com informações da PM



terça-feira, 3 de janeiro de 2012

PROGRAM ATARDE TOTAL: DICAS PARA A DONA DE CASA

LIMPANDO JANELAS E ESPELHOS: Para limpeza de rotina, use 3 colheres de vinagre diluídas em 11 litros de água quente. Se o vidro estiver muito sujo, primeiro limpe-o com água e sabão. Para secar superfícies, utilize tecido de algodão reutilizado ou jornais velhos.

PARA LIMPAR E DESODORIZAR CARPETES E TAPETES: Misture duas partes de fubá com uma parte de bórax. Pulverize generosamente, deixe descansar por uma hora e aspire. Uma desodorização rápida pode ser obtida pulverizando-se o carpete com bicarbonato e aspirando logo a seguir.

PARA AMACIAR SUAS ROUPAS Adicione ½ copo de vinagre ou ¼ de copo de bicarbonato durante o enxágüe.

LIMPANDO O BANHEIRO Para limpeza geral de banheiros, use escova com bicarbonato de sódio e água quente. Para pias, despeje vinagre e deixe descansar durante a noite, enxaguando pela manhã. Para limpar bacias, aplique uma pasta de bórax e suco de limão. Deixe por algumas horas e dê descarga. Ou utilize uma solução forte de vinagre.

PARA LIMPAR VIDROS E TIRAR GORDURA: Use uma solução de vinagre ou limão diluídos em água.

PARA LIMPAR O FORNO Basta uma solução de água quente com bicarbonato de sódio, que deve ser passada com um pano fino.

PARA LIMPAR PANELAS E FORMAS QUEIMADAS: Cubra a área com uma fina camada de bicarbonato de sódio e água e deixe descansar por algumas horas antes de lavar.

OUTRO LIMPADOR PARA JANELAS Misture ½ xícara de álcool, 2 xícaras de água e uma colher de sopa de amoníaco. Coloque luvas e aplique a solução com um pedaço de pano.

JANELAS E ESQUADRIAS DE ALUMÍNIO Para manter janelas e esquadrias de alumínio sempre brilhando como novas, é só limpá-las uma vez por mês com uma mistura de óleo de cozinha e álcool, em partes iguais. Em seguida é só passar um pano macio ou flanela.

LIMPADOR PARA PISOS DE CERÂMICA Misture no seu balde de limpeza, aproximadamente 3,5 litros de água com ¾ de xícara de vinagre branco e ½ xícara de amoníaco. Lave o piso como de costume.

NO LUGAR DA NAFTALINA A naftalina afeta o fígado e os rins, utilize sachês com flores de lavanda em seu lugar.

DESODORANTE DE AMBIENTE Pode ser substituído por uma solução de ervas com vinagre ou suco de limão. Além de gastar menos dinheiro, você vai estar evitando produtos responsáveis pelo aumento de doenças respiratórias e alergias.


Fonte: www.ipemabrasil.org.br

Diretoria reeleita do Atlético toma posse para comandar o clube até 2014

Em cerimônia realizada no auditório Elias Kalil, na sede de Lourdes, o vice-presidente atleticano Daniel Nepomuceno tomou posse em nome da diretoria eleita para comandar o Galo no triênio 2012-2014. O presidente Alexandre Kalil, que passa férias na Europa, não compareceu à solenidade e será substituído interinamente pelo seu vice até o dia 9 de janeiro.



Fonte: Superesportes

Gilvan diz não vender Montillo por valor algum

Preocupada com as especulações sobre o destino de Montillo, a torcida do Cruzeiro recebeu um alento do presidente Gilvan de Pinho Tavares na noite dessa segunda, durante a missa em comemoração pelos 91 anos do clube na sede do Barro Preto. O dirigente afirmou que o armador não sai do clube nem mesmo pelos 15 milhões de euros pedidos no fim do ano. “O Montillo valia 15 milhões de euros no ano passado porque o Perrella havia fixado este valor. Hoje simplesmente ele não está à venda, por nenhum valor”, explicou o novo presidente.


Fonte: O Tempo

Ministério do Esporte exonera secretário nacional

Integrante do grupo do ex-ministro do Esporte Orlando Silva, o secretário nacional de Futebol, Alcino Reis Rocha, foi exonerado do cargo nesta segunda-feira. Seguindo uma liturgia concedida ao primeiro escalão, o afastamento foi publicado no Diário Oficial como "a pedido". A saída de Alcino Rocha foi precipitada por desentendimentos que ele teve com o novo ministro, Aldo Rebelo, que aos poucos afastou pessoas que participaram da equipe de Silva. O estopim para a queda foi a decisão de Aldo de mandar cancelar o convênio com o Sindicato Nacional das Associações de Futebol para cadastramento de torcidas organizadas. No final de agosto, o jornal O Estado de S. Paulo revelou que a gestão do então ministro repassara R$ 6,2 milhões ao sindicato de cartolas, presidido pelo ex-presidente do Palmeiras Mustafá Contursi, para fazer o cadastramento das torcidas organizadas dentro dos preparativos para a Copa do Mundo de 2014. Como o contrato que tinha sido assinado no dia 31 de dezembro de 2010, nunca foi executado, Aldo mandou suspendê-lo, o que irritou o ex-secretário.


Fonte: Estadão

Defesa Civil de Minas intensifica ações no período chuvoso

A Coordenadoria Estadual de Defesa Civil de Minas Gerais está intensificando as ações de enfrentamento e prevenção a danos causados pelas chuvas em todo o Estado. Os trabalhos contam com o envio de alertas meteorológicos, deslocamento de ajuda humanitária para as regiões atingidas e a integração de estratégias junto a outros órgãos públicos e entidades privadas. A Cedec-MG também está de prontidão para deslocar equipes de complementação aos primeiros atendimentos realizados pelos municípios - Equipes de Apoio à Resposta. Em caso de necessidade, os municípios são apoiados ainda com material de assistência humanitária. Até o momento, 21 equipes de transporte de ajuda humanitária foram deslocadas para o abastecimento dos depósitos avançados no interior. Outras 17 equipes de prevenção e resposta a desastres foram deslocadas para municípios mineiros de diversas regiões.


Fonte: Agência Minas


Feriado registra 9 mortos e 83 feridos nas rodovias de MG

A Polícia Militar Rodoviária divulgou nesta segunda-feira (2) o balanço do feriado de ano nas rodovias estaduais e federais delegadas. Segundo o levantamento, foram 169 acidentes, com nove mortes e 83 pessoas feridas, no período entre 30 de dezembro e esta segunda. A Polícia Rodoviária Federal informou que vai divulgar o balanço nas rodovias federais nesta terça-feira (3). A Autopista Fernão Dias informou que realizou 759 atendimentos na BR-381. Foram registrados 123 acidentes durante o feriado, com 37 vítimas leves e uma moderada. Ninguém ficou gravemente ferido e também não houve mortes. A operação começou na última sexta-feira (30) e terminou nesta segunda.


Fonte: Eptv

Corpo de Bombeiros captura tamanduá-bandeira em Paraíso

O Corpo de Bombeiros capturou neste fim de semana na região rural do Morro Vermelho, em São Sebastião do Paraíso, um tamanduá-bandeira fêmea. O animal foi resgatado e levado para o quartel, onde passou por avaliação veterinária. Segundo a moradora, o animal que foi encontrado do lado de fora da casa foi atropelado por uma motocicleta nas proximidades. Ele apresentava alguns ferimentos e estava bastante debilitado. O tamanduá ficou por três dias na sede dos bombeiros, recebendo um tratamento a base de corticóides e antibióticos e já recebeu alta do veterinário para voltar ao seu habitat natual.



Fonte: ClicFolha