Powered By Blogger

sábado, 3 de julho de 2010

ESPORTE: Paraíso Futsal estreia no Campeonato Mineiro Adulto no dia 08

Depois de alguns anos ausentes, Paraíso Futsal já tem data marcada para a estréia no Campeonato Mineiro Adulto. Os confrontos iniciarão no dia 08 de julho pela chave B. Os paraisenses irão enfrentar o CPN de Passos e o UFLA de Varginha. O campeonato é considerado como um dos principais e mais difíceis do país. E para reforço o time contará com três novos atletas para dar melhor equilíbrio no grupo. Já os demais jogadores estão treinando intensamente, pois terão vários outros jogos importantes pela frente como a Taça Regional Sul de Minas e a segunda fase dos Jogos do Interior de Minas (JIMI).

VACINAÇÃO: Ministro da Saúde agradece adesão recorde à campanha contra a Gripe A

BÁRBARA MICHELINI: Em três meses, o Brasil vacinou oitenta e quatro milhões de pessoas contra a gripe A, H1N1. Foi a maior campanha já feita no mundo, um recorde que faz do Brasil o Campeão Mundial na luta contra a Gripe A, título que você entrou em campo para ajudar a conquistar.
JOSÉ GOMES TEMPORÃO: Olá, aqui é o ministro da Saúde, José Gomes Temporão. Peço licença para falar com vocês ouvintes e agradecer pela imensa adesão à Campanha de Vacinação contra a gripe A H1N1. Você sabia que batemos um importante recorde nesta campanha? Pois é. Foi a maior campanha de vacinação já realizada no mundo. Conseguimos vacinar mais de oitenta e quatro milhões de brasileiros entre aqueles que faziam parte dos grupos que tinham mais chance de ter complicações, caso a doença adoececem da gripe H1N1, e isso em apenas três meses de campanha. Olha, esse resultado só foi possível graças a uma grande mobilização nacional, que envolveu toda a sociedade, parceiros, Ministério da Saúde, e secretarias estaduais e municipais de Saúde. Por isso, quero registrar o meu agradecimento especial a você que participou conosco desta ação, que permitiu a proteção de milhares de vidas. Muito obrigado.
BÁRBARA MICHELINI: Esse foi o depoimento do Ministro da Saúde, José Gomes Temporão, dividindo com a população o sucesso da Campanha Nacional de Vacinação Contra a Gripe A, H1N1.
Fonte: Agência RádioWeb – Reportagem Bárbara Michelini

CONCURSO: IBGE libera resultados

Nesta última quinta-feira, dia 1º, foi divulgado o resultado final do processo seletivo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O concurso teve 1.051.582 inscrições em todo o país, sendo que, eram apenas 191.972 vagas para serem preenchidas no cargo de examinador do Censo Demográfico 2010. Os candidatos podem acessar sua classificação no site da CesgranRio, com o nome e número da inscrição para ter acesso aos dados. Apesar de ser um trabalho temporário, a média foi de 5,48 candidatos por vaga. Para os classificados, haverá treinamento entre os dias 19 a 23 de julho, com a contratação a partir do dia 26.

sexta-feira, 2 de julho de 2010

COPA 2010: Dunga Confirma saída da seleção

O técnico Dunga confirmou que não dirige mais a seleção brasileira após a eliminação na Copa do Mundo de 2010, depois da derrota por 2 a 1 para a Holanda, nesta sexta-feira, em Port Elizabeth, na África do Sul.
Dunga já havia indicado anteriormente que sairia ao dizer que o tempo correto para um técnico ficar no comando da seleção é quatro anos --assumiu o cargo após o Mundial da Alemanha, em 2006.
"Quanto ao meu futuro, todos sabem que quando cheguei à seleção brasileira era quatro anos que eu ia ficar", falou o treinador após o jogo de hoje.
Dunga admitiu que ter jogado com um homem a menos em campo atrapalhou o time, mas evitou culpar o volante Felipe Melo pela eliminação do time. O jogador da Juventus recebeu cartão vermelho após fazer a falta em Robben e depois pisar no holandês quando este estava caído --o time perdia por 2 a 1.
"Jogar com um jogador a menos em uma Copa do Mundo e com jogadores de qualidade do outro lado dificulta mais. Mas a responsabilidade é de todos. Não é justo falar apenas de um jogador. Quando o Brasil vence, todos vencem. Não é justo jogar a responsabilidade em apenas um jogador", disse o treinador.

Fonte: Folha.com
Foto: AE / AP

COPA 2010: Brasil perde de virada da Holanda e está fora da Copa


Dunga assumiu o comando da seleção em 2006, após a eliminação nas quartas de final da Copa do Mundo para a França, com o objetivo de apagar o fracasso brasileiro. Não conseguiu, no entanto, cumprir o seu objetivo. Nesta sexta-feira, o Brasil perdeu de virada para a Holanda por 2 a 1, no estádio Nelson Mandela Bay, em Port Elizabeth, e foi eliminado nas mesmas quartas de final do Mundial da África do Sul.
Com a vitória desta sexta, a Holanda ampliou a sua invencibilidade para 24 jogos - a última derrota ocorreu em setembro de 2008, em amistoso contra a Austrália. E conquistou a terceira vitória de virada desta Copa do Mundo - antes, a Grécia venceu a Nigéria e a Dinamarca derrotou Camarões. Agora, os holandeses enfrentam na semifinal o vencedor de Uruguai e Gana. Com o resultado, o Brasil desperdiçou ainda a chance de obter um grande feito histórico. O jogo contra a Holanda foi o de número 97 em Mundiais da seleção brasileira. Como disputaria mais dois na África do Sul se vencesse, chegaria aos 99 mesmo que perdesse a semifinal. Assim, completaria seu centésimo jogo na abertura da Copa do Mundo do Brasil, em 2014, o que só ocorrerá agora na terceira rodada da primeira fase.
A derrota também acabou com a fama de algoz holandês de Dunga, presente na vitória por 3 a 2 nas quartas de final do Mundial de 1994 e na eliminação dos europeus na semifinal de 1998, quando o Brasil empatou por 1 a 1 e ganhou nos pênaltis por 4 a 2. Sem Dunga, a seleção brasileira havia perdido para o famoso "Carrossel Holandês" em 1974, por 2 a 0.
Para a partida de Port Elizabeth, o Brasil contava com o retorno de Felipe Melo, recuperado de contusão. Mas não tinha Elano, lesionado, e Ramires, suspenso, o que manteve Daniel Alves como titular no meio de campo. A Holanda, por sua vez, contou com um desfalque de última hora: Mathijsen sentiu um problema no aquecimento e foi substituído por Ooijer.
As mudanças ditaram o ritmo do primeiro tempo. Depois de um início truncado de jogo, o Brasil abriu o placar após Robinho receber passe magistral de Felipe Melo. A Holanda, com dificuldades para superar a impecável defesa brasileira, pouco criava mesmo depois de levar o gol. Sofria ainda com a insegurança de seu sistema defensivo, prejudicado após a saída de Mathijsen. Com os espaços, Daniel Alves brilhava. Dava bons passes, fintava pelas pontas, finalizava, em sua melhor atuação no Mundial.
Apesar do bom primeiro tempo, Felipe Melo foi o "vilão". No segundo tempo, o volante foi o responsável direto pela eliminação brasileira. Marcou um gol contra logo aos oito minutos - quando o time de Dunga ainda dominava -, falhou no segundo gol holandês aos 22 e foi expulso após pisar em Robben. Com um jogador a menos, o Brasil não teve forças para buscar a reação.
O JOGO
Com forte marcação no meio de campo das duas seleções, a partida começou truncada e com algumas faltas duras. Não demorou, no entanto, para que o Brasil se soltasse. E o confronto se tornasse emocionante. Aos sete minutos, Daniel Alves recebeu passe de Luís Fabiano ligeiramente à frente da marcação, carregou até a entrada da área e tocou para Robinho completar para as redes. Corretamente, a arbitragem marcou impedimento.
O gol anulado em nada desanimou a seleção brasileira. E apenas dois minutos depois, abriu o placar em bonita jogada. Felipe Melo recebeu no meio de campo e deu passe grandioso nas costas da zaga. Sozinho, Robinho apareceu na meia-lua e tocou na saída do goleiro Stekelenburg, em gol que dessa vez foi validado pela arbitragem.
O confronto não parava. Nem bem a seleção brasileira havia terminado de comemorar quando a Holanda quase empatou. Logo no minuto seguinte, Kuyt recebeu sozinho na esquerda, dentro da área, e bateu rasteiro para a boa defesa de Julio Cesar. Os holandeses seguiam pressionando nos minutos seguintes, mas com menos ímpeto. Bem marcado por Juan, Gilberto Silva e Michel Bastos, Robben pouco criava. Van Persie, anulado por Lúcio, também era improdutivo.
A partir dos 25 minutos, o Brasil retomou o controle. E por duas vezes chegou com muito perigo. Primeiro, Daniel Alves recebeu pela direita, driblou o marcador e cruzou rasteiro para Juan, que se antecipou à zaga e bateu com perigo, por cima. Na sequência, a seleção quase marcou um dos gols mais bonitos dessa Copa. Depois de fintar dois defensores, Robinho passou e Daniel Alves, de letra, clareou para Kaká na intermediária. O meia bateu colocado, no ângulo, e exigiu grande defesa de Stekelenburg.
Desencontrada em campo, a Holanda seguia apática. Protagonizava ainda alguns lances bizarros. Aos 35 minutos, em cobrança de escanteio, Robben deu leve toque com o bico da chuteira e, sem nenhum companheiro por perto, correu para a área. Daniel Alves, então, recuperou a posse. Superior, o Brasil quase ampliou aos 45, quando Maicon recebeu na direita e bateu firme, rasteiro, no canto. Stekelenburg espalmou para escanteio, mas o árbitro Yuichi Nishimura marcou o tiro de meta. Antes da cobrança, encerrou o primeiro tempo.
O ímpeto holandês não mudou após o intervalo. O jogo, no entanto, alterou completamente após falha brasileira aos oito minutos, quando Sneijder recebeu na direita e cruzou para a área. Julio Cesar saiu mal, a bola resvalou na cabeça de Felipe Melo e entrou para o gol, empatando a partida.
As duas seleções passaram a tocar mais a bola após o gol, sobretudo no meio de campo. E somente aos 15 minutos o Brasil chegou pela primeira vez: Daniel Alves recebeu na intermediária, driblou o marcador e arriscou para fora, com perigo. Com um cartão amarelo desde o primeiro tempo, Michel Bastos foi substituído por Gilberto. A seleção criou outra boa chance aos 20, após Kaká receber na meia-lua e colocar no ângulo, em bola que saiu por pouco.
Mas apenas dois minutos depois, após novo levantamento para a área, a Holanda foi mortal. Robben bateu escanteio, Kuyt desviou na primeira trave e Sneijder, após Felipe Melo falhar na marcação, completou para as redes. O panorama brasileiro ficou ainda pior aos 27, quando o volante da Juventus cometeu falta em Robben e pisou, em seguida, no atacante. Corretamente, recebeu o cartão vermelho direto.
O Brasil ainda criou algumas chances. Aos 36, após cobrança de escanteio, a bola atravessou a área e ninguém completou. Kaká também fez boa jogada aos 38, avançou pela esquerda e bateu prensado, em bola que saiu para escanteio. Lúcio ainda fez boa jogada aos 42 e sofreu falta na entrada da área, mas Daniel Alves acertou a barreira. A equipe de Dunga, a quarta seleção campeã mundial eliminada neste Mundial, encerrou de maneira melancólica o sonho de avançar à semifinal. Fonte: Eldorado ESPN - Itamar Cardim
Fotos: Márcio Fernandes/AE - Roberto Candia/AP

COPA 2010: Puyol pode continuar na seleção espanhola após a Copa

O zagueiro espanhol Carles Puyol, de 32 anos, contou nesta sexta-feira que ainda pode continuar defendendo a seleção espanhola após a Copa do Mundo da África do Sul. Parte da imprensa espanhola especulava que o jogador do Barcelona se aposentaria da equipe nacional depois do Mundial.
Encerrando os boatos, Puyol contou ao jornal AS que ainda não decidiu o seu futuro, deixando aberta a hipótese de continuar na seleção espanhola. O zagueiro pretende conversar com o técnico Vicente del Bosque antes de definir se disputará a Eurocopa de 2012.
Puyol estreou pela seleção espanhola em 2000 e, desde então, disputou 87 partidas. No Mundial da África do Sul, ele forma a dupla titular de zaga ao lado de seu companheiro de Barcelona Gerard Piqué. A Espanha enfrenta o Paraguai neste sábado, pelas quartas de final da Copa.
Fonte: Eldorado ESPN - AE /AP
Foto: Ochoa de Olza/AP

REGIÃO: Candidatos para o Instituto Federal em Passos são de alto nível

No processo seletivo para professores que irão atuar no Instituto Federal Sul de Minas, em Passos, a Fundação de Apoio à Educação Tecnológica (FAET), destacou que os inscritos possuem ou estão cursando mestrado e doutorado. O resultado do processo será divulgado na próxima segunda-feira, dia 05. Segundo a Secretária Municipal de Educação, Cultura, Esporte e Lazer de Passos, Rosa Maria Cardoso Beraldo, só pelo fato de apresentar cursos de nível federal contribuem para o crescimento da cidade e provavelmente haverá diversos outros cursos que poderão ser oferecidos futuramente pelo instituto. Já o vestibular para os interessados em fazer os cursos, terão que se inscrever pelo site www.muz.ifsuldeminas.edu.br até o dia 22 de Julho e ter o 2º grau completo. A taxa será de R$ 20,00. As aulas serão iniciadas no dia 10 de agosto.

INOVAÇÃO: Carteiras de identidade terão novo modelo a partir deste ano

Para evitar fraudes, os documentos de identidade que forem expedidos a partir deste ano terão novo modelo. As mudanças do RG serão significativas. O projeto de mudança existe há 13 anos e só agora que será executado. O novo documento terá um número único em todo o país. Já os dados e as impressões digitais ficarão armazenados em um supercomputador em Brasília, que ficará conectado as secretarias de segurança de todos estados. Outros documentos como CPF e passaporte também sofrerão mudanças. Os projetos ainda não foram executados anteriormente devidos os altos custos.

SAÚDE: Encontro quer incentivar futuros médicos a exercerem a profissão nas regiões mais carentes

CYNTHIA RIBEIRO: Mostrar aos futuros médicos a realidade do País e incentivá-los a atuar nas regiões que mais precisam. Esse é o objetivo de um encontro que reúne estudantes de medicina bolsistas do Programa Universidade para Todos, o Prouni, de todo o País, até esta quinta-feira, em Brasília. Para o ministro da Saúde, José Gomes Temporão, essa é uma boa oportunidade para que os alunos conheçam as reais necessidades do Sistema Único de Saúde.
JOSÉ GOMES TEMPORÃO: Agora começa uma outra etapa e essa outra etapa é como vocês vão exercer a atividade profissional neste nosso grande País. Esse seminário que vocês vão participar vai poder oferecer para cada um de vocês uma visão bastante ampla de qual é o mercado de trabalho para o médico no Brasil hoje, quais são os desafios, quais são as oportunidades, quais são os obstáculos.
CYNTHIA RIBEIRO: O ministro da Saúde destaca que o trabalho do médico tem um valor fundamental para o desenvolvimento do País. Alan Lira, estudante de medicina bolsista do Prouni, em Teresina, no Piauí, sabe da importância da profissão que vai exercer para as comunidades carentes.
ALAN LIRA: Eu pretendo voltar a minha origem para trabalhar com a minha comunidade, que eu sei que é uma comunidade sofrida que precisa de vários tipos de assistência e é para lá que eu pretendo voltar o meu serviço. Então, eu pretendo muito, com esse seminário, pegar mais informações a respeito de como trabalhar, de como levar a assistência e proporcionar a outras pessoas que possam ter futuro melhor e uma saúde melhor.
CYNTHIA RIBEIRO: Assim como o universitário Alan Lira, mais de 200 outros estudantes também estão conhecendo mais as áreas de atuação no SUS. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que esteve presente na cerimônia de abertura do encontro, lembra que a profissão de médico tem que ser exercida com dedicação.
LUIZ INÁCIO LULA DA SILVA: "A medicina é uma profissão nobre tanto é que um médico quando se forma ele não pode deixar de tratar ninguém mesmo que seja o inimigo. O que é importante é que todas as pessoas que entrarem no consultório de vocês que vocês tratem com carinho porque é para isso que vocês se formaram em médicos e médicas."
CYNTHIA RIBEIRO: O presidente Lula ressalta que o Prouni foi criado para que estudantes de baixa renda possam se formar em uma universidade com bolsa de estudo paga pelo governo.
Fonte: Agência RádioWeb - Reportagem, Cynthia Ribeiro

quinta-feira, 1 de julho de 2010

COPA 2010: Brasil chega em clima de tranquilidade em Port Elizabeth


Estava frio nesta quarta-feira às 22h41 locais (17h41 no horário de Brasília) em Port Elizabeth, quando a seleção brasileira chegou ao hotel em que ficará concentrada nos próximos dias. Mesmo assim, cerca de 100 torcedores, entre eles cinco holandeses, esperaram os jogadores. Quando o ônibus apareceu, eles gritaram e acenaram. Não receberam sequer um aceno de volta. O ônibus parou, todos desceram, entraram no hotel e foram para seus aposentados.
Mesmo assim, os torcedores, um deles portava até uma sanfona, não perderam o rebolado. Fizeram festa, cantaram o Hino Nacional, garantiram que "o campeão chegou". Estavam confiantes. O atacante Luís Fabiano foi o único que teve o nome gritado.
A "falta de consideração" dos jogadores da seleção brasileira não abalou os torcedores. A paulista Michelle Juni, estudante de jornalismo que há quatro anos mora em Port Elizabeth, defendeu os jogadores. "Eu acho que eles são humildes, ao contrário daquele time de 2006, que tinha muita estrela. E isso é mérito do Dunga", disse, antes de ir embora.

Fonte: Eldorado ESPN - Almir Leite
Foto: Jonne Roriz/AE

ESPORTE: Basquete paraisense apresentou bom desempenho nos jogos preparatórios

Neste último sábado, dia 26, na Arena Olímpica, equipes da base do basquete das cidades de Paraíso e Varginha, se enfrentaram como jogos preparatórios para as próximas competições. No primeiro jogo equipes sub-15, realizaram uma partida com equilíbrio. Já no segundo jogo, entraram em quadra os atletas do sub-17. Os paraisenses neste jogo mostraram uma postura mais incisiva. Para o técnico Jefferson, nos dois jogos o desempenho dos atletas fez com que ficasse satisfeito com o trabalho realizado e acreditando que com o nível apresentado, é sinal de que a equipe vai crescer muito durante o ano.

CIDADANIA: Encontro discute estratégias para melhorar a gestão pública no atendimento ao cidadão

FABIANA PELLES: A Secretaria de Gestão do Ministério do Planejamento reuniu representantes do programa GesPública, na última quinta-feira, para traçar novas estratégias de gestão com organizações públicas de todas as esferas e poderes que atuam no País. Um dos destaques do encontro foi a Carta ao cidadão. O documento informa aos usuários quais os serviços prestados, como acessar e obter esses serviços e quais são os compromissos de atendimento estabelecidos pelo órgão.Uma das estratégias para o segundo semestre é a implantação da ferramenta de atendimento em cem por cento das instituições do Executivo Federal, que fazem atendimento ao público, como explica o diretor do Departamento de Programas de Gestão, Bruno Palvarini.
BRUNO PALVARINI: Existe primeiro, uma orientação clara do governo, desde o ano passado de que a carta de serviço deve ser adotada. Inclusive, existe um decreto, de número meia nove três dois, que diz que, desde agosto do ano passado, ela já é um instrumento obrigatório para aquelas organizações do executivo Federal que atendem diretamente ao público. Nós vamos trabalhar então para cumprir cem por cento o que está previsto no decreto, no âmbito das localidades.
FABIANA PELLES: Bruno Palvarini, acrescenta que, para contribuir nesse processo, os representantes dos núcleos farão parte das primeiras turmas do ensino à distância em Cartas de Serviço, disponível no Portal Gespública a partir de julho. Cada núcleo deve prestar contas dos resultados para a direção do programa e para sociedade. Quem estiver interessado em saber mais sobre o Gespública, pode acessar o site www.gespublica.gov.br.
Fonte: Agência RádioWeb - Reportagem, Fabiana Pelles

EDUCAÇÃO:Assembléia aprova aumento de 5% no salário dos professores

Em segundo turno, a Assembléia Legislativa de Minas Gerais aprovou o projeto que reestrutura o plano de carreira dos professores e um aumento mínimo de 5% no salário a partir do dia 28 de fevereiro de 2011. A carga de trabalho será de 24 horas semanais, com a possibilidade de ampliação para 30 horas com o aumento da remuneração. Entre as vantagens, no plano de carreira estão as gratificações de incentivo à docência, de educação especial, por regime especial de trabalho, por curso de pós-graduação e de dedicação exclusiva. Todas as mudanças também irão valer para os aposentados. Para entrar em vigor o projeto precisa passar por sanção do Governador do Estado.

ENCHENTES: Ministro da Saúde garante apoio às vítimas de Alagoas e Pernambuco

JULIANA COSTA: O ministro da Saúde Jose Gomes Temporão assegurou nesta terça-feira que os municípios dos estados de Alagoas e Pernambuco, que foram fortemente atingidos pelas chuvas, vão poder contar com o apoio do Ministério da Saúde até que a situação na região seja regularizada. Desde que os dois estados foram atingidos por enchentes, o Ministério da Saúde já liberou mais 48 milhões de reais para medidas emergenciais de recuperação e ampliação dos serviços de saúde. Além disso, 16 toneladas de medicamentos básicos foram enviadas aos estados. O ministro da Saúde, José Gomes Temporão, explica que desde o início da catástrofe, o Ministério da Saúde tem tomado medidas para minimizar o sofrimento da população.
JOSÉ GOMES TEMPORÃO: A situação lá é muito grave porque houve algumas cidades que praticamente toda a infraestrutura pública desapareceu. Então, desde o primeiro momento o Ministério está junto com os estados e municípios. As Forças Armadas estão dando um grande apoio. Nós já temos hospitais de campanha, já enviamos 16 toneladas de medicamentos, material médico, hospitalar.
JULIANA COSTA: José Gomes Temporão explica que agora a grande preocupação é com as doenças que aparecem após as enchentes.
JOSÉ GOMES TEMPORÃO: Mas tem outra questão, do curto prazo tem que atender a acolher as pessoas e impedir as doenças de veiculação, principalmente diarréia e hepatite A e leptospirose. Mas por outro lado, vamos ter que reconstruir os equipamentos que hoje foram danificados.
JULIANA COSTA: O ministro da Saúde, José Gomes Temporão, lembra que o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência, Samu, vai ser reforçado nos dois estados. Pernambuco vai receber 10 novas ambulâncias e Alagoas, 15.
Fonte: Agência RádioWeb - Reportagem, Juliana Costa

COPA 2010: Cruyff dispara contra a atual seleção brasileira

Antes do esperado confronto entre Brasil e Holanda pelas quartas de final da Copa do Mundo, o maior ídolo da história do futebol holandês, Johan Cruyff, criticou duramente a seleção brasileira de Dunga. "Eu jamais pagaria um ingresso para ver essa atual seleção do Brasil jogar", disse ao jornal inglês Daily Mirror.
Cruyff, que foi grande craque na Laranja Mecânica de 1974, eliminando o Brasil daquela Copa, continou seus disparos contra o técnico brasileiro: "Onde está a magia brasileira? Não consegui entender por que Dunga escolheu alguns jogadores. Onde está o talendo no meio de campo? O Brasil precisa jogar com mais intensidade, mais 'pegada', porque eles não são especiais. São como qualquer outro time nesta Copa do Mundo".
Apesar da crítica pesada, o holandês reconheceu a força da seleção brasileira. "Eles têm jogadores talentosos, mas jogam de uma forma mais defensiva e menos agradável de se ver. É uma vergonha para os fãs e para o torneio. Eles são um dos times que as pessoas querem ver".
A atual seleção holandesa está com dificuldades para enfrentar equipes defensivas. Após a apertada vitória sobre a Eslováquia, por 2 a 1, nas oitavas de final, o atacante Ryan Babel lamentou: "Creio que é sempre difícil jogar contra times que não querem jogar futebol, que ficam te esperando".
Entretanto, Babel tem opinião diferente de Cruyff sobre o Brasil. "Nós sempre jogamos melhor as partidas em que os adversários também querem jogar futebol. Então acho que na sexta-feira talvez possamos jogar melhor do que contra a Eslováquia, pois o Brasil não vai nos esperar na defesa".
Fonte: Redação Y!
Foto: Getty Images

quarta-feira, 30 de junho de 2010

COPA 2010: Quartas de final na África tem cara de Copa América

Argentina, Brasil, Paraguai e Uruguai. Pela primeira vez na história das Copas do Mundo, quatro seleções sul-americanas vão participar das quartas de final do torneio. A classificação do Paraguai nos pênaltis, após um sonolento 0 a 0 com o Japão, consagrou a boa fase dos times do Cone Sul. A configuração das chaves ainda permite a expectativa de que a semifinal seja disputada apenas pelos representantes da América do Sul. As quartas ainda têm três times da Europa (Alemanha, Espanha e Holanda) e um da África (Gana).

Uruguai
O melhor resultado conjunto das seleções sul-americanas até hoje havia ocorrido nas Copas de 1970 (México) e 1978 (Argentina), com três representantes da América do Sul classificados entre as oito melhores dos torneios. Na Copa em que a seleção brasileira se sagrou tricampeã, tivemos a companhia de Uruguai e Peru nas quartas de final. Na ocasião, o time dos sonhos liderado por Pelé atropelou os vizinhos nas fases decisivas. O Brasil bateu o Peru por 4 a 2 nas quartas de final e o Uruguai, por 3 a 1, na semifinal.
Paraguai
Na Copa da Argentina, além do Brasil e dos donos da casa, o Peru novamente esteve entre as oito melhores seleções do torneio. É verdade que a suspeitíssima goleada sofrida para os anfitriões na última partida maculou, para sempre, a participação peruana. Os 6 a 0 garantiram a participação da Argentina na final e jogaram o Brasil para a disputa da terceira colocação.
Brasil

MAIS EMOÇÃO - Se a fase de grupos da Copa da África do Sul foi marcada pela falta de emoção, a escassez de gols e o baixo nível técnico, as oitavas de final deram algum alento ao torcedor. A nota negativa ficou por conta da arbitragem, que errou ao validar gols ilegais nas partidas que classificaram a Alemanha, a Argentina e a Espanha.
Argentina
O equilíbrio marcou a maior parte dos confrontos nesse início de mata-mata. Com a exceção de Chile e de México, que foram totalmente dominados por Brasil e Argentina, respectivamente, todos os times derrotados acalentaram a chance de classificação. Mesmo a Inglaterra, que apanhou de 4 a 1 da Alemanha, cresceu no fim do primeiro tempo da partida e conseguiu a empatar o jogo por 2 a 2 - depois de estar perdendo por 2 a 0. Pena que o árbitro uruguaio Jorge Larrionda não tenha visto a bola chutada por Lampard no travessão quicar dentro do gol alemão. O gol não foi validado e os ingleses sucumbiram aos contra-ataques da Alemanha.
Fonte: Eldorado ESPN - Alfredo Junqueira
Fotos: AE

POLICIAL: Militares apreendem celular com Drogas

Nesta segunda-feira, dia 28, no período da manhã, enquanto os policiais em seu patrulhamento compareceram na Rua Guilherme Rubiano, no Bairro San Genaro e abordaram uma menina que continha um celular suspeito. A mesma informou que o dono do celular era seu namorado e que estava atendendo seu pedido em levar para outra pessoa residente da Rua João Bícego. O aparelho continha porções de cocaína, envolvida em papel alumínio no local da bateria. O namorado da menor foi rastreado, preso em flagrante e conduzido a Delegacia. Já o segundo envolvido, não foi encontrado.

MEIO AMBIENTE: Acordo Internacional vai investir US$ 13 Milhoes na preservação do Meio Ambiente

PRISCILA LEITE: O Brasil vai investir treze milhões de dólares na preservação do Cerrado. Um acordo de doação, assinado entre o Instituto Chico Mendes de Conservação e Biodiversidade, o Ministério do Meio Ambiente e o Banco Mundial, vai financiar quatro projetos de preservação do bioma, considerado um dos mais ricos do País. O dinheiro vai ser doado pelo Fundo Global para o Meio Ambiente ao Programa Iniciativa Cerrado Sustentável, do Ministério do Meio Ambiente, e deverá ser aplicado em ações ao longo de quatro anos. Os governos do Tocantins e de Goiás vão ser os beneficiados. Para o diretor da Sociedade Brasileira de Engenheiros Florestais, entidade que integra o Sistema Confea/Crea, Gustavo Oliveira, a aplicação dos recursos pode reduzir o desmatamento na região, carente de investimentos em conservação ambiental.
GUSTAVO OLIVEIRA: Pelas estruturas de solos mais antigos e mais planos, ele sempre foi visto como uma grande fronteira agrícola, onde os investimentos sempre foram mais focados nesta parte de agropecuária. Tanto é que, o índice de desmatamento dele é aproximadamente o dobro do que se desmata na Amazônia.
PRISCILA LEITE: O diretor da Sociedade Brasileira de Engenheiros Florestais, Gustavo Oliveira, considera que a iniciativa é também uma chance para a modernização de técnicas para desenvolver a agricultura e pecuária no Cerrado.
Fonte: Agência RádioWeb - Reportagem, Priscila Leite

IMPOSTOS: Passagens de ônibus interestaduais e pedágios aumentam no dia 1º de Julho

A partir desta quinta-feira, passagens de ônibus de linha interestadual e tarifas dos pedágios das rodovias paulistas ficarão mais caras. As empresas Gardênia, São Bento, União, Motta, Santa Cruz e Gontijo, que fazem itinerários fora do estado de Minas devem apresentar o reajuste de suas tarifas a partir das zero horas do dia 1º. A alteração é devido ao aumento de 2,13% pela Agência Nacional de Transporte Terrestre (ANTT). Já nos pedágios paulistas, o reajuste varia de 4,18% e 5,22% de acordo com o índice de reajuste adotado pela Agência Reguladora de Serviços Públicos Delegados de Transporte do Estado de São Paulo (ARTESP).

SAÚDE: Brasil é modelo no atendimento aos pacientes com transtornos mentais

JULIANA COSTA: O atendimento comunitário a pacientes com transtornos mentais no Brasil é um modelo para a América Latina, segundo a OPAS - Organização Pan-Americana da Saúde. O coordenador do programa de saúde mental da OPAS, Jorge Jacinto Rodrigues, elogiou, nesta segunda-feira, durante a quarta Conferência Nacional de Saúde Mental, os avanços do governo brasileiro no atendimento a esses pacientes. Na avaliação dele, o País acertou, ao substituir o atendimento manicomial pelo modelo comunitário de atenção integral. Além disso, o representante da OPAS afirma que o modelo comunitário de atenção integral e os Centros de Atenção Psicossocial, os CAPS, comprovam que a política brasileira está no caminho certo.
JORGE JACINTO RODRIGUES: O Brasil se tornou um bom exemplo de boa prática a nível continental. Nossa proposta estratégica é avançar com a desinstitucionalização, a redução de leitos. O Brasil tem desenvolvido um modelo de Centro de Atenção Psicossocial que é um exemplo da boa prática do modelo comunitário.
JULIANA COSTA: O coordenador de Saúde mental da Organização Pan-Americana da Saúde, Jorge Jacinto Rodrigues, destacou, ainda, que, no Brasil, as pessoas com transtornos mentais recebem não só o tratamento, como também são estimuladas a retornarem ao convívio social. Para o representante da OPAS essa iniciativa também deveria servir de exemplo para outros países.
Fonte: Agência RádioWeb - Reportagem, Juliana Costa

COPA 2010:Atacante holandês revela ansiedade para encarar Maicon

O confronto entre Brasil e Holanda terá uma motivação especial para o atacante Eljero Elia, jogador de 23 anos do Hamburgo: enfrentar o lateral-direito Maicon, considerado pelo holandês como o melhor do mundo em sua posição.
Elia atua pelo lado esquerdo do ataque e, se for escalado na partida de sexta-feira, pelas quartas de final da Copa do Mundo, em Port Elizabeth, fará um duelo direto contra o jogador da Inter de Milão. Desafio que deixa Elia ainda mais motivado.
"Maicon é o melhor lateral direito do mundo e estou ansioso para enfrentá-lo. Seria maravilhoso jogar contra ele", enalteceu o holandês, elogiando as recentes atuações do jogador brasileiro que foi campeão da Liga dos Campeões.
Fonte: Eldorado ESPN - AE
Fotos: Themba Hadebe/AP

terça-feira, 29 de junho de 2010

COPA 2010: Espanha pega Portugal e Cristiano Ronaldo pelas oitavas

Xabi Alonso (Espanha)


Espanha e Portugal farão às 15h30 (de Brasília) desta terça-feira, no estádio Green Point, na Cidade do Cabo, um duelo íntimo. Vizinhos na Península Ibérica, os dois países tem muito mais em comum do que a fronteira: são candidatos em conjunto para organizar a Copa do Mundo de 2018 ou 2022 e reverenciam o mesmo jogador, Cristiano Ronaldo.
O atacante português movimentou o futebol espanhol ao protagonizar a transferência mais cara de todos os tempos: o Real Madrid pagou cerca de 93 milhões de euros para tirá-lo do Manchester United. Com gols e marketing, não demorou para cair no gosto da torcida e tomar para si as manchetes. Mas nesta terça terá a missão de frustrar seus fãs eliminando a Espanha do Mundial.
Cristiano Ronaldo será a grande atração do clássico ibérico. Carregará o peso de liderar Portugal rumo à vaga nas quartas e deve receber atenção especial por parte dos espanhóis, embora o técnico da "Fúria", Vicente Del Bosque, minimize a importância do jogador. "Portugal conta com um time muito bom, acrescido de Cristiano Ronaldo. Há uma equipe por trás dele".
Até agora, no entanto, o português não correspondeu à expectativa que o cerca. Foi eleito pelos internautas do site da Fifa o melhor em campo nos três jogos que disputou, muito mais devido à popularidade do que pelo desempenho. Marcou apenas um gol e parou na trave por duas vezes.
O problema é que a Espanha também não justificou sua fama. Chegou à África do Sul com o rótulo de melhor seleção do planeta, mas teve de suar para passar pela primeira fase. Estreou com uma surpreendente derrota por 1 a 0 para a Suíça, que a obrigou a vencer os dois jogos seguintes: 2 a 0 sobre Honduras e 2 a 1 sobre o Chile. Apesar de ter avançado como líder do Grupo H, o time ainda não convenceu. "A derrota para a Suíça nos forçou a trabalhar muito duro. No entanto, o importante é que soubemos superar o sabor amargo daquele 1 a 0", disse Del Bosque.
A Espanha terá o mesmo time que bateu o Chile, com Xavi e Iniesta armando as jogadas para David Villa, autor de três gols no Mundial, e Fernando Torres, que ainda não desencantou. O volante Xabi Alonso chegou a ser dúvida para o jogo, mas se recuperou de dores no tornozelo e irá a campo.
Já Portugal, que poupou meio time contra o Brasil, terá mudanças. O volante Pepe, que começou a Copa na reserva, conseguiu um lugar na equipe, assim como o meia Tiago. Cristiano Ronaldo deve ganhar a companhia de Liedson no ataque e Simão entra no meio de campo.


Cristiano Ronaldo (Portugal)
Fonte: Eldorado ESPN - AE
Fotos: AP

REGIÃO: Utilização de novas tecnologias na Cafeicultura

Equipamentos modernos e máquinas de grande porte estão sendo usados cada vez mais por cafeicultores da região. Nas colheitas de café, as colhedoras tomam o espaço da mão de obra humana. A colheita do grão seco chega a ser até 100% de aproveitamento. Produtores e funcionários de fazendas cafeeiras de São Sebastião do Paraíso e Monte Santo de Minas, que já apostam nessa inovação, receberam através do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR Minas) cursos de capacitação gratuitos. Com o resultado satisfatório no setor cafeeiro e beneficiamento de café os próximos produtores a receber os cursos serão da região de Passos.

GRIPE: Transmissão do vírus da gripe é mais comum durante o inverno

CYNTHIA RIBEIRO: O inverno está aí e, nesse período de baixa temperatura, é normal aumentarem os casos de gripe entre a população. O vírus Influenza, responsável tanto pela gripe H1N1, quanto pela gripe comum, circula mais facilmente. De junho a outubro, no Brasil, a transmissão ocorre, principalmente, nas regiões Sul e Sudeste. Na maioria das vezes, a pessoa passa apenas alguns dias debilitada por causa da doença, mas, existem casos mais graves, que exigem atenção especial. A técnica da Gerência de Influenza e Pneumonia do Ministério da Saúde, Walquiria Almeida, explica que, de qualquer forma, é importante procurar logo um médico, aos primeiros sintomas e evitar, sobretudo, a automedicação.
WALQUIRIA ALMEIDA: Se você observa que pessoas do seu ambiente estão com sintomas gripais, moleza no corpo, um pouco de dor de febre, não necessariamente muito forte eu acho que você já pode estar indo buscar a saúde. Eu acho que tem que ter esse raciocínio lógico: quem tem que assistir, quem tem que dar o diagnóstico, olha para você é um médico. Você não querer achar que isso ou que é aquilo e ir tomando qualquer medicamento que você pode agravar a situação.
CYNTHIA RIBEIRO: Walquiria Almeida lembra que, todos os anos, a rede de saúde registra vários casos de contágio pelo vírus Influenza. Mas, muitas pessoas só começaram a se dar conta dos riscos e da importância dos hábitos básicos de higiene, no ano passado, com a pandemia de gripe H1N1, o que, segundo ela, não tem nada a ver.
WALQUIRIA ALMEIDA: Vale deixar claro que independente de pandemia ou não as pessoas devem permanecer com os hábitos que foram reforçados, que são os hábitos de higiene, de lavagem das mãos, não ficar compartilhando copos, alimentos, na sala de aula os professores conversarem mais com os alunos sobre formas de proteção. Saiu de casa e andou no elevador, buscar estar sempre lavando as mãos. Eu acho que são hábitos simples, fáceis, que todo mundo têm acesso, que devem permanecer e que podem colaborar também para diminuição de outras doenças, além da Influenza.
CYNTHIA RIBEIRO: Segundo a técnica da Gerência de Influenza e Pneumonia do Ministério da Saúde, o vírus da gripe pode ser a porta de entrada para complicações graves, como a pneumonia, podendo, inclusive, matar. Além dos cuidados de higiene, existe uma vacina que aumenta a imunidade contra essa doença por um período de um ano. No Brasil, ela é oferecida gratuitamente para os idosos e para os grupos considerados mais vulneráveis às complicações causadas pela gripe.
Fonte: Agência RádioWeb - Reportagem, Cynthia Ribeiro

COPA 2010: Dunga prevê muito descanso e pouco treino na reta final

Na reta final de disputa da Copa do Mundo na África do Sul, o técnico Dunga promete fazer pequenas mudanças na preparação da seleção brasileira. A partir de agora, os treinos serão mais leves e haverá mais tempo de descanso, para que os jogadores possam se recuperar melhor de um jogo para o outro. Assim, o Brasil espera estar pronto para enfrentar a Holanda na sexta-feira, em Port Elizabeth, pelas quartas de final da competição.
A preparação brasileira para a Copa começou no dia 21 de maio, com a apresentação em Curitiba. No começo, a comissão técnica exigiu muito esforço físico dos jogadores, para que todos aguentassem a maratona que viria pela frente. Mas, assim que a competição começou, a carga de trabalho foi diminuindo progressivamente. Agora, segundo Dunga, a prioridade é só fazer a recuperação do grupo após o desgaste acumulado.
"A cada dia que passa, o treino é menor. Agora, o trabalho é recuperar os jogadores", explicou Dunga, após a vitória do Brasil sobre o Chile, por 3 a 0, na segunda-feira, em Johannesburgo, pelas oitavas de final da Copa. Segundo o treinador, o planejamento foi feito para que, nesse momento decisivo, a seleção pudesse suportar a exigência dos desafios que terá pelo caminho. "Daqui para frente, serão todos jogos bonitos e estressantes."
A preocupação de Dunga é com os mínimos detalhes. "Na recuperação após os jogos, os jogadores têm que ter uma alimentação especial, não podem ficar muito tempo em pé e não podem ficar acordado até tarde no computador. Precisam descansar", avisou o treinador, que promete controlar até mesmo o ímpeto do grupo durante os treinamentos. "Eles têm que deixar a empolgação dos treinos para os jogos."
CONTUNDIDOS
Além do desgaste físico dos jogadores, outra preocupação da seleção é recuperar aqueles que sofreram lesão. O meia Elano, por exemplo, foi desfalque nos dois últimos jogos, após a forte pancada na perna direita que levou durante o confronto com a Costa do Marfim. Titular absoluto do time, ele ainda não tem volta confirmada para enfrentar a Holanda, mas deve ter condições de atuar.
Outros dois problemas de contusão no grupo do Brasil envolvem o volante Felipe Melo e o meia Júlio Baptista, que sofreram torções no tornozelo esquerdo e no joelho esquerdo, respectivamente, durante o jogo contra Portugal, no final da primeira fase. Ambos foram desfalque na vitória diante do Chile nas oitavas de final e podem ficar de fora também do próximo compromisso, sexta-feira, contra a Holanda.
Fonte: Eldorado ESPN - ANDRÉ CARDOSO
Foto: Wilton Júnior/AE

EDITAL: Mariana Marques

A direção da E. E. Mariana Marques comunica que no dia 29, terça-feira, as 15h00 haverá reunião para designação de 1 professor de educação básica para o turno vespertino.

COPA 2010: Blatter pede desculpas a México e Inglaterra por erros de arbitragem

O presidente da Fifa, Joseph Blatter, pediu perdão às delegações de México e Inglaterra pelos erros da arbitragem em seus jogos das oitavas de final da Copa do Mundo contra Argentina e Alemanha, respectivamente, e anunciou a reabertura do debate sobre o uso de novas tecnologias na arbitragem.
Blatter fez um pronunciamento à imprensa internacional nesta terça-feira, fazendo um balanço da primeira Copa disputada em solo africano, horas antes dos confrontos Paraguai-Japão e Espanha-Portugal, que fecham as oitavas de final.
"Falei com as delegações do México e Inglaterra e disse: 'sinto muito'. Eles agradeceram e aceitaram que os erros de arbitragem fazem parte do jogo, embora tenham contribuído para suas eliminações", afirmou o presidente.
Os pedidos de desculpas se referem ao gol validado do argentino Carlitos Tévez em posição de impedimento contra o México e à bola chutada por Frank Lampard contra a Alemanha que bateu no travessão e entrou, mas o gol não foi confirmado pela arbitragem.
Blatter reconheceu que "não faria sentido, perante a evidência destes erros, não reabrir o debate sobre o uso das novas tecnologias na arbitragem".
"Na mesa do presidente há um dossiê sobre este assunto, pois é evidente que algo é deve ser mudado, mas os erros de arbitragens não são o fim do futebol. Não é competência nossa falar dos árbitros. Cruzo os dedos para que até a final não aconteçam mais erros", prosseguiu.
Blatter anunciou um novo conceito: "a melhora do controle do jogo", que está atualmente em estudo. Entre as medidas figura a incorporação de dois novos assistentes, "já que as regras do futebol estabelecem que deve haver um só árbitro, mas não diz exatamente quantos assistentes, por isso não seria preciso mudar as normas básicas".
"O futebol é tão importante, não só no aspecto esportivo, mas também no social e no econômico, que é preciso avançar no controle de jogo, pois é certo que nos estádios há 32 câmeras de televisão, mas o ser humano que controla o jogo tem apenas seus dois olhos", explicou.
O presidente, porém, segue mostrando ceticismo em relação ao uso do vídeo. "Há vezes em que a câmera não pode ver o que ocorreu na linha do gol, e no caso do gol (de Tévez) contra o México, para analisar essa jogada não era preciso tecnologia", ressaltou.
Blatter é contra a interrupção do jogo para analisar uma jogada, "porque assim poderemos impedir uma nova jogada de gol, já que o futebol é um jogo que não pára".
"É bom, em qualquer caso, debater sobre estes temas, mas a Fifa tem que adotar medidas para que isto não volte a acontecer, pois, naturalmente, lamentamos os erros", concluiu.
Fonte: EFE

SISU: Foi disponibilizado a segunda chamada para os estudantes

O Sistema de Seleção Unificada - SISU, já disponibilizou a lista de convocados em segunda chamada, a partir de ontem, dia 28. Os estudantes selecionados devem fazer a matrícula nesta quinta e sexta-feira. Os documentos necessários podem ser consultados nos boletins individuais ou nas universidades. Caso haja vagas excedentes, será feita uma terceira chamada no dia 8 de julho.

CONCURSOS PÚBLICOS: Grupo de trabalho vai elaborar normas de segurança mais rígidas nos concursos públicos

FABIANA PELLES: Depois de denúncias de fraudes em concursos públicos no país, o Ministério do Planejamento decidiu criar um grupo de trabalho para discutir o assunto. Ele vai ter o prazo de trinta dias para apresentar novas medidas e normas capazes de tornar mais rígidas a segurança dos processos seletivos. O secretário-adjunto de Gestão do Ministério, Walter Emura, explica o que motivou a criação desse grupo de trabalho, encarregado de rever os processos de segurança adotados, hoje, em concursos públicos, com o objetivo de torná-los mais transparentes.
WALTER EMURA: A motivação primeira foi por conta daquelas denúncias todas da Polícia Federal, que está investigando os casos de fraudes em concursos. E aí, em decorrência disso a gente montou um grupo de trabalho para verificar se existem medidas administrativas ou normativas que podem tentar reduzir o risco de fraude em concursos.
FABIANA PELLES: Segundo Walter Emura, o Ministério do Planejamento já está colhendo as informações que serão avaliadas pelo grupo de trabalho.
WALTER EMURA: Nós estamos levantando todo fluxo de procedimentos na realização de um concurso público para verificar a existência de possibilidades de aperfeiçoamento. Então, são as normas existentes hoje e os procedimentos adotados pelos órgãos atualmente.
FABIANA PELLES: De acordo com o secretário de gestão do Ministério do Planejamento, a criação do grupo foi determinada pelo ministro do Planejamento, Paulo Bernardo, depois de a Polícia Federal deflagrar a Operação Tormenta, que prendeu doze pessoas suspeitas de liderar fraudes em concursos públicos, na semana passada. A quadrilha atuava há pelo menos dezesseis anos na violação de provas e cobrava até 150 mil dólares por gabarito.
Fonte: Agência RádioWeb - Reportagem, Fabiana Pelles

segunda-feira, 28 de junho de 2010

COPA 2010: Brasil tenta manter Chile como seu tradicional freguês

Chegou a hora de verdade para a seleção brasileira na Copa do Mundo da África do Sul. Após passar com relativa facilidade pela primeira fase da competição, agora o time não pode nem pensar em perder, afinal, qualquer derrota daqui em diante será fatal. E o primeiro desafio, pelas oitavas de final, é contra o Chile, às 15h30 (de Brasília) desta segunda-feira, no Estádio Ellis Park, em Johannesburgo. A rádio Eldorado/ESPN transmite ao vivo todos os lances a partir das 15 horas; acompanhe aqui!
E o objetivo brasileiro é manter os chilenos como velhos e bons fregueses. Sob o comando de Dunga, que assumiu em 2006, foram cinco vitórias em cinco jogos. A mais marcante aconteceu durante a Copa América de 2007, na Venezuela, quando o time canarinho goleou por 6 a 1.
Em Copas do Mundo, a vantagem também é toda brasileira, com dois triunfos em dois confrontos. O primeiro (4 a 2) na casa do rival, na semifinal de 1962, em partida da campanha do bicampeonato. Em 1998, nas oitavas de final do Mundial da França, o resultado foi 4 a 1.
E tudo leva a crer que apenas um desastre fará a história ser diferente dessa vez. O atual time do Chile tem vocação ofensiva e deve oferecer espaços para o contra-ataque, arma preferida da equipe de Dunga. Por isso, é fato que o Brasil é favorito para se classificar e pegar o vencedor de Holanda x Eslováquia (se enfrentam também nesta segunda, às 11 horas) nas quartas de final.
DÚVIDAS: O meia Elano e o volante Felipe Melo, que se recuperam de lesão, são as dúvidas da seleção brasileira para o jogo. Kaká, que cumpriu suspensão no empate sem gols diante de Portugal, volta ao time, assim como Robinho, poupado do duelo anterior. Josué, Ramires e Daniel Alves são candidatos a aparecer entre os titulares.
Já técnico do Chile, Marcelo Bielsa, terá o desafio de armar um time sem a dupla de zagueiros Gary Medel e Waldo Ponce, suspensos depois de receberem o segundo cartão amarelo na derrota por 2 a 1 para a Espanha, e o volante Marco Estrada, expulso na mesma partida. Suazo, que se recuperava de contusão, pode voltar ao ataque.
Fonte: Eldorado ESPN - Rafael Vergueiro
Foto: Jonne Roriz/AE

LOCAL: Paraíso recebe resultado das avaliações aplicadas em Rede Pública

Com objetivo de avaliar o desempenho dos alunos e o funcionamento das escolas públicas, o Sistema Mineiro de Avaliação, divulgou o resultado do Programa de Avaliação da Rede Pública de Educação Básica - PROEB 2009. Os testes é uma avaliação aplicada em todas as escolas públicas de Minas, para todos os alunos dos 5º ao 9º anos do ensino fundamental e 3º ano do ensino médio nas disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática. Os resultados são para subsidiar uma decisão pedagógica e gerencial, para possibilitar a formulação e redefinição de políticas públicas na área da educação. Doze escolas do município participaram e dentre elas os alunos do 5º ano atingiram o melhor resultado. Em Matemática, 09 atingiram a meta recomendável e três ficaram no nível intermediário. Já em Língua Portuguesa, 10 escolas atingiram o nível intermediário e 02 o recomendável.

EDUCAÇÃO: Precariedade no Brasil dificulta a formação de engenheiros

PRISCILA LEITE: Um levantamento divulgado pela Confederação Nacional da Indústria aponta que cento e cinquenta mil vagas de engenheiros não vão poder ser preenchidas, até o ano dois mil e doze. A pesquisa mostra que a falta de profissionais no mercado se deve à deficiência do ensino médio para as matérias como física, química e matemática. Muitos alunos não estão preparados para o ensino superior e acabam abandonando o curso de engenharia. Para o presidente da Associação Brasileira de Ensino de Engenheira, entidade filiada ao CONFEA, João Sérgio Cordeiro, a formação dos profissionais não acompanha o ritmo de crescimento econômico atual do pais.
JOÃO SÉRGIO CORDEIRO: Nós estamos formando uma quantidade de engenheiros que é mais ou menos linear desde o início dos anos dois mil, então ela vem crescendo muito pouco. Para que você tenha uma idéia, nós formávamos no ano de dois mil e um, dezessete mil engenheiros, e hoje estamos formando trinta mil engenheiros.
PRISCILA LEITE: João Sérgio Cordeiro ressalta que o impacto da falta dos profissionais no mercado já é sentido pela economia brasileira.
JOÃO SÉRGIO CORDEIRO: É um risco muito grande. Nós temos alguns tipos de problemas detectados por exemplo, principalmente em alguns locais onde obras estão sendo construídas e nos quais nós não temos engenheiros em número e em qualificação para atender à essa demanda. Por exemplo, no estado de Rondônia estão sendo construídas duas hidrelétricas e praticamente, não existem engenheiros.
PRISCILA LEITE: Segundo o presidente da Associação Brasileira de Ensino de Engenheira, no estado de Rondônia, apenas duas instituições oferecem os cursos. Outro fator preocupante no cenário na profissão é a má distribuição dos cursos de formação para engenheiros.
Fonte: Agência RádioWeb - Reportagem, Priscila Leite

COPA 2010: Com erro de juiz, Argentina bate México e vai às quartas

A seleção da Argentina confirmou o favoritismo neste domingo e derrotou o México por 3 a 1, no estádio Soccer City, em Johannesburgo. A vitória, que garantiu vaga nas quartas de final da Copa do Mundo, foi marcada por um grave erro da arbitragem no primeiro gol da partida.
Em posição de impedimento, Tevez abriu o placar aos 25 minutos de jogo, de cabeça. O gol abriu a retranca mexicana, que não resistiu ao bom volume de jogo do ataque rival e cedeu outros dois gols. No segundo tempo, Hernandez descontou com um belo gol, mas não foi o suficiente para ameaçar a vitória argentina.
O resultado repetiu o confronto das oitavas de final do Mundial de 2006, quando os argentinos eliminaram os mexicanos na prorrogação. E, assim como na Copa passada, o time sul-americano terá pela frente a Alemanha pela frente, no próximo sábado, às 11 horas (de Brasília), no estádio Green Point, na Cidade do Cabo.
Neste domingo, os alemães golearam a Inglaterra por 4 a 1 e se classificaram para disputar as quartas de final, em partida também marcada por uma falha da arbitragem. A Argentina tentará evitar o resultado do Mundial passado, quando foi eliminada nas cobranças de pênaltis, após empate por 1 a 1 no tempo normal e 0 a 0 na prorrogação.
Já os mexicanos mantiveram a sina de cair nas oitavas de final de um Mundial. Foi a quinta vez seguida que a equipe foi eliminada nesta fase. O time buscava igualar as campanhas de 1970 e 1986, quando alcançou as quartas de final, ambas as vezes em uma Copa disputada em seu território.
Fonte: Eldorado ESPN - Felipe Mendes
Foto: Martin Meissner/AP

INTERNET: Plano Nacional para expandir acesso a Internet vai ajudar na inclusão digital

FABIANA PELLES: Para ampliar o acesso da população brasileira à internet o Governo Federal criou e está se preparando para implantar o Plano Nacional de Banda Larga. A idéia é garantir acesso da população de baixa renda à rede mundial de computadores, aumentando de onze milhões para cerca de quarenta milhões o número de domicílios com acesso à internet de alta velocidade, até dois mil e quatorze. O tema está sendo discutido, durante a nona Oficina para Inclusão Digital, promovida pelo Ministério do Planejamento, em Brasília. O presidente da Telebrás, Rogério Santana, explica que o Plano Nacional de Banda Larga é uma forma de aumentar a inclusão digital no país. Ele acha que o Brasil está se preparando para atender cada vez mais as necessidades dos brasileiros.
ROGÉRIO SANTANA: Certamente eu imagino que a rede vai ter um papel muito mais importante do que tem hoje. Hoje nós já sabemos que para a educação e para o comércio a rede internet é fundamental. Coisa que há dez anos atrás ainda se discutia se seria ou não. Hoje está consolidada e nós vamos ver cada vez mais a internet entrar nos lares das pessoas. Ela não vai ser só uma internet das pessoas, será uma internet das coisas. Então, os equipamentos terão endereços de internet. Então, nós vamos ter cada dia mais a sociedade dependente do uso de tecnologias e de banda larga para poder garantir essa conexão.
FABIANA PELLES: Segundo o presidente da Telebrás, mesmo com a implantação do Plano Nacional de Banda Larga, ainda é possível que algumas pessoas de classes menos favorecidas, como a classe E, não tenham como acessar à internet porque não têm como adquirir os computadores. Ele explica que, nesse caso, a solução seria o uso dos telecentros. Por isso, a assessora de inclusão digital da Secretaria de Logística e Tecnologia da Informação, do Ministério do Planejamento, Cristina Mori, ressalta que a implantação desses telecentros e a capacitação de pessoas também são temas da oficina.
CRISTINA MORI: O foco principal justamente são as pessoas que atuam lá na ponta, lá nos espaços que promovem a inclusão digital da população como as escolas, as bibliotecas e os telecentos. A gente tem no evento plenárias grandes, que são os painéis com especialistas, e também tem várias oficinas práticas. As oficinas práticas elas são muito voltadas para as pessoas que querem trabalhar a inclusão digital com a população ou com estudantes, enfim, com públicos específicos.
FABIANA PELLES: Ainda de acordo com a assessora de inclusão digital, do Ministério do Planejamento, é preciso incentivar a criação e a manutenção dos telecentros para que a inclusão digital atinja praticamente toda a população brasileira. A Oficina para Inclusão Digital termina nesta quinta-feira, dia vinte e quatro, na Confederação Nacional dos Trabalhadores, CNTC, em Brasília.
Fonte: Agência RádioWeb - Reportagem, Fabiana Pelles

REGIÃO: Passos terá campus do Instituto Federal do Sul de Minas

O Prefeito de Passos, José Hernani Silveira, assinou na manhã da última sexta-feira, dia 25, o convênio para a implantação de um pólo do Instituto Federal do Sul de Minas, no município. O convênio prevê, de início, o funcionamento de dois cursos técnicos federais: enfermagem e informática. O instituto contará com uma área de aproximadamente 12 hectares, na Rodovia MG 050, no sentido Passos - Furnas. Segundo o diretor do IF Sul de Minas, Luiz Carlos Machado Rodrigues, o pólo regional de Passos (ligado ao campus de Muzambinho), assim que se transformar num campus avançado, poderá ter muitos outros cursos. As aulas estão previstas para começar em agosto deste ano.