Powered By Blogger

quarta-feira, 30 de junho de 2010

COPA 2010: Quartas de final na África tem cara de Copa América

Argentina, Brasil, Paraguai e Uruguai. Pela primeira vez na história das Copas do Mundo, quatro seleções sul-americanas vão participar das quartas de final do torneio. A classificação do Paraguai nos pênaltis, após um sonolento 0 a 0 com o Japão, consagrou a boa fase dos times do Cone Sul. A configuração das chaves ainda permite a expectativa de que a semifinal seja disputada apenas pelos representantes da América do Sul. As quartas ainda têm três times da Europa (Alemanha, Espanha e Holanda) e um da África (Gana).

Uruguai
O melhor resultado conjunto das seleções sul-americanas até hoje havia ocorrido nas Copas de 1970 (México) e 1978 (Argentina), com três representantes da América do Sul classificados entre as oito melhores dos torneios. Na Copa em que a seleção brasileira se sagrou tricampeã, tivemos a companhia de Uruguai e Peru nas quartas de final. Na ocasião, o time dos sonhos liderado por Pelé atropelou os vizinhos nas fases decisivas. O Brasil bateu o Peru por 4 a 2 nas quartas de final e o Uruguai, por 3 a 1, na semifinal.
Paraguai
Na Copa da Argentina, além do Brasil e dos donos da casa, o Peru novamente esteve entre as oito melhores seleções do torneio. É verdade que a suspeitíssima goleada sofrida para os anfitriões na última partida maculou, para sempre, a participação peruana. Os 6 a 0 garantiram a participação da Argentina na final e jogaram o Brasil para a disputa da terceira colocação.
Brasil

MAIS EMOÇÃO - Se a fase de grupos da Copa da África do Sul foi marcada pela falta de emoção, a escassez de gols e o baixo nível técnico, as oitavas de final deram algum alento ao torcedor. A nota negativa ficou por conta da arbitragem, que errou ao validar gols ilegais nas partidas que classificaram a Alemanha, a Argentina e a Espanha.
Argentina
O equilíbrio marcou a maior parte dos confrontos nesse início de mata-mata. Com a exceção de Chile e de México, que foram totalmente dominados por Brasil e Argentina, respectivamente, todos os times derrotados acalentaram a chance de classificação. Mesmo a Inglaterra, que apanhou de 4 a 1 da Alemanha, cresceu no fim do primeiro tempo da partida e conseguiu a empatar o jogo por 2 a 2 - depois de estar perdendo por 2 a 0. Pena que o árbitro uruguaio Jorge Larrionda não tenha visto a bola chutada por Lampard no travessão quicar dentro do gol alemão. O gol não foi validado e os ingleses sucumbiram aos contra-ataques da Alemanha.
Fonte: Eldorado ESPN - Alfredo Junqueira
Fotos: AE

Nenhum comentário:

Postar um comentário