Powered By Blogger

terça-feira, 29 de junho de 2010

COPA 2010: Dunga prevê muito descanso e pouco treino na reta final

Na reta final de disputa da Copa do Mundo na África do Sul, o técnico Dunga promete fazer pequenas mudanças na preparação da seleção brasileira. A partir de agora, os treinos serão mais leves e haverá mais tempo de descanso, para que os jogadores possam se recuperar melhor de um jogo para o outro. Assim, o Brasil espera estar pronto para enfrentar a Holanda na sexta-feira, em Port Elizabeth, pelas quartas de final da competição.
A preparação brasileira para a Copa começou no dia 21 de maio, com a apresentação em Curitiba. No começo, a comissão técnica exigiu muito esforço físico dos jogadores, para que todos aguentassem a maratona que viria pela frente. Mas, assim que a competição começou, a carga de trabalho foi diminuindo progressivamente. Agora, segundo Dunga, a prioridade é só fazer a recuperação do grupo após o desgaste acumulado.
"A cada dia que passa, o treino é menor. Agora, o trabalho é recuperar os jogadores", explicou Dunga, após a vitória do Brasil sobre o Chile, por 3 a 0, na segunda-feira, em Johannesburgo, pelas oitavas de final da Copa. Segundo o treinador, o planejamento foi feito para que, nesse momento decisivo, a seleção pudesse suportar a exigência dos desafios que terá pelo caminho. "Daqui para frente, serão todos jogos bonitos e estressantes."
A preocupação de Dunga é com os mínimos detalhes. "Na recuperação após os jogos, os jogadores têm que ter uma alimentação especial, não podem ficar muito tempo em pé e não podem ficar acordado até tarde no computador. Precisam descansar", avisou o treinador, que promete controlar até mesmo o ímpeto do grupo durante os treinamentos. "Eles têm que deixar a empolgação dos treinos para os jogos."
CONTUNDIDOS
Além do desgaste físico dos jogadores, outra preocupação da seleção é recuperar aqueles que sofreram lesão. O meia Elano, por exemplo, foi desfalque nos dois últimos jogos, após a forte pancada na perna direita que levou durante o confronto com a Costa do Marfim. Titular absoluto do time, ele ainda não tem volta confirmada para enfrentar a Holanda, mas deve ter condições de atuar.
Outros dois problemas de contusão no grupo do Brasil envolvem o volante Felipe Melo e o meia Júlio Baptista, que sofreram torções no tornozelo esquerdo e no joelho esquerdo, respectivamente, durante o jogo contra Portugal, no final da primeira fase. Ambos foram desfalque na vitória diante do Chile nas oitavas de final e podem ficar de fora também do próximo compromisso, sexta-feira, contra a Holanda.
Fonte: Eldorado ESPN - ANDRÉ CARDOSO
Foto: Wilton Júnior/AE

Nenhum comentário:

Postar um comentário