Powered By Blogger

sexta-feira, 2 de julho de 2010

SAÚDE: Encontro quer incentivar futuros médicos a exercerem a profissão nas regiões mais carentes

CYNTHIA RIBEIRO: Mostrar aos futuros médicos a realidade do País e incentivá-los a atuar nas regiões que mais precisam. Esse é o objetivo de um encontro que reúne estudantes de medicina bolsistas do Programa Universidade para Todos, o Prouni, de todo o País, até esta quinta-feira, em Brasília. Para o ministro da Saúde, José Gomes Temporão, essa é uma boa oportunidade para que os alunos conheçam as reais necessidades do Sistema Único de Saúde.
JOSÉ GOMES TEMPORÃO: Agora começa uma outra etapa e essa outra etapa é como vocês vão exercer a atividade profissional neste nosso grande País. Esse seminário que vocês vão participar vai poder oferecer para cada um de vocês uma visão bastante ampla de qual é o mercado de trabalho para o médico no Brasil hoje, quais são os desafios, quais são as oportunidades, quais são os obstáculos.
CYNTHIA RIBEIRO: O ministro da Saúde destaca que o trabalho do médico tem um valor fundamental para o desenvolvimento do País. Alan Lira, estudante de medicina bolsista do Prouni, em Teresina, no Piauí, sabe da importância da profissão que vai exercer para as comunidades carentes.
ALAN LIRA: Eu pretendo voltar a minha origem para trabalhar com a minha comunidade, que eu sei que é uma comunidade sofrida que precisa de vários tipos de assistência e é para lá que eu pretendo voltar o meu serviço. Então, eu pretendo muito, com esse seminário, pegar mais informações a respeito de como trabalhar, de como levar a assistência e proporcionar a outras pessoas que possam ter futuro melhor e uma saúde melhor.
CYNTHIA RIBEIRO: Assim como o universitário Alan Lira, mais de 200 outros estudantes também estão conhecendo mais as áreas de atuação no SUS. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que esteve presente na cerimônia de abertura do encontro, lembra que a profissão de médico tem que ser exercida com dedicação.
LUIZ INÁCIO LULA DA SILVA: "A medicina é uma profissão nobre tanto é que um médico quando se forma ele não pode deixar de tratar ninguém mesmo que seja o inimigo. O que é importante é que todas as pessoas que entrarem no consultório de vocês que vocês tratem com carinho porque é para isso que vocês se formaram em médicos e médicas."
CYNTHIA RIBEIRO: O presidente Lula ressalta que o Prouni foi criado para que estudantes de baixa renda possam se formar em uma universidade com bolsa de estudo paga pelo governo.
Fonte: Agência RádioWeb - Reportagem, Cynthia Ribeiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário