Powered By Blogger

terça-feira, 29 de junho de 2010

GRIPE: Transmissão do vírus da gripe é mais comum durante o inverno

CYNTHIA RIBEIRO: O inverno está aí e, nesse período de baixa temperatura, é normal aumentarem os casos de gripe entre a população. O vírus Influenza, responsável tanto pela gripe H1N1, quanto pela gripe comum, circula mais facilmente. De junho a outubro, no Brasil, a transmissão ocorre, principalmente, nas regiões Sul e Sudeste. Na maioria das vezes, a pessoa passa apenas alguns dias debilitada por causa da doença, mas, existem casos mais graves, que exigem atenção especial. A técnica da Gerência de Influenza e Pneumonia do Ministério da Saúde, Walquiria Almeida, explica que, de qualquer forma, é importante procurar logo um médico, aos primeiros sintomas e evitar, sobretudo, a automedicação.
WALQUIRIA ALMEIDA: Se você observa que pessoas do seu ambiente estão com sintomas gripais, moleza no corpo, um pouco de dor de febre, não necessariamente muito forte eu acho que você já pode estar indo buscar a saúde. Eu acho que tem que ter esse raciocínio lógico: quem tem que assistir, quem tem que dar o diagnóstico, olha para você é um médico. Você não querer achar que isso ou que é aquilo e ir tomando qualquer medicamento que você pode agravar a situação.
CYNTHIA RIBEIRO: Walquiria Almeida lembra que, todos os anos, a rede de saúde registra vários casos de contágio pelo vírus Influenza. Mas, muitas pessoas só começaram a se dar conta dos riscos e da importância dos hábitos básicos de higiene, no ano passado, com a pandemia de gripe H1N1, o que, segundo ela, não tem nada a ver.
WALQUIRIA ALMEIDA: Vale deixar claro que independente de pandemia ou não as pessoas devem permanecer com os hábitos que foram reforçados, que são os hábitos de higiene, de lavagem das mãos, não ficar compartilhando copos, alimentos, na sala de aula os professores conversarem mais com os alunos sobre formas de proteção. Saiu de casa e andou no elevador, buscar estar sempre lavando as mãos. Eu acho que são hábitos simples, fáceis, que todo mundo têm acesso, que devem permanecer e que podem colaborar também para diminuição de outras doenças, além da Influenza.
CYNTHIA RIBEIRO: Segundo a técnica da Gerência de Influenza e Pneumonia do Ministério da Saúde, o vírus da gripe pode ser a porta de entrada para complicações graves, como a pneumonia, podendo, inclusive, matar. Além dos cuidados de higiene, existe uma vacina que aumenta a imunidade contra essa doença por um período de um ano. No Brasil, ela é oferecida gratuitamente para os idosos e para os grupos considerados mais vulneráveis às complicações causadas pela gripe.
Fonte: Agência RádioWeb - Reportagem, Cynthia Ribeiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário