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quinta-feira, 1 de julho de 2010

CIDADANIA: Encontro discute estratégias para melhorar a gestão pública no atendimento ao cidadão

FABIANA PELLES: A Secretaria de Gestão do Ministério do Planejamento reuniu representantes do programa GesPública, na última quinta-feira, para traçar novas estratégias de gestão com organizações públicas de todas as esferas e poderes que atuam no País. Um dos destaques do encontro foi a Carta ao cidadão. O documento informa aos usuários quais os serviços prestados, como acessar e obter esses serviços e quais são os compromissos de atendimento estabelecidos pelo órgão.Uma das estratégias para o segundo semestre é a implantação da ferramenta de atendimento em cem por cento das instituições do Executivo Federal, que fazem atendimento ao público, como explica o diretor do Departamento de Programas de Gestão, Bruno Palvarini.
BRUNO PALVARINI: Existe primeiro, uma orientação clara do governo, desde o ano passado de que a carta de serviço deve ser adotada. Inclusive, existe um decreto, de número meia nove três dois, que diz que, desde agosto do ano passado, ela já é um instrumento obrigatório para aquelas organizações do executivo Federal que atendem diretamente ao público. Nós vamos trabalhar então para cumprir cem por cento o que está previsto no decreto, no âmbito das localidades.
FABIANA PELLES: Bruno Palvarini, acrescenta que, para contribuir nesse processo, os representantes dos núcleos farão parte das primeiras turmas do ensino à distância em Cartas de Serviço, disponível no Portal Gespública a partir de julho. Cada núcleo deve prestar contas dos resultados para a direção do programa e para sociedade. Quem estiver interessado em saber mais sobre o Gespública, pode acessar o site www.gespublica.gov.br.
Fonte: Agência RádioWeb - Reportagem, Fabiana Pelles

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