Powered By Blogger

sábado, 26 de junho de 2010

COPA 2010: Uruguai e Coreia do Sul dão início à segunda fase da Copa

Park Ji-Sung

A Copa do Mundo entra em sua segunda fase neste sábado, 26, quando Uruguai e Coreia do Sul dão início às oitavas de final no estádio Nelson Mandela Bay, em Port Elizabeth, às 11h (de Brasília). As duas seleções não deixam de serem surpresas na competição. Chegaram sem grandes pretensões, fizeram uma campanha elogiável e agora brigam por um lugar nas quartas-de-final do Mundial da África do Sul. Enquanto os sul-americanos comemoram a passagem à segunda fase após vinte anos, os asiáticos celebram a classificação pela primeira vez fora de casa. Mas as disputas a partir de agora não são tão simples: quem perder vai embora do torneio.

Diego Fórlan

Pensando nisso, o técnico da Coreia do Sul, Huh Jung-Moo, já admitiu que sua equipe está em iguais condições às do Uruguai e que, talvez, seja possível batê-lo. A confiança é tanta, que até o meia Park Ji-Sung espera um bom jogo e uma eventual vitória.
Os uruguaios, por sua vez, prometem dar trabalho. Os comandados de Óscar Tabárez confiam no ataque liderado por Diego Fórlan e na boa defesa, que não levou nenhum gol até agora na competição.
Às 15h30, no estádio Royal Bafokeng, em Rustemburgo, outras duas embaladas surpresas brigam por uma vaga nas quartas. Os Estados Unidos depositam suas fichas na grande atuação do meia Landon Donovan, que classificou o país do “Tio Sam” às oitavas com um gols nos acréscimos da partida contra a Argélia. Além disso, os americanos pretendem ir além das quartas-de-final da Copa de 2002, no Mundial da Coreia do Sul e do Japão, a melhor colocação do país nos últimos anos (8º).

Já Gana, que se classificou mesmo após a derrota por 1 a 0 para a Alemanha, tem o apoio de toda a África. Afinal, o país foi o único do continente a se classificar para a segunda fase e, portanto, é esperança para África do Sul, Argélia, Camarões e Nigéria, os eliminados.
A Eldorado ESPN irá transmitir os jogos; acompanhe aqui! E que os “mata-matas” comecem!


Fonte: Eldorado ESPN - José Roberto Gomes Júnior
Foto: Elise Amendola/AP

MODERNIZAÇÃO: Ministério do Planejamento vai implantar novo sistema de gestão de RH

SILAINE BOHRY: O Ministério do Planejamento vai implantar um novo sistema de Gestão de Recursos Humanos do Governo Federal, em substituição ao Siape, Sistema Integrado de Administração de Recursos Humanos. As mudanças vão alterar a rotina dos dirigentes e técnicos do Sistema de Pessoal Civil. O novo modelo é desenvolvido em parceria com a Universidade de Brasília e deve melhorar a qualidade de bens e serviços públicos oferecidos às instituições, aos servidores e à sociedade. A coordenadora geral de Modernização de Processos e Sistemas da Secretaria de Recursos Humanos, do Ministério do Planejamento, Mitie Kamada, fala o porquê da mudança no Sistema, que vai passar a ter mais funções.
MITIE KAMADA: O atual sistema é operacional e trata basicamente da função da folha de pagamento. E aí, com o passar do tempo, várias outras funções da área de recursos humanos foram desenvolvidas que hoje o sistema atual não contempla. Por isso que ele tem esse objetivo de ser um sistema de gestão de RH, que possa estar incluindo todas as funções da área de recursos humanos.
SILAINE BOHRY: Segundo a coordenadora geral de Modernização de Processos e Sistemas, o novo modelo é feito por meio de ações integradas com o projeto de Assentamento Funcional Digital, que prevê a substituição das atuais pastas funcionais dos servidores públicos por documentos digitais ou digitalizados. Mitie Kamada explica os benefícios que essas mudanças vão trazer.
MITIE KAMADA: A principal mudança é porque você vai dar qualidade nos processos de trabalho da área de recursos humanos, acompanhar a evolução dos processos e também das tecnologias relacionadas a todas as políticas de RH. Vai ser um instrumento de gestão para o dia-a-dia do gestor de RH e consequentemente para a organização.
SILAINE BOHRY: Ainda de acordo com coordenadora geral de Modernização de Processos e Sistema, o atual Siape, sistema usado especificamente para rodar a folha de pagamento do servidor, foi implantado há quase vinte anos, por isso já apresentava sinais de funcionalidade ultrapassada.

Fonte: Agência RádioWeb - Reportagem, Silaine Bohry

LOCAL: Paraíso atinge o maior ponto do ICMS cultural

O Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais (Iepha/MG) divulgou nesta última segunda-feira, dia 21, que Paraíso obteve a maior pontuação provisória no ICMS Cultural da região para o exercício 2011. O município atingiu 13,9 pontos, superando cidades como São João Batista do Glória, Piumhi, Capitólio, inclusive Passos que obteve a menor nota da região, com apenas 4 pontos. Esta pontuação significa verba extra para as cidades com relação de adoção de ações para proteção e preservação do patrimônio cultural. Os valores dos repasses, estimados por ponto, serão ainda divulgados pelo Governo do Estado, através da Fundação João Pinheiro.

COPA 2010: Suíça e Honduras empatam e são eliminadas do Mundial

Depois de surpreender ao vencer a favorita Espanha na estreia, a seleção da Suíça não passou do 0 a 0 com Honduras, nesta sexta-feira, no estádio Free State, em Bloemfontein, e foi eliminada da Copa do Mundo. A equipe hondurenha somou seu primeiro ponto no Grupo H, mas também se despediu da África do Sul.
Os suíços precisavam vencer por dois gols de diferença para chegar às oitavas de final, já que a Espanha venceu o Chile por 2 a 1, no outro jogo da chave. Contudo, a Suíça mostrou pouca criatividade e abusou dos erros no ataque, sabotando suas chances de avançar no Mundial.
Com os resultados desta sexta, a Espanha terminou em primeiro lugar no Grupo H, com os mesmos seis pontos do Chile, mas com vantagem no saldo de gols. O segundo lugar deixou os chilenos na rota da seleção brasileira nas oitavas de final - o confronto será realizado na próxima segunda, às 15h30 (de Brasília).
Os espanhóis terão pela frente a equipe de Portugal, de Cristiano Ronaldo, no dia seguinte, também às 15h30. A Suíça terminou sua campanha com quatro pontos, à frente apenas de Honduras, que conquistou apenas um.

Fonte: Eldorado ESPN - FELIPE MENDES
Foto: Peter Klaunzer/AP

DESNUTRIÇÃO: Taxa de crianças desnutridas cai 62% em 5 anos no Brasil

DANIEL ZUKKO: A taxa de desnutrição em crianças com menos de cinco anos, no Brasil, é a menor, desde 2003. A redução foi de 62 por cento em cinco anos. A Normal deficiência de altura por idade também caiu, de 20 para 14 por cento, no mesmo período. Os dados fazem parte do Sistema de Vigilância Alimentar e Nutricional, do Ministério da Saúde, e foram apresentados, durante o Seminário que discute e revisa a Política Nacional de Alimentação e Nutrição, que está completando 10 anos em 2010, com 4 milhões e meio de crianças acompanhadas por profissionais do Sistema Único de Saúde. O Coordenador substituto da Política de Alimentação e Nutrição do Ministério da Saúde, Eduardo Nilson, explica porque o governo está preocupado em reduzir, cada vez mais, a desnutrição infantil.
EDUARDO NILSON: A nutrição consolida muitas informações do estado geral de saúde das crianças e está relacionada com a maior chance de adoecimento e tem relação direta com a mortalidade infantil. Futuramente tem relação direta com capacidade cognitiva, então, implica questões na própria aprendizagem, no desempenho escolar e inclusive questões de desenvolvimento de doenças no futuro, como adulto.
DANIEL ZUKKO: O Coordenador substituto da Política de Alimentação e Nutrição do Ministério da Saúde ressalta que as regiões norte e nordeste foram as que mais tiveram avanços nessa área. Para ele, os resultados positivos se devem à ampliação do programa Saúde na Família, que atende mais da metade da população dessas regiões.
EDUARDO NILSON: Esse avanço da cobertura do Saúde na Família trazendo consigo as ações de monitoramento do estado nutricional, da educação nutricional, de todo o cuidado com a infância, tudo isso tem uma relação direta com essa melhoria que aconteceu.
DANIEL ZUKKO: Eduardo Nilson, da Política de Alimentação e Nutrição do Ministério da Saúde, reforça que o monitoramento nutricional e o fornecimento gratuito de suplementos, garantidos pelo Ministério da Saúde, fazem parte dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio, estabelecidos pela Organização das Nações Unidas.

Fonte: Agência RádioWeb - Reportagem, Daniel Zukko

LOCAL: Arena Olímpica é sede de jogos preparatórios

A Arena Olímpica sediará hoje, dia 26, jogos das equipes de base de basquete de Paraíso e de Varginha. As duas equipes se preparam para a disputa da Copa Minas de Basquete, e para o segundo semestre, os tradicionais Jogos Infantis no Sudoeste de Minas Gerais - JOJUNINHO. Os paraisenses são os campeões atuais desse torneio e Varginha é o vice, transformando este jogo em uma revanche da última final, disputada em Poços de Caldas. Já no último final de semana, as equipes de handebol masculino e feminino, enfrentaram o São Tomás de Aquino na Arena Olímpica em partida amistosa. Paraíso em ritmo forte nos jogos obteve um resultado positivo. No masculino, a partida ficou 34 x 13 e no feminino 24 x 04. Os jogos serviram de preparação para os Jogos da Juventude do Sudoeste de Minas Gerais, o JOJU 2010.

sexta-feira, 25 de junho de 2010

COPA 2010: Brasil empata com Portugal e garante primeira posição

A seleção brasileira não soube superar o desfalque de Kaká nesta sexta-feira. Sem inspiração alguma, segurou a forte pressão de Portugal no segundo tempo e apenas empatou por 0 a 0, no estádio Moses Mabhida, em Durban, pelo Grupo G da Copa do Mundo. O resultado garantiu as duas equipes nas oitavas de final.
Apesar da fraca atuação, o Brasil chegou aos sete pontos e garantiu a primeira colocação da chave, com dois na frente de Portugal. Após vencer a Coreia do Norte por 3 a 0, a Costa do Marfim chegou aos quatro pontos e terminou na terceira colocação. Agora, a seleção brasileira enfrenta o segundo colocado do Grupo H, que pode ser Espanha, Suíça, Chile ou Honduras.
O empate sem gols contra Portugal, no entanto, trouxe boas lembranças ao Brasil. O último 0 a 0 da seleção em Mundiais havia sido em 1994, na decisão contra a Itália. O resultado ainda fez a equipe repetir a campanha na primeira fase da Copa dos Estados Unidos, quando venceu Rússia e Camarões nas primeiras partidas e empatou com a Suécia no encerramento da primeira fase.
As duas seleções iniciaram a partida desta sexta com escalações bastante modificadas. Sem poder contar com Kaká, suspenso, e Elano, contundido, Dunga fez conforme o esperado: colocou Júlio Baptista na armação e improvisou Daniel Alves no meio de campo. O Brasil ainda contou com o inesperado desfalque de Robinho, que sentiu um mal súbito antes da partida e foi substituído por Nilmar.
A seleção portuguesa, por sua vez, também teve algumas modificações. Pendurados, Hugo Almeida e Pedro Mendes começaram no banco. Deco, ainda se recuperando de contusão no quadril, também desfalcou a equipe. Sem os três, o técnico Carlos Queiroz iniciou com Duda na lateral esquerda, Danny no ataque e o brasileiro Pepe no meio de campo.
Mesmo sem contar com três de seus principais jogadores de frente, o Brasil pressionou durante todo o primeiro tempo. Nilmar e Daniel Alves entraram bem e criaram algumas boas oportunidades. Luís Fabiano também se movimentava bastante, exigindo atenção da defesa adversária. Faltava apenas participação maior de Júlio Baptista, que caiu de ritmo após um bom início. Com Cristiano Ronaldo apático, Portugal apostava nos contra-ataques sobretudo pela lado esquerdo, mas pouco criou na etapa inicial.
O panorama mudou completamente no segundo tempo. Júlio Baptista sumiu de vez, a armação brasileira se perdeu e deixou os atacantes isolados, facilitando a marcação. Contando finalmente com Cristiano Ronaldo inspirado, Portugal saiu em busca da vitória. Julio Cesar, no entanto, salvou quando exigido e o confronto terminou no empate sem gols.
O JOGOLogo no início, o Brasil ensaiou uma pequena pressão. Com uma postura ofensiva do meio de campo, conquistou dois escanteios nos primeiros minutos de jogo, ambos mal batidos por Daniel Alves e facilmente afastados pela defesa. Aos cinco, o próprio jogador do Barcelona recebeu sozinho na intermediária, carregou e bateu com perigo, para fora.
Os substitutos brasileiros, aliás, iniciaram em bom ritmo. Nilmar se movimentava muito, tentava algumas jogadas individuais e auxiliava com eficiência até mesmo na marcação. Júlio Baptista também aparecia bem e ajudava a cadenciar o meio de campo. O mais eficiente da seleção, no entanto, continuava a ser Daniel Alves. Aos 15 minutos, ele arriscou novamente de fora da área e obrigou o goleiro Eduardo a fazer sua primeira defesa.
Precisando do empate para garantir a classificação, Portugal saía apenas nos contra-ataques. E foi assim que criou a primeira boa jogada da partida. Aos 17 minutos, Raul Meirelles avançou pela esquerda e cruzou para Tiago bater de primeira, da meia-lua, em bola que passou por cima do gol de Julio Cesar. Em outra rápida saída de bola, aos 25, Juan tentou cortar lançamento no meio de campo com a mão. Os portugueses pediram a expulsão do zagueiro, mas o árbitro mexicano Benito Archundia deu apenas o cartão amarelo.
Passada a euforia inicial, o Brasil só chegou novamente ao gol de Eduardo aos 30 minutos. E dessa vez, com muito perigo. Após cruzamento de Luís Fabiano, o zagueiro Ricardo Carvalho falhou no corte e a bola sobrou para Nilmar na esquerda. Sozinho, ele dominou e bateu firme, mas o goleiro espalmou, a bola bateu no travessão e saiu. O substituto de Robinho voltou a fazer boa jogada cinco minutos depois, quando deu um bonito chapéu em Ricardo Costa e finalizou da entrada da área, por cima.
A pressão brasileira aumentou ainda mais nos minutos finais do primeiro tempo. Aos 38, Maicon fez boa jogada pela direita e cruzou para Luís Fabiano, que antecipou à marcação e cabeceou com perigo. Antes do intervalo, Dunga ainda foi praticamente obrigado a gastar uma substituição. Felipe Melo recebeu o cartão amarelo após acertar duas fortes entrada em Pepe - e recebeu uma, que também rendeu a punição ao brasileiro naturalizado português - e foi substituído por Josué.
No começo do segundo tempo, Cristiano Ronaldo caiu pelo lado esquerdo do ataque. E chegou duas vezes com perigo em menos de cinco minutos. Primeiro, recebeu sozinho, avançou até a linha de fundo e tocou para trás, mas Lúcio cortou. Logo na sequência, passou pelo próprio Lúcio e tentou o cruzamento - dessa vez, Juan salvou. O astro do Real Madrid voltou a assustar em cobrança de falta, desviada por Pepe com perigo.
Desencontrada, a seleção brasileira pouco conseguia manter a posse de bola. Portugal aumentava a pressão, contando enfim com a boa atuação de Cristiano Ronaldo. Aos 14 minutos, ele fez boa jogada pela direita, entrou na área e foi travado por Lúcio no momento do chute. A bola então atravessou a pequena área e sobrou para Raul Meirelles na esquerda. Sozinho, ele finalizou e Julio Cesar fez grande defesa.
Mesmo com a apatia da seleção, Dunga fez a primeira mudança na etapa final somente aos 37 minutos: sacou o apagado Júlio Baptista para a entrada de Ramires. Ainda colocou Grafite no lugar de Luís Fabiano. A equipe melhorou nos minutos finais. O próprio Ramires quase marcou 46, quando arriscou de longe, a bola desviou na defesa e quase encobriu Eduardo. O aguardado confronto, no entanto, ficou mesmo no empate sem gols.

Fonte: Eldorado ESPN - ITAMAR CARDIN
Foto: Armando Franca/AP

COPA 2010:Costa do Marfim vence Coreia do Norte, mas é eliminada

A Costa do Marfim encerrou a sua participação na Copa do Mundo da África do Sul, nesta sexta-feira, com uma vitória por 3 a 0 sobre a Coreia do Norte, em partida disputada no estádio Mbombela, na cidade de Nelspruit, e válida pela terceira rodada do Grupo G.
Com o triunfo, a seleção africana terminou com quatro pontos e saldo positivo de um gol, e em terceiro lugar na chave em que Brasil, com sete pontos, e Portugal, com cinco, avançaram às oitavas de final. A Coreia do Norte saiu da Copa do Mundo sem pontuar, com um gol marcado e 12 sofridos.
Com a eliminação da Costa do Marfim, o futebol africano terá apenas a seleção de Gana como representante nas oitavas de final da primeira Copa do Mundo em seu continente. África do Sul, Argélia e Camarões foram as outras equipes da África que deixaram o torneio precocemente.
A seleção marfinense entrou em campo com uma tarefa complicada. Para avançar às oitavas de final da Copa, a equipe precisava derrotar a Coreia do Norte e contar com uma vitória do Brasil e ainda reverter uma vantagem de oito gols de Portugal no saldo de gols. Antes da rodada, os portugueses tinham saldo positivo de sete gols contra um saldo de dois gols negativos dos marfinenses.
Já eliminada, a Coreia do Norte tinha como meta de se recuperar da derrota por 7 a 0 para a Costa do Marfim e encerrar a sua segunda participação na Copa do Mundo com um resultado mais honroso. A equipe voltou a ser derrotada, mas ao menos não foi goleada no seu terceiro jogo.
Como precisava de uma goleada histórica, a Costa do Marfim começou a partida pressionando a Coreia do Norte marcou dois gols nos primeiros 20 minutos. Mas apesar de ter o controle do jogo e da Coreia do Norte não oferecer muita resistência, a equipe não conseguiu manter o mesmo ritmo no restante do jogo. Ainda marcou um terceiro gol, mas insuficiente, até porque o Brasil apenas empatou com Portugal por 0 a 0.
O JOGO: A Costa do Marfim começou a partida no ataque e criou a sua primeira chance de gol logo no primeiro minuto. Keita foi lançado, entrou na grande área pela direita e finalizou para a defesa de Myong-Guk, que tirou a bola com os pés. Com postura ofensiva, os marfinenses marcavam a saída de bola da Coreia do Norte e pressionavam.
Aos 10 minutos, Gervinho invadiu a área pela esquerda e cruzou para o meio. A bola passou em cima da linha, mas nenhum jogador concluiu. Diante de tanta pressão, o primeiro gol da Costa do Marfim não demorou a sair. Aos 14, Boka fez cruzamento, Yaya Touré dominou e bateu colocado, no canto esquerdo do gol norte-coreano.
Precisando de uma goleada para avançar na Copa do Mundo, os marfinenses mantiveram a pressão. Aos 17 minutos, Romaric chutou forte de longe, a zaga não conseguiu fazer o corte e a bola acertou a trave direita antes de sair pela linha de fundo. O segundo gol da Costa do Marfim aconteceu aos 20. Drogba recebeu cruzamento na área e finalizou, acertando o travessão. No rebote, Romaric marcou de cabeça.
Dominada, a Coreia do Norte conseguia assustar em raros contra-ataques. E a equipe conseguiu ser perigosa em uma cobrança de falta. Aos 24 minutos, Hong Yong-Jo bateu colocado e a bola foi para fora, mas muito perto do travessão do gol da Costa do Marfim.
Apesar de não manter o mesmo volume de jogo dos minutos iniciais, os marfinenses ainda conseguiam criar boas chances de gol. Aos 38 minutos, Gervinho recebeu bom passe de Romaric, penetrou na grande área pela direita e chutou cruzado. A bola bateu na trave e saiu à direita da meta.
A Costa do Marfim continuou com o controle do jogo no segundo tempo, mas tinha dificuldades para criar chances de gol por errar muitos passes no meio de campo e não mostrar a mesma criatividade do começo da partida. Insatisfeito com o rendimento do ataque marfinense, o técnico Sven-Goran Eriksson promoveu as entradas de Dindane e Kalou para dar mais velocidade ao time.
A estratégia surtiu efeito inicialmente e a Costa do Marfim conseguiu chegar com mais perigo. Aos 23 minutos, Romaric chutou forte de esquerda de fora da área, mas Myong-Guk espalmou a bola, evitando o gol marfinense. Diante da ineficiência dos adversários, a Coreia do Norte se arriscou no ataque e perdeu boa chance aos 35. Tae-se dominou na grande área e chutou rasteiro, mas Barry salvou com o pé. No rebote, o atacante chutou em cima de um defensor.
O susto parece ter assustado a Costa do Marfim, que chegou ao terceiro gol aos 37 minutos. Boka cruzou na área, Kalou se antecipou aos defensores norte-coreanos e desviou com o pé direito, na saída do goleiro Myong-Guk. O triunfo, porém, foi insuficiente para manter a Costa do Marfim na Copa do Mundo.

Fonte: Eldorado ESPN - LEANDRO SILVEIRA
Foto: Kin Cheung/AP

DROGAS: Ministério da Saúde forma grupo de trabalho para entender o usuário de drogas

DANIEL ZUCCO: O Ministério da Saúde formou um grupo de trabalho que vai se encarregar de traçar um perfil de quem consome crack, avaliar a rede pública de atendimento ao usuário e propor diretrizes para a Política de Saúde Mental. O grupo, que também é conhecido como GT do crack, é formado por integrantes de diversos setores do próprio ministério, universidades e representantes da sociedade civil. O coordenador de Saúde Mental, do Ministério da Saúde, Pedro Gabriel Delgado, explica que o crack é um problema preocupante e que deve ser encarado com cuidado especial.
PEDRO GABRIEL DELGADO: A situação é grave. Então, nós temos que ter uma intervenção que seja capaz de enfocar simultaneamente as diversas situações que envolvem o fenômeno do crack. A dependência, a vulnerabilidade social, o risco de outras enfermidades, doenças sexualmente transmissíveis. È muita coisa junta que faz com que as intervenções tenham que ser potentes, compreensivas e capazes de dar conta de uma situação que é mais que uma situação de dependência química, é mais do que isso.
DANIEL ZUCCO: Segundo o coordenador de Saúde Mental, do Ministério da Saúde, o assunto precisa de ampla discussão com a sociedade. Um documento chamado Abordagens Terapêuticas a Usuários de Cocaína ou Crack no Sistema Único de Saúde está disponível no site do Ministério da Saúde para leitura, críticas e sugestões. O período de avaliação é de 17 de junho a 12 de julho deste ano.

Fonte: Agência RádioWeb - Reportagem, Daniel Zucco

ENEM: Língua Estrangeira nas provas do Enem gera polêmica

Muitos alunos de escolas públicas e particulares encontraram dificuldade na novidade que o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) terá a partir deste ano. O exame acrescentou questões de língua estrangeira nas provas. O aluno poderá optar por inglês ou espanhol. A polêmica veio dos alunos de rede pública, pois, nas instituições particulares, as duas línguas fazem parte da maioria das grades curriculares e na pública a situação é totalmente diferente. Como a nota é usada nas principais universidades do país, os alunos que não têm acesso às línguas que serão cobradas no exame, estão sentindo em desvantagem.

COPA 2010: Suíça pega Honduras e depende só de si para avançar

Apesar de estar na terceira colocação do Grupo H, com três pontos e saldo zero de gols, a Suíça só depende de suas próprias forças para se classificar às oitavas de final da Copa do Mundo. Para isso, basta apenas vencer Honduras, às 15h30 (de Brasília) desta sexta-feira, no estádio Free State, em Bloemfontein. Espanha e Chile farão o outro confronto da chave, no mesmo horário, em Pretória, e obrigatoriamente um dos dois, ou ambos, perderão pontos. Se empatar, a Suíça ainda avança em caso de vitória do Chile.
"Nós não dependemos do resultado do outro jogo, entre Chile e Espanha, isso é uma vantagem", disse o técnico Ottmar Hitzfeld, que vê na partida contra os hondurenhos uma decisão. "Encaro como uma semifinal de Liga dos Campeões. Teremos a oportunidade de atingir nosso grande objetivo que é chegar às oitavas de final. Para isso, precisamos de uma vitória com dois gols".
O problema, no entanto, é a falta de capacidade ofensiva da equipe, que só anotou um gol no Mundial, o que deu a vitória sobre a Espanha. Apesar disso, Hitzfeld segue confiante. Acredito na minha equipe e no poder ofensivo dos meus jogadores".
Para mudar a postura da equipe, é muito provável que Hitzfeld faça mudanças no time titular. O sistema defensivo continua o mesmo, mas o técnico pode lançar um ataque diferente. "O Yakin como meia-atacante é uma opção. Certamente não no meio de campo, mas como um jogador de ataque, ele é uma possibilidade. Temos também Padalino e Shaqiri como alternativas", revelou.
Honduras também tem chances remotas de classificação: precisará golear a Suíça, para tornar positivo seu saldo de três gols negativos, e torcer para que o Chile derrote a Espanha. "Ainda há esperança, ainda que seja mínima, e pretendemos aproveitar essa leve possibilidade no último jogo", disse o atacante Suazo.

Fonte: Eldorado ESPN - AE
Foto: AP

ALIMENTOS: Agrotóxicos proibidos estão sendo usados no País

JULIANA COSTA: A Agência Nacional de Vigilância Sanitária, Anvisa, apresentou, nesta quarta-feira, os novos dados do Programa de Análise de Resíduos de Agrotóxicos em Alimentos. De acordo com o levantamento, agrotóxicos que apresentam alto risco para saúde estão sendo usados no Brasil, mesmo sem autorização. Em quinze dos vinte alimentos analisados, foram encontradas substâncias que ainda estão sendo estudadas pela Anvisa. O diretor da Anvisa, Dirceu Barbano, afirma que até os agrotóxicos permitidos no país estão sendo usados de forma acima da quantidade permitida.
DIRCEU BARBANO: O programa na verdade identificou três tipos de irregularidades. Existe uma grande quantidade de amostras que se encontram agrotóxicos autorizados no país, porém, não autorizados para aquelas culturas. Depois nós percebemos que existem amostras que têm quantidades superiores àquelas esperadas e permitidas nas amostras e no alimento.
JULIANA COSTA: O diretor da Anvisa adverte que o relatório também destaca a alta quantidade de endulssofan nas amostras de pepino e pimentão, de acefato em cebola, cenoura e tomate, e de metamidofós no alface e, também, na cebola. Além de serem proibidas em vários países do mundo, essas três substâncias podem ser banidas no Brasil por terem alto grau de toxicidade e provocarem sérios problemas de saúde à população, como explica Dirceu Barbano.
ANVISA: Nós falamos aqui de substâncias que podem gerar distúrbios mais agudos e quadros de intoxicação com problemas respiratórios, pulmonares, problemas cardíacos e até problemas mais crônicos, que vão do aparecimento de tumores à geração de câncer e problemas de mal formação genética. Então há um conjunto de fatores normalmente associados a esse tipo de produto que é um veneno adaptado à uma condição aceitável de uso para o uso.
JULIANA COSTA: O diretor da Anvisa, Dirceu Barbano, lembra que para reduzir o consumo de agrotóxicos em alimentos, o consumidor deve escolher produtos com origem identificada. Lavar bem verduras e frutas também é recomendado para retirar resíduos tóxicos.

Fonte: Agência RádioWeb - Reportagem, Juliana Costa

ESPORTE: SESI de Paraíso vai sediar etapas dos Jogos Municipais 2010

A ACISSP juntamente com o SESI irá realizar durante o mês de julho, a fase municipal dos Jogos SESI 2010. Homens e mulheres poderão participar de modalidades esportivas como futebol de campo, futebol sete master (acima 35 anos de idade), futevôlei, futsal, tênis de mesa, vôlei, vôlei de praia, xadrez, truco e trekking de regularidade. Segundo o presidente da ACISSP, Aílton Sillos, o esporte é essencial para a vida. A empresa que motiva sua equipe a praticá-lo obtém melhores resultados com a autoestima e motivação.

quinta-feira, 24 de junho de 2010

LOCAL: Governador de Minas assina convênios para infraestrutura e esportes

Conforme a cobertura completa ao vivo na Rádio da Família, Antônio Augusto Junho Anastasia recebeu na tarde de ontem, dia 23, o título de cidadão honorário paraisense, assinou convênios para liberação de mais de R$ 3,3 milhões em recursos do Estado para obras de calçamento de ruas, coberturas de quadra e mobiliário para Arena Olímpica, além de ir à Cooperativa Regional dos Cafeicultores em Paraíso (COOPARAISO), onde ouviu os anseios dos cafeicultores que clamaram por políticas públicas para o setor. Em seguida, Anastasia descerrou a placa comemorativa aos 50 anos da entidade. Após as eventualidades, o governador seguiu de helicóptero para a cidade de Passos. Confira alguns momentos:

Fotos: Donizetti Silva - Prefeitura Municipal de SSP

COPA 2010: Itália joga pela classificação diante da Eslováquia

Chegou a hora da verdade para a Itália: às 11h (de Brasília) desta quinta-feira, 24, no estádio Ellis Park, a Azzurra terá que vencer a Eslováquia se quiser continuar com esperanças de manter o título conquistado em 2006, na Alemanha. Com dois empates em dois jogos (1 a 1 com o Paraguai e o mesmo placar com a Nova Zelândia) até agora, apenas a vitória interessa. Do contrário, caso haja um empate, os tetracampeões terão que ficar de olho no outro jogo, entre Paraguai e Nova Zelândia no estádio Peter Mokaba, em Polokwane, e torcer para que o time da Oceania não vença. O técnico Marcello Lippi sabe que a situação é delicada e, por isso, deve colocar Alberto Gilardino no lugar de Giampaolo Pazzini e posicionar Gennaro Gattuso no meio-campo.
Já o Paraguai, líder do Grupo F, tem menos preocupações. A seleção guarani necessita apenas do empate para se manter na ponta do quadrangular. Mesmo com as dúvidas envolvendo Antolín Alcaraz, que machucou o tornozelo, os jogadores estão confiantes na vitória e na passagem às oitavas-de-final.
Às 15h30, é a vez do Grupo E apresentar os seus classificados para a próxima fase. Apesar da poderosa e já classificada Holanda jogar no estádio Green Point, na Cidade do Cabo, contra Camarões, as atenções estarão voltadas para a partida entre Dinamarca e Japão no Royal Bafokeng, em Rustemburgo. Afinal, a “Laranja”, que poderá contar com o atacante Robben, disputará com a primeira seleção desclassificada do Mundial, enquanto a “Dinamáquina” e os japoneses definem o segundo lugar do quadrangular.
Os orientais, entretanto, estão em melhor posição que os europeus graças ao saldo de gols. Para eles, independente do resultado da outra partida, o empate á é suficiente para marcarem presença nas oitavas; os dinamarqueses, por sua vez, se mantêm com uma vitória simples.
Fonte: Eldorado ESPN - José Roberto Gomes Júnior
Foto: Michael Sohn/AP

OBESIDADE: Pesquisa revela que aumentou o número de brasileiros obesos e com excesso de peso

CYNTHIA RIBEIRO: O número de brasileiros que estão acima do peso aumentou nos últimos quatro anos. De acordo com um levantamento do Ministério da Saúde, a proporção de pessoas com excesso de peso subiu de 42 para 46%, entre de dois mil e seis e dois mil e nove. No mesmo período, o percentual de obesos – pessoas que estão muito acima do peso - cresceu de onze para quase 14%. Para a coordenadora de Vigilância de Agravos e Doenças Não Transmissíveis do Ministério da Saúde, Deborah Malta, os dados servem de alerta.
DEBORAH MALTA: São números bastante preocupantes porque tanto o excesso de peso quanto a obesidade são fatores de risco para doenças crônicas, para as doenças cárdio-vasculares, para o diabetes. Então esses números vêm alertar até para que as pessoas possam buscar a reversão e para isso é fundamental que você tenha práticas alimentares mais saudáveis e atividade física de forma regular.
CYNTHIA RIBEIRO: Os dados da Vigitel mostram, também, que o problema é mais frequente entre os homens. Cinquenta e um por cento deles têm excesso de peso, contra quarenta e dois por cento das mulheres. Segundo Deborah Malta, para conscientizar a população, o governo tem feito ações de prevenção junto à população por meio do programa Saúde da Família.
DEBORAH MALTA: O Ministério da Saúde tem orientado as equipes de Saúde da Família, que hoje têm uma cobertura de mais de cinquenta por cento da população, quase cem milhões de pessoas são cobertas, que tem passado orientações sobre práticas de alimentares saudáveis e sobre a importância de nós termos atividade física incorporadas no nosso cotidiano.
CYNTHIA RIBEIRO: A coordenadora de Vigilância de Agravos e Doenças Não Transmissíveis acrescenta que, além da estratégia do programa Saúde da Família, o Ministério da Saúde tem liberado recursos para que os próprios municípios promovam ações educativas. Só em dois mil e nove, foram investidos 56 milhões de reais em projetos de promoção à saúde.
Fonte: Agência RádioWeb - Reportagem, Cythia Ribeiro

IR: Imposto de Renda com erros já podem ser retificados pelo site da Receita

O contribuinte do Imposto de Renda da Pessoa Física (IRPF) 2010 que fez sua declaração com erros já pode fazer a retificação no site da Receita Federal www.receita.fazenda.gov.br. A Retificadora On Line está disponível desde o último fim de semana e segundo a receita, mais de sete milhões de pessoas já encaminharam uma nova declaração. A novidade este ano é que as declarações simplificadas também poderão ser corrigidas. Já a retificação da declaração completa também foi ampliada, com a inclusão de campos que não podiam ser corrigidos on line. Com a criação de novos instrumentos facilitadores para o contribuinte, é visível a redução de atendimentos presenciais nas unidades da Receita.

COPA 2010: Sem Elano, Dunga escala Daniel Alves e Júlio Baptista

O meia Elano tentou treinar com os companheiros nesta quarta-feira, mas, com dores, não conseguiu participar do coletivo da seleção brasileira realizado no campo da escola Saint Stithians, em Johannesburgo. Assim, ele deve ser desfalque para o jogo contra Portugal, sexta, em Durban. Durante o treino, novamente fechado para a imprensa, Dunga escolheu Daniel Alves para substituí-lo, enquanto Júlio Baptista ficou com a vaga do suspenso Kaká.
Depois da forte pancada que sofreu na perna direita durante o jogo contra a Costa do Marfim, no último domingo, Elano fez tratamento intensivo por dois dias. Nesta quarta-feira, ele esperava trabalhar normalmente com os companheiros. Tanto que desceu animado e confiante para o campo da Saint Stithians. Mas sua alegria durou poucos minutos: nos primeiros toques na bola, ainda no "bobinho", sentiu dores na perna direita.
Sem conseguir treinar normalmente, Elano trocou a chuteira pelo tênis e apenas correu em volta do campo. Ao passar pelos jornalistas, com a cara fechada, ele não mostrou muito otimismo quando perguntado se já estava recuperado da pancada. "Estou melhorando", respondeu. Foi apenas isso que a imprensa pôde ver do treino desta quarta-feira, pois Dunga fechou o trabalho depois de apenas 15 minutos de liberação.
Assim, já sem a presença da imprensa, Dunga comandou um coletivo para testar o time que enfrentará Portugal. Para o lugar de Kaká, que irá cumprir suspensão após ter sido expulso diante da Costa do Marfim, a escolha foi Júlio Baptista, seu substituto natural. E na vaga de Elano, Ramires foi preterido e o lateral Daniel Alves acabou sendo improvisado no meio-de-campo, o que deve ser confirmado para o jogo de sexta-feira.
Durante o coletivo, Dunga parou a atividade diversas vezes para ensaiar as jogadas de bola parada, tanto na defesa quanto no ataque. Assim, ele praticamente encerrou a preparação brasileira para o jogo contra Portugal. Nesta quarta-feira mesmo, o Brasil já viaja para a cidade de Durban, onde faz um treino leve nesta quinta - o trabalho deve ser restrito ao tradicional rachão. E na sexta acontece a partida no Estádio Moses Mabhida.

Fonte: Eldorado ESPN / André Cardoso
Fotos: Jonne Roriz/AE

COPA 2010: Messi pede volta do Oasis para tocar em festa caso Argentina ganhe Copa

Fã de Oasis, o camisa dez da seleção argentina, Lionel Messi declarou em entrevista ao jornal ‘The Sun’ que deseja que a banda volte. A ideia dele e que o Oasis participe de uma festa caso a Argentina ganhe a Copa do Mundo da África do Sul.O craque do Barcelona e da Argentina tomou conhecimento do Oasis através de Carlos Tévez, jogador da seleção argentina e do Machester City; time inglês que os irmãos Gallagher torcem. "Carlitos me falava sobre o quão bons eles eram e, no avião para a África, ouvi os dois primeiros discos do Oasis. Eles são absolutamente incríveis, com músicas excelentes", elogiou Messi de acordo com o jornal. "Para mim, as melhores músicas são 'Supersonic' e 'Live forever'. Não acredito que demorei tanto tempo para conhecê-los", completou Messi.

Fonte: Eldorado ESPN - Luciano Borborema
Foto: AP/Divulgação

ÍNVERNO: É importatne tomar alguns cuidados com a pele nesse período

JULIANA COSTA: Geralmente as pessoas se preocupam bastante com a pele, durante o verão. Bebem muita água, usam filtro solar e cremes, mas, quando chega o inverno, abandonam esses cuidados. Surgem, então, algumas doenças que poderiam ser evitadas.O dermatologista Erasmo Tokarski, presidente da Sociedade Brasileira de Cirurgia Dermatológica, do Distrito Federal, afirma que os banhos quentes são os maiores vilões, durante o inverno.
ERASMO TOKARSKI: Se você tem algo e quer fazer a retirada da gordura você usa água e sabão, detergente. Na pele é a mesma forma. Se você tem uma pele que já não está muito protegida, não é uma pele muito gordurosa e se você usar água quente e sabonete você vai tirar a camada de gordura, quando retira essa camada de gordura, a pele fica mais suscetível a desidratar e ressecar, de forma que água quente é incompatível com a pele no sentido que ela retira a gordura da pele.
JULIANA COSTA: Erasmo Tokarski lembra que as doenças de pele mais comuns do inverno são dermatite, impinge, urticária e micose. O dermatologista dá algumas dicas.
ERASMO TOKARSKI: Primeiro: tomar um banho morno para frio. Segundo: usar o mínimo de sabonete. Usar sabonete principalmente nas dobras. Terceiro: um a dois banhos por dia. Evitar muitos banhos e banhos muito longos. Quarto: hidratar e proteger a pele. A proteção é importante. E são cremes que têm proteção. Cremes à base de glicerina, vaselina, que dão proteção para pele.
JULIANA COSTA: O dermatologista ErasmoTokarski lembra que, além de evitar doenças, os cuidados são importantes para manter a pele sedosa e brilhante.
Fonte: Agência RádioWeb - Reportagem, Juliana Costa

ESPORTE: Equipe paraisense segue líder na Liga Pró-voleibol

Equipe paraisense do sub-16 de vôlei esteve em Brodowski neste último Sábado, dia 19, para mais uma partida pela Liga Pró-Voleibol. Paraíso venceu a equipe da casa por 3 set’s 0. Neste campeonato, esta é a quarta rodada e as paraisenses ainda não perderam nenhum jogo, seguindo isolada na liderança. Segundo o técnico Ludovico, a equipe é jovem, sendo que a maioria das jogadoras são dois anos abaixo da idade da categoria além de apresentar ótimos resultados. Paraíso está participando de três categorias nesta competição: sub-17, sub-16 e sub-14, até o momento liderando todas. A Liga serve de preparação para fase final do JOJU - Jogos da Juventude do Sudoeste de Minas Gerais, que acontecerão em Paraíso de 13 a 17 de Julho de 2010.

quarta-feira, 23 de junho de 2010

LOCAL: Foram reeleitos os conselheiros tutelares para gestão 2010-2013

Nesta última segunda-feira, dia 21, no Salão Nobre da Escola Estadual Clóvis Salgado, houve a eleição para os novos conselheiros tutelares. Através da votação, permaneceram os mesmos da gestão passada. Mesmo sendo reeleitos, todos os membros titulares e suplentes passarão por um treinamento com o Ministério Público. Ao todo, são cinco vagas para conselheiros em Paraíso que exerce diversas situações e denuncias, além de comunicar ao Ministério Público, Poder Judiciário e autoridade policial os casos que exijam a intervenção desses órgãos, entre outros.
O secretário de Saúde e Ação Social, Marcos Rogério de Paula Oliveira, fez questão de dizer sobre a seriedade e a importância do exercício de conselheiro e ainda o comprometimento dos eleitos com a função deverá ser exercida. Em seguida foi dada a palavra aos candidatos, com tempo máximo de um minuto para cada um fazer as devidas apresentações aos votantes e convidados presentes.
A votação encerrou aproximadamente às 21h30. Os cinco Conselheiros Tutelares titulares eleitos foram: Magda Aparecida Busti Souza, Vanessa Colombarolli, Tatiana de Carvalho Souza, Vicentina Ribeiro, Lenice Nicolini Giubilei. Já os suplentes são: Silvia das Graças Bottrel Tamaso, Maria do Carmo Paschoal, Diana Freire Mariano Neves, Paula Maria Calzavara, Pedro Paulo de Souza Júnior, Guilherme Pádua Milagres Oliveira, Camilla Peres de Athayde Gall, José Cleber de Freitas, Regina Célia Duarte e Márcia Aparecida do Nascimento.
O Conselho Tutelar atende à Rua Ruth, nº 345, Vila Santa Maria. Telefone para contato 24 horas por dia e todos os dias da semana é 3539-1039.

COPA 2010: Técnico da França se recusa a cumprimentar Parreira; veja!

O técnico da França, Raymond Domenech, mais uma vez mostrou sua já conhecida antipatia ao ser eliminado da Copa do Mundo. Após o jogo, ele se recusou a cumprimentar o treinador brasileiro da África do Sul, Carlos Alberto Parreira. O confronto terminou 2 a 1 para os sul-africanos e as duas seleções estão fora.
Segundo Domenech, Parreira desrespeitou os franceses ao dizer, antes do Mundial, que a equipe europeia não merecia estar na Copa. No entanto, o comandante sul-africano afirmou que não se lembra de ter dito nada agressivo sobre a seleção francesa.

Veja as fotos do entrevero (Crédito: Hassan Ammar/AP):

Fonte: Eldorado ESPN - Limão.com.br

PESQUISA: Consumo de bebidas alcóolicas aumenta no Brasil

JULIANA COSTA: Pesquisa divulgada pelo Ministério da Saúde aponta que aumentou de 16,2%, em 2006, para 18,9%, em 2009 o número de brasileiros que exageram no consumo de bebidas alcoólicas.Os dados fazem parte do levantamento feito pela Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico, Vigitel, que ouviu 54 mil adultos. De acordo com a coordenadora de Vigilância de Agravos e Doenças Não Transmissíveis do Ministério da Saúde, Deborah Malta, quatro doses de bebida alcoólica já são consideradas abusivas.
DEBORAH MALTA: Nós identificamos então que 18,9% da população adulta ela consome o álcool em proporções bastante elevadas. Nós chamamos isso de consumo abusivo, que seria cinco ou mais doses para homens e quatro ou mais doses para mulheres nos últimos 30 dias. E nós temos então uma série de evidências na literatura que mostram que o consumo excessivo de álcool pode ser um fator de risco para inúmeras ocorrências como violência no trânsito, outros tipos de violência doméstica.
JULIANA COSTA: Deborah Malta afirma que para combater o alto consumo abusivo de álcool, o Ministério da Saúde tem apoiado medidas como a proibição de propagandas de cervejas e a elevação no preço das bebidas. Ela acrescenta que, apesar do aumento no consumo de bebidas, após a Lei Seca, os brasileiros têm dirigido menos sob efeito de álcool.
DEBORAH MALTA: Nós observamos que o consumo abusivo do álcool vem sendo crescente. Então a população continua bebendo, mas a prática de beber e dirigir, nós identificamos que ela foi muito menor após a Lei Seca. Então isso fala a favor de que o brasileiro mantém a prática da bebida, mas beber e dirigir é algo que nós identificamos na pesquisa que tem reduzido.
JULIANA COSTA: A coordenadorade Vigilância de Agravos e Doenças Não Transmissíveis do Ministério da Saúde, lembra que o consumo abusivo de bebida alcoólica é mais frequente entre os jovens de 18 a 24 anos, 23%. À medida que a idade avança, esse percentual diminui. Entre adultos de 45 a 54 anos, 17% afirmaram beber muito e de 55 a 64 anos, 10,5% da população nessa faixa etária, admitiram que beberam em excesso.

Agência RádioWEB - Reportagem, Juliana Costa.

PROUNI: 1ª Chamada foi divulgada pelo MEC

Foram selecionados aproximadamente 52.419 estudantes para a primeira chamada para o Programa Universidade para Todos (ProUni). Para participar do programa o candidato precisa ter estudado todo o ensino médio em escola pública e participado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Os interessados poderão acessar a lista e ver quais os documentos que deverão ser apresentados, através do site do Ministério da Educação www.mec.gov.br. Os pré-selecionados deverão comparecer na instituição que irá estudar e comprovar os dados informados na inscrição no período será de 22 de junho a 2 de Julho, pois o total de bolsas oferecidas será de 37 mil integrais e 15 mil parciais com 50% da mensalidade.

CADASTRAMENTO ESCOLAR: Foram prorrogadas as inscrições para até o dia 25

Os pais que ainda não cadastraram seus filhos que completam 6 anos até o dia 31 de março de 2011, poderão fazer as inscrições até o dia 25 de junho. Segundo a Agência Minas, o cadastro escolar é unificado na rede pública de ensino do estado e garante vaga na Escola Estadual ou Municipal mais próxima da residência da criança. A inscrição é gratuita. Os pais ou responsáveis precisam levar somente a certidão de nascimento da criança (original ou cópia) e uma conta de luz, com data a partir do mês de fevereiro de 2010.

COPA 2010: Lúcio descarta marcação especial em Cristiano Ronaldo

Capitão da seleção brasileira, o zagueiro Lúcio descartou nesta quarta-feira a possibilidade de fazer uma marcação especial em Cristiano Ronaldo, o principal jogador de Portugal, no jogo de sexta-feira, em Durban, pela última rodada da primeira fase da Copa. Segundo ele, o time do Brasil precisa ter atenção, mas deve manter seu estilo e defender por zona.
"O Cristiano Ronaldo é um grande jogador e vem mostrando isso nos últimos anos. Mas acredito mais em marcação por equipe, cada um na sua zona, com um ajudando ao outro, sempre com atenção", disse Lúcio, em entrevista coletiva nesta quarta-feira, negando que a seleção brasileira vá fazer uma marcação individual no astro português.
Lúcio admitiu que não tem acompanhado muito a equipe de Portugal, mas já sabe o que a seleção brasileira tem de fazer para sair com a vitória na sexta-feira. "Temos que impor nossa forma de jogar", avisou o zagueiro, reforçando que o objetivo é terminar na liderança do Grupo G - para isso, basta um empate contra os portugueses.
Depois de sofrer gols nos dois primeiros jogos da Copa, contra Coreia do Norte e Costa do Marfim - um em cada -, Lúcio reconheceu que aconteceram "falhas". "Ninguém gosta de sofrer gols, mas ambos saíram quando já estávamos em vantagem no placar. Então, não é um drama. Mas não estamos satisfeitos com os dois gols sofridos", contou.
Por isso, o capitão da seleção espera evolução no jogo contra Portugal. "O primeiro jogo de Copa é sempre mais tenso, o que nos trouxe dificuldades (contra Coreia do Norte). O segundo jogo já foi melhor (contra Costa do Marfim). E o nosso objetivo é crescer dentro da competição, ir melhorando e acertando os erros", revelou.
O jogo contra Portugal, inclusive, será especial para Lúcio. Ele irá completar 15 partidas com a seleção brasileira em Copa do Mundo, superando a marca de Pelé, que tem 14 - o recordista é Cafu, com 21. "Fico feliz em saber disso, dá mais motivação. Mas o meu foco principal não é alcançar recordes", explicou o zagueiro, que também foi titular em 2002 e 2006.

Fonte: Eldorado ESPN - André Cardoso
Foto: Eduardo Nicolau/AE

terça-feira, 22 de junho de 2010

LOCAL: Professoras paraisenses concluiram trabalhos do Programa GESTAR

No dia 9 deste mês, alguns professores da rede municipal de ensino de Paraíso participaram do CEFAEE - Centro de Formação Continuada e Atendimento Educacional Especializado, oferecido pela Secretaria Municipal de Educação em parceria com a UnB - Universidade de Brasília. Através de oficinas quinzenais, os professores cursistas e suas formadoras se reúnem durante quatro horas para estudos, trocas de experiências pedagógicas, questionamentos e sugestões para melhorias de um trabalho em equipe. Durante a execução do programa, os professores participavam dos fóruns e chats no “Aprendizagem rede”, criado pela Secretaria Municipal de Educação, onde postavam e discutiam os conteúdos estudados nos encontros. As formadoras Roselaine Medeiros e Marcia Lelles além de participar, falam sobre o desenvolvimento de projetos diversificados e aulas dinâmicas, para atender todas às necessidades de cada escola inserida no programa.

LOCAL: Servidor de Regulação de Paraíso representa Minas em Oficina no DF

Na “II Oficina de Regulação da Atenção à Saúde no SUS” em Brasília, o serviço de Regulação, Controle e Avaliação de São Sebastião do Paraíso representou nesta última semana, o estado de Minas Gerais. O servidor do município Wandilson Aparecido Bicego, representou o estado juntamente com Bruno Pinheiro de Carvalho, de Pirapora. Os dois representantes com a formação de Tutores em Regulação, Controle, Avaliação e Auditoria, foram escolhidos pelo COSEMS-MG - Colegiado dos Secretários Municipais de Saúde. Segundo o servidor Wandilson, ser escolhido entre 853 municípios mineiros e preencher uma das duas vagas, é gratificante. Já no curso, o objetivo das oficinas foi o de fazer com que os participantes destacassem os desafios do Estado, do município além das expectativas do Colegiado.

COPA 2010: Veja as chances de classificação de cada seleção na Copa

A primeira fase da Copa do Mundo entra em sua etapa decisiva a partir desta terça-feira, 22, quando os classificados às oitavas-de-final começam a preencher a tabela. Com o início da terceira rodada, as seleções já desclassificadas jogam apenas por mera formalidade; outras, com os pés na próxima fase, disputam a liderança de seus respectivos grupos; mas algumas, que ainda têm chances, colocam todas as esperanças em campo. Veja abaixo a situação das seleções de cada grupo:

GRUPO A (África do Sul, França, México e Uruguai)

Os dois primeiros classificados para as oitavas-de-final saem desse quadrangular. E México e Uruguai são os mais cotados, tanto que o empate entre ambos às 11h desta terça-feira, 22, no estádio Royal Bafokeng, em Rustemburgo, os coloca na segunda fase. Os mexicanos vem de um empate em 1 a 1 com a África do Sul e uma vitória de 2 a 0 sobre os franceses, enquanto os uruguaios arrancaram um empate sem gols com os “Azuis” e mandaram 3 a 0 nos “Bafana bafana”. Mas há a expectativa de que as equipes entrem de fato na disputa a fim de conquistar o 1º lugar do grupo – por enquanto, o Uruguai sai na frente graças ao saldo de gols.
Já a África do Sul aposta num milagre. A equipe de Carlos Alberto Parreira precisa de uma combinação de resultados particular para se manter viva na competição: além de vencer a França no estádio Free State, em Bloemfontein, por uma diferença de pelo menos quatro gols, tem que torcer para que a outra partida não termine em empate.
Os franceses, por sua vez, também dependem de uma combinação semelhante, mas entram em campo desmoralizados. O atacante Anelka não irá jogar após bater boca com o técnico Raymond Domenech ainda na partida contra o México. E no último domingo, os franceses precisaram encerrar um treino após o capitão Patrice Evra se desentender com o preparador físico Robert Duverne.

GRUPO B (Argentina, Coreia do Sul, Grécia e Nigéria)

As partidas decisivas da chave ocorrem às 15h30 desta terça. Os argentinos estão praticamente classificados às oitavas no jogo contra a Grécia no estádio Peter Mokaba, em Polokwane. A equipe de Maradona, que jogará com Messi, se mantém em primeira colocada apenas com um empate diante da Grécia.
Já a equipe grega pretende fazer história: se arrancar, de fato, um empate com os argentinos, e os nigerianos baterem a Coreia do Sul na outra partida, em Durban, conseguirão uma épica passagem rumo à segunda fase. Mas os asiáticos também almejam ir além, e não darão vida fácil aos africanos, que já estão quase eliminados após duas derrotas (1 a 0 para a Argentina e 2 a 1 para a Grécia). Para isso, basta empatar com a Nigéria e ficar na torcida para que a Argentina cumpra as expectativas e vença a Grécia.
Mesmo assim, os nigerianos vão em frente. Se vencerem a Coreia do Sul e a Argentina bater a Grécia, também estarão entre os dezesseis selecionados para as oitavas.

GRUPO C (Argélia, Eslovênia, Estados Unidos e Inglaterra)

Assim como o quadrangular F, o Grupo C é um dos mais embolados da Copa do Mundo. Em quatro jogos até agora, já ocorreram três empates. A única vitória foi da Eslovênia sobre a Argélia por 1 a 0, deixando a equipe como a com mais chances de chegar à segunda fase, podendo terminar em primeira colocada apenas com um empate diante da Inglaterra na próxima quarta-feira, 23, no estádio Nelson Mandela Bay, em Port Elizabeth, às 11h. Mas isso se Estados Unidos e Argélia, que disputam no Loftus Versfeld, em Pretória, também ficarem no empate, o que não é novidade neste grupo.
Mas os ingleses prometem ir para cima com o astro Rooney. A equipe do técnico italiano Fabio Capello promete não dar vexame e, por isso, precisa derrotar os eslovenos para continuar sonhando.
Os argelinos, entretanto, esperam vencer os norte-americanos por pelo menos dois gols de diferença para conquistar uma histórica classificação às oitavas. Já os Estados Unidos se mantém firmes com uma vitória simples.

GRUPO D (Alemanha, Austrália, Gana e Sérvia)

A Alemanha, que, em dois jogos, encantou e decepcionou (vitória de 4 a 0 sobre a Austrália e derrota por 1 a 0 diante da Sérvia) entra em campo ás 15h30 nesta quarta-feira, 23, no estádio Soccer City, em Johannesburgo, para enfrentar o líder do Grupo D, Gana, sem o astro expulso Miroslav Klose.
A vitória, obviamente, classifica o país germânico. Já um empate, por exemplo, só seria suficiente se na outra partida, entre Austrália e Sérvia, no estádio Mbombela, em Nelspruit, também não tivesse vencedor ou se os australianos não goleassem.
Mas se depender da Sérvia, os alemães terão trabalho, já que a seleção tem grandes esperanças de vencer o time da Oceania. O capitão Stankovic lembrou dos desfalques australianos, Harry Kewell e Craig Moore, suspensos para esta partida. Já o técnico da Sérvia, Radomir Antic, chegou a afirmar que a união de sua equipe será o ponto vital para a classificação às oitavas.

GRUPO E (Camarões, Dinamarca, Holanda e Japão)

O quadrangular E apresentou o primeiro país desclassificado da Copa do Mundo: Camarões, que perdeu para o Japão por 1 a 0 e para a Dinamarca por 2 a 1. Curiosamente, a seleção africana joga contra a primeira equipe classificada às oitavas-de-final, a Holanda, que busca uma vitória às 15h30 desta quinta-feira, 24, no estádio Green Point, na Cidade do Cabo, para terminar a primeira fase com três vitórias em três jogos. Quanto à atuação de Arjen Robben, que se recupera de uma contusão na coxa, o técnico da “Laranja” Bert van Marwick já afirmou que cabe ao meia decidir se entra ou não em campo.
Já Dinamarca e Japão disputam o segundo lugar do Grupo E no estádio Royal Bafokeng, em Rustemburgo. Enquanto os japoneses, pelo saldo de gols, vão em frente apenas com o empate, os dinamarqueses se garantem na competição com uma vitória.

GRUPO F (Eslováquia, Itália, Nova Zelândia e Paraguai)

A Itália entra em campo na próxima quinta-feira, às 11h, no estádio Ellis Park, em Johannesburgo, com um único objetivo: não fazer feio. A seleção do técnico Marcello Lippi, atual campeã mundial, se mantém na competição com uma vitória simples. Se empatar em 0 a 0, dependerá da vitória paraguaia no outro jogo no estádio Peter Mokaba, em Polokwane, diante da Nova Zelândia, ou, no máximo, também de um empate sem gols. Se há esperança a Azzurra, essa é provável volta do volante Pirlo, o que reforçaria a equipe.
Os neozelandeses, por sua vez, também confiam num eventual triunfo sobre o líder do Grupo F, Paraguai. E confiança é o que não falta após parar a Itália em 1 a 1 no último domingo, 20. Uma vitória selaria a inesperada classificação do país à segunda fase. Já os paraguaios necessitam apenas de um empate para colocarem os pés nas oitavas-de-final.

GRUPO G (Brasil, Coreia do Norte, Costa do Marfim e Portugal)

O Brasil foi o segundo país a se classificar à segunda fase antes da terceira rodada da Copa do Mundo. No entanto, não poderá perder para Portugal às 11h da próxima sexta-feira, 25, em Durban, se quiser continuar na primeira posição do quadrangular. A equipe de Dunga, entretanto, não contará com Kaká, expulso no violento jogo diante da Costa do Marfim (20/06) e enfrentará a embala seleção de Cristiano Ronaldo que vem de uma goleada por 7 a 0 sobre a Coreia do Norte. Um empate basta para que ambas as seleções vão em frente.
A Costa do Marfim só continuaria sonhando se os canarinhos batessem os lusos. Mesmo assim, precisaria golear a Coreia do Norte no estádio Mbombela, em Nelspruit, para derrubar o saldo de gols português. Para tomarmos um exemplo: se o Brasil vencer por 1 a 0, a Costa do Marfim precisaria ganhar por oito gols de diferença. Os “Elefantes” só iriam adiante com um magro 1 a 0 se os brasileiros alcançarem um surpreendente 9 a 0.

GRUPO H (Chile, Espanha, Honduras e Suíça)

Pelo Grupo H, o Chile garante a primeira posição e a vaga nas oitavas com um empate diante da Espanha na próxima sexta às 15h30 no estádio Loftus Versfeld, em Pretória. Se perder para a equipe de Vicente Del Bosque, terá que torcer para que a Suíça não ganhe de Honduras por dois gols de diferença no estádio Free State, em Bloemfontein.
A cotada “Fúria”, entretanto, pretende partir para cima dos chilenos, que não contarão com os volantes Matias Fernández e Carlos Carmo, suspensos para este jogo. Se um eventual empate ocorrer, será a Espanha que precisará ficar na torcida para que os suíços batam a equipe da América Central.
Fonte: Eldorado ESPN - José Roberto Gomes Júnior

segunda-feira, 21 de junho de 2010

COPA 2010: Garotos de Campinas brilham com a camisa do Brasil na Copa

Há 20 anos, desde que Careca balançou as redes duas vezes no Mundial de 1990, Campinas não sentia tanto orgulho de uma seleção brasileira na Copa do Mundo. Na África do Sul, o Brasil já fez cinco gols, sendo que quatro foram marcados por jogadores que apareceram para o mundo do futebol na cidade do interior paulista e hoje coincidentemente têm 29 anos. São dois de Elano e dois de Luís Fabiano.
Curiosamente, eles começaram a jogar em clubes rivais. O meia, nascido em Iracemápolis (SP), iniciou a carreira profissional no Guarani, em 1998. Já o atacante é campineiro de origem, e deu seus primeiros passos na Ponte Preta em 1997.
O sucesso de ambos com a camisa do Brasil pode ser explicado por duas características consideradas fundamentais pelo técnico Dunga: a determinação dentro de campo e o espírito de grupo na hora de lidar com os companheiros. Isso dito por quem os conhece desde que eram apenas garotos que sonhavam em brilhar com a bola nos pés.
"O Elano sempre trabalhou e se empenhou demais para ter sucesso na vida, ele merece", afirma o treinador Estavam Soares, que deu a primeira oportunidade para o atleta entre os profissionais do Guarani.
Segundo o técnico, Elano sempre esteve entre os jogadores mais queridos do time. "É uma coisa que vem de família, um menino muito bem criado. Todo fim de semana ele recebia os jogadores mais pobres - que moravam na concentração do clube - na casa dele. A mãe fazia comida para todos e ficavam lá até segunda de manhã", lembra.
Além disso, de acordo com Estevam, Elano sempre se caracterizou pela dedicação dentro das quatro linhas. "É o motor do time, e faz muitos gols, mesmo quando não está bem no jogo, tem um chute potente de fora da área".
Quanto a Luís Fabiano, a situação não é muito diferente. Marco Ribeiro, supervisor de futebol da Ponte Preta (era gerente de futebol quando o atacante começou a carreira), não esquece que a raça sempre foi a marca registrada do jogador.
"Ele falava que ia fazer algo e fazia, sempre foi assim, é impressionante, e não mudou até hoje. Transforma em realidade tudo aquilo que deseja", destaca.
E Ribeiro fala palavras que podem deixar o torcedor brasileiro otimista. "Quando ele fica um tempo sem fazer gols, como aconteceu agora, ele fala que está buscando, mas quando sai um, diz que ninguém segura, e é verdade. Pode acreditar que, depois de desencantar, o Fabiano tem tudo para ser o artilheiro desta Copa".

Fonte: Eldorado ESPN - Rafael Vergueiro
Foto: Eduardo Nicolau/AE

LOCAL: Recursos são liberados para construção de Centros de Atendimento Infantil

Na última quarta-feira, dia 16, o Governo de Minas, liberou uma ordem de R$ 11,6 milhões em convênios por meio da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (SEDESE), para ser aplicados na Rede de Proteção Social no Estado. Com recursos do Fundo Estadual de Assistência Social, os investimentos estão voltados para construções de novos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS), Centros de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) e com isso, várias cidades, puderam completar os centros adquirindo um Centro de Atendimento Sócio Infantil (CASI). Já em Paraíso, a ordem será de R$ 100 mil, que serão aplicados na compra de novos equipamentos. Segundo o prefeito Mauro Zanin, que participou da cerimônia disse que o estado de Minas Gerais sai na frente nesta ajuda com a rede de proteção social.

LOCAL: Assembleia legislativa discutirá em audiência pública as torturas em presídios da região

Através da solicitação feita pelo deputado Antônio Carlos Arantes, a Assembleia Legislativa de Minas Gerais – ALMG agendou uma audiência pública, para discutir as acusações de tortura no presídio de São Sebastião do Paraíso e Monte Santo de Minas. Promovido em conjunto com as comissões de Segurança Pública e Direitos Humanos, em Belo Horizonte, o evento foi marcado para o dia 30 deste mês. As denúncias estão sendo investigadas pela corregedoria da Secretaria de Defesa Social desde outubro de 2009. Uma juíza, o diretor do presídio e alguns agentes são acusados de participação nos crimes. O objetivo de alguns parlamentares é reverter à situação de criminalidade não só nestas cidades como em toda a região.

LOCAL: PROERD realiza formatura no Colégio Gente Miúda

A 20ª Companhia de Polícia Militar Independente, celebrou juntamente com as crianças e a Direção do Colégio Positivo Gente Miúda, a formatura do PROERD (Programa Educacional de Resistência as Drogas) da 1ª turma de Educação Infantil - Seções I, II e III. Conforme a entrevista no Direto da Redação, a CABO PM Luciane Caé Zenith, instrutora do PROERD Educação Infantil, é com muita alegria fazer essa "festa" com as crianças, pois, assim estão promovendo uma conscientização de coisas simples desde pequeno. Nesta próxima terça-feira, dia 22, serão aproximadamente 1.500 crianças que participaram da etapa superior, que irão se formar na Praça de Esportes Castelo Branco, as 18h30. Confira alguns momentos:


Fotos: Donizetti Silva

COPA 2010: Zidane diz que ainda há esperança na seleção francesa

Depois das inúmeras confusões envolvendo a seleção francesa nos últimos dias, Zinedine Zidane procurou amenizar nesta segunda-feira o tom de seu discurso. O ex-jogador admitiu que está triste com a atual situação da França, mas garantiu que ainda há esperança nesta Copa do Mundo.
No domingo, o capitão Patrice Evra brigou com o preparador físico Robert Duverne, o treino francês foi cancelado em seguida e o diretor da Federação Francesa de Futebol, Jean-Louis Valentin, pediu demissão do cargo. Os jogadores ainda divulgaram uma carta criticando a decisão de afastar Nicolas Anelka da equipe, após o atacante xingar o técnico Raymond Domenech no intervalo da partida contra o México.
Para Zidane, a França precisa esquecer todos esses problemas e se recuperar diante da África do Sul, na terça-feira. "Este time tem a possibilidade de superar todos os obstáculos anteriores com este jogo. Tudo pode mudar a partir dele", opinou Zidane, que já havia afirmado na semana passada que Domenech não era um técnico. "Ainda há esperança, mesmo quando tudo o que tem sido dito leva a pensar o contrário".
O campeão mundial em 1998 também criticou a decisão de afastar Anelka. "Ninguém concorda com o que o Anelka disse ou fez. O que não se pode defender é o fato de ele ter sido afastado. Em um quarto fechado, muitas coisas são ditas, mas elas nunca devem sair de lá", criticou Zidane.
Sobre o comando de Domenech, o ex-jogador garantiu que a seleção francesa evoluirá com a chegada de Laurent Blanc, já confirmado para o cargo após o Mundial. "Se eles perderem (para a África do Sul), há um novo técnico que mudará tudo isso. Não penso que você pode culpar um jogador ou outro, mas Laurent Blanc mudará algumas coisas que estão acontecendo com esse time", apostou.
A França ainda segue com chances de classificação para as oitavas de final, apesar dos problemas. Precisa vencer a África do Sul por uma boa margem de gols e torcer para que México ou Uruguai não empatem no outro duelo do Grupo A.

Fonte: Eldorado ESPN (AE-AP)
Fotos: Emilio Morenatti/AP