Powered By Blogger

sábado, 26 de junho de 2010

DESNUTRIÇÃO: Taxa de crianças desnutridas cai 62% em 5 anos no Brasil

DANIEL ZUKKO: A taxa de desnutrição em crianças com menos de cinco anos, no Brasil, é a menor, desde 2003. A redução foi de 62 por cento em cinco anos. A Normal deficiência de altura por idade também caiu, de 20 para 14 por cento, no mesmo período. Os dados fazem parte do Sistema de Vigilância Alimentar e Nutricional, do Ministério da Saúde, e foram apresentados, durante o Seminário que discute e revisa a Política Nacional de Alimentação e Nutrição, que está completando 10 anos em 2010, com 4 milhões e meio de crianças acompanhadas por profissionais do Sistema Único de Saúde. O Coordenador substituto da Política de Alimentação e Nutrição do Ministério da Saúde, Eduardo Nilson, explica porque o governo está preocupado em reduzir, cada vez mais, a desnutrição infantil.
EDUARDO NILSON: A nutrição consolida muitas informações do estado geral de saúde das crianças e está relacionada com a maior chance de adoecimento e tem relação direta com a mortalidade infantil. Futuramente tem relação direta com capacidade cognitiva, então, implica questões na própria aprendizagem, no desempenho escolar e inclusive questões de desenvolvimento de doenças no futuro, como adulto.
DANIEL ZUKKO: O Coordenador substituto da Política de Alimentação e Nutrição do Ministério da Saúde ressalta que as regiões norte e nordeste foram as que mais tiveram avanços nessa área. Para ele, os resultados positivos se devem à ampliação do programa Saúde na Família, que atende mais da metade da população dessas regiões.
EDUARDO NILSON: Esse avanço da cobertura do Saúde na Família trazendo consigo as ações de monitoramento do estado nutricional, da educação nutricional, de todo o cuidado com a infância, tudo isso tem uma relação direta com essa melhoria que aconteceu.
DANIEL ZUKKO: Eduardo Nilson, da Política de Alimentação e Nutrição do Ministério da Saúde, reforça que o monitoramento nutricional e o fornecimento gratuito de suplementos, garantidos pelo Ministério da Saúde, fazem parte dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio, estabelecidos pela Organização das Nações Unidas.

Fonte: Agência RádioWeb - Reportagem, Daniel Zukko

Nenhum comentário:

Postar um comentário