Powered By Blogger

terça-feira, 22 de junho de 2010

COPA 2010: Veja as chances de classificação de cada seleção na Copa

A primeira fase da Copa do Mundo entra em sua etapa decisiva a partir desta terça-feira, 22, quando os classificados às oitavas-de-final começam a preencher a tabela. Com o início da terceira rodada, as seleções já desclassificadas jogam apenas por mera formalidade; outras, com os pés na próxima fase, disputam a liderança de seus respectivos grupos; mas algumas, que ainda têm chances, colocam todas as esperanças em campo. Veja abaixo a situação das seleções de cada grupo:

GRUPO A (África do Sul, França, México e Uruguai)

Os dois primeiros classificados para as oitavas-de-final saem desse quadrangular. E México e Uruguai são os mais cotados, tanto que o empate entre ambos às 11h desta terça-feira, 22, no estádio Royal Bafokeng, em Rustemburgo, os coloca na segunda fase. Os mexicanos vem de um empate em 1 a 1 com a África do Sul e uma vitória de 2 a 0 sobre os franceses, enquanto os uruguaios arrancaram um empate sem gols com os “Azuis” e mandaram 3 a 0 nos “Bafana bafana”. Mas há a expectativa de que as equipes entrem de fato na disputa a fim de conquistar o 1º lugar do grupo – por enquanto, o Uruguai sai na frente graças ao saldo de gols.
Já a África do Sul aposta num milagre. A equipe de Carlos Alberto Parreira precisa de uma combinação de resultados particular para se manter viva na competição: além de vencer a França no estádio Free State, em Bloemfontein, por uma diferença de pelo menos quatro gols, tem que torcer para que a outra partida não termine em empate.
Os franceses, por sua vez, também dependem de uma combinação semelhante, mas entram em campo desmoralizados. O atacante Anelka não irá jogar após bater boca com o técnico Raymond Domenech ainda na partida contra o México. E no último domingo, os franceses precisaram encerrar um treino após o capitão Patrice Evra se desentender com o preparador físico Robert Duverne.

GRUPO B (Argentina, Coreia do Sul, Grécia e Nigéria)

As partidas decisivas da chave ocorrem às 15h30 desta terça. Os argentinos estão praticamente classificados às oitavas no jogo contra a Grécia no estádio Peter Mokaba, em Polokwane. A equipe de Maradona, que jogará com Messi, se mantém em primeira colocada apenas com um empate diante da Grécia.
Já a equipe grega pretende fazer história: se arrancar, de fato, um empate com os argentinos, e os nigerianos baterem a Coreia do Sul na outra partida, em Durban, conseguirão uma épica passagem rumo à segunda fase. Mas os asiáticos também almejam ir além, e não darão vida fácil aos africanos, que já estão quase eliminados após duas derrotas (1 a 0 para a Argentina e 2 a 1 para a Grécia). Para isso, basta empatar com a Nigéria e ficar na torcida para que a Argentina cumpra as expectativas e vença a Grécia.
Mesmo assim, os nigerianos vão em frente. Se vencerem a Coreia do Sul e a Argentina bater a Grécia, também estarão entre os dezesseis selecionados para as oitavas.

GRUPO C (Argélia, Eslovênia, Estados Unidos e Inglaterra)

Assim como o quadrangular F, o Grupo C é um dos mais embolados da Copa do Mundo. Em quatro jogos até agora, já ocorreram três empates. A única vitória foi da Eslovênia sobre a Argélia por 1 a 0, deixando a equipe como a com mais chances de chegar à segunda fase, podendo terminar em primeira colocada apenas com um empate diante da Inglaterra na próxima quarta-feira, 23, no estádio Nelson Mandela Bay, em Port Elizabeth, às 11h. Mas isso se Estados Unidos e Argélia, que disputam no Loftus Versfeld, em Pretória, também ficarem no empate, o que não é novidade neste grupo.
Mas os ingleses prometem ir para cima com o astro Rooney. A equipe do técnico italiano Fabio Capello promete não dar vexame e, por isso, precisa derrotar os eslovenos para continuar sonhando.
Os argelinos, entretanto, esperam vencer os norte-americanos por pelo menos dois gols de diferença para conquistar uma histórica classificação às oitavas. Já os Estados Unidos se mantém firmes com uma vitória simples.

GRUPO D (Alemanha, Austrália, Gana e Sérvia)

A Alemanha, que, em dois jogos, encantou e decepcionou (vitória de 4 a 0 sobre a Austrália e derrota por 1 a 0 diante da Sérvia) entra em campo ás 15h30 nesta quarta-feira, 23, no estádio Soccer City, em Johannesburgo, para enfrentar o líder do Grupo D, Gana, sem o astro expulso Miroslav Klose.
A vitória, obviamente, classifica o país germânico. Já um empate, por exemplo, só seria suficiente se na outra partida, entre Austrália e Sérvia, no estádio Mbombela, em Nelspruit, também não tivesse vencedor ou se os australianos não goleassem.
Mas se depender da Sérvia, os alemães terão trabalho, já que a seleção tem grandes esperanças de vencer o time da Oceania. O capitão Stankovic lembrou dos desfalques australianos, Harry Kewell e Craig Moore, suspensos para esta partida. Já o técnico da Sérvia, Radomir Antic, chegou a afirmar que a união de sua equipe será o ponto vital para a classificação às oitavas.

GRUPO E (Camarões, Dinamarca, Holanda e Japão)

O quadrangular E apresentou o primeiro país desclassificado da Copa do Mundo: Camarões, que perdeu para o Japão por 1 a 0 e para a Dinamarca por 2 a 1. Curiosamente, a seleção africana joga contra a primeira equipe classificada às oitavas-de-final, a Holanda, que busca uma vitória às 15h30 desta quinta-feira, 24, no estádio Green Point, na Cidade do Cabo, para terminar a primeira fase com três vitórias em três jogos. Quanto à atuação de Arjen Robben, que se recupera de uma contusão na coxa, o técnico da “Laranja” Bert van Marwick já afirmou que cabe ao meia decidir se entra ou não em campo.
Já Dinamarca e Japão disputam o segundo lugar do Grupo E no estádio Royal Bafokeng, em Rustemburgo. Enquanto os japoneses, pelo saldo de gols, vão em frente apenas com o empate, os dinamarqueses se garantem na competição com uma vitória.

GRUPO F (Eslováquia, Itália, Nova Zelândia e Paraguai)

A Itália entra em campo na próxima quinta-feira, às 11h, no estádio Ellis Park, em Johannesburgo, com um único objetivo: não fazer feio. A seleção do técnico Marcello Lippi, atual campeã mundial, se mantém na competição com uma vitória simples. Se empatar em 0 a 0, dependerá da vitória paraguaia no outro jogo no estádio Peter Mokaba, em Polokwane, diante da Nova Zelândia, ou, no máximo, também de um empate sem gols. Se há esperança a Azzurra, essa é provável volta do volante Pirlo, o que reforçaria a equipe.
Os neozelandeses, por sua vez, também confiam num eventual triunfo sobre o líder do Grupo F, Paraguai. E confiança é o que não falta após parar a Itália em 1 a 1 no último domingo, 20. Uma vitória selaria a inesperada classificação do país à segunda fase. Já os paraguaios necessitam apenas de um empate para colocarem os pés nas oitavas-de-final.

GRUPO G (Brasil, Coreia do Norte, Costa do Marfim e Portugal)

O Brasil foi o segundo país a se classificar à segunda fase antes da terceira rodada da Copa do Mundo. No entanto, não poderá perder para Portugal às 11h da próxima sexta-feira, 25, em Durban, se quiser continuar na primeira posição do quadrangular. A equipe de Dunga, entretanto, não contará com Kaká, expulso no violento jogo diante da Costa do Marfim (20/06) e enfrentará a embala seleção de Cristiano Ronaldo que vem de uma goleada por 7 a 0 sobre a Coreia do Norte. Um empate basta para que ambas as seleções vão em frente.
A Costa do Marfim só continuaria sonhando se os canarinhos batessem os lusos. Mesmo assim, precisaria golear a Coreia do Norte no estádio Mbombela, em Nelspruit, para derrubar o saldo de gols português. Para tomarmos um exemplo: se o Brasil vencer por 1 a 0, a Costa do Marfim precisaria ganhar por oito gols de diferença. Os “Elefantes” só iriam adiante com um magro 1 a 0 se os brasileiros alcançarem um surpreendente 9 a 0.

GRUPO H (Chile, Espanha, Honduras e Suíça)

Pelo Grupo H, o Chile garante a primeira posição e a vaga nas oitavas com um empate diante da Espanha na próxima sexta às 15h30 no estádio Loftus Versfeld, em Pretória. Se perder para a equipe de Vicente Del Bosque, terá que torcer para que a Suíça não ganhe de Honduras por dois gols de diferença no estádio Free State, em Bloemfontein.
A cotada “Fúria”, entretanto, pretende partir para cima dos chilenos, que não contarão com os volantes Matias Fernández e Carlos Carmo, suspensos para este jogo. Se um eventual empate ocorrer, será a Espanha que precisará ficar na torcida para que os suíços batam a equipe da América Central.
Fonte: Eldorado ESPN - José Roberto Gomes Júnior

Nenhum comentário:

Postar um comentário