Powered By Blogger

quinta-feira, 24 de junho de 2010

OBESIDADE: Pesquisa revela que aumentou o número de brasileiros obesos e com excesso de peso

CYNTHIA RIBEIRO: O número de brasileiros que estão acima do peso aumentou nos últimos quatro anos. De acordo com um levantamento do Ministério da Saúde, a proporção de pessoas com excesso de peso subiu de 42 para 46%, entre de dois mil e seis e dois mil e nove. No mesmo período, o percentual de obesos – pessoas que estão muito acima do peso - cresceu de onze para quase 14%. Para a coordenadora de Vigilância de Agravos e Doenças Não Transmissíveis do Ministério da Saúde, Deborah Malta, os dados servem de alerta.
DEBORAH MALTA: São números bastante preocupantes porque tanto o excesso de peso quanto a obesidade são fatores de risco para doenças crônicas, para as doenças cárdio-vasculares, para o diabetes. Então esses números vêm alertar até para que as pessoas possam buscar a reversão e para isso é fundamental que você tenha práticas alimentares mais saudáveis e atividade física de forma regular.
CYNTHIA RIBEIRO: Os dados da Vigitel mostram, também, que o problema é mais frequente entre os homens. Cinquenta e um por cento deles têm excesso de peso, contra quarenta e dois por cento das mulheres. Segundo Deborah Malta, para conscientizar a população, o governo tem feito ações de prevenção junto à população por meio do programa Saúde da Família.
DEBORAH MALTA: O Ministério da Saúde tem orientado as equipes de Saúde da Família, que hoje têm uma cobertura de mais de cinquenta por cento da população, quase cem milhões de pessoas são cobertas, que tem passado orientações sobre práticas de alimentares saudáveis e sobre a importância de nós termos atividade física incorporadas no nosso cotidiano.
CYNTHIA RIBEIRO: A coordenadora de Vigilância de Agravos e Doenças Não Transmissíveis acrescenta que, além da estratégia do programa Saúde da Família, o Ministério da Saúde tem liberado recursos para que os próprios municípios promovam ações educativas. Só em dois mil e nove, foram investidos 56 milhões de reais em projetos de promoção à saúde.
Fonte: Agência RádioWeb - Reportagem, Cythia Ribeiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário