Powered By Blogger

sexta-feira, 25 de junho de 2010

DROGAS: Ministério da Saúde forma grupo de trabalho para entender o usuário de drogas

DANIEL ZUCCO: O Ministério da Saúde formou um grupo de trabalho que vai se encarregar de traçar um perfil de quem consome crack, avaliar a rede pública de atendimento ao usuário e propor diretrizes para a Política de Saúde Mental. O grupo, que também é conhecido como GT do crack, é formado por integrantes de diversos setores do próprio ministério, universidades e representantes da sociedade civil. O coordenador de Saúde Mental, do Ministério da Saúde, Pedro Gabriel Delgado, explica que o crack é um problema preocupante e que deve ser encarado com cuidado especial.
PEDRO GABRIEL DELGADO: A situação é grave. Então, nós temos que ter uma intervenção que seja capaz de enfocar simultaneamente as diversas situações que envolvem o fenômeno do crack. A dependência, a vulnerabilidade social, o risco de outras enfermidades, doenças sexualmente transmissíveis. È muita coisa junta que faz com que as intervenções tenham que ser potentes, compreensivas e capazes de dar conta de uma situação que é mais que uma situação de dependência química, é mais do que isso.
DANIEL ZUCCO: Segundo o coordenador de Saúde Mental, do Ministério da Saúde, o assunto precisa de ampla discussão com a sociedade. Um documento chamado Abordagens Terapêuticas a Usuários de Cocaína ou Crack no Sistema Único de Saúde está disponível no site do Ministério da Saúde para leitura, críticas e sugestões. O período de avaliação é de 17 de junho a 12 de julho deste ano.

Fonte: Agência RádioWeb - Reportagem, Daniel Zucco

Nenhum comentário:

Postar um comentário