Powered By Blogger

quarta-feira, 30 de junho de 2010

SAÚDE: Brasil é modelo no atendimento aos pacientes com transtornos mentais

JULIANA COSTA: O atendimento comunitário a pacientes com transtornos mentais no Brasil é um modelo para a América Latina, segundo a OPAS - Organização Pan-Americana da Saúde. O coordenador do programa de saúde mental da OPAS, Jorge Jacinto Rodrigues, elogiou, nesta segunda-feira, durante a quarta Conferência Nacional de Saúde Mental, os avanços do governo brasileiro no atendimento a esses pacientes. Na avaliação dele, o País acertou, ao substituir o atendimento manicomial pelo modelo comunitário de atenção integral. Além disso, o representante da OPAS afirma que o modelo comunitário de atenção integral e os Centros de Atenção Psicossocial, os CAPS, comprovam que a política brasileira está no caminho certo.
JORGE JACINTO RODRIGUES: O Brasil se tornou um bom exemplo de boa prática a nível continental. Nossa proposta estratégica é avançar com a desinstitucionalização, a redução de leitos. O Brasil tem desenvolvido um modelo de Centro de Atenção Psicossocial que é um exemplo da boa prática do modelo comunitário.
JULIANA COSTA: O coordenador de Saúde mental da Organização Pan-Americana da Saúde, Jorge Jacinto Rodrigues, destacou, ainda, que, no Brasil, as pessoas com transtornos mentais recebem não só o tratamento, como também são estimuladas a retornarem ao convívio social. Para o representante da OPAS essa iniciativa também deveria servir de exemplo para outros países.
Fonte: Agência RádioWeb - Reportagem, Juliana Costa

Nenhum comentário:

Postar um comentário