Powered By Blogger

sábado, 10 de julho de 2010

QUALIDADE: Regras da ABNT podem garantir melhor qualidade para produtos brasileiros

MARESSA OMENA: Quando o assunto é ABNT muitas pessoas logo associam a entidade às regras de adequação para trabalhos acadêmicos em universidades e escolas. No entanto, a Associação Brasileira de Normas Técnicas é responsável por garantir a qualidade de diversos produtos por meio de normatizações técnicas. No total, são mais de dez mil regras estabelecidas pela associação. As regras da ABNT são usadas desde a fabricação de produtos até a construção de edifícios. Além de garantir a qualidade, as normas buscam eliminar barreiras técnicas e comerciais, reduzir custos e facilitar treinamento de mão-de-obra. Segundo o diretor adjunto de Negócios da ABNT, Odilão Baptista, as especificações não são obrigatórias na elaboração de projetos ou fabricação de produtos, mas quando adotadas garantem a qualidade do trabalho. Para ele, as regras da ABNT deveriam servir de padrão de exigência para o consumidor.
ODILÃO BAPTISTA: "O ideal seria que nós, como consumidores, na hora que a gente fosse à um supermercado ou à uma loja para comprar um produto, a gente tivesse a preocupação que a gente tem hoje com a data da validade. A gente olhasse: ' Olha, esse gravador foi feito de acordo com as normas que tem para gravador?´. Então isso seria o ideal."
MARESSA OMENA: Segundo Odilão Baptista, as normas da ABNT são bastante usadas por engenheiros, arquitetos, agrônomos e demais profissionais do Sistema Confea/Crea. Um convênio entre a ABNT e o conselho de profissionais facilita o acesso às normas. Além disso, envolve os profissionais na elaboração das especificações, como explica o diretor de Negócios da ABNT, Odilão Baptista.
ODILÃO BAPTISTA TEIXEIRA: "As normas são produzidas não pela ABNT. Elas são feitas pela sociedade. São representantes de consumidores, produtores e da parte neutra que são governos e universidades. Essas pessoas são os melhores especialistas da área que fazem a norma."
MARESSA OMENA: O diretor adjunto de Negócios da ABNT acrescenta que o convênio também beneficia pequenas e médias empresas, que muitas vezes tem dificuldade em acessar as normas da ABNT.
Fonte: Agência RádioWeb - Reportagem, Maressa Omena

Nenhum comentário:

Postar um comentário