Powered By Blogger

sábado, 24 de julho de 2010

SUS: Ministério da SAúde quer melhorar ambiente de trabalho dos funcionários do SUS

CYNTHIA RIBEIRO: Estudos comprovam que, quanto mais satisfeito o profissional estiver em seu ambiente de trabalho, melhor ele vai desempenhar as suas funções. O profissional do SUS – Sistema Único de Saúde – trabalha no atendimento direto a população brasileira. Então, é essencial que suas condições de trabalho sejam cada vez mais apropriadas. Por esta razão, o Ministério da Saúde prepara uma nova Política Nacional de Promoção da Saúde do Trabalhador. Os próprios servidores estão ajudando na formulação da proposta, que vai tratar, entre outros temas, de meios capazes de prevenir as chamadas LER – lesões por esforço repetitivo. A secretária executiva da mesa nacional de negociação permanente do SUS, Eliana Mendonça, explica que, com os profissionais satisfeitos, os usuários dos serviços de saúde serão beneficiados.
ELIANA MENDONÇA: "O objetivo maior é você dar qualidade de trabalho aos trabalhadores que estão nesses locais, visando a melhoria direta da qualidade do seu trabalho e, diretamente, isso está voltado para a melhoria do atendimento dos usuários do SUS. O segundo objetivo é você ter locais que sejam ambientes saudáveis de trabalho. Esse é o objetivo do Ministério da Saúde que tem sido debatido com os trabalhadores."
CYNTHIA RIBEIRO: Segundo Eliana Mendonça, a previsão é de que a política reformulada seja lançada, oficialmente, em setembro deste ano. A partir daí, os profissionais de saúde vão ser orientados e informados sobre as novas recomendações.
ELIANA MENDONÇA: "O primeiro material que eles vão receber são as diretrizes nacionais da Política de Saúde do Trabalhador. Segundo, eles vão receber também quais são as propostas, quais são as ações através de cartilhas e a pretensão do comitê depois de elaborada a política é você qualificar gestores e trabalhadores do SUS para aplicar essas políticas nos seus locais de trabalho. Com isso, a gente pode melhorar muito as condições de trabalho dos locais que atendem a população."
CYNTHIA RIBEIRO: A secretária executiva da mesa nacional de negociação permanente do SUS do Ministério da Saúde lembra que o Sistema Único de Saúde tem hoje cerca de dois milhões de profissionais.
Fonte: Agência RádioWeb - Reportagem, Cynthia Ribeiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário