Powered By Blogger

quinta-feira, 15 de julho de 2010

SAÚDE: Sociedade brasileira do coração faz campanha para diminuir o consumo de sal no país

JULIANA COSTA: Muito utilizado na alimentação do brasileiro, o sal é apontado por especialistas como o principal vilão de uma vida saudável. O aumento no número de hipertensos no Brasil e no mundo está associado ao uso excessivo de sal na alimentação. Para alertar a população sobre o avanço da hipertensão no País, a Sociedade Brasileira de Cardiologia, SBC, lançou uma campanha para incentivar a redução do consumo de sal. De acordo com a SBC, o brasileiro consome uma média 12 gramas de sal por dia, sete gramas a mais do que o recomendável. A coordenadora do Programa Nacional de Hipertensão e Diabetes, do Ministério da Saúde, Rosa Sampaio, explica que alguns cuidados simples podem ajudar a diminuir o consumo de sal.
ROSA SAMPAIO: "Uma alimentação saudável e com baixo teor de sal. A Organização Mundial de Saúde recomenda que você coma seis gramas de sal por dia, distribuídos em todos os alimentos que você consome durante o dia. Então é fácil, existem algumas dicas: não adicionar sal à mesa e também não usar muito sal no preparo dos alimentos. Comendo fora, também não adicionar sal e evitar alimentos industrializados, enlatados, esses são os mais ricos em sal. De preferência, ler o rótulo, se for possível, ver qual é a quantidade de sal existente naquele alimento antes de comprar."
JULIANA COSTA: A coordenadora do Programa Nacional de Hipertensão e Diabetes, do Ministério da Saúde, Rosa Sampaio, acrescenta que o excesso de sal agrava a saúde dos hipertensos e aumenta o risco de complicações. Segundo o levantamento da Sociedade Brasileira de Cardiologia, 30% da população brasileira sofre com a doença. Uma das medidas defendidas pela SBC é a mudança nos rótulos dos alimentos industrializados. A Sociedade Brasileira de Cardiologia sugere que nas embalagens o termo cloreto de sódio seja substituído pelo nome popular 'sal'.
Fonte: Agência RádioWeb - Reportagem, Juliana Costa

Nenhum comentário:

Postar um comentário