Powered By Blogger

segunda-feira, 12 de julho de 2010

COPA 2010: Na prorrogação, Iniesta marca e Espanha ganha a Copa

Foi com muito sofrimento, mas a Espanha enfim conquistou o seu primeiro título da Copa do Mundo neste domingo. Na final disputada no estádio Soccer City, em Johannesburgo, os espanhóis só conseguiram vencer a Holanda por 1 a 0 no segundo tempo da prorrogação, com um gol salvador do meia Iniesta, que marcou já nos minutos finais do tempo extra.
Para levar a taça em sua primeira final de Copa, a Espanha teve que superar o jogo violento que marcou a grande decisão na África do Sul, em grande parte praticado pelos holandeses. A decisão ficará marcada como uma das mais violentas da história dos Mundiais. Além das 37 faltas, foram 14 cartões amarelos, sendo nove para a Holanda, e um vermelho.
Com o título espanhol, a Holanda amarga a sua terceira derrota em finais de Copas e a segunda na prorrogação - já havia perdido as decisões de 1974 e 1978, sendo a última no tempo extra. Foi a quarta decisão do Mundial decidida na prorrogação.
Em um jogo violento, a Espanha soube se aproveitar da maior posse de bola e de sua habilidade para trocar passes, que caracterizaram o time durante a Copa. Até a prorrogação, tanto espanhóis como holandeses perderam chances claras de marcar, mas o gol de Iniesta na prorrogação acabou fazendo justiça ao domínio espanhol em vários momentos da decisão. O JOGO:
A grande final da Copa começou como já era de se esperar, com a Espanha impondo o seu bom toque de bola. Assim, a Holanda se manteve acuada e com dificuldades para sair da defesa. Mais perigosa, a seleção espanhola chegou pela primeira vez logo aos quatro minutos, quando Stekelenburg teve que aparecer bem para salvar os holandeses em cabeçada de Sergio Ramos.
E o lateral-direito da Espanha mostrou que estava mesmo disposto a apoiar o ataque novamente aos dez minutos. Sergio Ramos invadiu a área driblando pela direita e bateu cruzado. Já na pequena área, Heitinga mandou pela linha de fundo, com grande risco de marcar contra. Depois do bom lance, a decisão caiu em qualidade e ganhou em violência.
Vendo os espanhóis com mais posse de bola, a Holanda começou a se precipitar na marcação e fez faltas duras. Em pouco mais de dez minutos, o árbitro inglês Howard Webb distribuiu cinco cartões amarelos, mas não seria injusto se tivesse dado, no mínimo, dois vermelhos. De Jong e Van Bommel foram os mais violentos, mas Van Persie, Sergio Ramos e Puyol também foram amarelados, estes dois últimos pela Espanha.
O momento violento passou e as equipes voltaram a buscar o gol. O jogo, porém, seguia truncado. Apesar do maior equilíbrio, a Espanha seguia tendo mais atitude. Mesmo assim, foi a Holanda que teve a sua primeira oportunidade, já com 37 minutos. Após cobrança de escanteio, Van Bommel chutou errado e a bola sobrou na área para Mathijsen, que furou.
Até o fim do primeiro tempo, os únicos lances que empolgaram a torcida no Soccer City foram uma falta de longe cobrada por Xabi Alonso, mas para fora, e um chute de Robben que quase surpreendeu o goleiro. Em sua jogada característica, ele dominou na direita, cortou para dentro e bateu de esquerda. A bola ia na conto, mas Casillas chegou a tempo de desviar para a linha de fundo.
As seleções voltaram sem modificações para o segundo tempo. O panorama do jogo também seguiu parecido. Logo no início, Capdevilla desperdiçou grande chance para a Espanha ao furar uma bola na pequena área, depois de Puyol ter desviado a cobrança de escanteio na primeira trave. Aos 9, Xavi também cobrou falta com perigo da entrada da área.
Mas os lances foram os únicos até a partida voltar a ficar truncada e violenta. A Holanda recebeu mais dois amarelos antes de ter a oportunidade mais clara da decisão até então. Sneijder fez passe enfiado para Robben e o atacante ficou cara a cara com Casillas, que evitou o gol ao desviar com os pés o chute do holandês.
Pouco antes, perto dos 15 minutos, Del Bosque já tinha feito a primeira modificação na Espanha, substituindo Pedro por Jesus Navas. Van Marwijk então também decidiu mexer no time e trocou o apagado Kuyt por Elia. Mas foram mesmo os espanhóis que dominaram os minutos seguintes da final.
O artilheiro Villa foi o primeiro a chegar perto de marcar. Aproveitando a falha de Heitinga, que não conseguiu cortar o cruzamento rasteiro, o atacante tentou a finalização, mas o holandês se recuperou e impediu o gol. Já aos 31, Sergio Ramos teve nova chance em cabeçada. Em mais um escanteio, ele apareceu livre e testou para fora.
Até o fim do tempo regulamentar, Robben teve outra chance de dar a vitória para a Holanda. Ele ganhou na corrida dos zagueiros Piqué e Puyol, mas parou novamente em Casillas, que saiu nos pés do atacante. Desta forma, a decisão foi para a prorrogação com ambas as seleções desperdiçando grandes chances para matarem o jogo.
O tempo extra começou completamente diferente. Em um confronto aberto, Fabregas - que tinha entrado no lugar de Xabi Alonso - e Navas não aproveitaram as oportunidades claras que tiveram. Além disso, a Espanha reclamou um pênalti não marcado em Xavi. Pela Holanda, Mathijsen cabeceou para fora já sem goleiro, após Casillas falhar na saída do gol.
O segundo tempo da prorrogação não teve muito além do gol salvador de Iniesta, que saiu já quando a Holanda estava com um a menos, após a expulsão de Heitinga. Aos 11 minutos, Fabregas achou Iniesta livre na esquerda da área, o meia recebeu e bateu firme cruzado, sem chances para Stekelenburg. Os holandeses ainda reclamaram muito de impedimento, mas a jogada foi legal.

Fonte: Eldorado ESPN - Rafael Bragança
Fotos: Martin Meissner, Luca Bruno, Daniel Ochoa de Olza e Emilio Morenatti.

Nenhum comentário:

Postar um comentário