Powered By Blogger

quinta-feira, 2 de setembro de 2010

RISCO DENGUE: Ministério da Saúde tem nova ferramenta para ajudar a prevenir epidemia

CYNTHIA RIBEIRO: O Ministério da Saúde lançou, nesta quarta-feira, uma nova ferramenta que consegue detectar que estados do País correm maior risco de sofrer com uma epidemia de dengue. Batizado de "Risco Dengue", o método leva em consideração fatores como índices de infestação do mosquito, incidência de casos em anos anteriores, tipos de vírus da dengue em circulação e até informações sobre a coleta de lixo. O ministro da Saúde, José Gomes Temporão, explica que, por meio do "Risco Dengue", vai ser possível planejar ações de prevenção voltadas à realidade de cada região.
JOSÉ GOMES TEMPORÃO: "Isso vai dar um indicador muito mais sensível para o município e estado avaliar melhor o risco em determinada localidade para ele poder tomar as medidas de prevenção, mobilização da população, educação, informação, visita às residências para erradicar os focos, fumacê onde for necessário e onde houver indicação técnica e preparação da rede de serviços de saúde, com avaliação de risco e protocolo do ministério, se o número de casos acontecer."
CYNTHIA RIBEIRO: O ministro da Saúde explica que, com base nos dados já levantados deste ano, já é possível se prever que dezenove estados brasileiros têm alto risco de enfrentar uma epidemia de dengue no próximo verão. Por isso, o governo federal resolveu antecipar as ações de combate ao mosquito transmissor.
JOSÉ GOMES TEMPORÃO: "Nós estamos antecipando em um mês e meio essa mobilização para que nós possamos fazer um trabalho de redução acentuada, de redução substantiva da presença do vetor nas residências, nas cidades brasileiras. E a única maneira que nós temos de impedir que no ano que vem nós tenhamos um cenário que nós projetamos, que não é um cenário agradável, então, nós temos que trabalhar para impedir que essa situação projetada, hipotética, se torne realidade."
CYNTHIA RIBEIRO: Ao ser questionado sobre casos da dengue tipo quatro em Roraima, o ministro da Saúde observou que não houve registro de casos fora do estado e que a situação por lá já está sob controle. José Gomes Temporão disse, ainda, que o ministério continua em alerta para evitar que esse vírus circule em outros estados do Brasil.
Fonte: Agência RádioWeb - Reportagem, Cynthia Ribeiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário