Powered By Blogger

terça-feira, 31 de agosto de 2010

DIA DO NUTRICIONISTA: Em comemoração à data, confira dicas de alimentação para ter ossos saudáveis

GISELE DAEMON: Nesta terça-feira, trinta e um de agosto, é comemorado o Dia do Nutricionista. Esse profissional é responsável pela orientação e supervisão da nossa alimentação. Com o acompanhamento adequado de um nutricionista, conseguimos prevenir e tratar diversas doenças, recorrendo apenas aos nutrientes dos alimentos. Além dos cuidados com o peso, a alimentação saudável também precisa levar em conta a questão da saúde dos ossos. A nutricionista do INTO, Instituto Nacional de Traumatologia e Ortopedia, Luciana Lopes, explica a importância de uma alimentação correta e balanceada.
LUCIANA LOPES: "A alimentação saudável é muito importante pra saúde óssea, porque com uma alimentação saudável a gente consegue oferecer todos os nutrientes necessários pra uma boa mineralização óssea. E aí, desde a boa ingestão de lipídios, proteínas, vitaminas e minerais, uma boa ingestão de água, tudo isso é muito importante."
GISELE DAEMON: A nutricionista do INTO relaciona os itens básicos que devem estar presentes na alimentação diária da população para prevenir problemas nos ossos.
LUCIANA LOPES: "Uma alimentação ideal seria aquela alimentação de quatro a cinco refeições ao dia. Por exemplo, com o café da manhã, almoço, o lanche da tarde e o jantar, pelo menos. De manhã, entra pelo menos uma porção de leite, que pode ser uma fatia de queijo branco ou um copo de leite, um pão e uma fruta. Em seguida, no almoço, a porção do arroz, do feijão, uma carne, verdura e legume. Esses itens já deixariam o prato colorido e oferecendo várias fontes de vitaminas e minerais."
GISELE DAEMON: Para o lanche da tarde e o jantar, a nutricionista explica que o conteúdo pode ser o mesmo das refeições anteriores. Integrante do Grupo Trauma do Idoso, Luciana ressalta que os cuidados com a nutrição devem ser redobrados com as pessoas da terceira idade. E deixa a dica, para os idosos e, também, para quem cuida deles.
LUCIANA LOPES: "Acho muito importante a gente orientar os idosos, orientar os cuidadores dos idosos em relação à alimentação deles. Uma que as necessidades de nutrientes deles ficam aumentadas, a necessidade de cálcio, de vitamina D, de outros nutrientes. Outra que eles naturalmente já vão tendo uma diminuição do apetite, buscam menos os alimentos, então é importante estar reestimulando, orientando que é mais nutritivo pra eles estarem comendo e estimular sempre a ingestão de água. Água é fundamental. E na população idosa a quantidade de água vai diminuindo cada vez mais, há muitas chances de desidratação."
GISELE DAEMON: A nutricionista do INTO, Luciana Lopes, ressalta, ainda, que a atenção com a nutrição deve ser a mesma que temos com a higiene diária e diversos outros cuidados que encaramos como essenciais, como escovar os dentes, por exemplo.
Fonte: Agência RádioWeb - Reportagem, Gisele Daemon

Nenhum comentário:

Postar um comentário