Powered By Blogger

quarta-feira, 1 de setembro de 2010

ESPORTE: Brasil faz jogo duro contra os EUA, mas perde no fim

A vitória histórica não veio por pouco, mas o Brasil mostrou nesta segunda-feira que pode jogar de igual para igual com a melhor seleção masculina de basquete do mundo. Pela terceira rodada do Mundial da Turquia, o time brasileiro fez um grande jogo contra os Estados Unidos, chegou a liderar boa parte da partida e perdeu apertado, por 70 a 68.
A derrota do Brasil vem após duas vitórias nas primeiras rodadas em Istambul, sobre Irã e Tunísia. Os Estados Unidos também tinham somado dois triunfos tranquilos pelo Grupo B, em cima de Croácia e Eslovênia. Apesar dos triunfos, a seleção brasileira ainda não havia tido uma grande atuação, algo que certamente conseguiu nesta segunda, protagonizando um jogo eletrizante e decidido nos segundos finais.
Se por um lado o time norte-americano não trouxe as suas principais estrelas para a Turquia, o Brasil também não vem contando com dois jogadores que seriam titulares. Além do pivô Nenê, cortado às vésperas do Mundial por lesão, Anderson Varejão sofre com dores no tornozelo e vem sendo poupado. A expectativa era de que ele estreasse pela competição nesta segunda, mas o ala/pivô seguiu de fora.

Comandada pelo técnico argentino Rubén Magnano, a equipe brasileira fez um ótimo primeiro tempo. No quarto inicial, as bolas de três do ala Marquinhos, que começou como titular, foram fundamentais para garantir a vitória por 28 a 22. Veio o segundo período e o Brasil seguia bem, enquanto os americanos já demonstravam sinais de nervosismo.
Além de Marquinhos, que terminou como cestinha da seleção, com 16 pontos, o time brasileiro também contou com boas atuações de Leandrinho e Tiago Splitter, dominante no garrafão. O primeiro anotou 14 pontos, enquanto o pivô contribuiu com mais 13. Pelos Estados Unidos, o jovem Kevin Durant foi a grande estrela, liderando a equipe com 27 pontos e salvando os americanos de uma derrota inesperada.
Após ir para o intervalo vencendo por 46 a 43, o Brasil teve dificuldades para segurar o ataque rival no segundo tempo. Se esforçando na defesa, a seleção terminou o terceiro quarto perdendo por 61 a 59 e levou a decisão para o último período, no qual ambos os times se mostraram nervosos, tanto que o placar do quarto terminou empatado: 9 a 9. Além disso, a seleção brasileira errava seguidos arremessos de três.
O equilíbrio continuou até os últimos segundos e o Brasil teve a chance da vitória. O time teve o último ataque, quando o placar já marcava 70 a 68. Marcelinho Huertas tentou a infiltração, a bola não caiu por pouco, mas a falta foi marcada. No entanto, com a chance do empate, o armador errou o primeiro lance livre. Assim, errou de propósito o segundo e Leandrinho ainda perdeu a última chance da igualdade.
Agora, o Brasil terá que esperar para usar a motivação pela grande atuação até quarta, quando encara a Eslovênia, após a folga de terça. Na quinta, será a vez de pegar a Croácia no encerramento da primeira fase. A seleção está na segunda posição do Grupo B e precisa ficar entre os quatro primeiros para avançar às oitavas de final.
Os Estados Unidos, já classificados, também folgam na terça e voltam à quadra na quarta para encarar o Irã. Na quinta, será a vez de pegar a Tunísia. Ambas as seleções são as mais fracas da chave e o time americano deve poupar vários jogadores.
Fonte: Eldorado ESPN - AE

Foto: Mark J. Terrill/AP

Nenhum comentário:

Postar um comentário