Powered By Blogger

segunda-feira, 27 de setembro de 2010

ROTAVÍRUS: Pesquisa revela que leite materno protege bebê

CYNTHIA RIBEIRO: Especialistas brasileiros descobriram mais um benefício importante do leite materno: a proteção contra o rotavírus. Essa doença provoca diarreia grave e vômitos e é muito comum entre crianças menores de cinco anos. Para chegar a esse resultado, o estudo, feito pelo Banco de Leite Humano do Hospital da Universidade de São Paulo, em parceria com o Instituto Butantan, avaliou o leite de trinta mães doadoras e que nunca receberam a proteção contra o rotavírus. Quem dá os detalhes é a coordenadora do Banco de Leite do Hospital Universitário da USP, Virgínia Spinola.
VIRGÍNIA SPINOLA QUINTAL: "O leite humano, através desse trabalho, nós conseguimos demonstrar que as mães que nunca foram vacinadas elas possuem anticorpos que neutralizam o vírus. Esse vírus que foi estudado foi um dos sorotipos. É um dos sorotipos presentes na vacina e que causam diarréia nas crianças pequenas."
CYNTHIA RIBEIRO: No Brasil, a proteção contra o rotavírus é oferecida aos pequenos de graça nos postos de vacinação. A imunização no País previne cerca de 850 mortes ao ano. Segundo a pediatra Virgínia Spinola, mesmo que esses anticorpos do leite materno atuem contra o mesmo sorotipo presente na vacina do rotavírus, a vacinação das crianças ainda é fundamental.
VIRGÍNIA SPINOLA QUINTAL: "É importante ressaltar que o fato de encontrarmos anticorpos no leite de mães que estão amamentando contra o rotavírus, isso não invalida de forma nenhuma a utilização da vacina. A vacina é recomendada pelo Ministério da Saúde, ela tem sido utilizada em crianças a partir dos dois meses de idade e é muito eficaz."
CYNTHIA RIBEIRO: A coordenadora do Banco de Leite do Hospital Universitário da USP ressalta que essa pesquisa é mais uma comprovação de que o leite materno é o alimento ideal para o bebê. O Ministério da Saúde recomenda que a criança receba exclusivamente o leite da mãe por, pelo menos, seis meses. Segundo a coordenadora de Saúde da Criança e Aleitamento Materno do ministério, Elsa Giugliani, promover o incentivo à amamentação previne mortes e cria uma barreira contra várias doenças.
ELSA GIUGLIANI: "Tem estatística que está sendo divulgada essa semana no mundo inteiro de que se as crianças fossem amamentadas segundo as recomendações tanto do Ministério da Saúde quanto da Organização Mundial da Saúde de amamentação exclusiva nos primeiros seis meses e continuada por dois anos ou mais, poderiam ser salvas um milhão e quinhentas mil crianças no mundo."
CYNTHIA RIBEIRO: Elsa Giugliani lembra que o leite materno é rico em nutrientes e vitaminas e contribui para o desenvolvimento Do bebê.
Fonte: Agência RádioWeb - Reportagem, Cynthia Ribeiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário