Powered By Blogger

sexta-feira, 1 de outubro de 2010

MEDICAMENTOS: Selo de segurança vai coibir falsificação e contrabando

JULIANA COSTA: A Anvisa lançou nesta quarta-feira um selo de segurança para comprovar a autenticidade de medicamentos. Com isso, no momento de compra, o consumidor vai poder confirmar na própria farmácia se o produto é verdadeiro ou não. A partir de janeiro de 2011, todas as caixas de medicamento deverão ter esse selo de segurança fornecido pela Casa da Moeda e que será reconhecido por leitores óticos. Ao aproximar o produto do equipamento, uma luz verde vai acender e será emitido um sinal sonoro, caso o produto seja verdadeiro. Somente as farmácias regularizadas pela Anvisa vão receber o leitor ótico. O secretário de Atenção à Saúde, do Ministério da Saúde, Alberto Beltrame, afirma que a iniciativa vai oferecer mais segurança à população.
ALBERTO BELTRAME: "Na medida em que ela é capaz de rastrear esses medicamentos, é um avanço, porque significa segurança para o consumidor e permite que ele tenha a tranqüilidade ao adquirir um medicamento, que ele seja um genérico ou um remédio de marca e que ele tenha procedência, que ele tenha lote identificado. Enfim, é uma forma de garantir a segurança dos usuários."
JULIANA COSTA: De acordo com dados da Anvisa, apenas este ano, foram apreendidos mais de 53 mil medicamentos falsificados e contrabandeados, além de quase 63 toneladas de produtos sem registro. Os leitores óticos vão ser distribuídos gratuitamente pela Casa da Moeda e o valor dos selos de segurança será de sete centavos. A Anvisa garante que este valor não será repassado ao consumidor.
Fonte: Agência RádioWeb - Reportagem, Juliana Costa

Nenhum comentário:

Postar um comentário