Powered By Blogger

terça-feira, 28 de setembro de 2010

SARAMPO: Brasil pode ser o 1° das Américas a conseguir certificado de erradicação da doença

PRISCILA LEITE: O Brasil pode ser o primeiro país das Américas a conseguir o certificado de erradicação do sarampo. A última transmissão sustentada da doença, ou seja, de pessoas que contraíram sarampo dentro do País, foi registrada no ano dois mil. Nesta segunda-feira, o ministro da Saúde, José Gomes Temporão, entregou à Organização Pan-Americana de Saúde o relatório que comprova a eliminação do sarampo no Brasil - último passo para conquistar o certificado. Na ocasião, o ministro também aproveitou a oportunidade para destacar os avanços do País na luta pela erradicação da rubéola.
JOSÉ GOMES TEMPORÃO: "Entreguei a diretora geral da Organização Pan-Americana da Saúde, o nosso relatório de erradicação do sarampo. Esse é um passo importante porque, a partir daí, o Brasil entra na lista dos países do mundo que erradicaram essa doença. Além disso, também entrego a documentação solicitando o início da documentação do processo de erradicação da rubéola e da SRC no Brasil."
PRISCILA LEITE: SRC é a síndrome da rubéola congênita, quando a mãe infectada transmite a doença ao bebê, que tem alto risco de nascer com graves sequelas, como cegueira, surdez e problemas neurológicos. Segundo José Gomes Temporão, essas são duas conquistas importantes, obtidas graças às altas coberturas de vacinação.
JOSÉ GOMES TEMPORÃO: "Elas já expressam o sucesso do nosso Programa Nacional de Imunizações, o avanço que o Brasil conseguiu nas últimas décadas na erradicação de várias doenças e a qualidade do nosso sistema de vacinação e de vigilância epidemiológica também. Eu acho que é um marco importante que consolida o trabalho que o Brasil tem feito nos últimos anos."
PRISCILA LEITE: O ministro da Saúde lembra que a adesão às campanhas de vacinação no Brasil é alta, com coberturas acima de noventa e cinco por cento. Para se ter uma ideia, em dois mil e oito, o Ministério da Saúde conseguiu imunizar sessenta e oito milhões de pessoas contra a rubéola e o sarampo. Para assegurar a eliminação das duas doenças, o Brasil conta com um sistema de vigilância que acompanha os casos suspeitos em todo o território e identifica aqueles importados de outros países.
Fonte: Agência RádioWeb - Reportagem, Priscila Leite

Nenhum comentário:

Postar um comentário