Powered By Blogger

quarta-feira, 13 de outubro de 2010

CRIANÇAS: Pais devem estimular o desenvolvimento físico e mental dos filhos

JULIANA COSTA: Desenvolver-se é crescer, aprender, fazer coisas novas, diferentes. Cada criança tem um jeito próprio de se desenvolver e os pais devem ficar atentos e estimular sempre os filhos. É o que explica a coordenadora de Saúde da Criançado Ministério da Saúde, Elsa Giugliani. Segundo ela, é preciso conversar, ensinar e brincar com as crianças desde os primeiros meses de vida. Ela afirma também que os pais devem ler historinhas, ensinar músicas diferentes e estimular os filhos a desenharem e brincarem com bolas e brinquedos de encaixar. Giugliani observa que, atualmente, as crianças estão assistindo muito à televisão e ficando horas no computador. Por conta disso, Elsa Giugliani alerta que os pais devem estimular os filhos a fazerem diferentes atividades físicas.
ELSA GIUGLIANI: "Hoje em dia as crianças estão muito sedentárias. Até por uma questão da sociedade moderna, dos centros urbanos, a violência e as crianças estão dentro de casa vendo televisão. As crianças têm que ter atividade física, elas têm que brincar, não se recomenda ficar muito tempo na frente do computador e televisão. O ideal é que essa criança tenha espaço para brincar, ter amigos e não ficar só em casa em frente do computador e da televisão."
JULIANA COSTA: Elsa Giugliani destaca, ainda, que mesmo depois de crescidinhas, as crianças devem ser estimuladas pelos paispor meio de atividades como o incentivo à leitura ou a prática de esportes. A coordenadora também lembra que a Caderneta de Saúde da Criança contém várias dicas de como incentivar o desenvolvimento dos filhos. Quem não tem a caderneta podeobter o documentonas unidades do Sistema Único de Saúde ou pelo site do Ministério da Saúde: www.saude.gov.br.
Fonte: Agência RádioWeb - Reportagem, Juliana Costa

Nenhum comentário:

Postar um comentário