Powered By Blogger

quinta-feira, 9 de dezembro de 2010

CHIKUNGUNYA: Brasil monitora doença importada que só é transmitida pelo mesmo mosquito da dengue

JULIANA COSTA: O Ministério da Saúde anunciou nesta quarta-feira que monitora possíveis casos da febre de chikungunya – doença viral que, assim como a dengue, é transmitida pelo mosquito Aedes Aegypti. A doença só pode ser transmitida pela picada do mosquito infectado e não existe transmissão de uma pessoa para outra. Por enquanto, apenas países no Sudeste Asiático e na Costa Africana registraram surto dessa doença. Este ano, no Brasil, foram identificados os três primeiros casos da febre de chikungunya. Todos eles em pessoas que estiveram viajando por países como Índia ou Indonésia. Por esta razão, o coordenador do Programa Nacional de Controle da Dengue do Ministério da Saúde, Giovanini Coelho, tranqüiliza a população.
GIOVANINI COELHO: "Não há necessidade de alarme nem preocupações. Nós já tivemos três casos importados de países do sudeste asiático, desse vírus chikungunya todos eles tiveram uma boa evolução e as medidas de prevenção e controle foram aplicadas de maneira oportuna. O vírus chikungunya é uma doença de letalidade quase zero, são pouquíssimos casos de óbitos associados a essa doença."
JULIANA COSTA: O vírus chikungunya causa febre nos primeiros dias e dores intensas nas articulações. Por se tratar de uma doença que só é transmitida pelo mosquito da dengue, Giovanini Coelho explica que o Brasil precisa reforçar ainda mais as ações de eliminação dos criadouros, não deixando água acumulada em objetos como vasos de plantas, pneus, lixo, além de tampar bem os reservatórios.
GIOVANINI COELHO: "O Brasil é um país que tem uma estrutura de vigilância do aedes aegypti implantada em todos os municípios brasileiros, todos os municípios brasileiros tem condições, tem pessoal para desenvolver as ações de combate ao aedes aegypti. Então, o importante é que efetivamente a população adote medidas de prevenção contra aedes aegypti já fartamente recomendadas para a questão da dengue."
JULIANA COSTA: Giovanini Coelho ressalta que a febre de chikungunya é menos grave que a dengue e que as mortes são raras. Pessoas que tenham viajado para os países do sudeste asiático nos últimos quinze dias e que, depois, tenham febre e dores nas articulações devem procurar imediatamente o serviço de saúde mais próximo.
Fonte: Agência do Rádio - Reportagem, Juliana Costa

Nenhum comentário:

Postar um comentário