Powered By Blogger

segunda-feira, 6 de dezembro de 2010

VERÃO: Cuidados com a pele são essenciais nessa época do ano

JULIANA COSTA: Com a proximidade do verão, muita gente se prepara para aproveitar o período de férias em praias, clubes e parques. O problema é que algumas pessoas se esquecem que em todos esses locais é grande a exposição aos raios de sol e que, por isso, é preciso redobrar a atenção com a pele. O dermatologista do Departamento de Planejamento do Ministério do Saúde, Vitor Berbara, explica que sol em excesso pode causar danos à pele e destaca alguns cuidados que devem ser tomados.
VITOR BERBARA: "Quanto mais clara é a pele maior o cuidado a gente deve ter, procurar não se expor muito tempo ao sol e lembrar também que não é só a radiação direta solar, essa radiação pode ser refletida na areia, no concreto, enfim, então não basta apenas ficar na sombra, debaixo de uma barraca, na praia, por exemplo, porque essa radiação é refletida. Usar óculos escuros quando está no sol."
JULIANA COSTA: Vitor Berbara ressalta que, no verão, há pessoas que gostam de ficar com a pele bem bronzeada e passam horas expostas ao sol. De acordo com ele, isso é contra-indicado, pois aumenta a chance de um câncer de pele. O dermatologista alerta também que o sol provoca envelhecimento precoce da pele.
VITOR BERBARA: "Em relação à exposição excessiva à radiação solar, é um envelhecimento cutâneo precoce, ou seja, a pele, diante dessas repetidas exposições solares e mais prolongadas, envelhece mais rapidamente. Ela fica seca e envelhecida. As rugas aparecem com mais precocidade, machas solares também surgem com mais precocidade. Então por isso nós devemos redobrar a atenção nessa época de verão."
JULIANA COSTA: O dermatologista Vítor Berbara destaca que também é importante usar sempre filtro-solar e manter a pele bem hidratada bebendo muita água.
Fonte: Agência do Rádio - Reportagem, Juliana Costa

Nenhum comentário:

Postar um comentário