Powered By Blogger

sexta-feira, 5 de novembro de 2010

TECNOLOGIA: Brasil precisa de mais investimento na área e de profissionais dispostos a inovar

LORENA ROCHA: O Brasil está carente de pesquisadores e de investimentos em inovação tecnológica. Esta é a avliação do secretário nacional de desenvolvimento tecnológico e inovação do Ministério da Ciência e Tecnologia, Ronaldo Motta. Hoje, o País conta com mais de 100 mil pesquisadores, e a maior e mais qualificada comunidade de Ciência e Tecnologia da América Latina. Mas todo esse conhecimento adquirido nas academias, ainda não resulta na inovação necessária, para solucionar problemas da sociedade, em áreas como saúde e meio ambiente, analisa o secretário. Para ele, existem duas razões principais para este problema:
RONALDO MOTTA: "A primeira delas é a falta de cultura dentro no meio empresarial, de incorporar a ciência tecnologia e inovação. Salvo raras exceções, as empresas brasileiras não têm, ao longo do tempo passado, essa tradição. Do ponto de vista governamental, também erramos muito. Nós separamos o que era política industrial e de comercio exterior, do que era que era política científica tecnológica. Essas duas políticas governamentais têm que estar muito acopladas."
LORENA ROCHA: Para Ronaldo Motta, o País sofre grandes prejuízos por não ter despertado antes para um investimento maior em tecnologia e para a união de políticas governamentais, empresas e academias em favor da inovação tecnológica. Segundo ele, os pesquisadores ainda tem dificuldade em transferir o conhecimento para a prática:
RONALDO MOTTA: "O grave problema, e o contraditório é que,somos um País que aprendeu a criar uma excelente pós-graduação, trabalha várias áreas do conhecimento, mas, como regra geral, tem muita dificuldade em transferir o conhecimento no mesmo ritmo e com a mesma qualidade, para o setor produtivo."
LORENA ROCHA: O secretário Ronaldo Motta acrescenta que, com a criação de novas formas de incentivo e programas, esse cenário está começando a mudar para melhor. O investimento de empresas brasileiras em inovação, por exemplo, aumentou de 2 milhões de reais para 8 milhões reais de 2006 a 2008.
FOnte: Agência do Rádio - Reportagem, Lorena Rocha

Nenhum comentário:

Postar um comentário