Powered By Blogger

sexta-feira, 5 de novembro de 2010

ESCORPIÕES: agentes da zoonose intensificam ações em combate ao bicho

JULIANA COSTA: Dados do Ministério da Saúde mostram que nos últimos seis anos, o número de acidentes com animais peçonhentos cresceu 32 vírgula 7 por cento, em todo o Brasil. No ano passado, os escorpiões lideraram o ranking, com 45 mil 721 casos. O levantamento revela, também, que esses acidentes foram responsáveis por 309 mortes no País. Só em 2010, mais de 220 moradores de Governador Valadares, em Minas Gerais, foram picados por escorpiões. Por conta disso, os agentes da Zoonose da cidade intensificaram as ações de combate ao bicho. De acordo com o gerente da Zoonose de Governador Valadares, José Batista, os agentes estão percorrendo os bairros à procura de focos de reprodução dos escorpiões e para orientar a população sobre locais que podem servir de berçário para o aracnídeo. José Batista, explica que é importante tomar cuidado até mesmo na hora de vestir a roupa.
JOSÉ BATISTA: "Antes de colocar a roupa na criança, olhar se o sapatinho tem algum escorpião agarrado. Ao tirar o material do guarda-roupa também, se for uma roupa de cama, roupa pra vestir, toalhas, olhar sempre pra ver se não tem algum escorpião, sempre abanando, tirando do varal também é muito importante.
JULIANA COSTA: O responsável pela Área Técnica de Animais Peçonhentos, da Secretaria de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde, Daniel Sinfuentes, explica que, além de manter os escorpiões longe de casa, é preciso manter a casa sempre limpa.
DANIEL SINFUENTES: "A principal medida que se deve ser tomada para evitar que o escorpião apareça dentro de casa é sempre manter o ambiente propício à não proliferação de insetos, baratas, principalmente. Porque a barata é o principal alimento do escorpião, então o escorpião vai atrás das baratas, inclusive dentro das casas das pessoas. Então se nós temos um ambiente que é propício a baratas, consequentemente pode ser propício também para o escorpião."
JULIANA COSTA: É importante destacar que ao ser picado por um escorpião, a pessoa deve ser levada imediatamente ao posto de saúde mais próximo para receber o soro antiescorpiônico. Em 2009, o Ministério da Saúde realizou cursos de capacitação técnica nos quatros estados com maior incidência de acidentes com escorpiões:Minas Gerais, Bahia, Pernambuco e Paraná.
Fonte: Agência do Rádio - Reportagem: Juliana Costa

Nenhum comentário:

Postar um comentário