Powered By Blogger

segunda-feira, 1 de novembro de 2010

BULLYING: Prejuízo provocado por violência nas escolas brasileiras pode chegar a US$ 943 milhões

FRANCISCO JÚNIOR: O custo da violência nas escolas brasileiras pode chegar a novecentos e quarenta e três milhões de dólares, mais de um bilhão e meio de reais. O levantamento da organização britânica de defesa das crianças Plan International e do Instituto Overseas Development analisou o bullying nas escolas de treze países, ou seja, a violência física ou psicológica praticada contra uma pessoa ou grupo. O estudo calculou as perdas do estudante que deixa de ir às aulas ou que abandona a escola e o prejuízo que isso causa aos cofres públicos. Somando os treze países, os valores podem chegar a sessenta bilhões de dólares. O estudo demonstrou, ainda, que oitenta e quatro por cento dos alunos brasileiros entrevistados classificam suas escolas como violentas. Outros setenta por cento disseram que já foram vítimas de violência. A consultora da Plan Internacional no Brasil, Cléo Fanti, aponta que o bullying nas escolas também pode deixar outras marcas.
CLÉO FANTI: "Além dos prejuízos para a educação, para o processo de aprendizagem, pode ter também prejuízos para a saúde, principalmente a saúde emocional, como a queda da autoestima, sentimentos de inferioridade; podem surgir sintomas psicossomáticos como dor de cabeça, de estômago, febre, vômito, diarreia; e ainda pode desenvolver transtornos emocionais, como transtorno alimentar, transtorno de sono, depressão; pode gerar pensamentos suicidas, ideias de vingança..."
FRANCISCO JÚNIOR: Para a consultora da Plan Internacional no Brasil, além do empenho dos pais e professores, o Estado também tem um papel fundamental no combate ao bullying.
CLÉO FANTI: "O Estado vem se posicionando, mas nós ainda precisamos de muito mais, como por exemplo investimentos na educação, na saúde; precisamos realmente que o Ministério da Educação se posicione, que oriente os professores, que capacite multiplicadores, para que somente assim nós possamos erradicar essa forma de violência, assim como as demais formas, que tanto incidem, que tanto trazem prejuízos não somente para a vítima e sua família, mas para a sociedade de uma forma geral."
FRANCISCO JÚNIOR: Aos pais e professores, Cléo Fanti lembra que é preciso observar o comportamento das crianças. Agressividade, reclusão, apatia, dificuldade de se relacionar com outras crianças ou insônia podem ser sinais apresentados por quem esteja sofrendo algum tipo de violência na escola.
Fonte: Agência RádioWeb - Reportagem, Francisco Júnior

Nenhum comentário:

Postar um comentário